Amazon Cloud Drive

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
AmazonCloudDrive.png


No podcast que gravamos no domingo e que ainda não está disponível para download defendi que a Amazon não tardaria em lançar um tablet. Era apenas mais uma peça num puzzle que tem vindo a construir. No entanto não estava à espera disto. Numa completa jogada de antecipação ao que se espera que a Apple venha a disponibilizar e que os rumores apontam como um dos possíveis atrasos no lançamento do iOS 5, a Amazon deu a conhecer o Amazon Cloud Drive que de forma simples é uma solução de streaming de música via cloud.

Oferece 5GB de armazenamento. Não coloca qualquer limite no número de acesso e de largura de banda, prometendo aos utilizadores que não vão ter mais que se preocupar com a perda dos seus ficheiros.
As vantagens não acabam aqui. Esta não é uma oferta apenas para ficheiros comprados via Amazon. Os utilizadores são livres de fazerem o upload de música, fotografias, vídeos e documentos do computador para a Amazon Cloud Drive. Mas numa ideia muito interessante haverá uma integração perfeita com os MP3 comprados via Amazon já que os mesmos serão automaticamente adicionados.

A Amazon sobe o armazenamento durante o primeiro ano para 20GB na compra de um Album MP3 até ao final do ano.

A tabela de preços é muito simples de decorar. 1 dólare por GB de armazenamento. Mais simples não poderia ser.

PrecosArmazenamento.png


Um comentário sobre os rivais enquanto não sabemos mais notícias.

Google

A Google está na melhor posição em termos de poder oferecer armazenamento. Já o faz com as contas de e-mail e é um pouco estranho que não tenha uma oferta imbatível. O ponto fraco da google é em termos de prestação de serviços. Não tem uma store digna desse nome. O Android Market tem potencial mas não parece haver um rumo. A Amazon tenta ser a "store" para Android e aparentemente a Google tem passado ao lado.

Apple

A Apple domina em toda a linha com a App Store e o iTunes mas esta oferta da cloud em que aparentemente também está a trabalhar à muito tempo fica aqui um pouco ameaçada. A Amazon tem na sua oferta de serviços muito trabalho feito.

Para já o Player da Amazon não funciona nos dispositivos com iOS. A forma de lhe dar a volta é fazer o dwonload dos próprios ficheiros para o dispositivo. Não é a solução mais conveniente mas podia ser pior.

Restantes empresas

Colocaria aqui a Sony, eventualmente a HP também. A primeira porque tem a editora Sony Music e a segunda porque é um gigante e está em todas as frentes desde servidores até aos dispositvos móveis com um sistema operativo o que a coloca como concorrente do Android e do iOS.

Vai ser mais uma luta muito interessante de se assistir ao longo dos próximos meses. A única questão que preocupa aqui é que estas lutas cada vez mais são entre os grandes gigantes deixando qualquer pequena empresa de fora. Veremos até quando e quem sairá vencedor.

Centrei-me na discussão da música porque me parece que é aqui que a questão faz sentido apesar de se poder armazenar outro tipo de ficheiros. Veremos se essa não será mais uma vantagem da Amazon, ou seja se as outras ofertas não se centrarão apenas em ficheiros de música. Com este serviço da Amazon seria curto.

P.S. Isto é nesta fase inicial apenas disponível nos EUA.

Mais info: Press Release, NYT, ars technica, engadget
 
Última edição:
Pena apenas estar disponível para os EUA.
O mercado de apps é apenas (para já) para os US, mas a "cloud" pelo menos para Portugal funciona porque ainda agora fiz um upload de teste.
Já agora alguém sabe se já há app para Android para se poder consultar os ficheiros na nuvem, à semelhança do que faz a app Dropbox?
 
Última edição:
E os 20GB sao so validos para um ano. A nivel de espaco, o dropbox e melhor (apesar de serem coisas diferentes, mas apesar tambem de poder ser possivel extender a funcionalidade do dropbox com a api deles).
 
Na minha opinião DropBox e Amazon Cloud Drive diferenciam-se, como já disseram. Uma mais centrada em ficheiros texto, abrangendo claro outros tipos mas essencialmente focada no primeiro tipo, outra direccionada mais para medeia e permitido que a musica, filmes ou o que seja, que compramos esteja disponível em qualquer sitio. Funciona também, no fundo, como um backup dos ficheiros comprados. Claro que também está mais direccionada para a musica, como diz o post inicial, mas também pode armazenar outro tipo de ficheiros.

Estas diferenças reflectem-se a nível de preços.
 
