1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

amd 64

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por VanIke, 8 de Junho de 2005. (Respostas: 49; Visualizações: 3682)

1. VanIke

VanIke Power Member

Qual a melhor distro para Amd 64? Vou instalar linux e gostaria de saber...
    Abraços

2. urban

urban Power Member

Também eu gostava, também eu gostava...

3. Tafinho

Tafinho Power Member

Provavelmente Gentoo

4. redalert

redalert Folding Member

experimenta debian sarge (debian 3.1). :) saiu ha ontem :p

[[]]

5. xtr3me

xtr3me Power Member

O sarge n saiu ontem.
    Passou foi ontem a stable, o que é bem diferente :D

Tb é o que recomendo

6. jaac

jaac Power Member

Voces sabem algum guia para instalar debian? sempre que tento aquilo fica meio estranho...

7. urban

urban Power Member

A debian não tem uma versão oficial para x86_64.

8. sapropel

sapropel Power Member

para amd64 recomendo ou o ubuntu ou o fedora core.
    o fedora têm a particularidade de trazer libs 32bits para compatibilidade, mas ambos os sistemas são extremamente estaveis, e ambos têm um bom sistema de instalação/desinstalação/tratamento de dependencias de pacotes de software (yum e apt-get) com montes de repositorios cheios de software na net. (fedora é normalmente mais actualizada btw).

mas nada como sacares varias (debian, ubuntu, fedora, suse, gentoo, u name it) e experimentares, leva tempo sim, mas só assim saberas qual a melhor para ti.

boa sorte com isso.

9. urban

urban Power Member

Eu já experimentei Suse, Ubuntu e Mandriva. Nenhum deles é estável (o pior é mesmo o Mandriva). No Suse tinha firefox c/ flash, mas estava sempre a crashar; no Ubuntu não tinha flash, mas os crashes eram menos frequentes - e crashou várias vezes só com o amule a correr. O amarok crashava sempre nas duas.
    Não estou com vontade de experimentar gentoo, pq não tenho paciência e não gosto de Fedora. Vou ficar à espera que alguma companhia simplesmente compile as cenas pra x86_64 e faça uma distro que instale e tenha Browser+Flash+Drivers Lan+Divx+Xvid out of the box. O meu mote é que uma distro para desktop usage não me deve obrigar a ter trabalho. E sinceramente não percebo porque é que ninguém faz uma distro que instale e gira o chroot de 32 bits automaticamente.
    Quando fiz este upgrade, pensei que a comunidade *nix achasse importante a passagem pra 64 bits, e que aproveitasse a facilidade de compilação (vs plataformas Win) para ultrapassar a M$ em termos de estabilidade nos AMD64. Pela minha experiência até agora, a M$ conseguiu desenvolver uma versão de 64 bits bem mais estável do que todas as distros que experimentei até agora.
    A realidade é que se a comunidade *nix vs Win é bem pequena, a comunidade *nix @ 64 bits parece-me desprezível aos olhos da maior parte das empresas que gerem as distribuições de Linux...

10. redalert

redalert Folding Member

ainda assim amd64 n corre codigo 32bit? :rolleyes: (instalacao para i386?)

[[]]

11. SuBzEr0

SuBzEr0 [email protected] Member

Nem pareceu teu pá...tu que de dás ao trabalho de compilar kernels para ficarem mais eficientes, agora tas a preferir o uso de debian(pq tu o usas :D ) do que uma distro já optimizada para a64?

É melhor usar algo já com instruçoes para 64bits nativamente, tenta qualquer uma das que já te referiram.

[]s

12. redalert

redalert Folding Member

offt:
    calou! vai marrar! :D :p

ont:

uma vista de olhos ao distrowatch.com da jeito. :p

13. O ubuntu tem uma versão para A64, o que acham dessa distribuição? Desculpe esta minha noobice :o . Já agora é fácil instalar o linux em um sistema com nf3 250gb e disco sata? :o

14. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Ora aqui está uma visão muito interessante.
    Desde este post alguém tem mais feedback sobre o assunto.
    Por aqui vou tentar em NF4; grafica Nvidia e disco SATA.
    Se alguém tem alguma info era excelente.

