AM2 FX62 Overclocking Action!

Epah não me parece assim tão mau... Mas prefiro o layout com as memórias em cima... Não sei pq o deixaram de usar nas mais recentes...
 
isto é assim TÃO bom? Os FX-60 ja faziam 50k (ou 49 e qq coisa na ORB)

Estes trouxeram mais 1k marks?

E pq é que o gang AMD anda a mostrar resultados noutros campos? pq nao uns SPI para fazer frente ao conroe, ou talvez um 3d2k1? :P nao provaria muito, never the less...

A ver se na XS ja andam 3d2k3 com conroe, seria um bom termo de comparação.
 
Tripnotik então um FX-60 a 3.6Ghz faz 50K e um FX-62 a 3.4Ghz faz 51K a mim parecem-me um ganho razoável... Nada de extraordinário como o Conroe, mas também não vimos resultados do Conroe em 2003, apenas 2001 k é mais dependente de CPU...
 
hmmm, mesmo assim...ok é aceitável i guess. Nada que nao se esperasse dos AM2, tá mais que dito.

Quanto ao 3d2k1, é fugir co rabo á seringa :P
 
Corre um 3DMark03 a 2000 e depois a 2600, vais ver se ganhas 1K :P É um teste pouco dependente de CPU, mas pronto, é melhor k nada, pode ser k ele faça uns Super_Pi's e 3DMark01...
 
Ainda bem que nao ha assim tanta diferenca para o socket 939. E da maneira que so monto a proxima maquina em 2008 talvez com os K8L quad-core e é so se valer a pena :002:
 
God_Lx disse:
Corre um 3DMark03 a 2000 e depois a 2600, vais ver se ganhas 1K :P
Com aquele sys SLI? olha que nao é assim tao complicado.

Gostava de ver uns conroe no mesmo lugar, agora até ja correm os dois com DDR2, mais interessante seria.
 
heh, realmente, se ele metesse as mãos num Conroe e comparasse era interessante... Mas não tenho grandes duvidas k o Conroe seria superior...
 
324

Que o conroe é superiror já se sabe..

A verdadeira questão aqui é, ver a diferença se é mínima ou muita.. pra AMD remediar as cenas até sair o k8L...daqui a 8 meses..

essa é que é a questão
 
Kursk_crash disse:
Que o conroe é superiror já se sabe..

A verdadeira questão aqui é, ver a diferença se é mínima ou muita.. pra AMD remediar as cenas até sair o k8L...daqui a 8 meses..

essa é que é a questão

Tendo em conta o que ja se viu do AM2 acho que é obvio que a diferença é muita visto o dito cujo não acrescentar muito face ao irmão mais velho ;)
 
Bem, +1200 pontos com menos 200 mhz de OC no 3dmark 2003 onde o cpu pouco conta é bem bom!

Agora podia saltar uns 3dmarks, super pi's, jogos...
 
Na minha opinião e como já aki foi dito por alguem, a AMD fez a jogada para o futuro sem alterar nada de momento. É importante na realidade a passagem para o DDR2, da pa esticar mais estas memorias, e sendo a AMD e tb a INTEL a serem servidas por este tipo de memorias, vai haver mais procura, havendo mais procura, a mais quantidade de fabrico destas memorias, em resumo os preços baixam. Para alem do mais o DDR1 se assim pode-se dizer esta já "saturado", com pai 4 anos de existencia. Nota-se tb, e que isso é importante que em relação aos AMD desenhados para o AM2 é que baixaram o seu TDP, dando o ex. de um AMD64 X2 3800+ liberta apenas 65W de energia o que por si só é um grande avanço na procura de baixar a temperatura a estes processadores e que por conseguinte, tornam-se mais overclockaveis. de resto é esperar para ver.


Precision Tweaker
It offers ways to raise system performance inch-by-inch and step-by-step to achieve maximum performance! This is about getting the most out of your machine and taking pride in your customized computer.

curti este taking pride
 
Himmler disse:
É importante na realidade a passagem para o DDR2, da pa esticar mais estas memorias,...

As memórias hmmm }> A Corsair acabou de lançar as DDR2 800 com uns massive timings de 3-4-3-9 :wow: , isto num AM2 já deve dar para espremer mais qualquer coisa.
As memórias já estão mesmo à venda!
 
