1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ambientes de desenvolvimento em VM's

Discussão em 'Programação' iniciada por TurboX, 9 de Novembro de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 625)

1. TurboX

TurboX Power Member

Boas a todos!

Gostaria de saber a vossa opinião sobre ambientes de desenvolvimento em Virtual Machines.

No emprego preciso de desenvolver tanto em JAVA como em .NET, e imaginei uma solução ideal, em que teria VM's "base", e em que cada projecto arrancaria com uma VM "fresca", instalando tudo o q precisasse para esse projecto especifico.

A primeira experiencia logo não foi muito agradável :confused: tive de configurar o VisualSourceSafe para acesso a um repositório de dados, e as definiçoes de rede da VM não me permitiram o acesso... na máquina real funcionou à primeira!

Acham que vale a pena passar por estes filmes, e ter VM's, ou instalar tudo e mais alguma coisa na máquina real? Receio que o Windows assim não se aguente muito tempo sem uma formataçãozita.... JAVA IDE, Visual Studio 2005 + 2008, BD's (SQL Server, MySQL, Oracle XE, entre outras), e outras coisinhas por trás... é capaz de ser demais!

Opiniões são muito bem vindas ;)

2. AwakE

AwakE Banido

Eu uso VM para tudo o que é local, ou seja, que não preciso contactar servidores externos (fora da firewall) e não preciso de Windows authentication. Se precisas de windows authentication estás lixado basicamente (deve ser o caso com VSS).

Mais vale explicares a situação à equipa de redes e perguntares se eles não se importam de te instalar uma imagem fresca sempre que precisares. Mais vale perguntares mesmo, porque duvido que eles fiquem muito felizes quando apareceres com o PC todo lixado com 20 aplicações instaladas.

Usar VMWare tem muitos beneficios mas há situações em que não serve.

3. Pretender

Pretender Power Member

A meu ver o windows aguenta perfeitamente.. para poupar recursos podes depois redefinir os services que correm de cada vez/ a cada projecto.
    Por exemplo quando eu preciso do sqlserver arranco os services ao mm tempo que o IDE, o mesmo para o mysql e postgre.
    Tudo bem gerido dá na boa :)
    mas VMs também é um caso a ponderar...

4. TurboX

TurboX Power Member

Sim é isso mesmo. Foi algo muito estranho, porque estava no dominio (a VM partiu de uma base, em q o dominio já foi definido na sua criação), tinha acesso a shares, etc. a unica coisa que não funciona é mesmo o acesso à base de dados do SourceSafe... enfim

Para mim não dá pois tenho de voltar muitas vezes a projectos antigos, para manutenção... e imagem fresca era ficar tempo demais sem a máquina. Os prazos são apertados.

Começo a pensar cada vez mais assim. Tenho agora em local tudo o que preciso, JAVA IDE, Visual Studio 2005 + 2008, SQL Server 2005, MySQL, Oracle XE, Websphere... e não posso dizer que esteja lento, nada disso. É como dizes, gerir com atenção os recursos, fechar os serviços do que não se usa. Com as VMs também temos a desvantagem de ter sempre aquela fatia de RAM para a VM...

Para já fica tudo local, está decidido! Posso arrancar de uma instalação fresca, instalar tudo e fazer uma imagem para mais tarde restaurar, acho que será suficiente... não sou muito de estragar windows ;)

Obrigado aos dois pela ajuda :x2:

5. AwakE

AwakE Banido

Depois conta como isso correu :D
    Eu evito instalar muita maravilha fora da VMWare porque os gajos de redes são uns chatos, e têm alguma dificuldade em perceber que eu preciso mesmo daqueles servidores todos. Também trabalho com montes de aplicações diferentes, Eclipse, Visual Studio, SQL Server, BusinessObjects, SAP, é uma maravilha.

Partilhar esta Página