Altice Portugal introduz redes óticas XGS-PON com velocidades próximas dos 10 Gbps

Starcabo

Power Member
A tecnologia de fibra ótica baseada em XGS-PON começou a chegar a Portugal, prometendo velocidades de internet próximas dos 10 Gbps. A Oni anunciou recentemente os seus planos para o desenvolvimento da sua rede, com um foco claro nos clientes empresariais. A operadora promete especializar-se na oferta às empresas, de forma a garantir sempre o máximo de velocidade de download e upload aos seus clientes.

A Altice Portugal também já iniciou a sua oferta de redes óticas XGS-PON, com a instalação de equipamentos em nove cidades portuguesas num teste-piloto: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto e Viseu. O objetivo é garantir a descentralização da disseminação da tecnologia, para que seja testada em contextos distintos, sejam nos lares residenciais dos clientes ou das empresas

A tecnologia XGS-PON permite velocidades de internet fixa simétricas superiores às atuais. A Altice Portugal assume-se assim como a primeira a oferecer a tecnologia em simultâneo ao segmento empresarial e a do consumo neste projeto-piloto criado pela Altice Labs, coordenado pela Altice Empresas e o MEO. A Altice promete velocidades até 10 Gbps no futuro próximo mediante a evolução dos equipamentos. E essa velocidade será simétrica, ou seja, a transmissão de download e upload será idêntica. A operadora promete ainda “inúmeras funcionalidades ainda mais avançadas que a tecnologia possibilita, ao nível de serviços, segurança e encriptação das comunicações.
Aveiro serviu como quartel-general de inovação, onde foram dados os primeiros passos para a concretização da tecnologia, uma vez que é onde está a Altice Labs. A empresa foi responsável pela idealização e construção do FiberGateWay XGS-PON. A empresa diz que se trata de um equipamento de vanguarda, que assegura altas velocidades, cobertura máxima de Wi-fi 6 na casa dos clientes, mas também a garantia de uma melhor experiência de serviço em qualquer circunstância, usando vários equipamentos em simultâneo.

“A implementação de tecnologia XGS-PON vem reforçar o posicionamento da Altice Portugal e das suas marcas enquanto pioneiras no lançamento de produtos e serviços inovadores, acompanhando a rápida evolução tecnológica e garantindo, assim, a disponibilização de uma oferta mais diversificada e competitiva aos seus clientes, fortalecendo a digitalização e competitividade do tecido produtivo nacional”, refere a Altice Portugal no comunicado.
 
Já ouve um relato igual na NOS, não de ser a tecnologia XGS-PON mas de ter pelo menos 1gbit simétrico em residencial e até foi postado um print. Se é real ou não, como diz o outro, só acredito vendo. :)

https://forum.zwame.pt/threads/que-velocidades-atinges-com-a-tua-net.194286/page-561#post-17128983

Algum dos 3 grandes em contrato empresarial já entrega velocidades simétricas? Se sim, até é de pensar, mas se nem em empresarial entregarem links simétricos imagino qd chegará ao cliente particular...
Cumps
 
Já ouve um relato igual na NOS, não de ser a tecnologia XGS-PON mas de ter pelo menos 1gbit simétrico em residencial e até foi postado um print. Se é real ou não, como diz o outro, só acredito vendo. :)

https://forum.zwame.pt/threads/que-velocidades-atinges-com-a-tua-net.194286/page-561#post-17128983

Algum dos 3 grandes em contrato empresarial já entrega velocidades simétricas? Se sim, até é de pensar, mas se nem em empresarial entregarem links simétricos imagino qd chegará ao cliente particular...
Cumps
Empresarial tem links simétricos há já algum tempo. Aqui temos 1000/1000 da Vodafone, mas tivemos propostas da MEO também na altura.
 
