1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Am2 pq não?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Hugo Mota, 11 de Outubro de 2007. (Respostas: 36; Visualizações: 1529)

1. Hugo Mota

Hugo Mota Banido

Boas pessoal. Esta é uma questão pertinente, que me deparo frequentemente, porque não am2?os preços tao baixissimos, gostaria de uma breve explicaçao do que se passou com a amd, visto que o socket 939...venice, opterons x2 e por ai, a meu ver foram grandes maquinas...o porque deste desmaio da amd?

cumps

2. apoc

apoc Power Member

a amd não desmaiou ... simplesmente é sempre assim ... a diferença do 939 para am2 é so o suporte para ddr2 ...

foram os primeiros a meter no mercado um dual core .. perderam devido a pressa ... as novas gerações espera-se q seja diferente ...

am2 é tão bom como qq outro intel ... o problema prende-se q o pessoal por aqui é muito entusiasta e quer overclock .. os c2d tem tido muito melhor desempenho nesta area ...

a amd tem de mandar algo novo se nãoquer continuar a ser varrida

3. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

O problema actual da AMD não é a relação preço/performance, é simplesmente a performance.
    Regra geral qualquer CPU da AMD que compres até aos ~150€ terá uma performance superior ao equivalente da Intel pelo mesmo preço... em velocidades default.
    No entanto em gamas iguais ou superiores aos 200€ a AMD não tem nada de jeito para competir com a Intel, e os CPUs das baixas gamas da Intel (sub-150€) overclockam que nem estúpidos, deixando os equivalentes da AMD para trás.
    Por estas razões, todo o entusiasta, de baixo ou alto orçamento, acaba por escolher Intel.

O resto do pessoal normalmente escolhe Intel porque.. é menos informado. Algo que também deve influenciar isso são as manobras de monopólio "sujo" da Intel, já internacionalmente conhecidas. Ao menos já se sabe que a Intel vai pagar por isso, supostamente.

Aliás as queixas da AMD sobre a Intel recaem principalmente ao período do S939 (antes de sair o C2D), onde a AMD claramente apresentava produtos superiores e no entanto a Intel continuou com o marketshare em alta, devido a essas manobras "duvidosas" da Intel (pagar a distribuidores para não vender produtos AMD, etc).

Última edição: 11 de Outubro de 2007
  4. CHuico

CHuico Power Member

Realmente estas conversas são estereis, porque as pessoas compram quad-cores para ver divx e ouvir mp3's e depois dizem que AMD nao tem desempenho. Epah as pessoas nao dão uso mas só para dizerem que tem uma granda maquina da qual nao fazem nada dizem mal da AMD para valorizarem a maquina que tem. Quando na maioria dos casos um Pentium 3 chega para 90% das pessoas. Eu monto AMD's e nunca fiquei mal, mesmo para servidores empresariais e nunca se arrastou.
    Monta-se uma grande maquina para jogar com AMD e tem desempenho equivalente a qualquer Intel. Se há algo realmente importante será encoding ou rendering em que vale a pena para quem trabalha com esse tipo de software comprar um C2D, embora veja muita gente nesta situacao e usa P4... lol, no minimo um A64 X2 abafa qualquer P4D.

Por isso a nao ser que queiras jogar 3DMARK e dizeres que tens a maior podes sempre montar um AMD baratinho e com muito boa performance.

Cumps

Última edição pelo moderador: 11 de Outubro de 2007
  5. apoc

apoc Power Member

primeiro 3dmark não se joga .... e hoje em dia conta mais a grafica do q propriamente o cpu para o isso ...

grandes gráficas pedem grandes cpu's ...

e depois como já foi referido o problema aqui prende-se com OC ( e como isto é so entusiastas )... para OC os sistemas intel são melhores neste momento .. e contra isso ninguém pode dizer nada, é a verdade ...

dai a maioria dos utilizadores recomendar intel .... não é uma questão de ver quem a tem maior ... é uma questão de ser realista e neste momento tecnologicamente a intel vai a frente .. pois apesar de a maioria dos cpus amd serem bons não conseguem rivalizar com os intel ... é estupido comparar um x2 4600+ a um e4400... mas a verdade é q tem de ser ... a amd anda a ser varrida ... os cpus são bons mas em certas condições a intel é preferivel ....