Não perderam tempo:

In case you missed the news, last night Amazon gave us a little surprise by launching its free Cloud Player service, which lets you stream your music collection from the cloud to your computer or Android device. While this has no doubt put a smile on many faces (American ones only, for now), Sony Music isn't too happy about Amazon jumping the gun over licensing for streaming rights. The record label told Reuters that it's hoping Amazon "will reach a new license deal, but we're keeping all of our legal options open." Yikes. In retaliation, Amazon responded with the following statement to Ars Tehcnica:
"Cloud Player is an application that lets customers manage and play their own music. It's like any number of existing media management applications. We do not need a license to make Cloud Player available. The functionality of saving MP3s to Cloud Drive is the same as if a customer were to save their music to an external hard drive or even iTunes."
Of course, the bigger story here is that Amazon's free Cloud Player is going head-to-head with Sony's Music Unlimited streaming subscription service, which was pushed out last month after plenty of money talk with various record labels. Understandably, Sony isn't willing to let Amazon cut through the red tape here without a fight, and this may also affect similar music locker services like mSpot and MP3Tunes, albeit at a much smaller scale. In fact, Sony's already expressed its discomfort with those particular companies' mode of operation, so you can probably expect to see this tension boiling over to some form of legal action before long. Now that a big shot like Amazon's involved, it's almost inevitable.
Fonte
 
Penso que a questão nem é disfarçada pela Sony. Fez-se de santa com a App Store com os e-readers.

Um outro excelente artigo e que acaba por fazer sentido aqui já que nos dispositivos Android o player funciona perfeitamente é também do ars.

The realm of the $250 price point tablet is just waiting to be conquered— its only occupant right now is an offering from Barnes and Noble that doesn't really deliver unless you hack it. Barnes and Noble is ramping up to turn the Nook Color into a tablet, but I think Amazon has the will and the expertise to build a fantastic product in that space. Amazon could totally own it in much the same way that Apple owns the high-end tablet market.
Fonte

O artigo tem outros pontos muito interessantes que merecem uma leitura atenta mas esta parte juntamente com a store que já têm só mostra como têm pensado muito bem as coisas.
 
Esse Nook Colour se fosse vendido cá na Europa matava qualquer tipo de concorrência para os tablets de 7 polegadas.
Basta dizer que só não tem o 3g, porque de resto em specs e em software (recentemente "adoptado" pela CyanogemMod) vs o preço que custa (250USD ~ 180€), limpava o mercado todo.

Mas pronto, se a Amazon já anda com eles debaixo de olho é esperar um pouco para a "guerra" concorrencial estalar e nós, os clientes, sermos altamente beneficiados pela baixa de preço e aumento de qualidade.
 
Este serviço parece interessante e parece uma boa jogada por parte da amazon. Sabendo que não tardará à Apple (e eventualmente Google) lançar um serviço semelhante adiantou-se. No entanto peca por não ter suporte para iOS no lançamento. Partindo do principio que a Apple lançará algo semelhante em Setembro (aquando do evento dedicado à música) a Amazon teria aqui um periodo de alguns meses para canalizar clientes para a sua nova plataforma. Assim não canaliza nada e os utilizadores de iOS irão continuar a aguardar por um serviço que seja adequado às suas necessidades.
 
Penso que é a Amazon a querer mostrar que também tem poder para tomar decisões à la Apple. Parece-me claramente uma decisão semelhante ao flash com a Apple.
 
Penso que é a Amazon a querer mostrar que também tem poder para tomar decisões à la Apple. Parece-me claramente uma decisão semelhante ao flash com a Apple.

Acho que neste caso a coisa não faz muito sentido porque parece um bloqueio propositado. Ou seja, acho que se deram ao trabalho de bloquear explicitamente o iOS. Mas posso estar enganado... De qualquer maneira vamos ver como será a resposta da concorrência.
 
Para mim tem um defeito enorme. Não podes passar para lá ficheiros com mais de 2Gb.
Por acaso ando na escolha de uma cloud e ainda não decidi.
 
Pois não, mas de que me serve uma cloud onde não posso guardar todos os ficheiros que tenho? Por 100 euros ano temos a onedrive ou a Dropbox com 1Tb. A meocloud, que é a que mais uso, é que está muito atrasado nisso. 200 euros ano por 512Mb é ridículo hoje em dia.
 
Hum, o OneDrive, por 100 euros, da-te 5 licencas office + espaco ilimitado nessas mesmas 5 contas. Nao estou e a ver servico melhor.
 
Back
Topo