AMD Athlon XP 2600+ Processor Review

SKATAN chama Strakata á Lua

epá tens toda a razão ....


uma coisa é o preço do PIv agora outra vai ser o preço do PIv quando tu puderes comprar um 2600+

"As we said earlier, Intel will introduce its Pentium 4 2.80GHz processor this quarter – it will cost $508 at launch, the 2.6/2.66 Pentium 4s will cost $401, and the 2.53GHz/2.5GHz processors at $243.

In early September, the 2.4GHz/533 Pentium 4 will cost $193, the 2.26/2.2GHz part $193, the 2GHz chip $163, the 1.9GHz chip $163, the 1.8GHz Pentium 4 will then be $143.

Intel said the October 27th move has been pulled in to September 1st, knocking the October 27th price move for six – and the entry level price for Pentium 4s will be only $143.

And Intel will do far better than just release a 3GHz P4 in the fourth quarter of this year – it will introduce the 3.06GHz then – with hyperthreading.
"



vamos ver o preço do 2.53ghz quando pudermos comprar um 2600+


2.53ghz já os há á algum tempo e dia 26 ou 1 de setembro baixam para $243 (esta quase) vai ser antes de podermos ter um 2600+ :)
 
Última edição:
Desculpem lah mas alguém já notou ke isto não passa de um lançamento no papel?

Isto já parece o famoso PIII a 1.13 GHz ke tava overclocked só para ekilibrar a balança contra o Athlon 1 GHz.

Eu só tenho sistemas AMD, mas hoje estou extremamente desiludido com esta apresentação de processadores ke só estarão disponíveis em Portugal daqui a 3~6 meses.

Estes processadores (2400+ e 2600+) já deveriam ter sido apresentados em Abril para hoje tarmos a assistir ao pré-lançamento do Barton (512kb Cache L2 + SOI) para termos a partir de Dezembro acesso ao Hammer.

Até parece ke a AMD foi recrutar o dep. de marketing (mentirosos natos) da Wintel...
 
nagger,
Concordo completamente contigo, mas no entanto não acho que por exemplo esses Tbreds B principalmente os de clocks mais baixos demorem tanto tempo...

Hum... 3 à 6 meses... xi... estaremos no Polo Sul? ;)

Também podes mandar vir de fora... e com as taxas e essas tretas fica-te praticamente ao mesmo preço que compras cá em Portugal.


Sim eu pessoalmente nunca gostei do Tbred... não é por ter core pequeno nem nada disso...

Foi simplesmente de não terem implementado a partida de pelo menos mais cache naquela altura... ai dava um marranço no Nortwood, porque o Willy com a mesma quantidade não conseguia de maneira nenhuma competir com o AXP... por mais que o overclockasem.

A AMD por ter praticamente parado a producção de Durons já aproveitavam o material deles ( a cache) e botavam nos Athlons.

E não se admirem a razão da AMD de não ter lançado o Apaloosa (Duron ,13), porque o tamanho daquilo ficava uma anedota, porque segundo os roadmaps iriam manter os 64Kb de cache.

A por fim o Hammer vai ser estilo de salvação... disso não tenho dúvida, mas o gajos da AMD teimam em botar só 256Kb de cache e nessa altura o Prescott já terá os 1024Kb.

Sim temos os controladores de memória no core, Hipertransport, que vai pular o CPU, mas a AMD com esta história do PR Rating, está a meter-se demasidas vezes debaixo da sombra da bananeira.

Era já altura de eles não terem medo que são os melhores a fabricar CPUs... estou farto de eles andarem com artimanhas só para ficar com CPUs a medida do rival... não senhor disso não gosto.

É estares na pista de atletismo ou dentro de um carro, a frente da corrida a olhares sempre no adversário e de repente deixastes de te preocupar com a corrida e ultrapassam-te no fim.

Botem lá a porra de um CPU a dar mais 50% de perfomance em relação ao rival e deixem-no desenrascar-se porque isto acaba por ser bom para o consumidor final.

Bom isto foi um desabafo acumulado depois de leituras por este mundo fora. :D
 
Última edição:
Skatan,
Então por essa ordem de ideias..... vamos lá ver qual será o preço do Athlon XP 2600+ quanto TU conseguires comprar um Northwood 2.8GHz.
Ou comparas preços presentes com presentes ou comparas futuros com futuros. Mixs é que já são mais complicados.

E a história mantem-se, os preços em 1000 de AMD e Intel não têm (mesmo) nada a haver.



