amd 64

Bem, finalmente (e já era vergonha) já tenho o meu sistema a bombar a 64 bits.

A distro escolhida foi ubuntu (cá ando eu viciado em Debian). Acabadinho de instalar (instalei a distro usando o locale en_US, pq pt_PT@euro dava alguns problemas) lá desbloqueei a conta de root (u sou um bocado da velha guarda) e demorei 5 minutos a resolver a cena do Xine + Divx, Xvid e do MP3.
Já tenho o Firefox + Flash, mas esse demorou um pouco mais de tempo: segui o guia que está no fórum do Ubuntu para criar o chroot, mas demorei umas horas para perceber que o /etc/fstab modificado era o que existe FORA do chroot.
De resto, está rock solid, até agora. Só falta instalar qq coisa para ligar à mula.
 
urban disse:
Bem, finalmente (e já era vergonha) já tenho o meu sistema a bombar a 64 bits.

A distro escolhida foi ubuntu (cá ando eu viciado em Debian). Acabadinho de instalar (instalei a distro usando o locale en_US, pq pt_PT@euro dava alguns problemas) lá desbloqueei a conta de root (u sou um bocado da velha guarda) e demorei 5 minutos a resolver a cena do Xine + Divx, Xvid e do MP3.
Já tenho o Firefox + Flash, mas esse demorou um pouco mais de tempo: segui o guia que está no fórum do Ubuntu para criar o chroot, mas demorei umas horas para perceber que o /etc/fstab modificado era o que existe FORA do chroot.
De resto, está rock solid, até agora. Só falta instalar qq coisa para ligar à mula.

Urban:
Tens um script no forum para instalar essa cangalhada toda dos codecs, flash e afins.
A questão é que ficas sempre com cenas a 32 bits mesmo com a instalação da versão 64 bits.
Ou já há novidades.
Espero que o breezy traga coisas engraçadas. Não custa nada sonhar:)
 
Metro disse:
Urban:
Tens um script no forum para instalar essa cangalhada toda dos codecs, flash e afins.
A questão é que ficas sempre com cenas a 32 bits mesmo com a instalação da versão 64 bits.
Ou já há novidades.
Espero que o breezy traga coisas engraçadas. Não custa nada sonhar:)

Eu não usei esse script, mas sim, tenho essas cenas todas a 32 bits embora apenas o FFox esteja a correr dentro do chroot.
Não é assim tão mau já que tudo o resto corre a 64. Mas, sinceramente, como o meu 3200 é tão rápido, nem me apercebo da diferença. No fim de contas acaba por ser uma questão de honra: um informático com uma máquina de 64 bits a correr um SO de 32 é um bocado panasca - ou um atestado de incompetência.

Btw, já tenho o aMule a correr (64bits :) )
 
urban disse:
Não é assim tão mau já que tudo o resto corre a 64. Mas, sinceramente, como o meu 3200 é tão rápido, nem me apercebo da diferença. No fim de contas acaba por ser uma questão de honra: um informático com uma máquina de 64 bits a correr um SO de 32 é um bocado panasca - ou um atestado de incompetência.

Eu nuca estou satisfeito com a velocidade:D Tenho um venice a 2.4 tb.
Mas estou como tu é uma questão de honra:D
Dia 8 sai a preview do breezy e no proximo mês sai mesmo. Nessa altura mudo-me para 64 bits:)

Experimenta o E17. Aquilo tem pernas para andar:)
Muito verde ainda no Ubuntu mas vai ser engraçado.
 
Eu não entendo o problema do pessoal com a cena da compilação do Gentoo. Um dos meus servidores, tendo um AMD XP 1800, demora a compilar, isso sim o OpenOffice, mas resolve-se facilmente, é só deixar a fazer o emerge enquanto se descansa.

Normalmente demoro um dia para instalar uma máquina funcional para um cliente.

Agora com máquinas 64bits, esperar uns minutos é que não...

Relativamente a Gentoo, sempre que tiverem dúvidas, consultem o fórum, mas afastem-se da thread portuguesa.

Para 64bits, Gentoo tb é a distro.
 
Vou voltar ao linux e ao gentoo :) ja sakei, mas tou com um bocado de receio em relação à instalação. O hardware é novo. Agora tou com SATA, RAID 0, nforce4, amd64 dual-core, algumas recomendações pa na fazer bosta? :)

Instalo a versão de 64bits né?

EDIT: la no handbook se for à versão brasileira encontro la dois kernel's:

gentoo Kernel padrão com suporte para CPUs K8 com NUMA
gentoo-em64t Igual ao gentoo, mas compilado para gen. x86-64 com suporte a SMP

O que é "NUMA"? e que escolho eu visto ter dual core? convinha ter suporte smp.
 
Última edição:
Gentoo Forums

Let me clarify a few things here for everybody...

NUMA is a method for memory access on Multiple CPU systems. Any system that has separate memory bus's (such as EVERY AMD Opteron system, since the memory controller is on the CPU die itself).

SMP is another method of memory access for Multiple CPU systems. It is more common on systems such as Intel boards where the memory controller is shared between multiple systems.

The SMP kernels that initially were used on Opteron systems were only there because NUMA had not yet been ported back from the 2.5 kernels into the 2.4 kernels. Now that NUMA has been back-ported to all 2.4 kernels, and is natively built into 2.6 kernels, you should ALWAYS have NUMA enabled.

Performance numbers...
Dual Opteron w/o NUMA: ~3000-4000 MB/sec (somewhat erratic)
Dual Opteron w/ NUMA: ~7800 MB/sec (almost dead on every time)
Quad Opteron w/o NUMA: ~5500-~6000 MB/sec (VERY erratic)
Quad Opteron w/ NUMA: ~13500-14000 MB/sec

I think the numbers speak for themselves... ALWAYS make sure NUMA is working properly. I typically use the Stream benchmark to determine this.
Como ainda não tenho um AMD64 X2, não posso ajudar sem a experiência.
Mas vê estas secções:

http://forums.gentoo.org/viewtopic-t-368141-highlight-amd+dual+core.html
http://forums.gentoo.org/viewforum-f-46.html
http://www.linuxhardware.org/article.pl?sid=05/05/19/1625246&mode=thread
 
boas. Instalei o gentoo a 64bits, mas dá alguns problemas com algumas coisas, e... gostava de saber se vale a pena insistir nos 64bits, ou volto pros 32b e espero mais uns tempos até haver maior suporte?
 
Back
Topo