Já ouve um relato igual na NOS, não de ser a tecnologia XGS-PON mas de ter pelo menos 1gbit simétrico em residencial e até foi postado um print. Se é real ou não, como diz o outro, só acredito vendo. :)

https://forum.zwame.pt/threads/que-velocidades-atinges-com-a-tua-net.194286/page-561#post-17128983

Algum dos 3 grandes em contrato empresarial já entrega velocidades simétricas? Se sim, até é de pensar, mas se nem em empresarial entregarem links simétricos imagino qd chegará ao cliente particular...
Cumps
Sim, ao nivel empresarial há grandes empresas com acessos de 10 Gb simétricos.
 
Infelizmente para haver mudanças, tem uma que tomar iniciativa e depois as outras vão a reboque...
É o nosso triste mundo de telecomunicações em Portugal.
 
esta alteração é relativamente rápida ou é coisa para demorar anos?

Depende do que consideras rápido. Para ti pode ser 1 semana e para mim 1 mês. :P

Mas sim, tencionasse que seja para breve. Equipamento já existe e já estão em testes no cliente final. Agora é aguardar que a coisa corra bem e que comecem logo a comercializar.
 
@Sunfire1 mas esta alteração não obriga a mudança de equipamentos nas centrais? É coisa para meses ou vão atualizar central a central como no ADSL IPTV, que levou vários anos e que o serviço era disponibilizado em centrais alteradas e os outros tinham que esperar?
 
@Sunfire1 mas esta alteração não obriga a mudança de equipamentos nas centrais? É coisa para meses ou vão atualizar central a central como no ADSL IPTV, que levou vários anos e que o serviço era disponibilizado em centrais alteradas e os outros tinham que esperar?

Eu penso que essa parte esteja feita ou praticamente feita. E digo isto porque estão a fazer piloto-teste em 9 cidades (no norte, sul, centro e ilhas). Mas há aí pessoal que penso que te possa responder melhor a essa questão.
 
@Sunfire1 mas esta alteração não obriga a mudança de equipamentos nas centrais? É coisa para meses ou vão atualizar central a central como no ADSL IPTV, que levou vários anos e que o serviço era disponibilizado em centrais alteradas e os outros tinham que esperar?
andam a atualizar, não estão todas
eu entrei no piloto e infelizmente não vou ter 10gb, já me disseram, mas sim 2,5gb 2,5gb porque existem 64 clientes ligados no mesmo sitio que eu
ainda estou a aguardar a mudança de router que devia de ser para ontem :blubomte:
 
@Sunfire1 mas esta alteração não obriga a mudança de equipamentos nas centrais? É coisa para meses ou vão atualizar central a central como no ADSL IPTV, que levou vários anos e que o serviço era disponibilizado em centrais alteradas e os outros tinham que esperar?
Vamos lá ver se lançam isto em 2024... tb diria que para Clientes residenciais a oferta atual de 1Giga/200M ou 1 Giga/400M é mais do que suficiente.
 
Vamos lá ver se lançam isto em 2024... tb diria que para Clientes residenciais a oferta atual de 1Giga/200M ou 1 Giga/400M é mais do que suficiente.
Sinceramente penso que não, imagina que quero fazer um backup do meu mac que tem 1tb cheio, demora imenso tempo e gosto das coisas rápidas, tudo depende do uso
para mim para 1 utilizador simples 500/500, para um gamer 1gb/1gb, para várias pessoas que fazem downloads e jogam 10/10gb, para um hotel 20gb/20gb, para empresas grandes já metia 100gb/100gb
 
O problema nem é tanto a velocidade da internet. Neste momento era preciso aumentar a oferta 4k principalmente em canais premium. Se existir mais largura de banda é provável que aumenta a qualidade dos canais.
 
O problema nem é tanto a velocidade da internet. Neste momento era preciso aumentar a oferta 4k principalmente em canais premium. Se existir mais largura de banda é provável que aumenta a qualidade dos canais.
Também e já estamos na era do 8k a ir para o 16k, é começarem a colocar estas ofertas todas, menor compressão nos canais, áudio 7.1, HDR e muito mais
mas isto tudo são sonhos a meu ver
 
Aqui têm um teste com esses novos valores. O serviço em questão é de Aveiro.
FN5anTMXoAIrjkm
 
Back
Topo