AMD-ATI Merger Looks Likely

Kursk_crash disse:
Pá.....

ainda ontem saiu a notícia que a AMD ia investir 3,5 biliões de dólares em Nova Yorque na "luther Forest"...

Junto ao parque da IBM..

portanto até que ponto é viável comprar a ATI ??? porque 3,5 biliões para uma nova fábrica, mais 4 biliões para comprar a ATI, acrescido do pagamento do empréstimo (segundo consta) da construção da fáb36....
A hipotética fábrica no estado de NY seria financiada em boa parte. Ia permitir a criação de muitos postos de trabalho, o que naturalmente interessa muito ao "governo".

Apesar de tudo continuo a achar isto altamente improvável e o artigo de opinião extremamente especulativo. Não se pode usar a palavra impossivel, mas aqui o grau de improbabilidade é altíssimo. A acontecer realmente algo seria uma fusão, aquisição não.
 

E o dienhiro cai do céu ??

A hipotética fábrica no estado de NY seria financiada em boa parte. Ia permitir a criação de muitos postos de trabalho, o que naturalmente interessa muito ao "governo".

Apesar de tudo continuo a achar isto altamente improvável e o artigo de opinião extremamente especulativo. Não se pode usar a palavra impossivel, mas aqui o grau de improbabilidade é altíssimo. A acontecer realmente algo seria uma fusão, aquisição não.

sim..iria criar á volta de 1000 postos de trabalho... mas o financiamento tem um limite..e não toua ver o estado a meter 3 biliões de dólares...portanto..não sei até que ponto o financiamento iria ajudar muito
 
Kursk_crash disse:
E o dienhiro cai do céu ??

sim..iria criar á volta de 1000 postos de trabalho... mas o financiamento tem um limite..e não toua ver o estado a meter 3 biliões de dólares...portanto..não sei até que ponto o financiamento iria ajudar muito

Vocês fazem ideia da capacidade financeira da AMD?!... Com o elevado crescimento do volume de negócios da AMD, vocês fazem ideia da capacidade de crédito da empresa?!...

Imagino que somente o volume de amortizações anual da AMD, permite capacidade para cometer qualquer "loucura"...

Sinceramente, admito e acredito que a AMD possa cometer uma "loucura" desta dimensão... Aliás uma das prioridades, senão mesmo a principal actualmente, será ganhar dimensão para responder e ser ainda mais competitiva em relação ao "ataque" da Intel...
 
nestas operações que envolvem uma grande empenhamento financeiro, as coisas devem ser pensadas com calma, e a longo prazo.
e se hoje a AMD ate tem alguma credibilidade financeira, e pode contrair dividas relativamente grandes, amanhã, se calhar a cota de mercado esta mais baixa, por causa da concorrencia. e isto so se tende a agravar, por causa dos encargos financeiros causados pela divida adquirida, que retiram dinheiro que poderia estar disponivel para R&D.
problema semelhante do lado da ATi.

sinceramente, não creio que, a acontecer isto envolvesse o desaparecimento da ATi enquanto marca. pelo menos no imediato. uma vez que o nome ATi é um nome de peso no mercado das placas graficas.

a ATi é grande de mais para a AMD. além disso, esta num mercado diferente. calculo que a ideia fosse combater na frente dos CPU's e na frente das placas graficas.... mas, isto normalmente acaba por resultar na perda das duas batalhas, e no descalabro financeiro. de resto, não seria nada de novo nas TI...
 
Koncaman disse:
nestas operações que envolvem uma grande empenhamento financeiro, as coisas devem ser pensadas com calma, e a longo prazo.
e se hoje a AMD ate tem alguma credibilidade financeira, e pode contrair dividas relativamente grandes, amanhã, se calhar a cota de mercado esta mais baixa, por causa da concorrencia. e isto so se tende a agravar, por causa dos encargos financeiros causados pela divida adquirida, que retiram dinheiro que poderia estar disponivel para R&D.
problema semelhante do lado da ATi.

sinceramente, não creio que, a acontecer isto envolvesse o desaparecimento da ATi enquanto marca. pelo menos no imediato. uma vez que o nome ATi é um nome de peso no mercado das placas graficas.

a ATi é grande de mais para a AMD. além disso, esta num mercado diferente. calculo que a ideia fosse combater na frente dos CPU's e na frente das placas graficas.... mas, isto normalmente acaba por resultar na perda das duas batalhas, e no descalabro financeiro. de resto, não seria nada de novo nas TI...
Konca,

o Charlie, o crente do Inquirer, acha que esta fusão/aquisição será com o objectivo de vir a incorporar GPU funtions nos CPU's. Ele justifica isto com o papel cada vez mais genérico dos GPU's, assemelhando-se a CPU's. Diz também que a Intel considera a nVidia com mais potencial de rivalidade do que a própria AMD. Esta suposta jogada era a longo prazo, a tentar prever a tendência do mercado com muita antecedência como é apanágio da AMD.

