1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AMD: 45nm, DDR3 and Socket AM3 in 2008

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Zarolho, 3 de Maio de 2007. (Respostas: 32; Visualizações: 3319)

1. Zarolho

Zarolho Power Member

Even before AMD's 65nm K10 architecture hits store shelves, the company is talking about the 45nm shrink

This summer, AMD will announce its first major architecture change since the introduction of the K8 architecture in 2003. This new architecture, dubbed K10, will first make an appearance in the server space, with the introduction of the Barcelona-family processors.

K10 features a native quad-core design that incorporates shared-L3 cache, HyperTransport-3 support and backwards functionality with AM2 motherboards. However, the original K10 desktop and server processors will debut on the 65nm architecture -- a process AMD only started mastering in December 2006 with the launch of the Brisbane desktop CPU family.

In the second half of 2008, AMD will begin to migrate its K10 architecture to the 45nm node. AMD explicitly mentions that its 45nm process technology utilizes silicon-on-insulator (SOI). Intel's 45nm process node, slated for introduction later this year, uses conventional CMOS process technology.

The halo AMD 45nm chip, Deneb FX, shares the same functionality as its 65nm counterpart, Agena. Both families incorporate native quad-core designs and shared-L3 cache support. Deneb FX goes one step further, adding support for DDR3 on the integrated memory controller.

However, the bulk of AMD's 45nm quad-core offerings will come with the Deneb (non-FX) family. AMD suggests Deneb will be the first processor on the new AM3 socket. Previous AMD documentation indicated that AM2 and AM3 would be forward/backward compatible -- yet AMD engineers claim the AM3 alluded to in 2006 is not the same AM3 referenced in the 2008 launch schedule.

"At the time AM3 was the likely candidate to become AM2+," claimed one field application engineer familiar with AMD's socket migration. "[AMD] wanted to keep the socket name associated with DDR2 memory and backwards compatibility, but AM3 emphasizes DDR3 support."

After Deneb, and closer to 2009, AMD's guidance states that 45nm Propus and Regor will replace the 65nm Kuma and Rana mid-range products. Propus is very similar to Deneb: 45nm, shared L3 cache, AM3 package. However, Propus will only feature two cores. Regor is identical to Propus, but will not include shared-L3 cache support.

AMD's low-end single core Athlon 64 and Sempron appear consolidated with the introduction of the Sargas family. Sargas is an optical shrink of the 65nm Spica core, with the addition of DDR3 support and AM3 packaging. AMD's ultra-low end Sparta-family, slated for introduction this year to replace the Manila-family Semprons, has no successor.

AMD product managers are keeping details of their 45nm technology close. However, this past January AMD and IBM jointly announced plans for high-k, metal gate transistors on future 45nm and 32nm processors.

This past February, AMD senior vice president of technology development Douglas Grose claimed the company is still anticipating whether or not it will use high-k metal gate technology in later 45nm revisions or if the company will wait until 32nm.
    Intel also announced its intention to debut high-k, metal gate technology on its 45nm node, but the company went one step further to confirm this new transistor technique will appear on the Penryn processor. Intel guidance suggests Penryn will see its first retail availability late this year -- at least a year before Deneb.

Marty Seyer, AMD senior vice president, recently disclosed AMD's 45nm server offering slated for release in 2008. Seyer stated that Shanghai, the 45nm successor to Barcelona, would feature additional cache and other performance enhancements.

Seyer or Grose would not comment on what these performance enhancements, though features from AMD's server products typically appear on the desktop components as well.

http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=7132

2. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

eh pa... + 1 socket pra AMD... 754->939->AM2->AM3... um gajo assim esta sempre lixado... a intel nisso até está muito fixe... mesmo socket há anos... e sem intenção de mudar... logo aí um gajo já pode jogar com uma nova mobo pra ter novos cpu's mas ainda a utilizar o velhinho P4 3.0 (775) ate ter bling,bling pra comprar um cpu actual... assim estao a fazer socket's e a matá-los em pouco tempo, um gajo se avaria a board esta f*****... ou então é obrigado a comprar boards de baixa qualidade porque foram as unicas k sobraram dos tempos aúreos do socket... a AMD devia pensar mais no people... acho bem as inovações, mas tentem fazer 1 socket FUTURO...

3. Sniper

Sniper Power Member

tb o AM3 so vai sair no segundo semestre de 2008 pode ate ser em dezembro ate la se calhar ate a INTEL muda de socket tb , ainda falta mto tempo :) , alem disso n se esqueçam que o controlador das memorias dos AMD é no Processador ou seja quando mudam de DDR2 para DDR3 pode ser necessario aumentar os pinos do processador , a INTEL ja n , o controlador da memoria e nos northbridge das boards por isso podem manter o socket. agora e a vez da AMD andar constantemente a trocar de socket :lol: , a INTEL tb ja teve assim quando a AMD usava o socket 462.

cumps

4. sparrow

sparrow Power Member

acho que o problema da mudança de socket está mesmo no facto de ter o controlador de memória integrado no cpu.

de cada vez que há uma mudança grande nas memórias têm de mudar de socket.

EDIT: o sniper já tinha dito o mesmo.

já agora:

dual channel - obrigou a passar do 754 para o 939
    DDR2 - obrigou a passar do 939 para o AM2
    DDR3 - obrigará a mudar do AM2 para o AM3

Última edição: 3 de Maio de 2007
  5. gryle

gryle Power Member

E na intel preparem-se para a nova especificação VRM 11.1 para os novos CPUs 45nm que provavelmente vai tornar todas as boards actuais incompativeis :(

6. timber

timber Zwame Advisor

Pois, isto actualmente está uma grande trampa mesmo na intel.

O socket mantém-se mas os requisitos de cada processador liquidam a compatibilidade.

