AMD brings hefty free upgrade for 690G

DJ_PAPA

Power Member
AMD brings hefty free upgrade for 690G

MPEG-2, VC-1, H.264 decoding, overclocking



SIX MONTHS AGO, back in February, AMD launched 690G, its first desktop chipset after six years of break and AMD-760 (first Socket A chipset - actually, it was just NorthBridge). Now, this chipset is getting a free upgrade.

In a bid to offer some serious punch for interested customers and current owners, AMD recently released a BIOS update that brings several features to the table. Bear in mind that this is not something that often happens in the world of chipsets.

For starters, this BIOS update brings DVD/HD hardware decoding in both 720p and 1080p resolutions, making 690G cheapest graphics subsystem that can decode 1080p video. This covers MPEG-2, VC-1 and H.264 video standards and codec's - but bear in mind that hardware requirements are different. For MPEG-2 at 1080p (standard most often used with first gen Blu-ray and HD-DVD titles), you need a 1.8 GHz dual-core processor (Athlon 64 X2 3200+ and above), for VC-1 you have to own a 2.2 GHz processor (Athlon 64 X2 4200+ and above), while H.264 requires that you use 2.4 GHz model (4600+ and above).

There is also requirement for memory amount and clock: at least 1GB of RAM adhering to DDR2-667 (PC2-5400) standards. In all sincerity, with the prices of system memory going down the toilet, if you do not have 2GB of memory, something is wrong with you.

Now, if you do not have a processor clocked at requirement speed, no worries - this BIOS update also brings overclocking features to the table. New BIOSes bring voltage adjustments, memory timings and of course, multiplier changes for the CPU and HyperTransport clock. This is not all, since now Overdrive function works on graphics part of the chipset, meaning you can get a hefty performance boost with overclocking the integrated part by 50-100 MHz. Of course, upgrading your chipset cooling does not seem to be such a bad idea if you are into overclocking the IGPU. µ
http://www.theinquirer.net/?article=41419

Para quem tem um ***** baseado no 690G, actualizem as bios.
 
Muito bom, se for confirmado.
No entanto, se o decoding é feito por hardware, porque é que precisamos obrigatoriamente de CPUs 2.4Ghz para cima para descodificar H.264 a 1080p? Isso não faz sentido nenhum.
Se a descodificação fosse feita por hardware, um simples Sempron ou Celeron devia dar para a tarefa. Isto julgando pelos resultados de utilização de CPU nos testes das HD2400/2600.
 
porque não tem nada a ver.. que eu me lembre era preciso um P2 a 350Mhz para ler DVD e até podias ter uma placa grafica repleta de reprodução assistida por hardware ;)
 
porque não tem nada a ver.. que eu me lembre era preciso um P2 a 350Mhz para ler DVD e até podias ter uma placa grafica repleta de reprodução assistida por hardware ;)
Erm.. sorry isso não faz sentido nenhum.
E nem é verdade.

Com a Creative DXR3 eu corria DVDs num K6-II a 300Mhz, e como requerimentos aquilo pedia apenas um Pentium 133Mhz com 16Mb de RAM e com o Win95. Isto porque todo o processamento do DVD era feito pela placa.
Esse requisito dos 350Mhz vinha das placas gráficas (a maioria delas) que apenas tinham motion compensation, onde quase todo o processamento era feito por software.

Se a reprodução fosse feita em hardware nesta board, de certeza que não era preciso hardware tão potente. Com as HD2600 a utilização de um CPU dual core de gama média andava entre os 5 e os 10%, portanto dá para ver que um simples Sempron 1.8Ghz dava conta do recado.


A exigência na RAM ainda se percebe, porque acaba por ser a única memória usada pelo IGP. Mas pela parte dos CPUs nota-se que há aqui qualquer coisa de errado.
 
Última edição:
O decoding é feito parcialmente e nao a 100%. Dai precisar de um algumas exigências de CPU e memoria que nem são muito altas.