Zarolho,

Também eu gostava de acreditar numa coisa destas. É uma mexida grande no mercado, seria interessante de acompanhar. Mas parece-me escusado estar a fazer grandes conjecturas sobre algo que nem tu nem nós chega a ter uma opinião devidamente informada e muito menos sabedora do que está por detrás de movimentações desta dimensão. Como tal, fazemos todos o mesmo, recostamo-nos no sofá a comer pipocas enquanto obervamos onde tudo isto vai dar.
 
SilveRRIng disse:
Também eu gostava de acreditar numa coisa destas. É uma mexida grande no mercado, seria interessante de acompanhar. Mas parece-me escusado estar a fazer grandes conjecturas sobre algo que nem tu nem nós chega a ter uma opinião devidamente informada e muito menos sabedora do que está por detrás de movimentações desta dimensão. Como tal, fazemos todos o mesmo, recostamo-nos no sofá a comer pipocas enquanto obervamos onde tudo isto vai dar.
Ora nem mais!!.. :beerchug:
 
Paradigm Shift

DJ_PAPA disse:
AMD "might buy" ATI
Intel "might buy" Nvidia
http://www.theinquirer.net/?article=32077

ppl.. qto tempo ainda vao demorar a perceber: The Inquirer NÃO pode ser tomado como fonte fidedigna de notícias. Eles são os reis da especulação (quem não se lembra do caso dos Opteron 939 que ainda se arranjam aos pontapés e que o TI indicou como sendo descontinuados??)

:rolleys:

blastarr disse:
Se conseguiram criar o Pentium M em tempo recorde num centro autónomo em Israel, depressa deveriam conseguir ultrapassar o fiasco do NetBurst, que começou logo no ano 2000 quando os primeiros modelos (Pentium 4 a 1.3, 1.4 e 1.5GHz) eram facilmente ultrapassados em performance pelo Pentium III a 1GHz...

PS: o Centrino e posteriormente o Conroe, são baseados no Pentium III e não no Pentium IV... e que eu saiba o "caso netburst" já n se evidencia! (daí os clocks MTO baixos)



DJ_PAPA disse:
A Sonae tb nao tem nem de perto nem de longe dinheiro para comprar a PT, mas por trás do negocio para a compra da PT ta involvido o banco Santander a entrar com o dinheiro para a Sonae....

tiraste.m aquilo q estava a pensar desde q comecei a ler o thread LOL
sim, meus srs.... AMD "buying" ATI é exactamente a mm coisa q a Sonae comprar a PT (em termo de "movimentações económicas" apenas e claro!)


SilveRRIng disse:
Eventualmente. No entanto é preciso ver que os bancos só jogam seguro. Por exemplo, se pusermos o mercado das telecomunicações num extremo e o futebol no outro, em termos de especulação e volatilidade, diria que o das tecnologias ficaria algures no meio. Está-se muito dependente de vários factores não previsiveis e que podem ter impactos severos nas finanças e não sei até que ponto os bancos se metem nestas andanças. De qualquer forma esta é só a minha vaga ideia.


PENSEM COMIGO:
Eu agora afinal era dono de um banco!
A AMD propunha-me financiar a aquisição ou merger com a ATI que envolvia capital de risco (sim... todos os bancos tem divisões - empresas dentro dos grupos - responsáveis por investimentos destes, de capital de risco!).
Desde que houvesse consenso na administração do banco a resposta seria claramente SIM!! O valor "Net Worth" da AMD ultrapassa MUÍTISSIMO qualquer valor a que se possa processar esta operação... consequentemente, o banco - DEPOIS DE AVALIADAS AS CONDIÇÕES, ETC (sim, pq capital de risco != capital de estúpido) - avançaria com primazias futuras (transacções altas feitas através do banco, empréstimos (aka juros) ao banco, etc...)!! Acredito que durante o tempo que a AMD amortizaria a o capital, o banco faria o dobro em produtos e serviços financeiros prestados tanto à AMD como à ATI!!


:))


AINDA
Já atrás referiram um mercado em expansão: móvel!
A nvidia já desenvolveu GPUs pra PDAs e Telemóveis... Seria interessante a AMD entrar no campo dos processadores de handhelds através da entrada da ATI no mesmo ramo.

MAIS
- Qual é o mercado em que a AMD não tem crescido significativamente?? (ao contrário dos servidores e desktops)
- Qual e o mercado em que a ATI domina CLARAMENTE??
- Qual é o mercado em que se verificou a maior expansão nos últimos tempos?

