1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ambiente MS-DOS/Linha de Comandos como voltar ao Ambiente Linux (Caixa Mágica) ???

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Zenus, 18 de Outubro de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 3900)

1. Bom, este é o meu primeiro post do que penso, que venha a ser o primeiro de muitos.

Ontem fui buscar o GameForce e na «folha verde» apenas vem indicado como descobrimos se há pixeis defeituosos no ecrâ. Nada de passwords, como eu já li algures.

Digo isto porque estivemos a partir a carola até eu me lembrar de ir à internet e descobrir um site/Fórum (este fórum) aonde se fala nas passwords «convidado» e «eescola» e nos users «convidado» e «root».

E resultou.

Depois levei o pc para a sala e ia começar a descobrir que firewall ou antivirús o aparelho tem (já agora, este GameForce, à semelhança do Windows XP, já trás firewall ???) porque queria começar a fazer a configuração de acesso à internet e surgiu uma situação familiar que provocou eu ter deixado o pc ligado à corrente entre as 01h00 e as 07h00.

Quando mexi nele, acho que estava num estado suspenso, toquei no rato táctil e para meu espanto apresentava uma interface como se estivesse no MS-DOS e a pedir e passo a citar:

Caixa Mágica Linux release 12 (Official) for i586
    Kernel 2.6.24.7-desktop-1xcm on a Dual-processor i686 / tty1
    localhost login:
    Password:

...e a esta altura eu escrevo o login «root» e a password «eescola» e depois aparece:

[[email protected] ~1#

... ???

E o interface continua como se fosse o MS-DOS !??
    O meu filho diz que não mexeu no pc, nem mudou nada (hummm pois) e agora não saímos daqui !!? Alguém pode dizer-me como retornar ao ambiente do Linux Caixa Mágica ???

A única coisa que eu fiz foi criar um novo utilizador.
    E ia depois tentar descobrir como bloquear o acesso a certas zonas do pc (mas parece que não fui a tempo). Obrigado a quem me der uma ajuda, é que, agora temos um pc novinho em folha sem o conseguirmos usar :(

Fiquem bem e portem-se mal.

2. HellSpider

HellSpider Power Member

Escreve "logout", vai pedir o login outra vez, entra então como o utilizador normal que foi criado...
    executa o comando "startx"

Cumps

3. zananar

zananar Power Member

Muito estranho será que por ventura com alguma invenção não desinstalaram os estoiraram com o ambiente gráfico X!

4. Bom...

...o comando anterior resultou, já entro no ambiente Linux do Caixa Mágica mas quando faço Fim de Sessão, retorna áquele ambiente de Linha de Comandos ???

E tenho que desligar o pc na tecla de power, porque mesmo usando o comando «shutdown» ele não desliga. Mas eu não quero ter que passar sempre pela Linha de Comandos !!!

Não há nada que se possa defenir em termos de Arranque ???

Eu recordo que no Windows havia qualquer coisa que - hummm mas isso creio que era na BIOS - que dava para definir o modo de arranque, Normal ou de Modo Segurança.

Mas neste caso, arrrgggghhh !!!!!!?

Ídeias ???

Ainda vou ter de usar o cd para repor tudo como estava de fábrica... uau, nem 24 horas se passaram... obrigado até agora pelas respostas.

5. petersaints

petersaints Power Member

Mete é Ubuntu nisso... Caixa Mágica não é a melhor opção para iniciantes porque só arranjas ajuda numa pequena comunidade. O Ubuntu como é actualmente a distribuição de Linux mais utilizada deve ser muito mais fácil de encontrares ajuda sobre qualquer problema que tenhas!

Mas se quiseres manter Caixa Mágica experimenta então a recuperação de sistema e vê se o problema persiste.

EDIT: E já agora... para Linux não necessitas de Antivirus. E Firewall só mesmo que se quiseres. Para utilização dita doméstica é desnecessário!