E voltando 1 bocadinho atrás.... dizes que é 'normal' ver PIVs a dar 3.1GHz (cá em Portugal deve haver um problema com isso....), mas também vamos lá ver quanto é que os Tbred-B dão.
2.5GHz foram à lá cagon aircooled num fim-de-semana onde o que se queria era jogar (QuakeCon). Agora vamos lá ver o que é que água e voltagem fazem pela CPU.
Pode ser que dê 2.51GHz, pode ser que dê 2.8GHz.....
É manter as opções em aberto.




Nagger,
Deves estar um bocado baralhado porque o PIII 1.13GHz que saiu em primeiro lugar não corria estável sequer à velocidade default. Este Athlon 2.16GHz OVERCLOCKOU até 2.5GHz a ar e corre fresco como uma iguana em Murmansk à mesma voltagem do coitado do Tbred 1.8GHz.

Papper launch? Qual foi o último processador que tu viste ser lançado e a estar disponível largamente para toda a gente no dia a seguir? Foi apresentado ontem.... calma.

Eles deviam ter lançado este Tbred-B em Abril? Pois, até o deviam ter lançado há 5 anos, o problema é que nem tudo depende do departamento de marketing, quando se fazem milhões de peças microscópicas acontece que nem tudo saia bem. E foi óbvio que eles tiveram problemas na passagem ao processo .13 micra.
Se não lançaram o Tbred-B antes foi porque não puderam; não ficaram a ganhar nada por estarem um (dois ou três) passos atrás da Intel durante tanto tempo.







Continuo é na mesma........ venham os PIV 1.6A dos Tbred-B :D Venham os Tbred-B 1800+ !!
 
Última edição:
Originally posted by Strakata
Skatan,
Nagger,
Deves estar um bocado baralhado porque o PIII 1.13GHz que saiu em primeiro lugar não corria estável sequer à velocidade default. Este Athlon 2.16GHz OVERCLOCKOU até 2.5GHz a ar e corre fresco como uma iguana em Murmansk à mesma voltagem do coitado do Tbred 1.8GHz.

Papper launch? Qual foi o último processador que tu viste ser lançado e a estar disponível largamente para toda a gente no dia a seguir? Foi apresentado ontem.... calma.

Eles deviam ter lançado este Tbred-B em Abril? Pois, até o deviam ter lançado há 5 anos, o problema é que nem tudo depende do departamento de marketing, quando se fazem milhões de peças microscópicas acontece que nem tudo saia bem. E foi óbvio que eles tiveram problemas na passagem ao processo .13 micra.
Se não lançaram o Tbred-B antes foi porque não puderam; não ficaram a ganhar nada por estarem um (dois ou três) passos atrás da Intel durante tanto tempo.

Eu digo ke é um paper launch pq os processadores ainda não se encontram na Malásia para assemblagem. Nesta semana estão ainda em bolachas de silício em Dresden na já famosa FAB 30.

Ou seja, pelo menos mais 2 semanas para assemblagem final na Malásia e os primeiros Thoroughbread B já têem como destinatário a HP, sobrando mt. poucos ou nenhums CPU's para o mercado OEM, que é aquele ke nos interessa.

Em relação a outros lançamentos, quando saiu o Palomino a AMD tinha no canal de distribuição na europa cerca de meio milhão de processadores com o novo core disponíveis para entrega, se forem ver os canais de distribuição europeus hoje não têem 1 único processador Tb B disponível para entrega.

É por isto que eu chamo paper launch.
 
Assemblagem na Malasia? Hehel, curioso :)




No teu conceito de paper launch entram todas as CPUs da Intel nos últimos anos e todas da AMD menos uma. O Tbred-B foi apresentado há 2 dias....... alto exagero........

A Radeon 9700 e GeForce4 também foram paper launchs para ti, certo? É que nem uma, nem outra, passados 2 dias estavam disponíveis para venda a quem quer que fosse.
 
Originally posted by Strakata
Skatan,
Então por essa ordem de ideias..... vamos lá ver qual será o preço do Athlon XP 2600+ quanto TU conseguires comprar um Northwood 2.8GHz.
Ou comparas preços presentes com presentes ou comparas futuros com futuros. Mixs é que já são mais complicados.

E a história mantem-se, os preços em 1000 de AMD e Intel não têm (mesmo) nada a haver.



E voltando 1 bocadinho atrás.... dizes que é 'normal' ver PIVs a dar 3.1GHz (cá em Portugal deve haver um problema com isso....), mas também vamos lá ver quanto é que os Tbred-B dão.
2.5GHz foram à lá cagon aircooled num fim-de-semana onde o que se queria era jogar (QuakeCon). Agora vamos lá ver o que é que água e voltagem fazem pela CPU.
Pode ser que dê 2.51GHz, pode ser que dê 2.8GHz.....
É manter as opções em aberto.

