AMD 6000+ duvida de temps

ski3

Power Member
Boas Pessoal,


Comprei uma motherboard MSI K9N Neo F v2 e um AMD X2 6000+, montei-o e esta tudo a funcionar mas agora ta-me a acontecer uma coisa mto estranha, as temps do cpu rondam os 40/45º graus em idle o que para mim e um bocado estranho uma vez que tinha um sempron 3200+ e andava sempre a volta dos 30º em idle será que liguei alguma coisa mal quando montei a board e o processador ?
Estas temps em idle são normais ? nao existe perigo de o processador aquecer demais quando tiver em full load ?
O que me aconselham a fazer?
 
que cooling tas a usar?
puseste mass termica?se sim qual e como

salvo erro esse cpu tem 125W de TDP, ainda aquece um bocado, mas agora a Temp ambiente é relativamente baixa
 
Última edição:
que cooling tas a usar?
puseste mass termica?se sim qual e como

salvo erro esse cpu tem 125W de TDP, ainda aquece um bocado, mas agora a Temp ambiente é relativamente baixa


Boas,


Sim pus massa termica da cooler master modelo premium mas o processador veio com um quadrado de massa termica tb e eu nao o tirei era suposto tirar?
 
Boas, eu proprio tenho um 6000+, e sim era suposto tirar pk tu foste aplikar pasta termika por cima de pasta termica :S, mas se der e melhor tirar a que vinha de stock e por uma melhor !! e o airflow se for melhor tb ajuda !!



Cumpz


S7ven
 
Eu usei a massa termica da cooler master supostamente é melhor que a que vem de stock ou nao?
E ja agora como posso tirar a que vem de origem?
 
limpas isso tudo com acetona ou alcool, ate nao existirem vestigios de massa termica ou gorduras

-poe uma gota de massa termica (do tamanho de grao de arroz ou menos ) no centro do processador e instalas o cooler

ou

-tb podes aplicar uma camada de massa termica em todo o processador desde que seja MUITO fina e uniforme. podes usar um cartao de plastico para te ajudar a espalhar a massa. depois instalas o cooler

NUNCA deves por massa termica em excesso, só piora

com qualquer um dos metodos deverás obter bons resultados, desde que sejam bem executados
obviamente com o 1º gastas mais massa termica :P

suponho que o teu stock cooler seja o que tem heatpipes, nao é mau de todo
 
Última edição:
limpas isso tudo com acetona ou alcool, ate nao existirem vestigios de massa termica ou gorduras

-poe uma gota de massa termica (do tamanho de grao de arroz ou menos ) no centro do processador e instalas o cooler

ou

-tb podes aplicar uma camada de massa termica em todo o processador desde que seja MUITO fina e uniforme. podes usar um cartao de plastico para te ajudar a espalhar a massa. depois instalas o cooler

NUNCA deves por massa termica em excesso, só piora

com qualquer um dos metodos deverás obter bons resultados, desde que sejam bem executados
obviamente com o 1º gastas mais massa termica :P

suponho que o teu stock cooler seja o que tem heatpipes, nao é mau de todo


Ok vou fazer isso,

Sim o meu cooler e o que tem heatpipes, ja agora podem-me aconselhar num bom cooler para o meu cpu ? nao mto caro e que seja bacano
 
esse stock cooler cooler tem +/- a mesma performance de um xp-90

logo terá de ser uma coisa superior, senao nao notas diferença
abaixo de 40 euros arranjas o tuniq, big typhoon e ninja (por minha ordem decrescente de preferencia)
 
Ja fiz o que me aconselharam e em idle tou com 35º é um bom resultado?
Porem fiz o teste do everest de estabilidade e o nucleo 1 chega rapidamente aos 60º e o 2º mantem-se ai nos 54 isto é normal ?
 