Edit:
    No forum do Ubuntu tem alguns sucessos. Duvido que estejam todos com a versão para AMD64.
    http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=31168
    http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=30486
    http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=27975

Guia da versão AMD64
    http://amd64.ubuntuguide.org/

Última edição: 8 de Julho de 2005
  15. urban

urban Power Member

Não tem havido grandes novidades no campo. A única que posso relatar é que Suse 9.3 já está nos mirrors. Já saquei o DVD, mas ainda não tive tempo para testar. Talvez este fim-de-semana traga novidades. Se não conseguir uma coisa decente com o Suse, vou desistir por uns tempos e vou utilizar uma qualquer (Mepis/Kubuntu) a 32 bits...

16. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

mal do Ubuntu amd64, é ter d s fazer integraçao manual das bibliotecas 32bits, s kiseres compatbilidade max... é k nem tds os programas 32bits (forçando a instalaçao) s dao bem...
    tou com ideias d testar o fedora 4 e mandriva( este a pra ver como evolui) ...

17. Metro

Staff Member

Optimo.
    Depois diz qq coisa.
    Realmente estava à espera de já haver alguma distro decente para 64 bits.
    Pelo que li no forum do Ubuntu o hardware recente está mais ou menos suportado. Eu queria era ver se finalmente tb conseguia ter dual display em Linux coisa que nunca consegui.
    Aliás a resolução do monitor tem sido o meu calcanhar de aquiles. Depois de andar a mexer nas configs frequentemente acabo com uma distro que não chega ao X. Depois os meus poucos conhecimentos não me deixam sair dali:(
    Mas eu tento. Juro que tento:)

Edit:
    Será que os meus problemas de resolução são devidos a ter um dos monitores ligado a um KVM switch?

Última edição: 9 de Julho de 2005
  18. urban

urban Power Member

É isso que eu acho que devia haver uma distribuição que fizesse de um modo automático. Até agora ainda não descobri....

Eu tenho uma nf4 e o Mandriva funciona muito mal... Não reconhece a placa de rede e fica aos solavancos por causa disso.

Mas que resolução é que tens?? Isso é um prob que nunca ouvi falar... Atenção, tem cuidado que esse é um dos poucos pontos em que podes "estragar" hardware! Se puseres a frequência Horizontal do monitor fora dos limites que ele aguenta, ainda podes acabar com um monitor com parkinson...
    Em relação a teres isso ligado a um switch não me parece problema, mas também não te consigo dar a certeza.

19. Metro

Staff Member

Tinha um CRT 19' que usava a 1280X1024 a 100Hz. Agora tenho esse e um TFT 19' 1280X1024 refresh 75 ou 60. Neste momento uso como monitor principal o TFT.
    Com o CRT a unica distro em que ficava tudo bem era no SUSE. Ai ele sempre reconheceu bem. Ficava com 1600X1200 a 85Hz e depois podia passar para a resolução que uso na boa.
    Em todas as restantes distros fico habitualmente com a porcaria de 1024X756 ou 800X600 com uma resolução baixa. Depois aumentar isso não consigo e frequentemente fico sem acesso ao X.
    Quanto à frequencia sempre coloquei bem pq o monitor dá essa info.
    Ainda não instalei nenhuma distro depois que tenho o TFT para saber como corre. Fica para esta semana ou para a próxima com o tal AMD64.
    Esperemos que depois desta silly season que as distros que ai venham já sejam melhores a 64 bits.
    Gentoo nunca consegui instalar portanto nada feito. Mepis não vi nada acerca de passar a 64 bits. A esperança será o Ubuntu assim de repente.

20. Para os slack lovers, slamd64 já anda por aí, aqui mesmo .

Partilhar esta Página