1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

AMD CPU Upgrade em Toshiba A210-10C

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por ac3ofS2, 16 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 10; Visualizações: 1121)

1. Boa noite a todos do Fórum e os meus parabéns ao que é para mim o melhor que Portugal dispõe de ajuda tecnológica a todos os niveis.

Tenho várias questões em relação a um upgrade ao meu Toshiba A210-10C o qual tem recentemente instalado o Windows 7 Ultimate via clean install.
    Aqui estão os specs relevantes para este caso tirados do Evarest:

• CPU Type: Mobile DualCore AMD Turion 64 X2 TL-52, 1600 MHz (8 x 200)
    • Motherboard Chipset: AMD M690V, AMD Hammer
    • System Memory: 1920 MB (DDR2-667 DDR2 SDRAM)
    • DIMM1: Samsung M4 70T2953EZ3-CE6 1 GB DDR2-667 DDR2 SDRAM (5-5-5-15 @ 333 MHz) (4-4-4-12 @ 266 MHz) (3-3-3-9 @ 200 MHz)
    • DIMM2: Samsung M4 70T2953EZ3-CE6 1 GB DDR2-667 DDR2 SDRAM (5-5-5-15 @ 333 MHz) (4-4-4-12 @ 266 MHz) (3-3-3-9 @ 200 MHz)
    • BIOS Type: Phoenix (01/15/10)
    • Video Adapter: ATI Radeon X1200 Series (128 MB)
    • Disk Drive: Hitachi HTS541612J9SA00 ATA Device (120 GB, 5400 RPM, SATA)

Prioridade 1: Fazer um upgrade do CPU para 2GHz ou mais acima, usando a motherboard existente, e gostava de saber quais os CPU's da AMD que poderei usar na upgrade e as respetivas velocidades. Também muito importante seria saber se terei qualquer problema a nivel da BIOS após intalação de qualquer CPU pois tenho lido sobre casos do mesmo e até ao ponto de não existirem BIOS programadas para os CPU's+SO+HW.

Opção da prioridade 1: Mudar a motherboard para Intel [se possivel?], obtendo assim um maior leque de velocidades para a upgrade.

Claro que a upgrade tem que justificar um aumento justificativo relação preço/desempenho/velocidade.
    Contudo, não uso jogos, não uso frequentemente programas de edição de video/imagem [rendering] e se alguma o Photoshop Lightroom para ajustar algumas fotos no básico. Apenas acho o processamento de 1.66GHz de momento muito lento e não gosto muito de esperar que as coisas abram.

Prioridade 2
    : Gostava de aumentar a HDD que tenho de 120GB para uma de 750GB ou 1TB. Isto é possivel se for a 5400rpm? E já agora reparei que a arquitetura é ATA mas existe alguma maneira de eu comprar SATA e de a por a funcionar como tal? E problemas com as drivers?

Prioridade 3: Tenho 2GB [1+1] de RAM de momento. Confirmam por favor que posso expandir até 4GB? Tiraria algum partido ou apenas 3GB chegaria?

Os meus maiores agradecimentos a todos e até breve...
    :001:

Última edição: 16 de Fevereiro de 2013
  2. SinLord

SinLord Power Member

Quanto às prioridades 2 e 3:

2 - podes aumentar o HDD ou por um SSD, ou manter esse HDD ou trocá-lo por outro com mais capacidade, e no lugar da drive de dvd/cd por um SSD com um adaptador caddy (p.ex. da icy box, que já traz uma caixa para pores a drive e usar como leitor externo depois) - contudo nao tenho a certeza quanto ao 'problema' de ser ATA e não SATA, penso que não tenha problema, mas vá espera por alguém que te esclareça melhor

3 - podes cologar 2x 2gb com estas specs:

• Module Size: 4GB kit (2GBx2)
    • Package: 200-pin SODIMM
    • Feature: DDR2 PC2-6400
    • Specs: DDR2 PC2-6400 • CL=6 • Unbuffered • NON-ECC • DDR2-800 • 1.8V • 256Meg x 64 •

3. Olá SinLord

Obrigado pela grande ajuda...foi mesmo um grande esclarecimento. Sim as SSD's são super mas ainda são caruchas portanto deixo essa opção de lado apesar de muito boa. A da RAM é otima mas pensas que necessito de 4GB ou 3GB chegaria considerando que não uso jogos e aplicações de video e imagem?