Última edição:
deixa a massa termica curar, e ainda deve baixar uns graus

para stock cooler penso que seja normal, mas nao te posso dar a certeza pois nunca o usei
desde que ande abaixo dos 65 nos cores nao deve haver problema


o meu cpu e o teu ate sao +/- comparaveis, pois tem o mesmo TDP
no entanto com o Tuniq e artic silver 5 tenho temps bem mais baixas
 
deixa a massa termica curar, e ainda deve baixar uns graus

para stock cooler penso que seja normal, mas nao te posso dar a certeza pois nunca o usei
desde que ande abaixo dos 65 nos cores nao deve haver problema


o meu cpu e o teu ate sao +/- comparaveis, pois tem o mesmo TDP
no entanto com o Tuniq e artic silver 5 tenho temps bem mais baixas

Qual e o tuniq que tens?

Pa eu nao tenho nenhuma fan a extrair o ar alias nao tenho nenhuma fan na caixa se colocar uma a frente e outra atras acham que as temps vao descer um bocadinho?ja agora como devo ligar as fans ? posso ligar directamente na board ?
 
Última edição:
sim, as ventoinhas de caixa ajudam, podes ligar na board, desde que nao sejam de elevada performance(rotaçao elevada)
por vezes elas trazem adptadores 3 pin->molex, e algumas já vem com ligaçao por molex (depende das marcas/modelos)

como disse acima tenho um Tuniq Tower 120(só há esse, portanto abreviei no nome), e a pasta termica é Artic Silver 5

a temp ambiente aqui é relativamente baixa, o que tb ajuda
 
Última edição:
sim, as ventoinhas de caixa ajudam, podes ligar na board, desde que nao sejam de elevada performance(rotaçao elevada)
por vezes elas trazem adptadores 3 pin->molex, e algumas já vem com ligaçao por molex (depende das marcas/modelos)

As ventoinhas que tenho sao de 12v e nao dizem a rotação sao da ednet e trazem um adaptador molex mas tb trazem a ligação para ligar directo na board qual e a melhor maneira de ligar ? e preciso algum procedimento especial ou basta ligar e ta pronto?
 
liga por molex

sim é so ligar, nao sei se tens pratica mas os molex so encaixam de uma maneira
se forçares demasiado provavelmente estás a ligar ao contrario, e pode dar barraco
 
yup

estes

images

http://upload.wikimedia.org/wikiped...onnector.jpg/800px-Molex_female_connector.jpg
 
Ja liguei as fans mas nao pude ligar por molex pk a minha fonte ja nao tem sitio para ligar, liguei as duas fans á board existe algum perigo nisso?
 
Mais uma coisa tipo hoje comprei artic silver 5 e apliquei consoante o que esta aqui http://www.arcticsilver.com/pdf/appinstruct/as5/ins_as5_amd_dual_wcap.pdf ate agora ainda nao senti efeitos a nivel de temps tou com 37º em idle, so uma coisa a minha fonte e de 400W OEM acham que iria sentir alguma diferença se passa-se para uma NOX urano de 500W ?

Outra coisa relacionada com as fans tenho as 2 ligadas a board uma ligada a sysfan1 que ta a funcionar porem a que esta ligada a sysfan2 nao esta a funcionar era suposto funcionar nao era?
Alguem me pode ajudar?
 
Última edição:
OEM de 400W é pouco para esse cpu, dependendo do resto dos componentes

para teres uma ideia, qd tinha uma OCZ Modstream de 460W com 24(ou 26) A na linha dos 12V e uma 6800GT, cortava-me o OC todo, mesmo com o cpu em undervolt...

em relação á massa termica, ou aplicaste mal(em demasia) ou entao ainda precisa de curar(mesmo assim ja baixaram)
mas uma vez estou a estipular, pois como ja te disse nunca usei o stock cooler


em relaçao às ventoinhas, tens de ver na bios se as fichas onde as ligaste estao atribuidas a algum componente especifico(cpu ou ***** por exemplo)
por vezes existem opçoes(na bios) para as ligar/desligar, dependendo da temperatura, por exemplo

há ainda a opçao das ventoinhas/conector estarem estragados
 
Última edição:
Back
Topo