RESPOSTA: P.O.R.T.Á.T.E.I.S

Uma fusão destas duas poderia ter vantagens CLARÍSSIMAS nas áreas em causa!!!

- A AMD ganhava pontos no campo dos portáteis.
- A ATI ganhava ao produzir chipsets para a plataforma actualmente dominada pela concorrente NVidia com a plataforma NForce!


É BOM DEMAIS PRA SER VERDADE!!


Antes a fama era:
INTEL + ATI = Qualidade
AMD + Nvidia = Velocidade

Agora com AMD + ATI (não acredito no Intel + Nvidia) acho que passaríamos a observar um:

PARADIGM SHIFT*


desculpem lá o testamento :>
abraços,
~EinZteiN









* Grande música dos Dream Theater :) have phun listening to it... and all others from this 5* (and absolute FAV!!) progressive rock band =)
 
Sabe-se lá o que pode acontecer, mas a Intel tb n ia ficar a olhar, e fazia algo de certeza.

Aliás, acho que a Intel tem poder financeiro para comprar mais rapido a Nvidia + ATI, do que a AMD tem poder para comprar apenas a ATI.
 
blastarr disse:


É o que eu digo.

Estes gajos lançam uma noticia dia 6 que a AMD vai comprar a ATI. No dia 7 lançam uma noticia que a AMD não vai comprar a ATI.

Pelo menos já estão precavidos, seja qual for o resultado, eles têm uma noticia para cada uma das soluções possiveis. Ou seja, pelo menos numa vão acertar lol


Alguém dá credebilidade a isto? :rolleyes:
 
blastarr disse:

Bem sei que estamos numa altura em que qualquer razão é uma boa razão para gozar com o inquirer (vá-se lá saber porquê..) mas convém ler as coisas primeiro antes de se chegar a esse tipo de conclusões.


O artigo de ontem referia-se a uma opinião pessoal. Foi uma espécie de editorial que o autor fez, onde mostrou os argumentos onde assentava essa opinião. Não foi um anúncio de nenhum leak, e o homem apenas se baseou em factos que todos conhecemos (eventual merge GPU+CPU, as companhias apoiarem-se uma na outra num mercado de risco, etc).


O artigo de hoje refere-se a (hipotéticos) testemunhos de ambas as companhias. Não tem nada a ver com o outro e ainda por cima são autores diferentes.
 
Última edição:
Ansatsu disse:
Aliás, acho que a Intel tem poder financeiro para comprar mais rapido a Nvidia + ATI, do que a AMD tem poder para comprar apenas a ATI.

Ora agora disseste tudo...
É mais ou menos o mesmo que a PT resolver comprar a Sonae e a EDP... :D hihihi (quase... LOL)

A Intel é como um "grande" do campeonato e a AMD como um Braga ou Boavista: joga bom futebol, mas ainda não tem poder financeiro para aquisições "de luxo" :) (outra vez "quase"... LOL)


abraço,
~EinZteiN
 
EinZteiN disse:
Ora agora disseste tudo...
É mais ou menos o mesmo que a PT resolver comprar a Sonae e a EDP... :D hihihi (quase... LOL)

A Intel é como um "grande" do campeonato e a AMD como um Braga ou Boavista: joga bom futebol, mas ainda não tem poder financeiro para aquisições "de luxo" :) (outra vez "quase"... LOL)


abraço,
~EinZteiN

Então e o que dizer da OPA á PT lançada pela Sonae?!?!...

Pegando na tua analogia para com o futebol, nos mercados de capitais, os pequenos também derrubam os grandes... ás vezes!
 
Zarolho disse:
Então e o que dizer da OPA á PT lançada pela Sonae?!?!...

Pegando na tua analogia para com o futebol, nos mercados de capitais, os pequenos também derrubam os grandes... ás vezes!

rapaz
n sei se leste o meu post (gigante) na page anterior...
eh q eu sou dessa opiniao :)

o meu comentario do "futebol" eh em relaçao ah maior capacidade da intel até pra comprar ati+nvidia com menos *dificuldade* (e isso n significa mais *probabilidade*) que a amd comprar a ati! :)


go ADM , go AMD :D
~EinZteiN
 
Zarolho disse:
Então e o que dizer da OPA á PT lançada pela Sonae?!?!...

Pegando na tua analogia para com o futebol, nos mercados de capitais, os pequenos também derrubam os grandes... ás vezes!


Se a PT lançar uma contra OPA para adquirir a Sonae, tu vez quem ganha ;) nem queiras comparar o poder financeiro de ambas. A PT secalhar é que tá interessada em ser comprada.


