1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AM2: First Look at DDR2 Performance on AM2

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Zarolho, 15 de Abril de 2006. (Respostas: 17; Visualizações: 1472)

1. Zarolho

Zarolho Power Member

Final Words

When the article OCZ EL PC2-8000 XTC: Low Latency PLUS DDR2-1100 was posted a couple of weeks ago, the potential of this incredibly fast DDR2 memory on the upcoming AM2 platform was clear. What was not expected was that the opportunity to run the DDR2-1000 memory through its paces on an AM2 was only a couple of weeks away. After looking more closely at DDR2 memory performance on the 4th spin of the AM2 processor it is clear AMD will definitely be able to launch AM2 with the expectation of better performance than the Socket 939 it replaces. This avoids one of the huge pratfalls that plagued Intel in their move to DDR2.

However, the memory bandwidth increases of up to 30% on AM2 and the Latency improvements of 12 to 16% compared to the fastest DDR memory on socket 939 do not yield much in real-world performance. The real-world performance increase for AM2 compared to Socket 939 will likely be very small - in the range of no increase to about 10%, depending on the application.

In normal times this would be great news! In times where previews of Intel's new Conroe architecture show solid 20%+ improvements in performance compared to AMD Socket 939, these smaller AM2 increases are reason for concern. It certainly appears that unless some unforeseen miracle happens, the move from Socket 939 DDR to AM2 DDR2 just can't generate anywhere near the performance improvement AMD really needs to combat Intel's Conroe. This article evaluated memory and gaming performance, but you can see comparisons of General Performance, multimedia and encoding in the companion article AMD Socket-AM2 Performance Preview.

Not all is gloom in the AMD camp, however, as there are certainly bright spots. AM2 IS faster than Socket 939, with even more possible DDR2 bandwidth for the future. Unfortunately, unless AMD makes revisions to the core and/or adds more cache with the 65nm die-shrink there is not much improvement from the move to AM2. The extra bandwidth and lower latency just don't translate into meaningful performance improvements with today's applications.

There are also a few general observations about using DDR2 with the new upcoming AM2. Using fast, top-line memory DDR2-533 is roughly equivalent in bandwidth to fast DDR400 memory. That observation should also hold with mainstream memory where DDR400 3-3-3 should perform about like DDR2-533 4-4-4. Most memory manufacturers will also be producing fast high-end DDR2-800 and more mainstream DDR2-667 and DDR2-800 parts for launch with AM2, so there will likely be many more memory choices when AM2 launches.

Last, the move to a unified memory specification with Intel will likely be a good development for those looking to buy new DDR2 memory. With AMD and Intel both using DDR2 there will likely be more innovation in the DDR2 market, more choices, and even better prices. Add to that the expectation that both AM2 and Conroe will launch with official DDR2-800 support and faster DDR2 memory should be much easier to find and afford in the near future.

It appears AMD will succeed in launching a faster on-processor DDR2 memory controller. The latest AM2 pre-release samples are showing significant improvements over Socket 939 DDR in both memory bandwidth and latency. Unfortunately, the current AMD architecture running current applications and games doesn't appear to need the additional bandwidth or reduced latency. This may change in the future, but for now the move to AM2 and DDR2 memory looks like it will yield far too little in performance improvements to keep AMD competitive in the upcoming marketplace.

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2741&p=1

Última edição: 15 de Abril de 2006
  2. God_Lx

God_Lx Folding Member

Se eles tivessem testado DDR500 a 2-2-2-5 é que interessava, ou até 2-3-3-7...

3. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

estou a ver que nao rende lá mto mudar para am2, a diferença de desempenho com ddr2 parece nao compensar

4. bluei16_

bluei16_ Banido

nada que umas boas mems actuais nao façam :S

5. blastarr

blastarr Power Member

Meus amigos, quantas vezes é preciso dizer que a mudança para AM2/DDR-2 não se deveu à necessidade de aumento da performance, mas sim à tendência do mercado para se deslocar para DDR-2 ?

A DDR-2 está mais barata do que a DDR-1, logo, é natural que a AMD não queira perder o barco, simplesmente trocando o socket e alterando o controlador de memória.