Última edição: 18 de Outubro de 2008
  6. Ok !!!

Sim... acho que vou usar o CD de Recuperação do Sistema.
    Bolas. Não estava nada à espera deste contratempo.
    Obrigado pelas respostas.
    Assim que tenha tempo, nesta tarde, vou repôr tudo como estava... obrigado.

7. HellSpider

HellSpider Power Member

Não é preciso fazer recuperação de sistema...

Basta ver como está o ficheiro ~/.xinitrc
    Coloca-se a entrada do ambiente que trouxer...

Depois adiciona-se a entrada nos módulos do /etc/rc.conf do gestor de login

Penso que isto basta

8. pulups

pulups Power Member

o comando para desligar é o poweroff , shutdown não existe que eu saiba. para reiniciar é reboot
    :)
    de qualquer das maneiras acho e aconcelho que instale o linux ubuntu, é a distro mais amiga do utilizador
    Se quiser deixar estar o caixa magica tem de abrir com um editor de texto o ficheiro ~/.xinitrc ( enquanto está com o novo user que o seu filho criou) e descomentar ( tirar o # ) do exec XXXXXX onde XXXXX é o nome do gui ( interface grafica) que está a usar
    Se isto parecelhe muito dificil o melhor mesmo é instalar o ubuntu, é so meter o cd de instalaçao escolher linguagem, escolhe o modo para ele fazer as partiçoes sosinho ( deste modo apagara tudo o que estiver no portatil neste momento) e pronto penso que nao haja mais nada de relevante a lembrar, vai ver que é muito mais facil fazer o que quiser ;)

9. Bom, cheguei agora a casa e vi a tua resposta, HellSpyder;

...o que queres dizer com «ver como está o ficheiro» ???

Lembra-te, eu/nós somos leigos nisto de SO Linux e se for a pensar, num ambiente de MS-DOS também pouco sei. Se tiveres tempo, achas que podes descrever - passo a passo - o que devo fazer !!?

Sabendo que o ponto de partida, ao ligar o pc, é aquele ambiente de Linha de Comandos.

O miúdo, está a dizer-me agora que o cd de recuperação não corre... ele tem que ver o conteúdo indo pelo "explorador" da Caixa Mágica" !!!?
    Que confusão... tem uma data de pastas mas nada de ficheiros . setup .exe ou .ini pensava que o Linux usava também este tipo de designação para esse tipo de ficheiros (?)...

Bom esquece, eu irei esperar pela tua descrição até ao final do dia... senão amanhã vejo outra solução :(

Obrigado a todos pelas vossas respostas e sugestões.

10. pulups

pulups Power Member

solução rápida. como entendo que quer continuar com o caixa magica tem aqui o link para fazer o download http://www2.caixamagica.pt/pag/b_download.php
    instala tudo de novo e fica como veio quando o recebeu sem mais problemas ;)

btw: aquilo que ve nao é ms-dos, é o bash ;)

11. HellSpider

HellSpider Power Member

Antes de mais nada, qual é o ambiente gráfico que está instalado? GNOME? KDE?

A melhor maneira será fazer o login como um utilizador normal, e depois executar startx para iniciar o ambiente gráfico como já fez anteriormente...

Depois disto abre uma consola, e executa "gedit .xinitrc", isto faz com que apareça o editor de texto do gnome, caso esteja a usar o KDE substitua gedit por kate (penso eu ser este) e escreve aqui as linhas desse ficheiro que não comecem por "#".

Depois disso pode fechar o editor e executar outro comando na consola "[nome do editor que usou à pouco] /etc/rc.conf", para o fim do ficheiro terá uma linha que diz "DAEMONS=( aqui tem vários nomes separados por espaços )", escreva aqui essa linha...

12. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Ou ainda mais fácil:

Como root editas o ficheiro /etc/inittab e mudas de 3 para 4 no runlevel

Partilhar esta Página