AMD Demonstra um QUAD dual-core Opteron

Gostei da parte de cada core ter 1m de cache! mas so uma pergunta! se ambos os cores utilizam o mesmo canal de HT n ira de certo modo afunilar um pouco?

Gostava de ver um destes DL a funcionar!
 
Kain disse:
Gostei da parte de cada core ter 1m de cache! mas so uma pergunta! se ambos os cores utilizam o mesmo canal de HT n ira de certo modo afunilar um pouco?

Gostava de ver um destes DL a funcionar!

O funil em sistema dual ou quad é essencialmente a largura de banda para a memória. Em sistemas 8x para cima é a latência do barramento e das caches.


Penso que a questão do afunilamento num opteron é puramente académica, uma vez que a ligação para a memória não passa pelo barramento.
 
Bom sinal para a Amd. Era interessante se eles divulgassem mais valores. A que ghz eles estão a correr, etc etc.

A Intel com a IDF aí à porta tb deve mostrar qq coisa do dual core. Se não mostrar, pelo menos deve anunciar os planos (se baseado no P M ou no PIV, etc).
 
Em principio parece muito facil passar do opteron para dual core. Tem alguma coisa a ver com o cpu ser compativel com a socket do opteron? O chipset pode ser o mesmo para o opteron e dual core? É que não me cheira, deve ser mais complicado que isto. Não tou nada por dentro desta cena de servers, mas parece-me que aquilo seja por modulos, se for, deve ser facil mudar de um modulo para outro. Enfim são supositorios... :zzz:
 
Taz disse:
Em principio parece muito facil passar do opteron para dual core. Tem alguma coisa a ver com o cpu ser compativel com a socket do opteron? O chipset pode ser o mesmo para o opteron e dual core? É que não me cheira, deve ser mais complicado que isto. Não tou nada por dentro desta cena de servers, mas parece-me que aquilo seja por modulos, se for, deve ser facil mudar de um modulo para outro. Enfim são supositorios... :zzz:

É o mesmo socket e o mesmo *****. No pdf está lá que para o meter a correr foi fazer um update à bios. Tão simples como isso.
Modulos? aquilo é uma board com 4 sockets. Uma board igual a qq uma, só que tem mais sockets. :)

E isto não é só para servers. A Amd tem no roadmap os Fx com dual core. Toledo.....

http://www.amd.com/us-en/Corporate/VirtualPressRoom/0,,51_104_608,00.html
 
Última edição:
Tendo em conta o espaço que a cache ocupa no die, axo que do ponto de vista economico os 2 cpu podiam ter a cache L2 partilhada.
Claro k assim pode ser ligeiramente mais rapido mas muito mais caro.
 
Ja ouvi falar numa gama completa de A64 com dual core.

Mas o opteron foi criado desde o inicio a pensar em dual core! mas e os A64 normais?
 
Pic:

opt13090dualcore_small.jpg


Pic grande -> http://www.amdzone.com/pics/cpus/dualcore/1stdemo/opt13090dualcore.jpg

No inicio só vão haver dual cores Opteron e Fx. Não estou a ver um user normal a precisar de dual core, pelo menos por agora. O socket pelo menos no opteron é o mesmo.
 
Essa cena de só flashar a bios e tá novo, é do melhor. Se fizessem uma versão dual core para o mercado domestico é que era. :001:
 
Taz disse:
Essa cena de só flashar a bios e tá novo, é do melhor. Se fizessem uma versão dual core para o mercado domestico é que era. :001:

O preço dos actuais a64 s939 já é ele alto, imagina isto, se bem que não me supreende nada que os FX passem a ser dual-core a médio-prazo.
 
Pois, isso toda a agente tá de acordo, mas imagina o power do bicho. Se o fizessem de certeza que haveriam clientes, o P4EE apesar de ser super caro vendeu. Há sempre malucos que os compram. :p
 
Back
Topo