Amazon dot 4 e zigbee

Vila

Power Member
Boas

O sinal wifi não chega à parte de trás do apartamento e por isso uso tomadas powerline e funciona bem. Mas para não ter os powerlines a gastar sempre que não uso, desligo as tomadas.
Como não tenho sempre net nessa parte da casa, não uso tomadas inteligentes mas daquelas que ligam e desligam com um comando. Só que algumas estão a avariar. Por isso decidi comprar uma Amazon echo 4 com zigbee e pensei substituir as tomadas que estão a avariar por tomadas zigbee. Comprei as tomadas Tradfri do Ikea sem o gateway pois pensei usar o da echo 4. Não consegui emparelhar as tomadas e acho que não dão sem o gateway do Ikea. Fiquei muito desiludido pois apesar de todos terem os produtos dizerem Zigbee na caixa, não são compatíveis entre eles.
Sei que está a ser desenvolvido um novo protocolo de comunicação, o "chip", para ser comum a todos os dispositivos inteligentes.
A minha dúvida é: existem algumas tomadas zigbee compatíveis com o hub do dot 4 sem ter de comprar o gateway?
Caso não seja possível, qual é a melhor marca zigbee e que seja compatível de futuro com o "chip" para não ter de deitar tudo fora num futuro próximo.
Será o hub da echo 4 compatível com o novo protocolo "chip" ou comprei um possível "elefante branco"?
Obrigado pela ajuda pois neste momento, estou completamente baralhado e não sei o que comprar ou fazer?
 
A minha experiência echos + zigbee não é recente, atualmente tenho o hub da philips e passa tudo (quase nada, apenas umas lâmpadas) por aí mas tens algumas marcas com tomadas zigbee que, e isto é importante, na própria descrição delas fazem menção a essa compatibilidade. Tipo:

https://www.amazon.es/dp/B07SFZ81SK/ref=nosim?tag=zwame00-21
"Compatible con ZigBee y Alexa -> Directamente controlable a través de Alexa Echo Plus y Echo Show." Na altura os Echo não tinha hub zigbee daí só referirem o Plus e Show 10.

https://www.amazon.es/dp/B084BMSYV7/ref=nosim?tag=zwame00-21
"Este enchufe funciona en combinación con un puente Philips Hue o directamente con un Amazon Echo Plus."

Os "enchufes" da Philips Hue também devem dar mas em todo o caso ler os comentários de qualquer uma das marcas que pretendas adquirir, com destaque para os comentários mais recentes.

Não estou dentro deste mundo, atualizado pelo menos, não sei até que ponto não é mais económico, adquirir um gateway da ikea...
 
Obrigado. Sim, possivelmente irei comprar o gateway do Ikea, o preço é bom e existem sempre para comprar. Ouvi também falar bem do zigbee do Lidl mas o problema é que os produtos só existem quando são feitas campanhas, o que limita a compra. Depois há outras marcas mas os preços são mais caros.
 
Back
Topo