1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AMD brings hefty free upgrade for 690G

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por DJ_PAPA, 3 de Agosto de 2007. (Respostas: 25; Visualizações: 2394)

1. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

http://www.theinquirer.net/?article=41419

Para quem tem um ***** baseado no 690G, actualizem as bios.

2. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Muito bom, se for confirmado.
    No entanto, se o decoding é feito por hardware, porque é que precisamos obrigatoriamente de CPUs 2.4Ghz para cima para descodificar H.264 a 1080p? Isso não faz sentido nenhum.
    Se a descodificação fosse feita por hardware, um simples Sempron ou Celeron devia dar para a tarefa. Isto julgando pelos resultados de utilização de CPU nos testes das HD2400/2600.

3. Romani48

Romani48 Power Member

porque não tem nada a ver.. que eu me lembre era preciso um P2 a 350Mhz para ler DVD e até podias ter uma placa grafica repleta de reprodução assistida por hardware ;)

4. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Erm.. sorry isso não faz sentido nenhum.
    E nem é verdade.

Com a Creative DXR3 eu corria DVDs num K6-II a 300Mhz, e como requerimentos aquilo pedia apenas um Pentium 133Mhz com 16Mb de RAM e com o Win95. Isto porque todo o processamento do DVD era feito pela placa.
    Esse requisito dos 350Mhz vinha das placas gráficas (a maioria delas) que apenas tinham motion compensation, onde quase todo o processamento era feito por software.

Se a reprodução fosse feita em hardware nesta board, de certeza que não era preciso hardware tão potente. Com as HD2600 a utilização de um CPU dual core de gama média andava entre os 5 e os 10%, portanto dá para ver que um simples Sempron 1.8Ghz dava conta do recado.

A exigência na RAM ainda se percebe, porque acaba por ser a única memória usada pelo IGP. Mas pela parte dos CPUs nota-se que há aqui qualquer coisa de errado.

Última edição: 3 de Agosto de 2007
  5. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

O decoding é feito parcialmente e nao a 100%. Dai precisar de um algumas exigências de CPU e memoria que nem são muito altas.

O 690G é da geração anterior as HD 2xxx por isso nao tem UVD, mas com este update este ***** ainda mais longevidade vai ter.

O overdrive na grafica integrada tb é muito interessante. Com mais uns Mhz no GPU e pode-se baixar a necessidade de um melhor CPU para ver filmes HD, pq o decoding é feito na pipeline do GPU e o clock do GPU tem influencia na velocidade de decoding.

Resumindo é um optimizar ao máximo dos máximos do AVIVO das X1K e consequentemente do 690G.
    Quem quer ter score perfeito no HD-HQV test e utilização de CPU baixissima terá que pegar uma HD 2600 Pro ou XT. Nao há milagres :p

O UVD so vai ser integrado nos RS780 e derivados do RS7xx e no Fusion tb numa versão 2.

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

O celeron @ 4.0 ghz aqui consegue lidar com x264, se bem com picos de 100% em alguns casos, visto a placa não fazer offloading, embora penso que com uma HD 2400 deve resultar ;)

7. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Então um X2 4600+ é uma exigência baixa? Isso é sem tirar nem por a exigência para correr um stream 1080p em H.264 inteiramente por software. O T7200 do meu portátil (C2D a 2Ghz) já corre na boa streams 1080p H.264 por software. O 4600+ está ao mesmo nível ou superior.

A questão é mesmo essa, pelas specs exigidas eu nem sequer estou a ver que decoding é que é feito pelo IGP. Deixa na dúvida se existe sequer algum tipo de compensação no IGP.

8. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Ele suporta AVIVO logo alguma coisa obrigatoriamente faz.
    Nao te esqueças que estas recomendações que a AMD faz são para casos máximos (40Mbps Bitrate) e com boas margens de segurança para garantir que tudo corre fluido em milhares de marcas de assembladores e configurações.

O mais provável é com um Sempron ou X2 low-end correr fluido grande parte dos filmes actualmente no mercado, o problema é quando começarem a aparecer filme com altas exigências de bit-rate e a usarem todo o potencial que os codecs HD oferecem, o CPU se começar a lixar.
    Dai a AMD dar recomendações que eles testaram nos seus laboratórios sendo garantidas para o suporte a 100% dos formatos.

