AMD 4000 series in unix

AragTey

Power Member
Malta como esta o suporte a Linux nestes novos processadores AMD 4000 series ?
Sempre fui para intel porque AMD nao estava tao fiavel. Parece que agora os processdores AMD estao melhores que os intel.

Laptop sera para coding C++/Java/Python e vai corren ubuntu 20.04. Intel or AMD ?
 
Hum, falas de comprar um portátil com Renoir, certo? Não é algo propriamente "novo", isso saiu no começo do ano (embora a disponibilidade que foi a conta gotas), até antes de sair o Ubuntu 20.4

O que saiu esta semana foi CPU de desktop 5000 series.

https://wiki.ubuntu.com/FocalFossa/ReleaseNotes

Mas não vejo problemas, porque o medo? Peguei uma pen drive com o Ubuntu 16.04 LTS (tá na hora de atualizar :D), fiz boot pela live USB e reconheceu até o audio e rede, de uma board lançada este ano!

Linux Kernel
Ubuntu 20.04 LTS is based on the long-term supported Linux release series 5.4. Notable features and enhancements in 5.4 since 5.3 include:

  • Support for new hardware including Intel Comet Lake CPUs and initial Tiger Lake platforms, AMD Navi 12 and 14 GPUs, Arcturus and Renoir APUs along with Navi 12 + Arcturus power features.
  • Support has been added for the exFAT filesystem, virtio-fs for sharing filesystems with virtualized guests and fs-verity for detecting file modifications.
  • Built in support for the WireGuard VPN.

  • Enablement of lockdown in integrity mode.
Other notable kernel updates to 5.4 since version 4.15 released in 18.04 LTS include:

  • Support for AMD Rome CPUs, Radeon RX Vega M and Navi GPUs, Intel Cannon Lake platforms.
  • Support for raspberry pi (Pi 2B, Pi 3B, Pi 3A+, Pi 3B+, CM3, CM3+, Pi 4B)
  • Significant power-saving improvements.
  • Numerous USB 3.2 and Type-C improvements.
  • A new mount API, the io_uring interface, KVM support for AMD Secure Encrypted Virtualization and pidfd support.
  • Boot speed improvements through changing the default kernel compression algorithm to lz4 (in Ubuntu 19.10) on most architectures, and changing the default initramfs compression algorithm to lz4 on all architectures.

Eu gostava de fazer um box compacta ITX com um Renoir e meter um Ubuntu ou algo assim que seja "user friendy".

Este aqui reclama de problema com o ajuste do brilho, mas parece que o Kernel 5.7 resolveu os problemas, mas teve que andar as voltas com a linha de comando...

https://askubuntu.com/questions/124...-5-ryzen-4800u-display-brightness-not-working
 
Última edição:
Ponderam considerar manjaro? "Arch" com kernels mais recentes deve ajudar no suporte. Experimentei mandaro gnome à uns tempos e foi uma boa experiência. Estável e no uso pareceu-me polido. Não precisei fazer quase nada para deixar a instalação a meu gosto.

Edit: correção ortográfica.
 
Malta como esta o suporte a Linux nestes novos processadores AMD 4000 series ?
Sempre fui para intel porque AMD nao estava tao fiavel. Parece que agora os processdores AMD estao melhores que os intel.

Laptop sera para coding C++/Java/Python e vai corren ubuntu 20.04. Intel or AMD ?

Se queres uma coisa fiável em GNU/Linux o melhor seria comprares a lojas que equipem máquinas para particulares com ele e com caminho já realizado nesse aspeto, os katana e outros de outras marcas, mais que nada porque eles trabalham exclusivamente com os sistema GNU/Linux e óbviamente preparam máquinas com hardware optimizado.

O suporte a hardware privado sem acesso a possibilidade de leitura de documentação ou implementação de técnicas de suporte no kernel tende a dificultar a optimização e poderá haver flutuações nos rendimentos em etapas inicias de produto privado fechado no mercado, mas a implementação será possível sempre que sejam modelos que sigam os canones de SO com recurso modal e geral a hardware.

Na página dos Kymera por exemplo estão a oferecer produtos com estes processadores para montagem →
Intel i3, i5 o i7 de 9ª y 10ª generación
AMD Ryzen 3, 5 o 7 de 3ª generación
 
Ok vou ver esses. Obrigado. Tinha visto os system76 mas portes para PT eram um abuso.