Ao menos ainda permite upgrades faseados. Board nova, depois processador recente e por aí em diante.

7. Zarolho

Zarolho Power Member

Sim, mas as novas boards não são incompatíveis com os antigos e actuais CPUs.. Existem duas formas de analisar esta questão, depende daquilo que estamos interessados ou o elemento que trocamos com mais frequência, a board, RAM ou o CPU...

Relativamente á AMD, já não se coloca esta questão ou possibilidade. Pelo menos, não por um período tão longo quanto te permite um sistema Intel.

8. lohka_86

lohka_86 Banido

Eu por exemplo ainda ando de P4, em vez de mudar para conroe comprei watercooling e overclockei-o, para acompanhar uma 7600GT serve. Quando quiser um conroe e só chegar e virar.

Se fosse com AMD, ui ui, mas isso é uma óptima notícia, o K10 ser compatível AM2, as boards AM2 também não estão muito caras, pode ser uma vantagem...

9. Romani48

Romani48 Power Member

Ou não.. quer dizer, os K10 são compatíveis com AM2 (chama se AM2+) mas em vez de termos depois um FSB de 3000 (1500 nas duas vias) vamos perder 500Mhz de FSB e os CPus AM3 só vão funcionar a 2000 (1000 em cada via), o que para os mais entusiastas não é uma opção por ai além...

Por isso já estou em vias de despachar o meu AM2 e ir para C2D.. Apesar de não ser só por causa disso.. outros factores como a desvalorização, que fará que no futuro será mais dificil de despachar o material (em termos de preço) e pelo Overclock que desejo efectuar, e por ser Dual Core, e porque para mim fica mais barato (pode não parecer mas eu sei do que falo :D)

Mas é um factor que eu gostava de ver estes novos K10 explorados... o OC, até que valores chegarão eles?

10. raVemjr

raVemjr I'm cool cuz I Fold

Na altura em que comprei PC, aconselharam-me a evitar AMD devido ao socket AM2 estar a morrer, e planear-se um novo no virar da esquina, e pelos vistos tinham razão...têem havido noticias do Barcelona?

11. Romani48

Romani48 Power Member

Pois.. na altura que comprei o PC fui para isto porque ficou muito mais barato.. :P

12. john

john Power Member

Epá, a AMD teve o socket A durante anos a fio.... e que me lembre a Intel desde que começou o Pentium 4, saiu-se com o 423 acho eu, um flop autêntico e passado uns meses já era o 478.... e tem mudado sempre.

13. ajax

ajax Banido

Para cima de 3Ghz, pelo menos. Diria que uns 3.5GHz serão possíveis sem grandes "equipamentos".

14. raVemjr

raVemjr I'm cool cuz I Fold

De facto...já falam destes barcelonas há algum tempo, vêem com Teraflops e tal...até já falaram em unificação gráfica num futuro próximo...mas neste momento, só vemos uma R600 com muitos percalços e um resultado final um pouco dúbio e o processador nem vê-lo...

15. Romani48

Romani48 Power Member

e valores de origem? por volta dos +/-2Ghz? como os C2D (em termos numéricos, claro :P)

16. DT^

DT^ What is folding?

Parece-me que é a 2ª vez que adiam o lançamento do R600 e então o lançamento dos Quad-Core nem se fala! Temos os Quad-Core Intel no mercado desde Dezembro mas pelos vistos, a AMD não está nada preocupada com isso!
    Só espero que quando o lançarem não apanhem uma decepção das grandes, pois por este andar, os Quad-Core Intel vão baixar de preço e os AMD quando saírem vão custar um balúrdio...

AMD no seu melhor :rolleyes:

17. Chopstick

Chopstick I fold therefore I AM

eu acho, mesmo tendo um sistema base intel, que AM2 e ddr2 ainda têm muito para oferecer e território inexplorado......é um erro alterar ja as sockets e memórias, porque depois o pessoal ha e tal quer fazer um upgrade e fica mais ou menos de braços cruzados....a pensar no que fez e arrepende-se

18. Daemon

Daemon Power Member

AM2 é como 754, são apenas de "passagem".. Socket A e 939 sempre foram (são) mais "duradouros".

19. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

Estou a falar em tempos recentes... o socket 423 foi um socket estupido da Intel, enquanto o socket A dos AMD foi dos amd600 (acho eu) aos amd 2800 ou 3000 ñ sei... Mas a Intel aguentou 2 anos com o 478 e mudou para o 775 e mantem-se nisto ha 3 anos praí... pelo menos pra mim parece uma eternidade... acho muito mais facil ir pra intel neste momento, tanto pela performance como pelos custos... compro uma board topo de gama e posso usar um cpu k tenha 3 anos... De notar que não sou nenhum fanboy... sempre fui intel e mudei pra amd quando tive € e vi k a AMD rulava... neste momento, sem dúvida é a intel k manda nas "ops". Espero k o Barcelona seja mt bom pra ver se as empresas evoluem cada vez mais os cpu's... quem ganha é o utilizador final...

20. Zarolho

Zarolho Power Member

Olha que esses valores que adiantaste parecem demasiado optimistas para um CPU com controlador de memória integrado...

Um X2 0.65nm actual necessita de um bom sistema e alguma perícia de modo ultrapassar 2.9~3Ghz. Ora o K10 0.65nm é um Qcore, o que torna difícil e mais exigente o escalonamento do core.

Na minha opinião, dados os números default que tem vindo a publico, eu diria que se escalar até aos 2.8Ghz ou pouco acima disso, já seria excelente.

Edit: Esqueci-me que também vamos ter K10 0.65 Dual-Core... Estes acredito que seja possível um escalonamento na ordem dos 3~3.5Ghz.

Última edição: 4 de Maio de 2007

Partilhar esta Página