Quanto mais dinheiro tens, mais podes comprar, é assim em tudo na vida.
 
Ansatsu disse:
Se a PT lançar uma contra OPA para adquirir a Sonae, tu vez quem ganha ;) nem queiras comparar o poder financeiro de ambas. A PT secalhar é que tá interessada em ser comprada.


Quanto mais dinheiro tens, mais podes comprar, é assim em tudo na vida.
Então nesse caso é fácil, segundo as tuas palvaras.... A PT que lance uma contra OPA... Eheheh, gostava de ver...

Acreditem que é mais fácil a Sonae lançar uma OPA á PT do que o contrário... Embora possa parecer um contracenso mas não é... Isto dos mercados de capitais tem muito que se lhe diga...

Desculpem o off-topic...
 
Zarolho disse:
Então nesse caso é fácil, segundo as tuas palvaras.... A PT que lance uma contra OPA... Eheheh, gostava de ver...

Acreditem que é mais fácil a Sonae lançar uma OPA á PT do que o contrário... Embora possa parecer um contracenso mas não é... Isto dos mercados de capitais tem muito que se lhe diga...

Desculpem o off-topic...

Não pode, porque a partir do momento em que a OPA é comunicada à CMVM, o conselho de administração da empresa-alvo fica obrigada a estar apenas em gestão corrente e não pode efectuar manobras desse tipo.

A lei é clara.

Podem existir OPA's externas desencadeadas por accionistas da PT ou sem qualquer relação, mas o conselho de administração em si, o que gere a empresa, nada pode fazer.
 
blastarr disse:
Não pode, porque a partir do momento em que a OPA é comunicada à CMVM, o conselho de administração da empresa-alvo fica obrigada a estar apenas em gestão corrente e não pode efectuar manobras desse tipo.

A lei é clara.

É evidente que somente conheces parte da lei, provavelemente conheces a lei pelo que é anunciado nos media que por vezes em vez de informarem desinformam.

O conselho de administração fica em gestão corrente até a OPA da Sonae ser concretizada, ou seja a Sonae ainda pode retirar a OPA caso assim justifique ou por queixa de qualquer irregularidade. Durante o periodo de "gestação" da OPA podem ocorrer outras ofertas, contra OPAs e findo o prazo o conselho de administração e de acordo com os seus acionistas poderá realiizar uma contra OPA á Sonae.

O problema é que a Sonae pertence a um homem e a decisão reside sobre esse mesmo. Ao contrário a PT tem cerca de 70% nas mãos de fundos de estrangeiros nomeadamente americanos que certamente veriam com bons olhos uma venda á maior rival da PT, a espanhola Telefónica com 10% na PT, é o acionista mais temido pelos acionistas portugueses inclusive o governo.

A PT há muito que é uma "fortaleza" devido ás Golden Shares do governo portugués, mas ao mesmo tempo implica que a empresa se encontre de mãos atadas.

A Sonae tem muito mais autonomia e liberdade de agir no mercado do que a PT, isto independentemente da dimensão das empresas.
 
Zarolho disse:
É evidente que somente conheces parte da lei, provavelemente conheces a lei pelo que é anunciado nos media que por vezes em vez de informarem desinformam.

O conselho de administração fica em gestão corrente até a OPA da Sonae ser concretizada, ou seja a Sonae ainda pode retirar a OPA caso assim justifique ou por queixa de qualquer irregularidade. Durante o periodo de "gestação" da OPA podem ocorrer outras ofertas, contra OPAs e findo o prazo o conselho de administração e de acordo com os seus acionistas poderá realiizar uma contra OPA á Sonae.

O problema é que a Sonae pertence a um homem e a decisão reside sobre esse mesmo. Ao contrário a PT tem cerca de 70% nas mãos de fundos de estrangeiros nomeadamente americanos que certamente veriam com bons olhos uma venda á maior rival da PT, a espanhola Telefónica com 10% na PT, é o acionista mais temido pelos acionistas portugueses inclusive o governo.

A PT há muito que é uma "fortaleza" devido ás Golden Shares do governo portugués, mas ao mesmo tempo implica que a empresa se encontre de mãos atadas.

A Sonae tem muito mais autonomia e liberdade de agir no mercado do que a PT, isto independentemente da dimensão das empresas.

Não acredito que o Belmiro retirasse a OPA, pelo que essa questão não se coloca.

Quanto à Telefónica, duvido muito que quisesse avançar para uma contra-OPA, pela simples razão de que eles também não andam a nadar em dinheiro ultimamente, depois de certos investimentos menos conseguidos...


Voltando ao tópico, a ATI teria muito mais a perder do que a ganhar, ao ser comprada por qualquer uma das fabricantes de CPU's x86.
 
Back
Topo