Quando a Intel trocou a DDR-1 (i865/i875) pela DDR-2 (i915/i925/i945/i955/i975) há uns anos, também se criticou a falta de aumentos na performance.
    Inclusivé uma boa board baseada no anterior chipset batia facilmente as primeiras plataformas com DDR-2, como o comprova o facto de o velhinho i865 aínda ser produzido em massa pela Intel neste momento, sobretudo para mercados com fortes segmentos "budget" (Rússia e Europa de Leste, América Latina, Ásia, etc).

O AM2 é para assegurar que a transição futura para os K8L não é apanhada em problemas de última hora com os chipsets e memória.
    Quando se lançarem arquitecturas que gostam mais de largura de banda e menos de latência (como os quad-core), aí sim, é que se vai notar a vantagem da DDR-2 e das suas altas velocidades de relógio, juntamente com a tecnologia FB-DIMM, para aumentar a densidade de memória por socket.

6. bluei16_

bluei16_ Banido

eu acho que estao a jogar muito cedo e as mems ddr2 nao estao nada mais baratas, como dizes.

mal abri a pagina das mems da drimmachine encontrei logo o que queria:

http://www.drimmachine.com/mostra_comp.php?cat=1686
    http://www.drimmachine.com/mostra_comp.php?cat=1653

http://www.drimmachine.com/mostra_comp.php?cat=1683
    http://www.drimmachine.com/mostra_comp.php?cat=1685

e claro que sao preços ja bastante competitivos e que vao tender a baixar. mas vai acontecer o mesmo a ddr, portanto venha o diabo e escolha

7. blastarr

blastarr Power Member

A tendência é para baixar, e o stock de DDR2 mais caro em PT não se reflecte nas encomendas em taiwan, que são feitas com muita antecedência.

É lei do mercado. Quando uma coisa é produzida em quantidades maiores, o produto que vai ser substituído torna-se mais caro de fabricar, e isso reflecte-se no preço ao consumidor (AGP8x é um exemplo), caso não haja tempo de construir stock para a transição.
    Se tens preços mais baratos numa loja, é porque possuem muito produto no canal de vendas, e precisam de o escoar para fazer o "ramping" total da nova tecnologia, hence, o preço mais baixo.

O mercado da DRAM é o mais volátil de todos, os preços flutuam imenso.

8. bluei16_

bluei16_ Banido

exactamente. o ddr vai baixar o preço para escoar os stocks. mas daqui ate la... ainda vai demorar um bom tempo. nem toda a gente vai meter am2 a correr. ainda pra mais eu que comprei o meu pc a pouco tempo

a ver se estas http://www.drimmachine.com/mostra_comp.php?cat=1688 ficam ao preço da chuva :D:D:D:D:D

9. God_Lx

God_Lx Folding Member

Enquanto não houver DDR2 que me convençam não largo as minhas BH-5 nem por nada... Depois claro, uma pessoa tem de evoluir...

10. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

eu nao largo as minhas adata tccd

11. Ang3lo

Ang3lo Power Member

como ja era de esperar este novos cpu nao trazer grande novidades em termos de perfomances....o que é uma pena pra quem teve este tempo todo a espera >(:'(

12. Rudzer

Rudzer Power Member

uiii cada vez ficou com mais vontade de me livrar do meu Opteron.... (/sarcasm)

13. mascarilha

mascarilha I folded Myself

http://www.theinq.com/?article=31066

é k parece mesmo k so teem ddr2 , de resto........

Última edição: 19 de Abril de 2006
  14. Cabalo

Cabalo Power Member

será mais um socket de transição, tipo o skt754, tá-me a cheirar...
    vou ser daqueles que vai deixar a poeira assentar e andar por dual core em skt939 por uns tempinhos...

15. bluei16_

bluei16_ Banido

gostava tanto que os controladores das ddr2 marassem todos... porque? porque sou mau! :004:

comprar um pc ja nao e o q era... anda td cada vez mais rapido e cada vez acelera mais. tipo parábola... comprei nf4 com ddr a um tempo e ta ai nf5 ddr2. estao a mudar a tactica de encher o mercado com a m"#$% toda q teem. agora se e bom ou mau...

16. The King

The King Power Member

Já eu sou daqueles que não se importa que saia um socket novo para poder comprar um dual core 939 em 2ª mão mais baratito.:P

17. Fli4l

Fli4l Power Member

amen...

18. ec99031

ec99031 Power Member

Olhem pro meu system e vão ver como partilho da mesma opiniao... :lol:

Partilhar esta Página