O 690G é da geração anterior as HD 2xxx por isso nao tem UVD, mas com este update este ***** ainda mais longevidade vai ter.

O overdrive na grafica integrada tb é muito interessante. Com mais uns Mhz no GPU e pode-se baixar a necessidade de um melhor CPU para ver filmes HD, pq o decoding é feito na pipeline do GPU e o clock do GPU tem influencia na velocidade de decoding.

Resumindo é um optimizar ao máximo dos máximos do AVIVO das X1K e consequentemente do 690G.
Quem quer ter score perfeito no HD-HQV test e utilização de CPU baixissima terá que pegar uma HD 2600 Pro ou XT. Nao há milagres :p

O UVD so vai ser integrado nos RS780 e derivados do RS7xx e no Fusion tb numa versão 2.
 
Última edição:
Muito bom, se for confirmado.
No entanto, se o decoding é feito por hardware, porque é que precisamos obrigatoriamente de CPUs 2.4Ghz para cima para descodificar H.264 a 1080p? Isso não faz sentido nenhum.
Se a descodificação fosse feita por hardware, um simples Sempron ou Celeron devia dar para a tarefa. Isto julgando pelos resultados de utilização de CPU nos testes das HD2400/2600.
O celeron @ 4.0 ghz aqui consegue lidar com x264, se bem com picos de 100% em alguns casos, visto a placa não fazer offloading, embora penso que com uma HD 2400 deve resultar ;)
 
O decoding deve ser feito parcialmente e nao a 100%. Dai precisar de um algumas exigencias de CPU e memoria que nem são muito altas.
O facto que o Romani48 falou tb é verdade, pq as exigencias que eles pedem são relativamente baixas.
Então um X2 4600+ é uma exigência baixa? Isso é sem tirar nem por a exigência para correr um stream 1080p em H.264 inteiramente por software. O T7200 do meu portátil (C2D a 2Ghz) já corre na boa streams 1080p H.264 por software. O 4600+ está ao mesmo nível ou superior.



O 690G é da geração anterior as HD 2xxx por isso nao tem UVD, mas com este update este ***** ainda mais longevidade vai ter.
O overdrive na grafica integrada tb é muito interessante. Com mais uns Mhz no GPU e pode-se baixar a necessidade de um melhor CPU para ver filmes HD, pq o decoding é feito na pipeline do GPU e o clock do GPU tem influencia na velocidade de decoding.
A questão é mesmo essa, pelas specs exigidas eu nem sequer estou a ver que decoding é que é feito pelo IGP. Deixa na dúvida se existe sequer algum tipo de compensação no IGP.
 
Então um X2 4600+ é uma exigência baixa? Isso é sem tirar nem por a exigência para correr um stream 1080p em H.264 inteiramente por software. O T7200 do meu portátil (C2D a 2Ghz) já corre na boa streams 1080p H.264 por software. O 4600+ está ao mesmo nível ou superior.

Ele suporta AVIVO logo alguma coisa obrigatoriamente faz.
Nao te esqueças que estas recomendações que a AMD faz são para casos máximos (40Mbps Bitrate) e com boas margens de segurança para garantir que tudo corre fluido em milhares de marcas de assembladores e configurações.

O mais provável é com um Sempron ou X2 low-end correr fluido grande parte dos filmes actualmente no mercado, o problema é quando começarem a aparecer filme com altas exigências de bit-rate e a usarem todo o potencial que os codecs HD oferecem, o CPU se começar a lixar.
Dai a AMD dar recomendações que eles testaram nos seus laboratórios sendo garantidas para o suporte a 100% dos formatos.

Sei que uma HD 2600 num sempron com UVD mesmo com um filme de 25Mbps de bitrate a CPU usage ja começa a subir, mas em valores de 20% ou nem tanto.
 
Última edição:
Erm.. sorry isso não faz sentido nenhum.
E nem é verdade.