Himmler disse:
Na minha opinião e como já aki foi dito por alguem, a AMD fez a jogada para o futuro sem alterar nada de momento. É importante na realidade a passagem para o DDR2, da pa esticar mais estas memorias, e sendo a AMD e tb a INTEL a serem servidas por este tipo de memorias, vai haver mais procura, havendo mais procura, a mais quantidade de fabrico destas memorias, em resumo os preços baixam. Para alem do mais o DDR1 se assim pode-se dizer esta já "saturado", com pai 4 anos de existencia. Nota-se tb, e que isso é importante que em relação aos AMD desenhados para o AM2 é que baixaram o seu TDP, dando o ex. de um AMD64 X2 3800+ liberta apenas 65W de energia o que por si só é um grande avanço na procura de baixar a temperatura a estes processadores e que por conseguinte, tornam-se mais overclockaveis. de resto é esperar para ver.

Mas o mais incrivel nisso é q é feito ainda em 90nm, se eles conseguem ter um x2 de 35w a 90nm imagino o que não conseguiriam com a chegado dos 65nm, estou desejoso de ver os turions x2 a 65nm :x2:
 
Última edição:
32

Aqui o JAFoNEXUS não deixa de ter grande razão..

se a 90nm conseguem espremer apenas 65w num X2 5000+.. a intel a 90nm nunca consegiu tão baixo.... nem single core..quanto mais double core..

agora a 65nm.. hmmm.. raio da IBM podia por a AMD na liderança dos processos de fabrico se quizesse.. é que a IBM tem tecnologia mais avançada que a Intel...

e como é a IBM que forneçe a maquinaria à AMD.. podiam po-los na liderança.. claro que isso vai contra as pol´+iticas da IBM, mas que podiam podiam... podiamos ter AMD's a 65nm já neste momento..até antes da Intel... e não com o gap de 8 meses..

Não digo a IBM comprar a AMD...mas agora a IBM ter 49% das shares.. a AMD continujava autónoma..mas a IBM como tinha grande percentagem tinha votos decisivos lá dentro e como queria ganhos e lucros investia forte em disponibilizar tecnologia...

Nada melhor para selar uma aliança que um comprar parte do outro..de modo a que um não possa quebrar o acordo pois fazem parte da mesma empresa...

Isso ia por a AMD no Top leading apenas a escassas semanas da IBM e á frewnte da Intel... e depois era Bye bye Intel... 2 º lugar definitivo..

mas isto sou eu a sonhar alto e com coisas absurdas impraticáveis e sem nexo..como alguns vão já dizer
 
Kursk_crash disse:
Aqui o JAFoNEXUS não deixa de ter grande razão..

se a 90nm conseguem espremer apenas 65w num X2 5000+.. a intel a 90nm nunca consegiu tão baixo.... nem single core..quanto mais double core..

agora a 65nm.. hmmm.. raio da IBM podia por a AMD na liderança dos processos de fabrico se quizesse.. é que a IBM tem tecnologia mais avançada que a Intel...

e como é a IBM que forneçe a maquinaria à AMD.. podiam po-los na liderança.. claro que isso vai contra as pol´+iticas da IBM, mas que podiam podiam... podiamos ter AMD's a 65nm já neste momento..até antes da Intel... e não com o gap de 8 meses..

Não digo a IBM comprar a AMD...mas agora a IBM ter 49% das shares.. a AMD continujava autónoma..mas a IBM como tinha grande percentagem tinha votos decisivos lá dentro e como queria ganhos e lucros investia forte em disponibilizar tecnologia...

Nada melhor para selar uma aliança que um comprar parte do outro..de modo a que um não possa quebrar o acordo pois fazem parte da mesma empresa...

Isso ia por a AMD no Top leading apenas a escassas semanas da IBM e á frewnte da Intel... e depois era Bye bye Intel... 2 º lugar definitivo..

mas isto sou eu a sonhar alto e com coisas absurdas impraticáveis e sem nexo..como alguns vão já dizer


A Intel já tá a funcionar a 65nm há mto tempo, e a IBM ainda não pos o CELL a funcionar a 65nm, só lá pro fim deste ano.
 
Kursk_crash disse:
Aqui o JAFoNEXUS não deixa de ter grande razão..

se a 90nm conseguem espremer apenas 65w num X2 5000+.. a intel a 90nm nunca consegiu tão baixo.... nem single core..quanto mais double core..

agora a 65nm.. hmmm.. raio da IBM podia por a AMD na liderança dos processos de fabrico se quizesse.. é que a IBM tem tecnologia mais avançada que a Intel...

e como é a IBM que forneçe a maquinaria à AMD.. podiam po-los na liderança.. claro que isso vai contra as pol´+iticas da IBM, mas que podiam podiam... podiamos ter AMD's a 65nm já neste momento..até antes da Intel... e não com o gap de 8 meses..

