1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: A partir das 9:00 (8:00 nos Açores) deste Sábado, 15 de Dezembro, haverá um breve período de inacessibilidade ao fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc).
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Amd 7970m não funciona com o windows 8. Help!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por Beltsu, 25 de Dezembro de 2012. (Respostas: 27; Visualizações: 4334)

1. Ora bem, o que sucede é que após instalar o windows 8 no meu recém chegado clevo p150em, o raio do computador não reconhece a placa gráfica (7970m). Já fiz download das drives do site da clevo, mas não resolveu nada, e o problema persiste. O catalyst control center não abre (diz que não é possível iniciar o catalyst control center, pois de momento não há nenhuma configuração que possa ser definida com o Catalyst).

Já reinstalei o windows e nada.

O que fazer? Não faço ideia! Ajudem-me, pls

2. Yoshigure

Yoshigure Power Member

Instala os driver stock da gráfica única hipótese para já é o que tenho instalado e corre bem !

3. Desculpa chatear, mas podes dar-me o link para isso, pls? Tb já tinha tentado instalar do site da amd, mas nem me deixa instalar. Faço download, mas não deixa instalar.

4. Yoshigure

Yoshigure Power Member

Provavél que seja isso, as drivers estão no site da clevo, procura as drivers para o windows 8, tenho essas instaladas e não tenho problemas a não ser o enduro do qual estou a espera do fix final.

5. Godinhovsky

Godinhovsky Power Member

6. Sargeras

Sargeras Power Member

A 7970M corre MUITO melhor no Windows 8 que no anterior windows.
    Já lá vai meses que estou com o Windows 8 e até agora nunca tive um BSOD ou crash com a 7970.

Tens que instalar dois drivers, o da Intel 4000 e o da Ati. Eu tenho estes dois:

Intel HD 4000: 9.17.10.2875
    ATI 7970M: AMD_Catalyst_Enduro_9.01 (Enduro Performance Driver)

Tá tudo a rolar maravilhosamente bem!

7. Sargeras, fiz como disseste, e desde então, o computador finalmente abre o catalyst.
    Mas algo está errado na mesma.

Segundo o Steam e o http://www.systemrequirementslab.com, o meu computador está a usar a intel 4000. E apesar do Diablo III e o Civ 5 correrem aparentemente bem, tenho o Starcraft 2 a correr a 15 fps (na melhor das hipóteses) em ultra, e o Dawn of War 2 ainda pior.

Mais sugestões, malta?

8. Bem pode ser que ja o tenhas feito mas, verifica se o starcraft 2 e o dawn of war estao configuraods para alto desempenho no menu do grafico comutavel, pode ser que esteja a usar a intel 4000 nesses em vez da 7970m

9. Sargeras

Sargeras Power Member

^ Isto mesmo. Mesmo que esses dois jogos não apareçam na lista podem introduzir manualmente.

10. Neste momento não estou em casa, por isso só à noite ou amanhã vou experimentar isso.
    Calculo que esse menu dos gráficos comutáveis esteja no catalyst, certo?
    E a questão do steam e do system requirement labs? Não seria suposto detectar logo a 7970m?

11. ok, já cheguei a casa e já vi como fazer isso. mas mesmo assim, mantém-se o low frame rate. :/

Pelo que estou a ver, talvez resolva o problema se desligar a gráfica integrada. Como faço para desligar a intel 4000?

Última edição: 28 de Dezembro de 2012
  12. Estou muito preocupado com essa situação dessa placa, pois estarei recebendo um note com essa placa agora em janeiro, e se não conseguir rodar os jogos de forma adequada ficarei muito chateado.
    Infelizmente não tenho como pagar a diferença para uma GTX680, pq não teria essa preocupação toda.

13. android_pt

android_pt Power Member

Eu no meu P170em com essa gráfica também tive esse problema no wow, entrei e tinha 5fps, no catalyst pus desempenho máximo para o wow e continuava igual. Reiniciei e ficou bom.
    Atenção a um pormenor:
    Ao adicionar o desempenho máximo para um jogo, repara se estás a associar ao executável correcto. Por exemplo no wow tens o executável do launcher, o exec do wow 32bits e o exec do wow 64 bits, no meu caso associei ao exec do wow 64 bits.

14. Tem dois drives diferentes no site da AMD, esse do enduro que o sargeras indicou e o drive 11.12 que esta na versão beta. Tem que instalar os dois ou apenas um deles ?

15. Confesso que estou a ficar desiludido com a placa gráfica. Quando optei pelo p150em com a 7970m, que não é barato, foi com a intenção de ter um computador que corresse quase todos os jogos actuais, com os settings no máximo, a 60 fps. Nunca pensei o trabalho que isso me fosse dar, só porque resolvi fazer um upgrade barato (ficou com 15€) para o windows pro.

Até agora só mesmo o Diablo e o Civ V correm bem. De resto, tenho a certeza que o computador está a usar a intel 4000 para correr jogos como o Walking Dead e o Dawn of War 2. Eu gostava de desactivar de vez a intel, e usar apenas a 7970m. Entendo que o computador tente alternar para poupar bateria, mas devia trabalhar bem melhor do que o que trabalha.

Se sabia, tinha optado pelo W350. Gosto mais do design, e apesar da gpu ser inferior, as nvidia que tive até hoje nunca me deram problemas.

16. Imagina eu que já paguei, não recebi ainda o note e fico vendo a cada dia que os problemas desa placa só aumentam, sem previsão de solução. Fiz a compra na esperança que um drive de correção saisse, pois se não optaria por uma nvidia inferior mais sem essa dor de cabeça toda.

Android, diz quais são os drives que vc está usando, qual sequencia de instalação e se não esta tendo problema em algum jogos por favor.

17. android_pt

android_pt Power Member

Estou a utilizar as últimas drivers beta.
    Até agora ainda só experimentei o wow.
    Não liguei muito à sequência de instalação, do que me recordo foi:
    1. Windows
    2. Drivers da Realtek (lan, som)
    3. Drivers da webcam
    4. THX
    5. Drivers da intel
    6. Clevo Hotkeys
    7. ATI Catalyst
    8. Windows Updates.

A ordem pode não ter sido exactamente esta, mas foi algo do género.

18. Agora fiz mais uns testes, e reparei que ao correr o Shogun 2, nas opções gráficas, diz que a minha placa é a intel 4000. Isso confirma o que eu desconfiava, que o computador não tá a usar a 7970m. Pelo que vejo, no catalyst control center, seria suposto aparecerer uma opção para selecionar a gpu, assim como o nivel de desempenho em cada aplicação específica, mas não me aparece a hipótese de seleccionar a gpu. Qual a solução?

19. Sargeras

Sargeras Power Member

Vou voltar a repetir:

Windows 8 mais ultimos drivers da HD4000 + AMD_Catalyst_Enduro_9.01...

Querem perfeição? Essa opção funciona tudo perfeito :P

Partilhar esta Página