Com a Creative DXR3 eu corria DVDs num K6-II a 300Mhz, e como requerimentos aquilo pedia apenas um Pentium 133Mhz com 16Mb de RAM e com o Win95. Isto porque todo o processamento do DVD era feito pela placa.
Esse requisito dos 350Mhz vinha das placas gráficas (a maioria delas) que apenas tinham motion compensation, onde quase todo o processamento era feito por software.

Se a reprodução fosse feita em hardware nesta board, de certeza que não era preciso hardware tão potente. Com as HD2600 a utilização de um CPU dual core de gama média andava entre os 5 e os 10%, portanto dá para ver que um simples Sempron 1.8Ghz dava conta do recado.


A exigência na RAM ainda se percebe, porque acaba por ser a única memória usada pelo IGP. Mas pela parte dos CPUs nota-se que há aqui qualquer coisa de errado.

mas de certeza que não é preciso tão potente, mas falamos de o recomendado.. se fosse assim o caso ninguem jogava quase jogos nenhuns ;)

o meu desktop 2 da sig corre muitos jogos do ano passado e do anterior e porem eles pediam sempre no minimo um P4..

é o markting tipo deste pessoal ;)
 
Estive a ver e parece que a fonte "original" da notícia é do chilehardware:



chilehardware disse:
Bios mejora significativamente el rendimiento en HD


La gente de AMD ha logrado mejorar el rendimiento de el chipset AMD 690, tan solo con una nueva BIOS, esta le permite al CPU un aumento en el ancho de banda de la memoria del sistema.

Por lo que ahora se necesitara menos poder del CPU para tener una reproducción "suave de contenido HD.
690hhhcopynr9cb9.jpg



Além da imagem não vejo mais nada que pareça "oficial".
Ao contrário do que dizia o Inquirer, as exigências de hardware são referentes a recomendações e não requisitos, o que já faz algum sentido.
No entanto, não deixei de reparar que o post desta notícia já apareceu no dia 2 de Maio o que, aliado ao facto de nunca mais termos ouvido falar disto, descredibiliza um bocado a notícia.
 
Eu lembro-me dessa noticia, mas pensava que este era novo update ou era agora o lançamento :p

Mas é possivel que saia qq coisa um dia destes. Quem possui uma board com 690G so tem que ir dando uma olhadela de vez em quando aos updates da bios.
 
Erm.. sorry isso não faz sentido nenhum.
E nem é verdade.

Com a Creative DXR3 eu corria DVDs num K6-II a 300Mhz, e como requerimentos aquilo pedia apenas um Pentium 133Mhz com 16Mb de RAM e com o Win95. Isto porque todo o processamento do DVD era feito pela placa.
Esse requisito dos 350Mhz vinha das placas gráficas (a maioria delas) que apenas tinham motion compensation, onde quase todo o processamento era feito por software.

Se a reprodução fosse feita em hardware nesta board, de certeza que não era preciso hardware tão potente. Com as HD2600 a utilização de um CPU dual core de gama média andava entre os 5 e os 10%, portanto dá para ver que um simples Sempron 1.8Ghz dava conta do recado.


A exigência na RAM ainda se percebe, porque acaba por ser a única memória usada pelo IGP. Mas pela parte dos CPUs nota-se que há aqui qualquer coisa de errado.

Sei que e um bocado off-topic mas quando a uns anos tive um pc com uma dxr3 agp com uma tnt2 pci disseram-me que a dxr3 nao estava a fazer la nada... o certo e q corria dvd's que era uma maravilha...
 
Sei que e um bocado off-topic mas quando a uns anos tive um pc com uma dxr3 agp com uma tnt2 pci disseram-me que a dxr3 nao estava a fazer la nada... o certo e q corria dvd's que era uma maravilha...
A DXR3 tinha uma qualidade de imagem imbatível se usasses o s-video out próprio da placa para uma televisão decente. Quando usavas a placa para ver DVDs no monitor do PC, a qualidade reduzia um bocado porque tinha que fazer passthrough do VGA como acontecia com a voodoo2. Como era um sinal analógico vai-se perdendo sempre qualidade gradualmente. Lembro-me quando usei uma vez uma voodoo2 e ao mesmo tempo a dxr3 (2 passthroughs) a imagem no monitor ficou horrível.

