AMD + ATI + Apple

Tuaregue

Power Member
E agora? Como vai ser no futuro?
A AMD dona da ATI, a Apple que recusou os processadores AMD, vai engolir o sapo e continuar a comprar ATI mas agora à AMD? OU vai-se virar para nVidia?

Digam de vossa justiça.
 
Acho primeiro é necessário esperar para ver como é que alterações vão ocorrer com a junção da amd e da ati...

E não esquecer que a apple tem usado nvidia...
 
acho que so depende do que a ATi tiver para oferecer.
enquanto a ATi tiver placas graficas que interessem à apple... compram. qd n tiver, n compram.
acho que não ha nenhum problema entre a apple e a AMD.

todos têm interesse em vender à apple, como em vender à dell, como em vender à hp, etc etc...
 
Koncaman disse:
acho que so depende do que a ATi tiver para oferecer.
enquanto a ATi tiver placas graficas que interessem à apple... compram. qd n tiver, n compram.
acho que não ha nenhum problema entre a apple e a AMD.

todos têm interesse em vender à apple, como em vender à dell, como em vender à hp, etc etc...
Acho que sim! :)
 
Qual sapo? a Apple optou pelos cpu's da intel pelo facto da intel ter a quota de mercado que tem; logo a capacidade de fabrico é muito superior.

Depois, a medida estava prevista e a ser pensada há vários anos o Steve Jobs n acordou mal disposto naquele dia. eles conheçiam as roadmaps, sabiam o que o conroe ia fazer... senão se calhar não mudavam tão cedo, a verdade é que ainda nem há substituto para os Powermac G5... mas vão ser os Conroe (ou Xeon equivalente)... assim sendo a Apple mudou mesmo na hora H de viragem das mesas.

Outro ponto de decisão é a performance dos portáteis, versus aquecimento e energia usada... e a intel está claramente a milhas da AMD aí, a apple não se podia arriscar a tar a lançar umas frigideiras. (tenho um AMD64 portátil em casa), aliás o ponto central da apple num portátil nunca é a potencia, é a estabilidade, nem temos opção build to order para meter uma grafica topo de gama do que quer que seja no MacBook Pro, porque isso só ia trazer calor, a apple prefere ter uma plataforma fechada e decidir o que é melhor.

Resumindo... a Apple não tem nada contra a AMD, nem tem de ter, tudo o que eles forem buscar a uma marca ou outra... não será por simpatia, será porque dá garantias.
 
I_Eat_All disse:
Qual sapo? a Apple optou pelos cpu's da intel pelo facto da intel ter a quota de mercado que tem; logo a capacidade de fabrico é muito superior.

Depois, a medida estava prevista e a ser pensada há vários anos o Steve Jobs n acordou mal disposto naquele dia. eles conheçiam as roadmaps, sabiam o que o conroe ia fazer... senão se calhar não mudavam tão cedo, a verdade é que ainda nem há substituto para os Powermac G5... mas vão ser os Conroe (ou Xeon equivalente)... assim sendo a Apple mudou mesmo na hora H de viragem das mesas.

Outro ponto de decisão é a performance dos portáteis, versus aquecimento e energia usada... e a intel está claramente a milhas da AMD aí, a apple não se podia arriscar a tar a lançar umas frigideiras. (tenho um AMD64 portátil em casa), aliás o ponto central da apple num portátil nunca é a potencia, é a estabilidade, nem temos opção build to order para meter uma grafica topo de gama do que quer que seja no MacBook Pro, porque isso só ia trazer calor, a apple prefere ter uma plataforma fechada e decidir o que é melhor.

Resumindo... a Apple não tem nada contra a AMD, nem tem de ter, tudo o que eles forem buscar a uma marca ou outra... não será por simpatia, será porque dá garantias.

A AMD está tão a milhas que já se cozinha pequenos-almoços em MacBooks. Muita gente se queixa que os portáteis Apple aquecem demais e vens com essa história?