(eu tb so costumo usar amd .. mas tenho olhos na cara para ver a verdade ... e qd me pedem a opinião tenho de ser realista .. na maioria dos caso aconselho intel ... se amd inverter a tendencia então a coisa muda de figura ....)

6. Tenebrus

Tenebrus Power Member

Estão-se a comparar as soluções actuais (C2D vs AMD X2). Vê o post do ToTTenTranz que explica exactamente porque razão para entusiastas nesta altura um Intel é sempre melhor solução

De resto andas a argumentar com base num P4D? Uma arquitectura com 2 anos? Se são essas as tuas bases para estabelecer critérios na montagem de computadores andas a prestar um muito mau serviço aos teus clientes.

7. CHuico

CHuico Power Member

Depois para o Hugo Mota a pessoa que abriu esta threat de certeza que nao faz overclock, senao nao vinha aqui fazer estas perguntas e para ele o uso que dá ao pc é completamente inútil virem para aqui referir overclock... Manquem-se nem todos jogam 3DMArk. E sim monto maquinas que sejam C2D ou A64 e servidores tb, por isso nao me venhas com morais pq eu mexo no meio e vejo o que é usado e como é usado. E qualquer gaijo que queira jogar joga tao bem com um AMD como joga com um Intel, nisto o que interessa sao as graficas...

A bom entendedor.

Cumps

8. apoc

apoc Power Member

o 3dmark é um programa para bench não é nenhum jogo ... nem mexes em nada qd aquilo está a correr ...

9. CHuico

CHuico Power Member

Jogar 3DMARK é ironico, o mais irónico é nao entenderes...

10. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Se tivesse que comprar um sistema agora, seria sem dúvida intel.

11. Tenebrus

Tenebrus Power Member

oi? Portanto evoluir, aprender e experimentar coisas novas são coisas que não existem no teu vocabulário? Só é inútil referir overclock pra ti, porque não te convém na discussão. Existem threads neste mesmo fórum e pessoas disponíveis para ajudar qualquer pessoa que se decida a iniciar nesta área. E é bem mais fácil fazê-lo num C2D que num X2 nesta altura do campeonato.

12. nosf

nosf Power Member

Cometes um grande erro ao generalizares dessa forma e afirmares em diversos posts o teu ponto de vista de uma maneira pouco saudável.

Se tu realmente montas computadores, devias pensar um bocadito mais naquilo que dizes.
    Pois como é óbvio as pessoas que compram processadores com capacidade superior a p3 como tinhas dito, por recomendação do vendedor ou PRINCIPALMENTE por necessidade de equivalência entre todas as outras peças.

Se "Realmente estas conversas são estereis" é devido a que pessoas "parciais" tentam impor uma ideia e não apenas discuti-la através de argumentos válidos.

13. CHuico

CHuico Power Member

Epah, realmente ficaram azedos!

No meu trabalho ninguém me pede uma maquina para empresa ou casa e me diz que quer fazer overclock, começo já por aqui.

Depois A MAIORIA das pessoas com familia/negocio querem uma solução mais barata possível para o que tem de fazer...

Agora talvez seja eu a misturar as necessidades profissionais e empresariais aqui com os vossos hábitos caseiros, mas vocês é que afirmam que os C2D tiram qualquer lógica a qualquer pessoa para comprar um AMD...?!

Realmente eu digo o contrario, gaste mais dinheiro quando vai usar aquilo que compra, sobretudo para a grande maioria que nao faz nada de pesado no pc, excepto 3DMARK lol, e depois vem paqui com hierarquias tecnologicas só para encher frangos...

Cumps

14. Tenebrus

Tenebrus Power Member

As diferenças numa máquina AMD ou Intel resumem-se à motherboard e ao CPU. Para os restantes componentes é indiferente qual a plataforma escolhida.

As boards socket AM2 ou 775 mais baratas são o mesmo preço (cerca de 44€)

O sempron mais barato são cerca de 33€
    O celeron mais barato são cerca de 36€
    O AMD X2 mais barato são cerca de 59€
    O C2D mais barato são cerca de 65€
    (preços da *****)

Estamos portanto a falar duma diferença máxima de 6€. Tens depois uma série de outros factores, como longevidade da plataforma, consumos, silêncio, potencialde overclock, performance, etc que podem ou não ser importantes para o cliente em questão.

Agora pra um home user (como é o caso do OP), gostava de ver qual é plataforma AMD que aconselhavas e em que medidas esta é melhor que um C2D.

