1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AMD Athlon xp ou AMD Sempron?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por AFA, 16 de Setembro de 2004. (Respostas: 18; Visualizações: 2623)

1. AFA

AFA Power Member

Ois ppl!! td? :001:

Entao é assim, queria a vossa opinião sobre os processadores: AMD Athlon xp e os AMD Sempron. Quais são as diferenças, quais as vantagens, qual é que vale apena comprar.

Cumps!!! ;)

2. azeiteiro

azeiteiro Power Member

nenhum? :D

parece q eh uma ma altura pa comprar disso... :rolleyes:

3. AFA

AFA Power Member

ya lllolol!!

MAs prefiro comprar agora 1 Atlhon ou Sempron, e espero + 1 ou 2 anitos e compro o que houver!pk tenhu SKTA!

Cumps!!

4. ElectricFox

ElectricFox I folded Myself

Bem é preferível um Athlon XP de core Barton (2500+ a 3000+ com FSB 333 e 3200+ com FSB 400, todos com 512KB Cache L1)

O Sempron é o sucessor do Duron com 256KB Cache L1 (uma versão socketA com 256KB baseado no core de TBred-B e outra, tb com 256KB, mas baseado no Athlon64 socket754 com as funcões 64bits desligados, mantendo-se as funcões de 32bits)

Espero q n me tenha enganado em relação aos Sempron! Se errei avisem! :D

5. apoc

apoc Power Member

so acho mal chamarem-lhe sucessor do duron o bixo ta entre o tbred e o barton nem tem comparação com o duron

o core barton foi descontinuado logo para comprar e ja pois me breve ja não há
    de resto com o sempron tb não vais mto mal servido, so resta e as aplicações começem a tirar paratido das sse2 do sempron

6. Raptor

Raptor OC Legend

A questão é que o Sempron como tem o controlador de memória integrado no cpu, é capaz de compensar em relação aos AthlonXP.

7. apoc

apoc Power Member

essa não sabia, pensei q era so as sse2 tenho q começar a ler as coisas a direito e não diagonal

8. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

O Sempron tem controlador de memoria no cpu, mas só na versão 754, na versão socket A não.
    Se estiver enganado corrijam.

Quanto ao topico, O Barton é melhor, agora depende dos preços. Em 754 talvez seja preferivel comprar um A64 2800.

9. Rudzer

Rudzer Power Member

yep o controlador de memoria so na versão s754.

A diferença d preço do Sempron 3100+ para um A64 2800+ é menos de 20€

10. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

não percebo :|

O semprom 3100+ opera a 1800 mhz, tal qual o A64 2800+ mas porque tem um PR maior se é PIOR
    não tem suporte a 64 bits...
    só tem 256k de cache

Ou seja não devem ser nada de especial :die:
    Com cpus futuros da INTEL já previstos aos 2 MB de cache e andam com cpus de apenas 256k
    :die:

11. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Pq um chama-se Sampron e outro A64. É a confusão dos ratings. O mesmo quando tens PM 7XX e PIV 5XX.

Quanto à cache, estás a comparar processadores de diferentes gamas. Alem disso vê as diferenças que há de perderes 256kb de L2 no socket 754. A diferença é muito pouca.

P.S. - Já agora, as caches funcionam de maneira diferente entre Amd e Intel. Alguem que saiba mais do assunto que explique.

12. Crusher

Crusher Power Member

Se não me engano é por causa do pipeline do P4 ser muito maior logo os dados até chegarem ao fim do pipeline levam mais tempo... como estão mais tempo no pipeline, a espera é bem maior logo os P4 beneficiam com maiores quantidades de cache, já que podem armazenar mais dados temporários.

Nos Athlon já não é nada disso... é totalmente o contrário.

EDIT:

Raios... acho que estás a falar de cache inclusiva e exclusiva?

13. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

atenção que nao é bem assim...
    um A64 3200+ com 1 MB é bem mais rapido que o 3000+ com 512k que operam aos mesmos 2000 mhz e não é + 100 marks ou 1 fps... e a diferença entre 256 e 512 acho que é pior...

isso dos ratings acho mal pq acaba por enganar quem não tem conhecimentos, nisto acho mesmo jogada de marking da AMD, bah...
    O semprom para 754 nao passa de um XP de core t-bred adaptado :die:

Se fossem bem + baratos que os A 64 até seriam bons para value, mas o preço do Sempron 3100+ é quase igual do A64 2800+

Os Sempron de Socket-A são XP's de core t-bred, tal e qual... mas confirma-se o suporte SS2 nestes?

Se ao menos forem jeitosos para OC :D :D :D

O que vai rular, é AMD 64 / XP MOBILE com core de 0,09 micra :D :D :D

14. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

O que é que tu consideras bem pior?
    Não estou para aqui a defender o Sempron, nem a Amd, até pq se as diferenças de $ são poucas, o melhor é ir para a "real thing", mas.....

http://www.anandtech.com/printarticle.aspx?i=2139

Achas que a diferença entre um A64 2800 e um Sempron 3100 é grande?
    Vou tentar escolher o pior grafico para o Sempron:
    E isto parece-me que é o pior caso. Esta diferença é "má" para o Sampron 754?

1º A Intel tb tem Ratings e tb são discutiveis
    2º É melhor basearmo-nos em ratings ou mhz? É que se vamos por mhz, um celeron destroi o Opteron.
    Acho que os ratings são um mal menor

????
    Nope, um Semptron 754 é um A64 sem os 64bits e com menos 256kb de L2. Dá uma olhada na review do Anando. Eles até lhe chamam K8 Sempron. Nada a haver com o t-bred.

SSE no Sempron socket A e SSE2 no 754.

Última edição: 17 de Setembro de 2004
  15. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Sim e do "width" do bus da cache L2.
    Inclusiva na Intel e exclusiva nos Amd. Se não me engano o que está na L1 tb está na L2, e o que está na L2 está na L3, etc etc, nos Intel e na Amd não.
    Depois há o bus width, 256 bits no PIV, 128 no K8 e 64 no K7.
    E deve haver mais diferenças.

Mas nestes dados posso estar enganado, por isso quem souber melhor que corrija/explique.

16. AFA

AFA Power Member

Então a melhor compra seria o AMD Athlon XP 3200+ bus 400Mhz e tem 512KB Cache L1, visto que os sempron tem bus de 333Mhz com 256KB Cache L1,isto falando de SKTA!
    Se fosse socket754 ou 939 preferia os Athlon64 claro!

Cumps!!! :009:

17. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

ok, os sempron encaram os 2800+ então... mas isso em 32 bits, quando vier o windows 64 e tal, ai é capaz do sempron levar ratada, lolololol...
    não percebeste...

Oh pah porque que eu disse "adaptado" pq em termos de caracteristicas é quase igual... 256k de cache, instruções praticamente igual (apenas com o SSE2 a mais) 32 bits... ou seja é um "t-bred" com SSE2 e controlador dem memória, lool
    Alias ele não tem instruções desligadas por ser 1 core de A64 defeituoso, o nucleo "Paris" é 1 nucleo novo... Logo os 64 bits nem devem estár lá, penso eu de que... ha não ser que exist uns cores defeituosos, lololl

Ca temos 1 AMD 64 com core ClawHammer de 1 mb cache
    Este é o Sempron com o core novo aka "Paris"
    E o "core" dos "New Castle" com 512k puros tem 1 tamanho intermediario (vi 1 pic comparativa ai algures na NET dos 3 "cores" lol)

Estes são os tais "mobiles", será que são bons overclockers :D :D :D
    ;)

18. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Ele não é um T-bred com SSE2 e controlador de memoria. É um Newcastle cortado. É da "familia" K8 e não K7. O que tem de igual ao t-bred é o valor da L2 e ser 32 bits. O core é de um K8.

Quem criou a thread já está esclarecido quanto à pergunta original, e qd a diferença de $ e pouco, o melhor é mesmo ir para o melhor.

19. AFA

AFA Power Member

ok!!Thks All! :001:

Cumps! :009:

Partilhar esta Página