AMD 4x4 - 15% faster than coroe in gaming

Koncaman disse:
...
porque é que julgas que tanto a AMD como a intel ja andam a preparar soluções quad-core para daqui a tão pouco tempo.
isso ñ quer dizer nd... tanto os 64 bits comos os cpu's de 2 cores já cá andam e eu, que me considero um user vulgar, ainda ñ utilizei aplicações de 64 bits nem aplicações que tirassem beneficio de 2 cores, ou seja, elas podem existir mas ñ são assim tão vulgares como isso...

mas que elas vem aí ñ duvido :)

ps: se eles conseguissem utilizar os cores todos a trabalhar como um só nas aplicações em que só requerem um core é que era uma grande vantagem...

Fikem bem!
 
ToTTenTranz disse:
Agora é preciso que os X2 3800 AM2 35W baixem de preço para os 120€, uma board que faça overclock independente das memórias e é levar os 4 cores para os 3.5Ghz :)

(beat that Conroe, U big bully!)

Não há baixas previsas para a familia AM2 EE, nem o 3800+ normal vai ter esse preço (cá pk na Alemanha acredito que com os price-drops fique a esse preço)


Já agora esses 3.5Ghz para um 3800+ mesmo que EE (35w) são um bocado optimistas demais ;)
 
Megasport disse:
Para a auto-estima dos amdfans isso até cairia bem mas segundo estes rumores(que não passam disso) ficam-se pelos 15% e já não é mau.:)

Não deixa de ser rumor, mas pelo menos há benchmarks pelo meio.
http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=33081

Se somares aos 80% o hipotetico reverse hyper-threading de certeza que n vai dar-te 15% :x2:

]cool[ disse:
ainda são raras as aplicações para 2 core, quanto mais para 4 cores... isto é tudo mt teorico, o fim até pode ser mais surpreendente ou decepcionante...

é esperar pa ver.

Fikem bem!
Já viste o cpu score do Kentsfield no 3dmark? Não há nada de teorico ali :x2:
 
Aplicações que tiram partido do dual core já são bastantes até. Já alguns jogos já apresentam ganhos... não esquecer também a capacidade de alguns deste últimos CPUs correrem 2 sistemas operativos de forma mais eficiente.
 
There's no such thing as "Reverse Hyperthreading".
Já foi aqui desmentido como uma invenção pura.

Querem ver um link onde provam que não existe ?
http://arstechnica.com/news.ars/post/20060713-7263.html


Este deve saber um bocadinho mais do que o The Inq...



O 4x4 é muito bonito..., mas 15% de performance extra ?
Quanto é que vai custar uma motherboard com dois sockets para desktops, seguida de duas CPU's de gama equivalente aos Conroe/Kentsfield (em preço, pelo menos) ?


Não levem a mal, eu gosto da AMD, mas não deixo de considerar que isto não passou de uma cortina de fumo/marketing, montada meio "a correr" para tentar ofuscar a evidente vantagem dos Core 2 Duo.
Um pouco como o lançamento dos Pentium 4 Extreme Edition quando a AMD lançou os FX-51, ou o lançamento dos Pentium D para competir com os Athlon64 X2, etc.
 
blastarr disse:
O 4x4 é muito bonito..., mas 15% de performance extra ?
Quanto é que vai custar uma motherboard com dois sockets para desktops, seguida de duas CPU's de gama equivalente aos Conroe/Kentsfield (em preço, pelo menos) ?

Ai é que esta.
Primeiro nao sabes o preço das boards. Se conseguirem um bom preço vai ser excelente.

Segundo que eu saiba um FX-62 AM2 em nada difere de um outro AM2 e todas as motherboards suportam quer FX, quer X2, quer Semprons desde que sejam AM2.
Por isso vai ser uma questao de tempo ate as boards que supostamente so suportam FX virem a suportar todos os CPU´s AM2 e aqui entra uma coisa interessante:
- Colocar 2 AMD X2 3800+ ou 3600+ de baixissimo preço e ter uma performance brutal.

Venham as boards que o people ca as espera :D
 
DJ_PAPA, 250€ é um bom preço para uma board desse tipo.
mas 250€ é caro pa caraças, como se ja não bastasse o preço dos dois FX

Por isso vai ser uma questao de tempo ate as boards que supostamente so suportam FX virem a suportar todos os CPU´s AM2 e aqui entra uma coisa interessante:
- Colocar 2 AMD X2 3800+ ou 3600+ de baixissimo preço e ter uma performance brutal.

de facto o alargamento às gamas mais baixas, deve tornar a ideia bem mais interessante.
contudo, não sabes a performance que 2 3800+ podem ter...
 
DJ_PAPA disse:
Ai é que esta.
Primeiro nao sabes o preço das boards. Se conseguirem um bom preço vai ser excelente.

