1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AMD 65nm: pics

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por blastarr, 2 de Junho de 2006. (Respostas: 37; Visualizações: 2371)

1. blastarr

blastarr Power Member

2. mascarilha

mascarilha I folded Myself

3. blastarr

blastarr Power Member

Estas fotos não estão nos slides nem na apresentação, são de outro site, como podes ver pelo link...

4. InterTwined

InterTwined Banido

Quanto dinheiro estará naquele waffer? :D

5. blastarr

blastarr Power Member

30.000 dólares, ao preço médio actual de cada waffer de 300mm preparada para processos SOI.
    O preço final depende obviamente do yield e tamanho de cada die.

6. Cikaybe

Cikaybe Power Member

Alguem me explica o que é isto?

7. PsicoPete

PsicoPete What is folding?

Isto meu amigo é o Santo Graal! :D
    Básicamente o que se vê na primeira foto (o disco verde) é uma "bolacha" onde são feitas várias dezenas (centenas talvez???) de núcleos de CPU's. Neste caso os novos K8L da AMD.

Ui como sabia bem uma bolachinha destas! :D

Cumps.

8. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

12

e depois metias os cores onde ?? a bolacha não te adiantaria de nada.. anão ser para venderes a um colecionar de raridades...eras bem capaz de vender por muito mais de 30.000 euros uma bolcaja daquelas.

9. Favas

Favas Power Member

Offtopic

digam-me uma coisa, cada quadradinho dakeles na bolacha será um core?

10. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

sim!!! que pode ser dual core aliás.. quadra quadradinho..

11. kanguru

kanguru [email protected] Member

tão com o core pekenino... pena o preço nao acompanhar :p

12. Favas

Favas Power Member

a perguntinha ke todos se devem tar a fazer.

nao se perde muito cores devido à forma circular da bolacha? square anyone?
    se o core de um GPU é mt maior, porque é que é mais barato? bolacha de 30.000 dólares...

:P

13. viskonde

viskonde I quit My Job for Folding

pois por acaso em quadrado rendia mais :S

ai ai... a nha mae e que podia comprar essa bolacha em vez de OREO :P

14. blastarr

blastarr Power Member

A forma é circular porque cada waffer é cortada como se fosse uma fatia de um grande cilindro de silício, já na fábrica.

E paralelipípedos não se conseguem obter com diâmetros máximos de 30cm mantendo a consistência, por causa da forma cristalina do material.
    Ou seja, é mais estável e passível de sair sem defeitos de fabrico nas bordas se for feito pelo fornecedor em forma circular/tubular.

15. tiagottx

tiagottx Power Member

Aindei a ver isto há alguns meses, mas já não me lembro muito bem :P Para quem não sabe, a coisa é +- assim: a bolacha é cortada de um cilindro com o diâmetro da bolacha que se vê na imagem, cilindro esse que é feito de uma +- estreita vara de silício(creio que se chama de semente) que é mergulhada em silício líquido e vai girando de modo a que a semente vá assimilando o silício liquido e a vara se torne num largo cilindro(o tal com o diâmetro da bolacha). Com o cilindro completo, este tem que ser retirado do líquido em rotação e em expiral. Daí a bolacha ser redonda...

Certo? Em que é que me enganei?

16. blastarr

blastarr Power Member

É isso mesmo.
    E o movimento de rotação é para que o efeito de energia cinética consiga a acumular a maior parte das impurezas na parte mais exterior do cilindro.
    Daí que os chips com mais potencial de OC e/ou de baixo consumo de energia sejam normalmente da parte mais central da waffer.

17. bluei16_

bluei16_ Banido

ainda nao percebi muito bem... aquela coisa estranha funciona mesmo? nao e um passpartout? :D

18. Favas

Favas Power Member

na sequencia do que foi aqui explicado --->

tks blaster e tiagottx

19. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Impurezas? Meu amigo, aquilo é quase silício puro! Eu li que a tolerância é UM átomo de outra coisa em 1 milhão de atomos de silício!
    Chegam a fazer processos de destilação do silício e tudo como se fosse vinho!

Agora esta waffer tem ai BUÉS cores mesmo, deve ser o dobro dos que saiam das bolachas de 0,09 :D

@ Favas, olha que este core pode estar estragado :D (Daí o tal yield)

Por min pode ser a bolacha toda, uma 'base' AM2 'upgradeavel', na qual pode ir se testando os cores 1 a 1 e uma maquina de laser para cortar os cores :D

Interessante é outros dados da 'bolacha', deve ter ali uns 30000 milhões de transistores (assumindo 100 cores e 300 milhões cada), bilhões de MIPS de poder computacional e provavelmente uns 6000-7000w de TDP (60-70 por core) :D

Última edição: 3 de Junho de 2006
  20. blastarr

blastarr Power Member

There's no such thing as pure silicon...
    Aliás, a estutura cristalina é sensível a erros, senão para que é que a AMD, a IBM e a Intel usavam waffers com tecnologias SOI, SSOI, Strained Silicon, etc ?

Além disso, o próprio processo de fabrico implica depositar impurezas especiais de forma mais ou menos controlada para criar o desenho do chip no silicone (há sempre defeitos, claro).

Última edição: 3 de Junho de 2006

Partilhar esta Página