Or a CPU on a GPU http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=33678 A Intel que se ponha a pau. Ou entao arrisca-se a ser literalmente comida naquilo onde vende mais, que é o mercado OEM low-end. A AMD vai apostar tudo nas 5 plataformas que prometeu trazer e nos GPU integrados no CPU.
A Intel neste campo já vai muito, mas muito mais avançada que a AMD... e a Compra da ATI pela AMD é mesmo para fazer façe á Intel neste campo, que se prevê onde se irá centrar a luta no futuro... No entanto, o atraso da AMD pode vir a ser compensado pela experiência da ATI e pela potência das suas soluções gráficas façe aos gpu's intel... Dentro de 2 anos poderemos meter as mãos em bichos destes...heheheh..
http://www.anandtech.com/printarticle.aspx?i=2511 A Intel mostrou isso mesmo o ano passado em forma de protótipo. A Via já comercializa um produto semelhante (Corefusion = EPIA EK). Além do mercado Value, parece-me boa ideia para portateis e tudo o que precise de baixo consumo.
Ora... portáteis..aí está uma boa ideia.... but.... se o gpu tiver no cpu e o memory controller também e etc.. não ficará o gpu á mesma velocidade que o cpu ??? isto é: imaginemos.. um cpu a 3ghz dual core de 2x200 milhões + um gpu de 500 milhões a 3ghz ?? ou seja tudo a 3ghz ?? com 900 milhões de transistors ???? e a memória de sistema é partilhada com a gráfica ???? DDR4 ?? ou GDDR ??? e o calor que isso vai gerar ???? mesmo a 65nm ou 45nm...mas um gpu a 3 ghz.. arre.. fica uma besta
Não vejo razão para o Gpu funcionar à mesma velocidade do Cpu por estar integrado no mesmo chip. O estar no mesmo chip não quer dizer que estejam no mesmo "core". Quanto aos transitores, estás a partir do principio que vão meter uma X19xx ou as suas sucessoras High-End. Isso não vai acontecer. O que vai acontecer é um Cpu simples (Single core ou com menos L2 ou algo do genero), com uma Northbridge com Gpu integrado muito simples ou só o Gpu, mas sendo sempre um Gpu low-end. Memória é de sistema de certeza.
nao, os cores podem funcionar em separado... não é por aí. embora veja vantagem se eles conectarem a gpu ao cpu através de um bus. isso seria, no minimo, interessante. cumprimentos.
Nao me parece alguma vez que isto vá substituir uma boa placa gráfica... Mas para os mercados low-end parece uma excelente opção mesmo... (a ver varmos se daqui a uns tempos estou errado.....)
Ainda há pouco tempo estava um senhor a dizer que a Intel está a matar a indústria de jogos para PC porque a placa gráfica integrada nos chipsets tem uma performance extremamente baixa. Isto não vai substituir uma placa gráfica mas poderá fazer com que os PCs low-end não sejam tão low-end. A GPU terá acesso ao mesmo controlador de memória da CPU, quando isto sair já serão usadas as memorias DDR3. Só isto já abre campo a uma boa performance, não será uma performance de topo mas poderá ser praí do meio da tabela. Se assim for, praticamente todos os jogos serão jogáveis pelo menos na resolução mais baixa, coisa que não acontece com as actuais placas gráficas integradas.
eu por outro lado acho que este tipo de soluções vai cortar nos custos mas a nivel de performance vai continuar dentro do passo "low-end"....a maravilha é a mesma so muda a apresentação (para o consumidor final)
Os cpus actuais ja tem capacidade para processamento grafico. Penso q o resultado desdes desenvolvimentos passa somente por adicionar a capacidade de o cpu interpretar directamente instrucoes actualmente dedicadas a placas graficas e efectuar os seus calculos... n me parece q tenha uma dificuldade por ai alem... Fiquem bem