amd 64

para amd64 recomendo ou o ubuntu ou o fedora core.
o fedora têm a particularidade de trazer libs 32bits para compatibilidade, mas ambos os sistemas são extremamente estaveis, e ambos têm um bom sistema de instalação/desinstalação/tratamento de dependencias de pacotes de software (yum e apt-get) com montes de repositorios cheios de software na net. (fedora é normalmente mais actualizada btw).

mas nada como sacares varias (debian, ubuntu, fedora, suse, gentoo, u name it) e experimentares, leva tempo sim, mas só assim saberas qual a melhor para ti.

boa sorte com isso.
 
Eu já experimentei Suse, Ubuntu e Mandriva. Nenhum deles é estável (o pior é mesmo o Mandriva). No Suse tinha firefox c/ flash, mas estava sempre a crashar; no Ubuntu não tinha flash, mas os crashes eram menos frequentes - e crashou várias vezes só com o amule a correr. O amarok crashava sempre nas duas.
Não estou com vontade de experimentar gentoo, pq não tenho paciência e não gosto de Fedora. Vou ficar à espera que alguma companhia simplesmente compile as cenas pra x86_64 e faça uma distro que instale e tenha Browser+Flash+Drivers Lan+Divx+Xvid out of the box. O meu mote é que uma distro para desktop usage não me deve obrigar a ter trabalho. E sinceramente não percebo porque é que ninguém faz uma distro que instale e gira o chroot de 32 bits automaticamente.
Quando fiz este upgrade, pensei que a comunidade *nix achasse importante a passagem pra 64 bits, e que aproveitasse a facilidade de compilação (vs plataformas Win) para ultrapassar a M$ em termos de estabilidade nos AMD64. Pela minha experiência até agora, a M$ conseguiu desenvolver uma versão de 64 bits bem mais estável do que todas as distros que experimentei até agora.
A realidade é que se a comunidade *nix vs Win é bem pequena, a comunidade *nix @ 64 bits parece-me desprezível aos olhos da maior parte das empresas que gerem as distribuições de Linux...
 
redalert disse:
ainda assim amd64 n corre codigo 32bit? :rolleyes: (instalacao para i386?)

[[]]

Nem pareceu teu pá...tu que de dás ao trabalho de compilar kernels para ficarem mais eficientes, agora tas a preferir o uso de debian(pq tu o usas :D ) do que uma distro já optimizada para a64?

É melhor usar algo já com instruçoes para 64bits nativamente, tenta qualquer uma das que já te referiram.

[]s
 
SuBzEr0 disse:
Nem pareceu teu pá...tu que de dás ao trabalho de compilar kernels para ficarem mais eficientes, agora tas a preferir o uso de debian(pq tu o usas :D ) do que uma distro já optimizada para a64?

offt:
calou! vai marrar! :D :p

ont:

uma vista de olhos ao distrowatch.com da jeito. :p
 
O ubuntu tem uma versão para A64, o que acham dessa distribuição? Desculpe esta minha noobice :o . Já agora é fácil instalar o linux em um sistema com nf3 250gb e disco sata? :o
 
urban disse:
Vou ficar à espera que alguma companhia simplesmente compile as cenas pra x86_64 e faça uma distro que instale e tenha Browser+Flash+Drivers Lan+Divx+Xvid out of the box. O meu mote é que uma distro para desktop usage não me deve obrigar a ter trabalho. E sinceramente não percebo porque é que ninguém faz uma distro que instale e gira o chroot de 32 bits automaticamente.
Quando fiz este upgrade, pensei que a comunidade *nix achasse importante a passagem pra 64 bits, e que aproveitasse a facilidade de compilação (vs plataformas Win) para ultrapassar a M$ em termos de estabilidade nos AMD64. Pela minha experiência até agora, a M$ conseguiu desenvolver uma versão de 64 bits bem mais estável do que todas as distros que experimentei até agora.
A realidade é que se a comunidade *nix vs Win é bem pequena, a comunidade *nix @ 64 bits parece-me desprezível aos olhos da maior parte das empresas que gerem as distribuições de Linux...

Ora aqui está uma visão muito interessante.
Desde este post alguém tem mais feedback sobre o assunto.
Por aqui vou tentar em NF4; grafica Nvidia e disco SATA.
Se alguém tem alguma info era excelente.

