AMD Carrizo APU

Dark Kaeser

Colaborador
Staff
Este é o sucessor do Kaveri, com o core "Excavator", neste caso a versão mobile

24dhkyc.jpg


o mais curioso disto é que no update do mobility roadmap apresentado, existe um outro Carrizo designado por L, que é um SoC baseado no core "Puma+", mas ambos com o mesmo socket FP4 BGA

x2qyk9.jpg


http://www.hardware.fr/news/13971/amd-carrizo-carrizo-l-mi-2015.html


AMD today at its Future of Compute event announced the addition of its first high performance system-on-a-chip (SoC), codenamed "Carrizo", and a mainstream SoC codenamed "Carrizo-L" as part of the company's 2015 AMD Mobile APU family roadmap.
...
With support for Microsoft® DirectX® 12, OpenCL® 2.0, AMD's Mantle API, AMD FreeSync and support for Microsoft's upcoming Windows® 10 operating system, the 2015 AMD Mobile APU family enables the experiences consumers expect.
...
Utilizing a single package infrastructure for "Carrizo" and "Carrizo-L," the 2015 AMD Mobile APU family simplifies partner designs across a broad range of commercial and consumer mobile systems.
http://ir.amd.com/phoenix.zhtml?c=74093&p=irol-newsArticle&ID=1991472


À partida os detalhes do Carrizo serão anunciados na conferência Hot Chips '15 da ISSCC de 22 a 26 Fevereiro

AMD will disclose Carrizo, an integrated processor with its latest x86 core. The 28 nm chip measures 244.62 mm2 and packs more than 3.1 billion transistors. Its new Excavator core is 23% smaller and uses 40% less power than AMD’s previous x86 core.
http://www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1324643&page_number=2
 
Há quem diga que cabe no package do APU, há outros que dizem só se fosse 20nm.
Eu acho que a AMD vai querer tirar os benefícios todos da HBM primeiro nas novas gráficas e nos APU's talvez só com o novo core de raíz em 20nm (zen?). A intel também não está a fazer concorrência nenhuma nas iGPU e resolvendo o problema da largura de banda nos APU's acabava com o mercado das discretas até ao nível das R7 260x, pelo menos. Por outro lado, penso que o dual graphics com placas GDDR5 e novas HBM já seria possível em vez de se ficar pelas R7 250 com DDR3.
 
A intel tem boas IGPs também, o problema deles está completamente nos drivers deles, rajadas de jogos cheios de problemas e artefactos.
Intel IGP é para trabalhar e mais nada, e mesmo assim tem algumas falhas.
 
Tirando a Iris Pro (com a solução eDRAM) que é só BGA e tem um preço risível a intel não tem nada ao nível da AMD, então para gaming é mesmo para esquecer por causa dos drivers.
Pois PWP, possível é, mas já li que tens que fazer downclock só para conseguir pôr a funcionar sem stutter, não tens ganho nenhum em ser GDDR5 e acima de R7 250 esquece, mais vale só dGPU sozinha.
 
Eu espero que a AMD vá usar, pelo menos no Carrizo, a base da 285 "Tonga", em que as melhorias introduzidas conseguiram de alguma compensar a menor largura de banda do GPU até 176 GB/s (256bit) face à 280 "Tahiti" até 240 GB/s (384bit), ficando a performance ela por ela com a 280 (mesmo número de Stream Processors- 1972, texture Units-112 e ROP's- 32)

Além disso e como o Carrizo é suposto ser o primeiro produto a ter suporte ao HSA 1.0, (o roadmap acima assinala HSA features no Kaveri e Full HSA 1.0 support no Carrizo) a componente do GPU tinha necessariamente de ser actualizada, na apresentação da 285, houve uma referência (última linha na imagem)

p0fab.png

http://www.anandtech.com/show/8460/amd-radeon-r9-285-review/2

que a Anandtech acredita que complete o HSA roadmap, a da integração CPU+GPU, a imagem acima desta no artigo.

Mais uma vez estou a falar do Carrizo com o CPU core "Excavator", o Carrrizo-L é baseado no CPU core "Puma+", a AMD decidiu alterar a designação do APU, que é basicamente um Beema, mas ambos os APU partilham o mesmo "socket" FP4.

