1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Processador AMD Demos 6 and 12 core Opteron- Istanbul, Magny-Cour (pag2)

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por DJ_PAPA, 20 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 107; Visualizações: 21737)

1. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

http://www.techreport.com/articles.x/16448

Última edição: 22 de Abril de 2009
  2. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

AMD está de volta... principalmente nos servers... espero que se aguentem contra os Nehalem...

3. PitFire

PitFire I'm cool cuz I Fold

uma pergunta ...nos servers aAMD sempre fez mais frente a Intel certo? pelo menos e essa a ideia que tenho

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Em servers ninguém levava a sério a AMD, mesmo nos tempos do Athlon MP, apesar de ter as suas vantagens.
    A partir do Opteron a AMD é uma força importante no mercado, especialmente em sistemas com mais de 2 sockets.

Em relação à demo, é interessante, especialmente o HT assist. Parece-me ser de longe a novidade mais importante.
    Outro pormenor é que este hexa-core deve ser bem mais barato que o hexa-core actual da Intel.

Acho que esta demo aparece agora, porque os primeiros produtos com os Nehalem Xeon para dois sockets começam a ser anunciados e quase de certeza vão ser bem superiores aos Opterons actuais nesse mercado.

5. DMH

DMH 1st Folding then Sex

Penso que isso irá mudar agora que a Intel já não os problemas que tinha por ter o IMC no northbridge

6. ravager

ravager Power Member

Mas a AMD acaba por continuar a ser uma opção, especialmente para empresas mais pequenas, que não consigam suportar os custos dum servidor da Intel.

7. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Isso não era o mais relevante. A vantagem dos Opteron estava mais relacionada com a largura de banda entre CPU's ao usarem o HyperTransport, com links dedicados à comunicação entre CPU's (HT Links). O antigo FSB dos Xeon cortava-lhes imenso as pernas e obrigava a caches cada vez maiores, por exemplo, mas agora com o QPI a Intel removeu o principal bottleneck em sistemas com 2 ou mais CPU's.

A arma que ainda resta à AMD é ainda o menor preço. O produto continua bastante competitivo, para além de que não implica grandes alterações nos sistemas, o que pode ser critico no momento de tomar decisões.

8. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Talvez não joguem só com o preço. Este Hexa-core, se conseguirem bons clocks talvez em alguma situações bata o Nehalem quad core.

Para combater o octo-core da Intel, supostamente existe o Magny-cours, que deve ser a junção de dois destes Hexa-cores, no socket G34 ( 1974 pinos :| ) para formar um Dodeca-core (12 cores no mesmo package).
    Se isto se confirmar, não deixa de ter piada a Intel ter um octo-core "nativo" e a Amd ter um dodeca-core formado por duas dies.
    Já estou a ver a Intel a dizer que um cpu nativo é que vale a pena e a Amd a afirmar o contrário :p .

Por último, enquanto no mercado x86 andam nesta correria de ver quem consegue ter mais cores num socket, o próximo Itanium que vai partilhar a mesma arquitectura da Intel, fica-se por quad-core. Sei bem que não é só a performance que faz com que se compre um Itanium, mas.....

9. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Contra o Nehalem quad-core não pode nem deve ter problemas, dependendos dos clocks. O pior deve ser o Nehalem-EX com 8 cores.
    Mas os preço do 6-core AMD deve ser bastante mais baixo que o 8-core da Intel.

O Nehalem 4 core é cerca de 25% mais rapido que o Opteron 4 core ao mesmo clock, portanto a AMD ao aumentar de 4 para 6 core aumenta 50% o numero de cores que em aplicações servidor heavy multitread significa um aumento de performance quase linear com o aumento do número de cores.

Última edição: 20 de Fevereiro de 2009
  10. Crusher

Crusher Power Member

Eu acho que daria jeito a AMD para colocar nos seus CPUs algo como o Hyperthreading da Intel que ja usa ha uns bons anos. E sim cada vez faz mais sentido ja que estamos na corrida pelo numeros de cores ou threads.

Para algo que traz muitos beneficios ao troco de uma subida quase nula no consumo... lembro-me de umas noticias que a AMD estaria para introduzir algo como o Hyperthreading nos seus CPUs (ate se falou num possivel reversing Hypertheading em que os cores/threads disponiveis juntavam-se para correr em apenas numa thread, util para aplicacoes antigas).

Um CPU com 12 cores ja no inicio de 2010... talvez um bocado optimista nao? Ou a AMD danou-se? :D

http://pc.watch.impress.co.jp/docs/2008/0520/kaigai_1l.gif

11. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

O HT é muito interessante mas precisa de muitos custos em R&D e consome algum espaço no silicio. Existem outras formas de tirar mais performance de forma mais facil.

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=218495

A AMD conseque por 6 cores na mesma área que a Intel poe 4 cores. O problema é que a Intel depois a nivel de caches possui densidades por mm2 superiores e também latencias menores, portanto a AMD precisa trabalhar muito esta área nos proximos stepings.
    No entanto a nivel de die-size total um Core i7 deverá ter um tamanho parecido ao do 6-core Istanbul. O problema virá quando a Intel entrar em 2010 com os 32nm, nomeadamente o Nehalem 6-core 32nm e poderá baixar muito os custos de fabrico.