Sei que uma HD 2600 num sempron com UVD mesmo com um filme de 25Mbps de bitrate a CPU usage ja começa a subir, mas em valores de 20% ou nem tanto.

9. Romani48

Romani48 Power Member

mas de certeza que não é preciso tão potente, mas falamos de o recomendado.. se fosse assim o caso ninguem jogava quase jogos nenhuns ;)

o meu desktop 2 da sig corre muitos jogos do ano passado e do anterior e porem eles pediam sempre no minimo um P4..

é o markting tipo deste pessoal ;)

10. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Estive a ver e parece que a fonte "original" da notícia é do chilehardware:

Além da imagem não vejo mais nada que pareça "oficial".
    Ao contrário do que dizia o Inquirer, as exigências de hardware são referentes a recomendações e não requisitos, o que já faz algum sentido.
    No entanto, não deixei de reparar que o post desta notícia já apareceu no dia 2 de Maio o que, aliado ao facto de nunca mais termos ouvido falar disto, descredibiliza um bocado a notícia.

11. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Eu lembro-me dessa noticia, mas pensava que este era novo update ou era agora o lançamento :p

Mas é possivel que saia qq coisa um dia destes. Quem possui uma board com 690G so tem que ir dando uma olhadela de vez em quando aos updates da bios.

12. kiling

kiling [email protected] Member

Sei que e um bocado off-topic mas quando a uns anos tive um pc com uma dxr3 agp com uma tnt2 pci disseram-me que a dxr3 nao estava a fazer la nada... o certo e q corria dvd's que era uma maravilha...

13. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

A DXR3 tinha uma qualidade de imagem imbatível se usasses o s-video out próprio da placa para uma televisão decente. Quando usavas a placa para ver DVDs no monitor do PC, a qualidade reduzia um bocado porque tinha que fazer passthrough do VGA como acontecia com a voodoo2. Como era um sinal analógico vai-se perdendo sempre qualidade gradualmente. Lembro-me quando usei uma vez uma voodoo2 e ao mesmo tempo a dxr3 (2 passthroughs) a imagem no monitor ficou horrível.

Ou seja sim, se tivesses um CPU potente a par com uma placa que fizesse motion compensation, um bom software de descodificação e quisesses ver os filmes no monitor, a DXR3 não estava lá a fazer nada.
    Senão, quem te disse isso não estava muito a par da cena.

14. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Bem, instalei o codec coreAVC e reduziu bastante o load no cpu :D Alguns filmes com o codec free do CCCP o video atrasava-se em relação ao audio, agora ficou bom! mas penso que seja optimização do algoritmo que uma "ajuda" por parte da gráfica..

15. blastarr

blastarr Power Member

O CoreAVC, tal como o Quicktime, faz uso do Direct 3D 9.0 (SM 2.0) para renderizar vídeo, mesmo no Windows XP.
    Deve ser daí que chegaram as melhorias

16. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

A sério? Sei que faz uso de GPU, mas pensava apenas nas HD 2xxx e Geforce 8xxx, devido ao UVD e afins...

Podia comprovar, se a minha gráfica tivesse um sensor de temperatura :p

17. blastarr

blastarr Power Member

Se tiveres o VMR9 activo, estás a renderizar em Direct3D 9 (como o Windows Vista faz por default em quase qualquer tipo de vídeos).
    Se tiveres o VMR7, estás a usar um overlay de vídeo convencional, via Directshow.

18. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Onde posso ver esta cena?

19. blastarr

blastarr Power Member

Normalmente é automático no Windows Media Player, dependendo do codec usado e da sua versão.
    Contudo, é possível desactivar nas propriedades do WMP, desligando o modo mais elevado de aceleração de vídeo (corresponde aos dois modos VMR).

Mas se tiveres o FFDShow ou o Media Player Classic é possível ver isso nas opções de playback.
    A minha placa de tv da Hauppauge também tem um programa separado para forçar VMR7, VMR9, ou nenhum desses modos.

20. kiling

kiling [email protected] Member

Pois só via os dvd's no monitor que na epoca era de 21" era um pc topo de gama tambem... depois ganhei juizo e deixei de enterrar o dinheiro no pc :lol: Obrigado pelo esclarecimento :)

Partilhar esta Página