1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AMD comemora 30 anos do Opteron com lançamento de três modelos dual core

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por RavenMaster, 26 de Abril de 2005. (Respostas: 10; Visualizações: 1242)

1. RavenMaster

RavenMaster Power Member

"A AMD anuncia hoje os seus primeiros três modelos dual core para o mercado de servidores, segmento onde a fabricante tem mantido a sua aposta. De acordo com a empresa, os primeiros equipamentos baseados nos novos chips chegam ao mercado nos próximos 30 dias.

Os três novos modelos são designados com as referências Opteron 865, 870 e 875 e correm a 1,8GHz, 2GHz e 2,2GHz, respectivamente. Esta primeira linha dirige-se a servidores com quatro ou oito microprocessadores, mas já no próximo mês de Maio ficam disponíveis outros três modelos dual core (265, 270 e 275). As velocidades disponíveis serão as mesmas, mas esta linha estará disponível em equipamentos de uma ou duas unidades.

Por opção estratégica a AMD concentra-se no mercado de servidores, numa primeira fase, já que aí detêm uma quota próxima dos 40 por cento. Contudo, a empresa não descura o mercado dektop e já garantiu que avança com uma linha para este segmento em Junho, a Athlon 64 X2. As previsões iniciais apontavam o primeiro dual core da AMD para desktop só para a segunda metade do ano.

A rival Intel entrou na era dual core pelo segmento desktop, mais concretamente pela gama alta do mercado e PCs multimédia, mas prevê até final do próximo ano migrar todas as suas linhas para a nova tecnologia. Contudo o primeiro dual core para servidores, da linha Xeon, só chega ao mercado no início do próximo ano.

As duas companhias encaram o dual core como um enorme desafio, que poderá confirmar a liderança da Intel ou dar hipótese à AMD de conquistar mercado e por isso ambas procuravam ser as primeiras a anunciar a conclusão do primeiro processador dual core e colocar equipamentos no mercado.

Para os seu priemiros modelos dual core, a AMD conta já com encomendas da HP, Sun e IBM.

Recorde-se que os dual core são constituídos por dois processadores combinados num único chip, o que melhora a sua performance e capacidade para realizar mais do que uma tarefa em simultâneo. "

fonte

2. CA3iR0

CA3iR0 Banido

"AMD comemora 30 anos do Opteron"

WTF?
    Já existem opterons há tantos anos e eu ainda ando com um barton há coisa de 2 anos? :wow:

3. blastarr

blastarr Power Member

LoL, é o que dá quando se traduz literalmente sem ter em conta o contexto semântico... :lol:

4. SuBzEr0

SuBzEr0 [email protected] Member

Esta parte é que me deixou curioso...a amd já tem 40% do mercado de servidores?
    Os dados estão correctos?

[]s

5. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

e os outros 60% aqui, certamente que não são da intel... :P
    mas a amd não é uma empresa assim tão nova como isso, ja anda nestas lides ha algum tempo, e como tal não me espanta muito os 40%, apesar de achar que não é tanto...
    também é pratica corrente na AMD testar nova tecnologia no mercado dos servidores, o que pode dar mais umas quantas vendas...

6. Colbato

Colbato Power Member

A AMD foi fundada em Maio de 1969, é uns meses mais nova que a Intel, fundada no início 1968. Curiosamente, ou não, quer Jerry Sanders, o fundador da AMD, quer Gordon Moore, que com Ted Hoff e Robert Noyce fundaram a Intel, foram todos engenheiros na Fairchild Semiconductor Corporation.

7. Taz

Taz To fold or to FOLD?

Deviam despedir o coitado que faz as traduções. Ganda morcão. >(

Acho uma boa ideia a amd entrar 1º nos servidores com os dc, espero que não haja treta com a troca de bios. Só este aspecto já me faria trocar intel por amd, sai muito mais barato, oh oh... :001:

8. Xogun

Xogun I fold therefore I AM

Isso dos 40% é bem verdade, porque a AMD quando lançou o Opteron fez dele um verdadeiro cavalo de batalha no mercado Enterprise Servers.

A maior parte da facturação, a nivel de vendas de cpu's, provém dos opterons e nao dos athlons 64. Esses 40% foram ganhos à intel e os seus Xeons, visto que à uns anos pra cá a intel sentou-se à sombra da bananeira com o seu marketshare e não apostaram muito no desenvolvimento dos Xeons, só abriram os olhos quando foi anunciado o opteron pela AMD.

este mercado é muito crucial para AMD, visto ter sido a sua grande aposta, e a meu ver bem ganha, porque existem outros players para alem da intel neste mercado.

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

40% do mercado de servidores?

Não acredito e deve estar muito longe desse valor.

Talvez 40 % dos servidores x86 64 bit.

Procurando no google por "40 % server amd" dá varias noticias que 40 das 100 maiores empresas usam de uma maneira ou outra Amd, mas isso não quer dizer nada.

Metam aí um artigo com um estudo credivel que diga que a Amd tem 40% do mercado servidor e passo a acreditar.

10. Rudzer

Rudzer Power Member

Esses 40% estão mais que exagerados, o mercado de servidores está a adoptar os Opteron em força mas muito longe ainda do que este "press release" quer dar a entender...

11. SuBzEr0

SuBzEr0 [email protected] Member

Pois, bem me parecia que o numero estava bem exagerado, mas como não tenho estado muito atento perguntei.

Estão em clara expansão em comparação à intel, mas daí a terem 40% do mercado em tão pouco tempo, é ridículo.
    Porém com tempo talvez vão lá :)

[]s tudo menos essas cadeiras!

Partilhar esta Página