Como isto para já se destina ao mercado mobile, o HBM ainda que estiveese pronto e fosse tecnicamente possível de usar (não estou a dizer se é ou não), duvido que fosse competitivo do ponto de vista dos custos, tal como a hipótese DDR 4.

Já agora o facto de estas GCn mais recentes recorrerem ao XDMA para o Crossfire poderá de alguma forma ajudar a uma implementação melhor do Dual graphis?
 
Há sites que dizem que o Carrizo nem vai chegar aos desktops por agora (estão a usar um processo que permite reduzir consumos mas limita frequências). Dizem que vão sair Kaveris melhorados em 2015 e novidades só em 2016 possivelmente com a nova arquitectura Zen.
Será que vão implementar a técnica de compressão da 285 nos Kaveri para aliviar o problema de falta de bandwith?

Delta Lossless Color Compression ganho de até 40% na largura de banda! Gostava saber o valor médio em vez do "até 40%".

Now here’s the exciting part for APU users: Delta Lossless Color Compression. It doesn’t seem so compelling until you consider the technique improves memory bandwidth efficiency by up to 40%! Something we can’t get enough of in the world of IGP. Essentially, pixels in the frame buffer are compressed to extend effective memory bandwidth. This should help enable one more generation of APUs with 2133 DDR3 until a commitment can be made to faster DDR4.

Other improvements include an on-die southbridge or “Fusion Controller Hub” as well as updated AMD TrueAudio and an integrated Platform Security Processor. The integrated FCH will be disabled on systems with existing “Bolton” chipsets, no word yet on plans for boards which make use of the integrated FCH.

http://apusilicon.com/amd-desktop-carrizo-my-best-guess/

Um controlador de 10Gb ethernet dentro do cpu (dado que estão a fazer APU's para clusters) também era à maneira!
 
Última edição:
A única alteração que houve dos anteriores roadmap, foi precisamente a do mobile, que é o único com a referência a produtos de 2015, o resto do roadmap continua inalterado.

há também a questão de neste mobile roadmap o Carrizo vir com a referência SoC, o que à partida exclui a necessidade de "chipset" externo, o que contribui para a tal teoria de o Carrizo poder não vir a ser lançado para desktop, mas também há a teoria de que havia 2 ou 3 versões do Carrizo, o mobile tem 2 a do desktop podia ser a 3ª para o socket FM2+, há um antigo ddesktop roadmap leak da sweclokcers de nov '13 que mostrava um Carrizo FM2+ com um TDP máx de 65w, é esperar para ver.

Em relação aos processos de fabrico também já vi todas as teorias e mais algumas, certo é que aquando do lançamento do Kaveri a AMD tinha referido que trabalharam em conjunto com a GF para encontrar um equilíbrio entre um processo afinado para CPU e GPU

nxj40z.jpg


e olhando para a info da própria Kaveri
x54dc2.jpg


e acreditando que a informação que coloquei no 1º post, e excluindo hipótese de a AMD ter errado nos números

The 28 nm chip measures 244.62 mm2 and packs more than 3.1 billion transistors. Its new Excavator core is 23% smaller and uses 40% less power than AMD’s previous x86 core.

para permitir na mesma área mais transistors alguma coisa foi feita além de uma melhor compreensão do processo em si, há também a hipótese de a AMD ter abandonado o "automatic design" que se sabe ter usado no design de produtos anteriores e ter passado a fazer as coisas "à mão", á falta de melhor termo.

Mas há aí um gajo na internet com o nick Seronx, que deve estar em vários fóruns com esse nome, que diz que vai ser um processo a usar a técnica SOI que a GF licenciou à ST-M.
 
Vamos ver se trás alguma melhoria de jeito mas se estiver focado para notebooks e produtos mobile a AMD vai negligenciar o mercado do desktop que ainda lhe vai garantindo vendas pois contam-se pelos dedos das mãos os notebooks com APUs AMD, e os que não são uma valente bosta em ecrã/peso/materiais então limitam-se a uns três ou 4 modelos.
 
Portáteis AMD com os cpu's de topo em Portugal não há. Encontra-se na Alemanha o FX7500 e o FX7600P, mas são setups overkill com gráfica discreta r9 M290x: MSI GX60
 
Back
Topo