15. ShadeX

ShadeX Power Member

Dass apoc, o ppl aqui no cyber ficou a olhar para mim quando me engasguei a rir... não se faz caneco... :D

Quanto ao topico, bom, se for preço vs preço @stock, hmmm, acho os X2 mais bem posicionados, pelo menos no low end. Mesmas condições @oc moderado take your pick. Mesmas condiçoes com o OC que os CPU's dão, C2D ganha sem probs.

Mas isso tem custos. Ninguem faz um C2D dar o litro a 100% com material da tanga. E material bom custa mais $$$. É cooler, é ram, é PSU, é mobo...

Eu pela minha parte pessoal, tinha $$$ que desse para despachar o meu sys e comprar um C2D. E acabei por trocar só o 3800+ por um x2 4000+ (actualmente @2570 logo é mais um 5000+ :) ). E fui comprar mais discos de 160GB para juntar à colecção, que o meu prob é storage... Power? Pfff, tem mais do que o que eu preciso. Em quase tudo o que faço a limitação é o humano que não consegue trabalhar mais depressa :)

Claro que é como os camones dizem, "Different horses for different courses". Tenho um colega que precisa de todo o CPU power que puder ter (desde que cheappo). Já vai no 3º 6600 e tá a vir o 4º (se bem que ele mencionou quad...) pq os tempos de render com a história de HD foram para a estratosfera...

Mas ao menos nos desktops temos escolha. A situação nos portáteis é muito mais caricata. Eu queria era um C7 cheappo a 1Ghz, com uma boa bateria e um TFT que desse imagem. Prai por €300... Mas nem vê-los. É só mamões com pilhas de tretas que não me serviriam para nada.

16. Hugo Mota

Hugo Mota Banido

...

Primeira coisa, esta mera pergunta foi a titulo de curiosidade, quis informar-me e sei que por aqui existem bons users capaz de uma resposta além de muito boa, modesta e bem dada...n gostei do k verifikei de certas picardias...de ***** forma sim já fiz oc, com um sistema nf4 e um opteron, e fikei bastante contente, agora o que nao me entrava na cabeça é pq deram tao pouca importancia a amd...e o k se tem visto por ai é intel sem margem para duvidas, sera k é mm assim, k n vale a pena investir mais uns "trocos" e adquirir um intel nesta altura...? alg k post aki um site com reviews...para consultar :) obrigado

17. steelballzz

steelballzz Folding Member

tópico reaberto
    o próximo que se dirigir de forma pouco correcta aos outros users vai uns dias de férias

18. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Epah, eu sinceramente também não percebo porque é que vão sempre buscar o OC. Já fiz OC e deixei-me disso depois porque simplesmente era inutil para o que eu fazia com o PC.
    É um pouco como ir buscar o 3DMark para dizer que o PC é bom...

São argumentos válidos e com as suas razões mas um pouco pointless quando se pretender fazer uma utilização normal do PC.
    A meu ver, para um user doméstico que vai fazer o básico (office, IE e um joguito ou outro) consegue-se arranjar um sistema AMD melhor por menos $$$. Agora com a descida de preços já não sei bem se isso ainda acontece, mas à partida sim.
    Tenho um X2 3800+ no desktop que me faz o trabalho e de lento não tem nada, no entanto tenho um Celeron 900Mhz no portátil que para o básico continua a servir perfeitamente.

Motivos para a "queda" da AMD:
    - Lançou os dual-core e 64bit primeiro, e por norma o que sai depois costuma ser melhor. É um pouco a lei a industria.
    - A Intel tem um nome que na cabeça de muita gente é argumento mais que suficiente.
    - Muita gente hoje em dia opta por portáteis ou desktops prontos a usar e as lojas por norma apresentam muito mais soluções Intel do que AMD, e se for preciso ainda os recomendam sem sequer saberem porquê.

19. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Um overclock moderado com um bom cooler acaba por ser mais ou menos a mesma coisa do que ter o processador em default com o stock cooler... para mim é rentabilizar o investimento, escolhendo um bom stepping.

Faço sempre isso (atenção, eu disse overclock moderado).

20. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Tá bem, mas mesmo o minimo OC para um utilizador doméstico normal não se aplica. A menos que o OC seja automático do PCU/MB etc, um utilizador comum não se mete a mexer nisso. A maioria das vezes nem faz a minima ideia que isso existe.

Partilhar esta Página