Edit:
No forum do Ubuntu tem alguns sucessos. Duvido que estejam todos com a versão para AMD64.
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=31168
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=30486
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=27975

Guia da versão AMD64
http://amd64.ubuntuguide.org/
 
Última edição:
Não tem havido grandes novidades no campo. A única que posso relatar é que Suse 9.3 já está nos mirrors. Já saquei o DVD, mas ainda não tive tempo para testar. Talvez este fim-de-semana traga novidades. Se não conseguir uma coisa decente com o Suse, vou desistir por uns tempos e vou utilizar uma qualquer (Mepis/Kubuntu) a 32 bits...
 
mal do Ubuntu amd64, é ter d s fazer integraçao manual das bibliotecas 32bits, s kiseres compatbilidade max... é k nem tds os programas 32bits (forçando a instalaçao) s dao bem...
tou com ideias d testar o fedora 4 e mandriva( este a pra ver como evolui) ...
 
urban disse:
Não tem havido grandes novidades no campo. A única que posso relatar é que Suse 9.3 já está nos mirrors. Já saquei o DVD, mas ainda não tive tempo para testar. Talvez este fim-de-semana traga novidades. Se não conseguir uma coisa decente com o Suse, vou desistir por uns tempos e vou utilizar uma qualquer (Mepis/Kubuntu) a 32 bits...


Optimo.
Depois diz qq coisa.
Realmente estava à espera de já haver alguma distro decente para 64 bits.
Pelo que li no forum do Ubuntu o hardware recente está mais ou menos suportado. Eu queria era ver se finalmente tb conseguia ter dual display em Linux coisa que nunca consegui.
Aliás a resolução do monitor tem sido o meu calcanhar de aquiles. Depois de andar a mexer nas configs frequentemente acabo com uma distro que não chega ao X. Depois os meus poucos conhecimentos não me deixam sair dali:(
Mas eu tento. Juro que tento:)

Edit:
Será que os meus problemas de resolução são devidos a ter um dos monitores ligado a um KVM switch?
 
Última edição:
AndreAPL disse:
mal do Ubuntu amd64, é ter d s fazer integraçao manual das bibliotecas 32bits, s kiseres compatbilidade max... é k nem tds os programas 32bits (forçando a instalaçao) s dao bem...
É isso que eu acho que devia haver uma distribuição que fizesse de um modo automático. Até agora ainda não descobri....

AndreAPL disse:
tou com ideias d testar o fedora 4 e mandriva( este a pra ver como evolui) ...
Eu tenho uma nf4 e o Mandriva funciona muito mal... Não reconhece a placa de rede e fica aos solavancos por causa disso.

Metro disse:
Aliás a resolução do monitor tem sido o meu calcanhar de aquiles. Depois de andar a mexer nas configs frequentemente acabo com uma distro que não chega ao X. Depois os meus poucos conhecimentos não me deixam sair dali:(
Mas eu tento. Juro que tento:)

Edit:
Será que os meus problemas de resolução são devidos a ter um dos monitores ligado a um KVM switch?
Mas que resolução é que tens?? Isso é um prob que nunca ouvi falar... Atenção, tem cuidado que esse é um dos poucos pontos em que podes "estragar" hardware! Se puseres a frequência Horizontal do monitor fora dos limites que ele aguenta, ainda podes acabar com um monitor com parkinson...
Em relação a teres isso ligado a um switch não me parece problema, mas também não te consigo dar a certeza.
 
urban disse:
Mas que resolução é que tens?? Isso é um prob que nunca ouvi falar... Atenção, tem cuidado que esse é um dos poucos pontos em que podes "estragar" hardware! Se puseres a frequência Horizontal do monitor fora dos limites que ele aguenta, ainda podes acabar com um monitor com parkinson...
Em relação a teres isso ligado a um switch não me parece problema, mas também não te consigo dar a certeza.

Tinha um CRT 19' que usava a 1280X1024 a 100Hz. Agora tenho esse e um TFT 19' 1280X1024 refresh 75 ou 60. Neste momento uso como monitor principal o TFT.
Com o CRT a unica distro em que ficava tudo bem era no SUSE. Ai ele sempre reconheceu bem. Ficava com 1600X1200 a 85Hz e depois podia passar para a resolução que uso na boa.
Em todas as restantes distros fico habitualmente com a porcaria de 1024X756 ou 800X600 com uma resolução baixa. Depois aumentar isso não consigo e frequentemente fico sem acesso ao X.
Quanto à frequencia sempre coloquei bem pq o monitor dá essa info.
Ainda não instalei nenhuma distro depois que tenho o TFT para saber como corre. Fica para esta semana ou para a próxima com o tal AMD64.
Esperemos que depois desta silly season que as distros que ai venham já sejam melhores a 64 bits.
Gentoo nunca consegui instalar portanto nada feito. Mepis não vi nada acerca de passar a 64 bits. A esperança será o Ubuntu assim de repente.
 
Back
Topo