Grato

4. SinLord

SinLord Power Member

Mesmo assim, parece-me que o 'minimo' de memória hoje em dia seja mesmo 4gb, se puderes fazer o upgrade melhor, penso que para esse portátil este 'minimo' seja também o 'máximo' dele :P

Quanto ao SSD, podias por um de 60gb ~60€ só para instalares o SO e programas 'básicos' e mantinhas o HDD para armazenamento e instalação de outras coisas ou punhas um com mais capacidade, WD Blue de 500gb 2.5 ~60€ também, o adaptador caddy que referi é ~23libras (amazon.co.uk) mas tens outros cá em Portugal ~13€ acho (sem a caixa externa que o outro traz)

5. ...huummm...dá para pensar, não pensei que os SSD's estivessem já tão baixos. Até poderia por um de 100GB ou assim pois eu uso o iTunes e o "saloio" do programa apenas instala a pasta da musica iTunes em C: vê lá tu :lol: e assim os 40GB de musica que tenho vão diretamente para C: e não para outra partição! Agora só falta mesmo saber de outro membro a questão do ATA e SATA e se os SSD's apenas tambem vêem em SATA mas tambem vou Googlar. E a questao 1 tambem permanece para quem queira ajudar. Obrigado.

6. SinLord

SinLord Power Member

Naa, dá para mudar a localização da pasta de música do iTunes, vais a 'Editar > Preferências (ou seja 'CTRL+, ...sim uma virgula lol) > Avançadas' e alteras a pasta :P
    SSD de 100gb não digo, mas de 120gb vá :P pelo menos não sei de nenhum com 100 :x
    Não sei se precisas de mudar mais alguma coisa, mas no 'Crucial Advisor' pelo menos 'recomendam' um SSD - http://www.crucial.com/upgrade/Toshiba-memory/Satellite+A210+Series/Satellite+A210-10C-upgrades.html

Quanto às dúvidas em relação à MB/CPU se calhar podias pedir a um moderador para te mover este tópico para a secção Hardware>Portáteis, não digo que aqui não consigas ajuda, mas nessa secção anda o pessoal mais 'freak' de portáteis mesmo :p

7. Sim ja estive a ver a pagina da Crucial e os preços são bons e considerando o dollar americano...vou entao pedir aos moderadores para mudar de de secção.

Grato SinLord e até à próxima. :001:

8. SinLord

SinLord Power Member

Ah mas não pus a página deles para comprares por eles (se bem que és livre de o fazer lol), terias de pagar portes e isso tudo :P e os ssd's deles talvez não sejam a melhor opção, era só para te dar uma ideia do que podes por tanto em termos de RAM como de HDD/SSD

para hdd podias por como já referi um de 500gb/1tb WD Blue 2.5" (ou mesmo Green -a diferenca entre Blue e Green é que o Green é 'mais voltado' para armazenamento 'puro' enquanto que o Blue tem melhor performance, ou seja, se fores instalar coisas nesse disco como jogos ou programas que vais usar, é melhor arranjares um Blue) e para SSD, talvez um samsung 840 120gb (não a versão PRO, a não ser que possas dar o extra, mas pronto isso depois dependerá dos orçamentos que definires ;) )

9. FastBoy

FastBoy Power Member

Boas

Vão ai uma serie de duvidas nos dois quanto ao disco.

Em primeiro lugar, o disco é Sata. Segundo, se fosse Pata (ou ATA), não poderias colocar sata de modo algum. Terceiro, se colocares um SSD+HDD, o SSD vai para o lugar do HDD e o HDD substitui a unidade optica.

Agora em relação ao CPU, não recomendo de todo o upgrade, os ganhos serão pequenos não justificando o investimento. Trocar a board será impossivel.

Por isso, o melhor upgrade a fazer é memória + SSD + HDD na melhor das hipoteses.

cump

10. SinLord

SinLord Power Member

aah ok :P obrigado FastBoy :)

11. Grato pelo esclarecimento FastBoy e SinLord...fiquei sem qualquer dúvida. :001:

Última edição: 18 de Fevereiro de 2013

Partilhar esta Página