Continuo é na mesma........ venham os PIV 1.6A dos Tbred-B :D Venham os Tbred-B 1800+ !!

1
explica me como podes achar justo que se pode compare preços entre duas coisas que , estando uma disponivel á algum tempo(e estando previsto uma grande baixa de preço brevemente a 1 de setembro) e a outra coisa nem a podes cheirar , e dar vantagem á que nem podes cheirar

talvez seja por isso que agora os 2.53 estejam caros não?

quem tem the upper hand faz o preço que quer , agora comprar dois 2600+ com o preço de um 2.53ghz quando estiverem os 2600+ disponiveis e sobrar guito pro macdonnalds , vai ser bastante espantoso

2
ve os forums a media a de oc dos 2.26ghz anda nos 2.9 , com bastantes dos 3ghz para cima , quantos em portugal conheces com o 2.26ghz???


ahh e não esperes ventoinhas a 2000rpm com cooler originais da intel pros 3ghz , mas sim outro tipo de air cooling mais agressivo porque os PIv Oc muitissimo bem mas tmb não fazem milagres

pois se o kyle teve o cpu a 2485mhz com air cooling entao com prometeias e coolings extremos vamos ver 2.7~2.8ghz para cima de ocs no tbred B

eu neste momento ficava contente com um 2400+ a 2.4ghz numa alpha pal 8045 (ficariamos todos)


3
pois venham os 1800+ TBred B podes ficar com o primeiro e depois diz me quanto oc e qual o stepping se for fixe eu tmb compro , não quero surpresas :D

4
quanto aos tbred A em clocks mais baixos , acho que isso deve ser so ate acabarem os stocks dos cores (ou sei la o nome) e depois vamos ter tbreds b em todos os segmentos já que não deve ser muito lucrativo produzir ambos os cores



Final Words
With the Thoroughbred Revision B core AMD has given new life to the Athlon XP, and it couldn't have come at a better time. The Athlon XP 2600+, for the most part, offers performance competitive with the Pentium 4 2.53GHz; the same can be said about the Athlon XP 2400+ and the Pentium 4 2.4B. There's no clear performance advantage in either case for the vast majority of applications, but where AMD does hold the advantage is in price. The Athlon XP 2600+ and 2400+, once available, will retail for significantly less than their equivalently performing Intel counterparts.

While we don't approve of AMD pushing for essentially a paper-launch of these faster Thoroughbred parts, the CPUs are a welcome addition to the Athlon XP line. With the Pentium 4 still on track to hit 3GHz by the end of this year, and with a Q1-03 introduction of Hammer being very likely, it may be up to the Athlon XP to close the year out for AMD.
 
Última edição:
Skatan,

Olha q a frase do "dois 2600+ por um PIV 2.53Ghz e a sobrar trocos pro Mac" não é minha, foi um gajo q escreveu numa review qq. Se ele ta a exagerar q tb acredito, o problema é dele, mas eu so achei piada a frase. :)
Relativamente aos preços, pelo q tenho visto, cada vez q é lançado um XP, seja no papel ou não, e demorando o tempo a chegar q tiver q demorar, o facto e q o valor q lhe dão pela altura de lançamento acaba sempre por ser muitissimo mais alto do q qd chega efectivamente as prateleiras das lojas. Chega a dar a sensação q ele (XP) sofre uma "desvalorização" no caminho entre as fábricas e as lojas. :D

Outra coisa, por curiosidade andei a ver os preços dos P4 a 2.53 em PT neste momento, e nas lojas mais baratas q eu conheço alguns andam a volta dos 800€!! Mesmo com uma grande baixa de preços por parte da Intel, o facto e q isso so se vai sentir ca em PT umas boas semanas depois, e se ate la se esgotar os stocks actuais. Os preços la fora são outra conversa, mas são muito poucas as pessoas q la fazem compras, penso eu.
 
SK,
1. Como queres que te explique o que quer que seja quando insistes em comparar preços para quantidades de 1000? É estar a comparar BMWs com Mercedes olhando para os porta luvas. Mas tudo bem, os porta luvas também são importantes.


2. No THG até tens screenshot de um Athlon @ 2.88GHz. Claro que o bêbado do Tom usou 2.2V o que o deve matar em 3 dias, mas pronto, em 3 dias dá para correr muitos 3DMarks.
 
Back
Topo