Segundo que eu saiba um FX-62 AM2 em nada difere de um outro AM2 e todas as motherboards suportam quer FX, quer X2, quer Semprons desde que sejam AM2.
Por isso vai ser uma questao de tempo ate as boards que supostamente so suportam FX virem a suportar todos os CPU´s AM2 e aqui entra uma coisa interessante:
- Colocar 2 AMD X2 3800+ ou 3600+ de baixissimo preço e ter uma performance brutal.

Venham as boards que o people ca as espera :D


4X4 não vai aparecer em motherboards com chipsets "budget", isso posso-te garantir...
Dessa forma, quem teria melhor preço/performance/consumo de energia ?
Dois Sempron, ou um só Athlon64 X2 ? (relembro que os Sempron AM2, apesar do suporte DDR-2, continuam limitados a um single-channel e a caches L2 de 128 ou 256KB apenas).


Outra coisa que eu acho vai impedir que o 4x4 se torne algo mais do que uma curiosidade high-end é o facto de os Athlon FX, por definição, descenderem directamente dos Opteron para servidores, pelo que possuem 3 links HTT tal como estes.
Isto simplifica implementação da capacidade multi-socket na CPU.


Já os Athlon64, Sempron64, Turion64 e Turion64 X2 possuem apenas 2 links HTT, pelo que essa tarefa é mais problemática.
 
Koncaman disse:
DJ_PAPA, 250€ é um bom preço para uma board desse tipo.
mas 250€ é caro pa caraças, como se ja não bastasse o preço dos dois FX



de facto o alargamento às gamas mais baixas, deve tornar a ideia bem mais interessante.
contudo, não sabes a performance que 2 3800+ podem ter...

Ca estaremos para ver como vai evoluir a nivel de disponibilidade, preços e performance.
Se ficar melhor que o Conroe optimo, a Intel que avance com uma sistema parecido mas de preferencia mais barato e com mais performance para ser melhor ainda.

So nao axo que xamem a estas coisas desespero da AMD e coisas assim, pq por esse prisma a 7950Gx2 da Nvidia precisou de 2 GPU´s para ultrapassar a X1900 com 1 so gpu e nao vi niguem chamar desespero ou golpe de markting quando saiu a placa.
 
DJ_PAPA disse:
Ca estaremos para ver como vai evoluir a nivel de disponibilidade, preços e performance.
Se ficar melhor que o Conroe optimo, a Intel que avance com uma sistema parecido mas de preferencia mais barato e com mais performance para ser melhor ainda.

So nao axo que xamem a estas coisas desespero da AMD e coisas assim, pq por esse prisma a 7950Gx2 da Nvidia precisou de 2 GPU´s para ultrapassar a X1900 com 1 so gpu e nao vi niguem chamar desespero ou golpe de markting quando saiu a placa.

2 GPU's vendidas ao mesmo preço da anterior topo-de-gama e compatíveis com mobos non-SLI.
Se há alguém que falhou o ciclo dos 6 meses, esse alguém foi a ATI, que desde Fevereiro nada lançou de novo para o High-End...


Besides, eu estou em crer que as duas versões GX2 do G71 foram apenas uma "trial-run" para outros vôos, pois ninguém se dá ao trabalho de criar um PCIe bridge chip (BR03) daquela natureza só para situações pontuais... ;)


Já o "4x4" não trás nada de novo.
A última mobo com dois sockets para desktops que eu me lembro foi a ABIT BP6, que até suportava dois Celeron em paralelo:
bp61.jpg


Mas foi apenas um nicho de mercado curioso, não colou.
Então agora, com os multi-core/single-socket, aínda menos.
 
Última edição:
blastarr disse:
Quanto é que vai custar uma motherboard com dois sockets para desktops, seguida de duas CPU's de gama equivalente aos Conroe/Kentsfield (em preço, pelo menos) ?

Uma board com dois sockets não é forçosamente mais cara que uma board só com um. Se o suporte para 2 cpus está nos próprios cpus, então não é um bocado de plástico a mais (para o socket) e umas ligações de cobre entre os CPUs que vão tornar as boards mais caras.

Basta ver o exemplo da Abit BP6. Não era mais cara que as outras boards com o 440BX de média gama, na altura.
 
blastarr disse:
4X4 não vai aparecer em motherboards com chipsets "budget", isso posso-te garantir...
Dessa forma, quem teria melhor preço/performance/consumo de energia ?
Dois Sempron, ou um só Athlon64 X2 ? (relembro que os Sempron AM2, apesar do suporte DDR-2, continuam limitados a um single-channel e a caches L2 de 128 ou 256KB apenas).


Outra coisa que eu acho vai impedir que o 4x4 se torne algo mais do que uma curiosidade high-end é o facto de os Athlon FX, por definição, descenderem directamente dos Opteron para servidores, pelo que possuem 3 links HTT tal como estes.
Isto simplifica implementação da capacidade multi-socket na CPU.


Já os Athlon64, Sempron64, Turion64 e Turion64 X2 possuem apenas 2 links HTT, pelo que essa tarefa é mais problemática.