Se a Apple quisesse contruir os melhores computadores tinha escolhido AMD, onde andam os cpus Intel a 64bits? Mas esse não é claramente o objectivo da Apple mas sim oferecer computadores razoáveis para as massas por forma a obter muito lucro.

Contínuo a achar má ideia o abandono dos cpus ***** por parte da Apple mas eles lá devem ter as suas razões.
 
[knap] disse:
A AMD está tão a milhas que já se cozinha pequenos-almoços em MacBooks. Muita gente se queixa que os portáteis Apple aquecem demais e vens com essa história?

Se a Apple quisesse contruir os melhores computadores tinha escolhido AMD, onde andam os cpus Intel a 64bits? Mas esse não é claramente o objectivo da Apple mas sim oferecer computadores razoáveis para as massas por forma a obter muito lucro.

Contínuo a achar má ideia o abandono dos cpus ***** por parte da Apple mas eles lá devem ter as suas razões.

De certa forma tens razao.

Axo que essa ideia de que a Apple quer é beneficiar os consumidores é muito errada. Eles querem é enxer os bolsos deles....

Os ultimos A64 AM2 dual core sao mais frescos que os Intel dual-core.
 
[knap] disse:
A AMD está tão a milhas que já se cozinha pequenos-almoços em MacBooks. Muita gente se queixa que os portáteis Apple aquecem demais e vens com essa história?

Se a Apple quisesse contruir os melhores computadores tinha escolhido AMD, onde andam os cpus Intel a 64bits? Mas esse não é claramente o objectivo da Apple mas sim oferecer computadores razoáveis para as massas por forma a obter muito lucro.

Contínuo a achar má ideia o abandono dos cpus ***** por parte da Apple mas eles lá devem ter as suas razões.
Já pegei em macbooks (pro e non pro) que estão ligados na ***** dias e dias e não estão nem a metade da temperatura do meu grelhador AMD 64 portátil em iddle. Eu não tenho nada contra a AMD, mas a AMD é insuficiente no mercado portátil, nem sequer tens o segmento Low voltage ... vendo os tipos de package do Turion 64 tens 25W e 35W.

O yonah foi o primeiro dual core do mundo com packaging de 25W, e depois ainda tens os core solo, com 10W de consumo, e ainda a nova versão ultra low voltage que gasta 5W a 1,2 GHz, alternativa a isto tens via, e transmeta, onde está a AMD? geodes? onde estão à venda?

Os ***** G4 portáteis dos ultimos gastavam 14W... a intel é o unico substituto possivel para os IBM *****'s neste momento.

isto não é uma guerra da Intel contra a AMD, aliás... eu adoro a AMD, mas o que está aqui em causa é um negócio; e uma decisão da Apple, não simpatias.
 
[knap] disse:
A AMD está tão a milhas que já se cozinha pequenos-almoços em MacBooks. Muita gente se queixa que os portáteis Apple aquecem demais e vens com essa história?

Se a Apple quisesse contruir os melhores computadores tinha escolhido AMD, onde andam os cpus Intel a 64bits? Mas esse não é claramente o objectivo da Apple mas sim oferecer computadores razoáveis para as massas por forma a obter muito lucro.

Contínuo a achar má ideia o abandono dos cpus ***** por parte da Apple mas eles lá devem ter as suas razões.

Por acaso [knap], aqui concordo com o I_Eat_All. Eu sou daqueles (que hoje em dia são mais) que preferem AMD a Intel. O único intel que tive na vida é o meu actual laptop (centrino). Todos os meus computadores desktop sempre foram AMD (desde o antiguinho 486).

Agora o problema da AMD é que simplesmente não tem processadores de laptop capaz de competir com o centrino. E repara que aqui não se está a falar em termos de desempenho, mas sim em termos de gestão de energia, o que leva a um aumento da autonomia (de que me interessa ter muito desempenho, se de 2 em 2 horas preciso de ligar à corrente?). Já não falo tanto em termos de aquecimento, visto que essa questão sempre foi usada contra os AMD (desde o tempo em que se dizia que um Athlon queimava sem cooler e um P4 não. Eu sempre disse que os processadores não eram para ser usados sem cooler e portanto ... Para além disso, um bom cooler fazia milagres num AMD e punha-o a temps ao nível do P4).
Para além disso, o facto de os powerbook (ou macbook pro) serem feitos de alumínio ajuda a dissipar mais o calor e tornar o portátil mais quente, visto que o alumínio é condutor de calor, tornando assim o laptop num gigante dissipador passivo - a zona do disco nos antigos ***** aquecia que era uma coisa doida.