A AMD para contrariar os 32nm vai ter um novo 6-core "Sao Paulo" e um novo 12-core "Magny Cours" a 45nm. Triplica o numero de cores em pouco mais de 12 meses. Vamos ver se isso será suficiente ou não para travar a Intel até á chegada do Buldozer + Fusion no arranque de 2011.

Portanto para este ano se o Istanbul vier para o Desktop a AMD poderá ter um lineup: Phenom II X1,X2,X3,X4,X5,X6 com/sem cores desactivados e com/sem L3.

Última edição: 20 de Fevereiro de 2009
  12. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Pelos benchmarks já conhecidos e pelos posts em diversos sites, duvido que este hexa-core bata o quad-core da Intel. É um bocado assustador ver um sistema com dual socket da Intel bater um quad socket da Amd em SAP.

Acho que há três pormenores importantes para o futuro.
    - O socket G34 com aquele numero de pinos, deve ter 4 canais de memória (2+2?)
    - Mesmo com 12 cores, é provável que ele sejam mais pequeno que o Octo-core da Intel (24 MB de L3 contra 12 MB da Amd). Por isso é possível que seja mais barato.
    - Dá ideia que a Intel vai limitar o Octo-core a sistemas com mais de 4 sockets, porque o socket é diferente dos sistemas 2 sockets. Conclusão, se a Amd tiver uma proposta dual socket, com 12 cores por socket, pode ser muito interessante, até porque é um mercado muito maior.

13. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

De facto está ai uma cartada para responder aos Nehalen server

http://blogs.zdnet.com/hardware/?p=2253

256 bits de interface e tudo. Há que ver que isso acaba por ser a fusão de um sistema dual socket.

14. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Última edição: 25 de Fevereiro de 2009
  15. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

É mau quando a própria AMD admite isto.
    Depois há o problema de eles verem os "defeitos" do Nehalem, mas não verem os seus próprios defeitos. Por exemplo, é bom que o hexa-core possa ser colocado nos actuais servidores, mas nesses vão usar HT 1.

HT-assist é de facto o mais interessante, mas parece-me pouco actualmente. Com 12 cores e 4 controladores de memória, talvez seja mais competitivo com os Xeons.
    O ideal mesmo era mesmo uma nova arquitectura.

16. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Server Makers Expect Six-Core AMD Opteron Processors in June.

Partners Anticipate AMD Istanbul Chip in June as AMD Focuses on Ultra Low Voltage Quad-Core Products

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/di..._Six_Core_AMD_Opteron_Processors_in_June.html

Seria interessante se tb aparecesse logo para o Desktop (junho tb é o mês de lançamento do dual-core Phenom II) ficando a AMD com lineup:
    Phenom II X6,X5,X4,X3,X2 :P

O Phenom II X6 e X5 combatiam os Core I7. Os Phenom II X4 os C2Q e os Phenom II X3 e X2 os C2D.
    Nos portateis o Phenom II X2 combatia os C2D e o Athlon Neo os Atom.

Pena que a AMD dificilmente tenha pedalada para produzir isto tudo em tão pouco tempo. (so tem 1 fabrica versus 5 ou 6 da Intel)

17. Nivrin

Nivrin Suspenso

seria muito bom!!!
    ai sim e que ja faziam frente aos i7 a serio

18. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

UAU... A AMD parece estar disposta a entrar no jogo :D Espero que consigam fazer frente à Armada i7 nos servers, assim sempre mantinham o seu ultimo bastião...

Só há problemas:

Provavelmente estes 6 cores irão comer mais energia que os quad da Intel...
    E o die do cpu deve ser maior que o die dos Intel...

Espero que sejam killing machines, mas price-conscious ;)

19. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Vê o post 11 desta thread, do DJ_PAPA. Na verdade um die com 6 cores ainda consegue ser menor do que um Quad core Nehalem. Agora a nivel de consumos é que será outra história, ainda não se sabe, julgo eu. Os clocks também terão uma palavra importante a dizer a este nivel.

20. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Intel Core i7 - 263 mm2
    AMD Phenom II X4 - 258 mm2
    AMD Phenom II X5 - 258 mm2 + 15.3mm2 x 2 = 288.6 mm2

O Core I7 é maior que o Phenom II X4 e deve ser menor que o X6, mas a diferença mesmo para o X6 é pequena. (o RV770 anda nos 256mm2). Tudo o que seja abaixo dos 300mm2 pode ser considerado um core pequeno.

Relativamente ao TDP tendo em conta que ha o Phenom II X4 2.8Ghz a 95W se o X6 aumentar em 50% o TDP talvez haja um Phenom II X6 a 2.8Ghz com 140W. No entanto o TDP não deve aumentar tanto, não sei e tb não sei que clocks conseguem tirar do X6...
    Idealmente seria um [email protected]/3.2Ghz 140W e um 2.8Ghz 125W.

Partilhar esta Página