Blastarr, de facto não acredito que as boards venham baratas.
contudo, creio que ja esta confirmado, que vamos ter opterons AM2 que certamente poderão ser adaptados para esta plataforma (ainda que de forma não oficial, assim como os opteron 939 não eram referenciados como sendo suportados pelos fabricantes de motherboards)
mas, acho que nestes termos, podemos esperar ter uma plataforma 4x4 com preços a rondar os 750~800€ (2x250€ para o cpu + 300€ para a board)

ainda assim, como ja disse em outra thread, opteron por opteron, ja qualquer pessoa pode ter o seu sistema de 2 processadores, ha boards para isso, e ha o opteron da serie 2xx (para ja, em breve vêm aí os novos opteron para plataforma multi-processador).
as boards custam cerca de 500€ e o opteron 265, custa qualquer coisa como 340€, salvo o erro.

o user Raden ca do forum tem um sistema deste estilo.

mas como ja disse o DJ_PAPA, ca estaremos para ver no que isto dá.
mas la que isto não tem condições ara ser um sucesso comercial, de facto não me parece que tenha.
 
ToTTenTranz disse:
Uma board com dois sockets não é forçosamente mais cara que uma board só com um. Se o suporte para 2 cpus está nos próprios cpus, então não é um bocado de plástico a mais (para o socket) e umas ligações de cobre entre os CPUs que vão tornar as boards mais caras.

Basta ver o exemplo da Abit BP6. Não era mais cara que as outras boards com o 440BX de média gama, na altura.

Será que um Athlon FX gasta a mesma quantidade de energia que um Pentium III de gama alta ?
Não creio.

Imagina dois de cada (e cada um deles dual-core), juntamente com os respectivos heatsinks e fans.
Os FX-62 mais recentes já andam com TDP's de 125W, o do criticado Pentium D EE é de 130W...


Tanto trabalho por mais 15% de performance, no máximo ?
Não vai pegar.


A AMD devia era apressar o K8L, ou pelo menos o "Brisbane", e deixar-se de coisas destas.
 
Última edição:
estas coisas não gastam muito tempo à AMD...
isto é mas é um bocado de engodo, e pouco mais. :P

isto da mais trabalho é aos fabricantes de motherboards. salvo erro ate nenhuma motherboard foi apresentada para esta tecnologia.
 
blastarr disse:
Será que um Athlon FX gasta a mesma quantidade de energia que um Pentium III de gama alta ?
Não creio.
A vantagem no 4x4 está em não ser necessário usar cpus caros (como o FX).
Se fosse para gastar 1000€ em cpus então para isso já existem os opteron 2xx.
Se usarmos por exemplo dois X2 EE então o problema do excesso de consumo já nem se coloca.




blastarr disse:
Tanto trabalho por mais 15% de performance, no máximo ?
Não vai pegar.
Acho que não percebeste a notícia.. São mais 15% que os Conroe. Não é mais 15% pelo 2º CPU.




blastarr disse:
A AMD devia era apressar o K8L, ou pelo menos o "Brisbane", e deixar-se de coisas destas.
Mesmo sendo uma solução em cima do joelho, é o que têm para oferecer até o K8L estar pronto para sair.. De certeza que se o K8L estivesse pronto para o mercado a AMD não perdia tempo com estas coisas..
 
eles dizem isso dos 15% relativamente ao FX 62..

ora este CPU custa agora 1000 euros, e vai baixar ai pa 800.... vezes dois, fica 1600 euros so em CPU's..

se forem dois 3800+ se calhar os ganhos nem sao significativos (em relacao a um conroe com o preco igual a dois 3800 ) e ainda por cimas as boards vao ser super caras em principio ...
e como ja disseram o problema da energia...
e q e mais um CPU pa alimentar.. e quando a coolers n sei.. mas dois CPUs juntos devem aquecer mais que um :D

mas isso ainda deve demorar, quando sair ca estamos nos pa ver :D e s for bom.. melhor

mas a AMD devia se preocupar com o sector mid e deixar o high .. afinal o mid e q da os euros :D
 
Coisas topo de gama sempre são para a demonstração de potêncialidades de um dado produto, pelo que pouco gente irá comprar esse produto da AMD.

Sim a gama baixa/média oferece sempre o melhor negócio... mas já se viu que a AMD terá que cortar bastante o preço dos seus X2 para competir com os Conroe.
 
DJ_PAPA disse:
Ca estaremos para ver como vai evoluir a nivel de disponibilidade, preços e performance.
Se ficar melhor que o Conroe optimo, a Intel que avance com uma sistema parecido mas de preferencia mais barato e com mais performance para ser melhor ainda.

So nao axo que xamem a estas coisas desespero da AMD e coisas assim, pq por esse prisma a 7950Gx2 da Nvidia precisou de 2 GPU´s para ultrapassar a X1900 com 1 so gpu e nao vi niguem chamar desespero ou golpe de markting quando saiu a placa.


O sistema 7950Gx2 é tipo o Kentsfield. Este sistema da amd é mais tipo Sli. Mas o SLI dá mto mais performance k esse sistema da amd de por dois cpus.
 
Back
Topo