Não digo a IBM comprar a AMD...mas agora a IBM ter 49% das shares.. a AMD continujava autónoma..mas a IBM como tinha grande percentagem tinha votos decisivos lá dentro e como queria ganhos e lucros investia forte em disponibilizar tecnologia...

Nada melhor para selar uma aliança que um comprar parte do outro..de modo a que um não possa quebrar o acordo pois fazem parte da mesma empresa...

Isso ia por a AMD no Top leading apenas a escassas semanas da IBM e á frewnte da Intel... e depois era Bye bye Intel... 2 º lugar definitivo..

mas isto sou eu a sonhar alto e com coisas absurdas impraticáveis e sem nexo..como alguns vão já dizer


A IBM não fornece qualquer maquinaria de litografia UV de 193nm à AMD (é uma empresa holandesa quem o faz principalmente e existem centenas de outros fornecedores), nem é líder em processos de fabrico avançados.
Basta ver os problemas que a empresa tem tido em East Fishkill, na sua fábrica topo-de-gama, quando tenta produzir CPU's ***** G5 em grandes quantidades (em comparação com os relativamente pequenos volumes de POWER 4/5).

A IBM fornece isso sim licenciamentos de patentes à AMD, pelas quais esta última paga uma nota preta à primeira (ah pois, pensavam que o SOI e o SSOI eram de graça ? ;))


Por último, a IBM não está interessada em entrar no mercado de CPU's de grande volume, pois implicaria um investimento colossal em novas fábricas (por norma, uma fábrica como a nova FAB 36 da AMD dura um máximo de 8 anos e custa perto de 3 biliões de dólares no final de vida, após os quais ou é vendida, ou tem de ser re-equipada por completo, por vezes a um custo superior ao da construção de uma nova de raíz).


Até para CPU's embedded, a IBM colocou as acções da Freescale que aínda detinha nas mãos da Motorola, que, por sua vez, também realizou o spin-off da joint-venture.


A AMD fez o spin-off da Spansion (a joint-venture com a Fujitsu para fabricar memória Flash ROM), a Siemens fez recentemente o spin-off da Qimonda (que fabrica memórias para a Infineon e para a Nanya).


Como é muito caro, fazer diversificação neste ramo não compensa, por isso há fábricas built-to-order (TSMC, UMC, SMIC, Chartered, etc), fábricas de CPU's de grande volume, mas que se diferenciam pouco (AMD FAB 30 e FAB 36; 7 ou 8 da Intel), fábricas de memória RAM (Samsung, Micron/Crucial, Corsair, Infineon/Qimonda, etc), e fábricas de Flash-ROM (Samsung, Spansion, Intel, Sandisk, etc).
 
Por último, a IBM não está interessada em entrar no mercado de CPU's de grande volume, pois implicaria um investimento colossal em novas fábricas (por norma, uma fábrica como a nova FAB 36 da AMD dura um máximo de 8 anos e custa perto de 3 biliões de dólares no final de vida, após os quais ou é vendida, ou tem de ser re-equipada por completo, por vezes a um custo superior ao da construção de uma nova de raíz).

Concluindo, verifica-se que então que a intel esta num esforço massivo para tomar a liderança no mercado dos processadores, isto pq, e digam-me se estou enganado teve a 2 - 3 anos atras a trabalhar com dies de de 130nm, fez a passagem para 90nm (sem grande sucesso como se viu) e parece que para remediar a situação em 1 ano - ano e meio muda novamente de processo de fabrico para 65nm. Parece-me a mim a busca incessante e a qq custo por parte da intel, retomar o controlo e a supremacia a nivel do mercado dos processadores, e compreende-se este facto. Agora axo que em termos de gestão intelegente a AMD continua a frente mas isto pq e como o blastarr diz a AMD deve ter mais despesas em relação a questão das patentes que tem de pagar a IBM enquanto que a INTEL tem as suas proprias patentes (corrijam-me se estiver enganado). Outra boa noticia é q a AMD tem um grande parceiro no mercado dos servidores, a DELL. A intel como e obvio diz q já estava a espera. É de salutar o equilibrio que começa a ser mais que evidente por parte da AMD em relação a INTEL....
 
Back
Topo