Ou seja sim, se tivesses um CPU potente a par com uma placa que fizesse motion compensation, um bom software de descodificação e quisesses ver os filmes no monitor, a DXR3 não estava lá a fazer nada.
Senão, quem te disse isso não estava muito a par da cena.
 
O celeron @ 4.0 ghz aqui consegue lidar com x264, se bem com picos de 100% em alguns casos, visto a placa não fazer offloading, embora penso que com uma HD 2400 deve resultar ;)
Bem, instalei o codec coreAVC e reduziu bastante o load no cpu :D Alguns filmes com o codec free do CCCP o video atrasava-se em relação ao audio, agora ficou bom! mas penso que seja optimização do algoritmo que uma "ajuda" por parte da gráfica..
 
Bem, instalei o codec coreAVC e reduziu bastante o load no cpu :D Alguns filmes com o codec free do CCCP o video atrasava-se em relação ao audio, agora ficou bom! mas penso que seja optimização do algoritmo que uma "ajuda" por parte da gráfica..

O CoreAVC, tal como o Quicktime, faz uso do Direct 3D 9.0 (SM 2.0) para renderizar vídeo, mesmo no Windows XP.
Deve ser daí que chegaram as melhorias
 
O CoreAVC, tal como o Quicktime, faz uso do Direct 3D 9.0 (SM 2.0) para renderizar vídeo, mesmo no Windows XP.
Deve ser daí que chegaram as melhorias
A sério? Sei que faz uso de GPU, mas pensava apenas nas HD 2xxx e Geforce 8xxx, devido ao UVD e afins...

Podia comprovar, se a minha gráfica tivesse um sensor de temperatura :p
 
A sério? Sei que faz uso de GPU, mas pensava apenas nas HD 2xxx e Geforce 8xxx, devido ao UVD e afins...

Podia comprovar, se a minha gráfica tivesse um sensor de temperatura :p

Se tiveres o VMR9 activo, estás a renderizar em Direct3D 9 (como o Windows Vista faz por default em quase qualquer tipo de vídeos).
Se tiveres o VMR7, estás a usar um overlay de vídeo convencional, via Directshow.
 
Onde posso ver esta cena?

Normalmente é automático no Windows Media Player, dependendo do codec usado e da sua versão.
Contudo, é possível desactivar nas propriedades do WMP, desligando o modo mais elevado de aceleração de vídeo (corresponde aos dois modos VMR).


Mas se tiveres o FFDShow ou o Media Player Classic é possível ver isso nas opções de playback.
A minha placa de tv da Hauppauge também tem um programa separado para forçar VMR7, VMR9, ou nenhum desses modos.
 
A DXR3 tinha uma qualidade de imagem imbatível se usasses o s-video out próprio da placa para uma televisão decente. Quando usavas a placa para ver DVDs no monitor do PC, a qualidade reduzia um bocado porque tinha que fazer passthrough do VGA como acontecia com a voodoo2. Como era um sinal analógico vai-se perdendo sempre qualidade gradualmente. Lembro-me quando usei uma vez uma voodoo2 e ao mesmo tempo a dxr3 (2 passthroughs) a imagem no monitor ficou horrível.

Ou seja sim, se tivesses um CPU potente a par com uma placa que fizesse motion compensation, um bom software de descodificação e quisesses ver os filmes no monitor, a DXR3 não estava lá a fazer nada.
Senão, quem te disse isso não estava muito a par da cena.

Pois só via os dvd's no monitor que na epoca era de 21" era um pc topo de gama tambem... depois ganhei juizo e deixei de enterrar o dinheiro no pc :lol: Obrigado pelo esclarecimento :)
 
Back
Topo