Hum, falas de comprar um portátil com Renoir, certo? Não é algo propriamente "novo", isso saiu no começo do ano (embora a disponibilidade que foi a conta gotas), até antes de sair o Ubuntu 20.4

O que saiu esta semana foi CPU de desktop 5000 series.

https://wiki.ubuntu.com/FocalFossa/ReleaseNotes

Mas não vejo problemas, porque o medo? Peguei uma pen drive com o Ubuntu 16.04 LTS (tá na hora de atualizar :D), fiz boot pela live USB e reconheceu até o audio e rede, de uma board lançada este ano!



Eu gostava de fazer um box compacta ITX com um Renoir e meter um Ubuntu ou algo assim que seja "user friendy".

Este aqui reclama de problema com o ajuste do brilho, mas parece que o Kernel 5.7 resolveu os problemas, mas teve que andar as voltas com a linha de comando...

https://askubuntu.com/questions/124...-5-ryzen-4800u-display-brightness-not-working
Problemas e mais com gráfica AMD cujo suporte não e/era tão bom como Intel ou mm NVIDIA. AMD e multi monitor era sempre um filme.
Depois temos wi-fi , teclado retro iluminado e afins que e sempre mais difícil antever como irá funcionar.
 
Última edição pelo moderador:
Problemas e mais com gráfica AMD cujo suporte não e/era tão bom como Intel ou mm NVIDIA. AMD e multi monitor era sempre um filme.
Depois temos wi-fi , teclado retro iluminado e afins que e sempre mais difícil antever como irá funcionar.

Se não tiveres grande afinidade com temas de resolução de problemas com edição de opções kernel e seus parâmetros mas quiseres usar este sistema hoje em dia sai-te em conta comprar pcs montados com GNU/Linux de fábrica existem lojas que o fazem.
Depois é questão de quanto queres gastar.
As linhas de produção a que me referia são da slimbook em Espanha - slimbook es , podes montar via html o pc e ver por quanto te sai.
Fazem envios a Portugal, eu já tive contactos com eles são gente que sabe o que faz.

Outra opção é procurares pcs de segunda, com Xeons vindos de servidores e montares a pelo o teu pc para gaming ou o que seja, como bem sabes um GNU/Linux bem optimizado tem muito melhor rendimento de qualquer outro sistema nas mesmas condições de hardware.
 

1200€

rocesador AMD Ryzen 4800 H
Pantalla: 14" IPS LED cover 100 sRGB
Teclado: retro-iluminado
Material: Magnesio y Aluminio
Puertos USB 3.0: 2
Puertos USB C: 1
Puertos USB 2.0: 1
Puertos HDMI: 1
Puertos RJ45: 1
Memoria RAM: 32GB 3200 MHz
Disco duro M.2: 1TB SSD NVMe
Teclado: English UK X.

Interessante e para quem tiver interesse os gajos podem fazer dual boot com Win10.
Estao com problemas de stock processadores AMD, mas sem duvida uma opcao. Tenho de ver se consigo comprar sem IVA por ser atraves de empresa.
Obrigado pela sugestao
 
Já são uma empresa com nome no mercado principalmente junto dos usuários GNU/Linux Espanha e para o mercado Ibérico, costumam ser mencionados para quem procura suporte e construção de computadores com GNU/Linux vale a pena veres nem que seja para comparar preços ou ver que tipo de hardware usam nas linhas que vendem.
 
Uma distro rolling release é uma boa ideia para quem tem hardware muito recente. Manjaro por exemplo, tens sempre software (kernel included) actualizado, não te deverá dar problemas de compatibilidades.
 
@AragTey Também tens os alemães da Tuxedo, já têm sistemas com AMD, incluindo workstations portáteis com o 3950X :004:

https://www.tuxedocomputers.com/en/Linux-Hardware/Linux-Notebooks/Alle.tuxedo#!#1275,1322

Dá para configurar o teclado para PT. ;)

A Lenovo também tem uma série de portáteis disponíveis com Linux, acho é que tens de encomendar no site.
https://news.lenovo.com/pressroom/p...nd-thinkstation-pcs-preinstalled-with-ubuntu/

A nível de gráficas o suporte está mais que maduro, uma vez que a nível de iGPU continua a ser Vega, o problema maior pode ser é a nível de "poupança de energia" que acho que ficou resolvido no kernel 5.8.

O Michael do Phoronix tem um Lenovo IdeaPad 15 (4700u) e o Flex 15 (4500u)

I've Been Running The AMD Ryzen 7 4700U + Ubuntu 20.04 As My Main System
https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Ryzen-7-4700U-Daily-Driver

Windows 10 vs. Ubuntu 20.10 Performance With Intel Tiger Lake, AMD Renoir 4500u
https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=tigerlake-windows-linux&num=1
 
Back
Topo