Aqui a grande questão era mesmo a questão dos portáteis e nesse campo a AMD perde, infelizmente. Um portátil quer-se com algum desempenho, mas também autonomia. Quanto mais melhor. E neste capítulo a AMD não consegue competir.

Quanto ao facto da apple querer oferecer computadores às massas. Depende. A apple quer cobrir diversos mercados. O mercado low-end, com os imac e com os macbook, que são mais baratos e portanto mais apelativos ao público em geral e o mercado high-end, com os powermac e macbook pro, mais puxados em termos de desempenho e de preço, sendo assim mais vocacionados para os power users e para as empresas.

É uma estratégia. Tão válida como a que a Intel empregou durante muitos anos, dizendo que os seus CPU eram melhores que os AMD pq tinham mais MHz. Depois com o centrino vieram dar razão à AMD. Nem sempre os MHz contam.

EDIT: já agora, só em relação ao abandono dos PPC, isso aconteceu porque a IBM não estava a dar à apple a importância que eles queriam. A IBM já estava a fabricar poucos PPC e as encomendas da apple eram sucessivamente adiadas pela IBM, porque não lhes estava a compensar a produção. O facto é que a produção dos PPC para a apple era um pequeníssima quota parte do lucro da IBM e portanto eles estavam a relegar isso para último plano. Isso aliado ao facto da Intel ter uma produção brutal e de ser a marca que a maioria do pessoal (não informado) compra, levou a que o S. Jobs decidisse mudar para x86.
 
Última edição:
Desculpem lá, o pessoal que julga que a ATI só vai trabalhar para AMD é ridículo (já vi muita gente a defender isto pela net fora)... acham que alguma vez a AMD+ATI vão deixar de fazer plataformas para INTEL? Acham que só porque a AMD comprou a ATI esta vai deixar de suportar o maior mercado do mundo que é o das placas integradas desktop para escritório assente maioritariamente em INTEL, e usar os avanços para mercados de topo? acham que vão deixar de fazer placas de video para a Apple só porque esta usa INTEL?

Devem estar loucos só de pensar que isto passa pela cabeça de alguém que faz negócio...

Vão é usar do cruzamento de patentes que têm para nos trazer algo melhor que os INTEL ou que as placa nvidia, isso sim, pois é disso que se trata... não é fechar mercados... mas sim ganhar nos mercados dos outros...

Agora que a INTEL se calhar vai fazer alguma sugestões sim, mas não é a INTEL que escolhe o que a Apple oferece... é mais ao contrário... quem é que nos diz que a APPLE não muda totalmente para o outro lado da barricada?

Isto nos negócios até se ver feito nada está fechado.

A opção pela INTEL veio numa excelente altura, mesmo que para alguns custe a engolir (erradamente pois a relação com a IBM era já do piorio, pelas duas partes, não só pela IBM, já que a Apple encomendava e suspendia as encomendas de PPC a seu belprazer, tendo a IBM ficado com muitos PPC a abobrar em stocks, só porque a Apple de repente decidia que queria mais mhz)- problema de cliente único!), e vai ser ainda mais catapultada pela entrada dos core2, no entanto, não se esqueçam que a APPLE não está a fazer nada melhor que a concorrência... está a apenas a fazer o mesmo, usando das suas ferramentas diferenciadoras... pois core2 estão acessíveis a todos os fabricantes...

Vamos ver o que fazem nos computadores de topo e a diferença de preço para hardwares semelhantes de outras marcas, sem esquecer que face ao que já se vende, o premium de 300€ pelo sistema operativo + qualidade e design face aos beijes já está fixado...

Latz
 
Back
Topo