AMD dodeca-core

kronozord

Suspenso
AMD engineers reveal details about the company's upcoming 45nm processor roadmap, including plans for 12-core processors

"Shanghai! Shanghai!" the reporters cry during the AMD's financial analyst day today. Despite the fact that the company will lay off nearly 5% of its work force this week, followed by another 5% next month, most employees interviewed by DailyTech continue to convey an optimistic outlook.

The next major milestone for the CPU engineers comes late this year, with the debut of 45nm Shanghai. Shanghai, for all intents and purposes, is nearly identical to the B3 stepping of Socket 1207 Opteron (Barcelona) shipping today. However, where as Barcelona had its HyperTransport 3.0 clock generator fused off, Shanghai will once again attempt to get HT3.0 right.

Original roadmaps anticipated that HT3.0 would be used for socket-to-socket communication, but also for communication to the Southbridge controllers. Motherboard manufacturers have confirmed that this is no longer the case, and that HT3.0 will only be used for inter-CPU communication.

"Don't be disappointed, AMD is making up for it," hints one engineer. Further conversations revealed that inter-CPU communication is going to be a big deal with the 45nm refresh. The first breadcrumb comes with a new "native six-core" Shanghai derivative, currently codenamed Istanbul. This processor is clearly targeted at Intel's recently announced six-core, 45nm Dunnington processor.

But sextuple-core processors have been done, or at least we'll see the first ones this year. The real neat stuff comes a few months after, where AMD will finally ditch the "native-core" rhetoric. Two separate reports sent to DailyTech from AMD partners indicate that Shanghai and its derivatives will also get twin-die per package treatment.

AMD planned twin-die configurations as far back as the K8 architecture, though abandoned those efforts. The company never explained why those processors were nixed, but just weeks later "native quad-core" became a major marketing campaign for the AMD in anticipation of Barcelona.

A twin-die Istanbul processor could enable 12 cores in a single package. Each of these cores will communicate to each other via the now-enabled HT3.0 interconnect on the processor.

The rabbit hole gets deeper. Since each of these processors will contain a dual-channel memory controller, a single-core can emulate quad-channel memory functions by accessing the other dual-channel memory controller on the same socket. This move is likely a preemptive strike against Intel's Nehalem tri-channel memory controller.

Motherboard manufacturers claim Shanghai and its many-core derivatives will be backwards compatible with existing Socket 1207 motherboards. However, processor-to-processor communication will downgrade to lower HyperTransport frequencies on these older motherboards. The newest 1207+ motherboards will officially support the HyperTransport 3.0 frequencies.

Shanghai is currently taped out and running Windows at AMD.


FONTE:

http://www.dailytech.com/Dodecacore...fficially+the+Multicore+Race/article11531.htm
 
pelo que li estou a ver que vamos ter um final de 2008, inicio de 2009 ao rubro..

bem que ja era altura da concorrencia dar sinais de vida :)
 
pelo que li estou a ver que vamos ter um final de 2008, inicio de 2009 ao rubro..

bem que ja era altura da concorrencia dar sinais de vida :)

Não gosto de ser o arauto da desgraça mas o mesmo de dizia do Barcelona, uns "meses" antes de se saber a realidade.
Espero bem que não...mas como se diz prognósticos só depois do Jogo :)
 
Eu so me pergunto para que é que o comum do mortal precisa de um quadcore. Um dodeca-core? Estamos a chegar ao exagero... ;)

Olhe, ó sefachabor Srs. dos processadores, em vem de porem 12 cores num processador, era aumentar a velocidade destes para pelo menos 6000MHz. Um dual core a 6Ghz para mim servia até 2018.

Quem é que corre 12 aplicaçoes ao mesmo tempo que ocupe a 100% todos os core's? Ou aplicaçoes que tirem partido de todos estes core's?
Quanto muito, isto apenas será bom para o ramo empresarial... Para o comum dos mortais é mais "eyecandy" do que outra coisa.

MAS, acho muito bem que evoluam, nem que seja para disputar o lugar com a Intel. Mas agora era aumentar o CoreSpeed. 12 cores chegam pra tudo e ainda sobra.

GO AMD!!
Offtopic:
Para quando um CodeName Lisbon??
 
espera lá...

vão ser dois shangai "colados" ???

ASSIM SENDO, ACHO QUE VÃO TER SUCESSO... finalmente tentam um passo ao tamanho das pernas...
querer fazer cores monolíticos single-die era a "morte" da AMD !!!
 
Eu so me pergunto para que é que o comum do mortal precisa de um quadcore. Um dodeca-core? Estamos a chegar ao exagero... ;)

Olhe, ó sefachabor Srs. dos processadores, em vem de porem 12 cores num processador, era aumentar a velocidade destes para pelo menos 6000MHz. Um dual core a 6Ghz para mim servia até 2018.

Quem é que corre 12 aplicaçoes ao mesmo tempo que ocupe a 100% todos os core's? Ou aplicaçoes que tirem partido de todos estes core's?
Quanto muito, isto apenas será bom para o ramo empresarial... Para o comum dos mortais é mais "eyecandy" do que outra coisa.

MAS, acho muito bem que evoluam, nem que seja para disputar o lugar com a Intel. Mas agora era aumentar o CoreSpeed. 12 cores chegam pra tudo e ainda sobra.

GO AMD!!
Offtopic:
Para quando um CodeName Lisbon??

O mais provável é vir apenas pro mercado de servidores.
 
Depende, se se encontrar maneiras elegantes de dividir o trabalho de uma só aplicação por vários cores, então isto seria uma maquina...

Exactamente :)

O software puxa pelo hardware mas o contrário tb existe :009:
Podemos estar prestes a assistir ao nascimento de uma realidade virtual.
 
Quem é que corre 12 aplicaçoes ao mesmo tempo que ocupe a 100% todos os core's? Ou aplicaçoes que tirem partido de todos estes core's?
Quanto muito, isto apenas será bom para o ramo empresarial... Para o comum dos mortais é mais "eyecandy" do que outra coisa.

Faz Alt+Ctr+Del no windows. Eu em idle tenho mais de 600 threads (~60 processos) e acabei de ligar o pc. Claro que apenas umas 2 estão acima dos 5% de utilização do CPU, e as aplicações desktop vulgares não escalam muito no multithreading. Provavelmente até não tarda muito para aparecerem cores dedicados a threads específicas (em vez de serem todos iguais), por exemplo para processamento vídeo, cálculos matemáticos específicos, funções de cifra, etc.

TL
 
Depende, se se encontrar maneiras elegantes de dividir o trabalho de uma só aplicação por vários cores, então isto seria uma maquina, se não como dizes é só para servidores.

virtualizaçao? é pra isso que serve, ou estou enganado?

nao sei se isso é proprietario da intel, se for que implementem uma tecnologia parecida

como diz o destr0yer, isto virá provavelmente primeiro para servidores
 
Última edição:
Faz Alt+Ctr+Del no windows. Eu em idle tenho mais de 600 threads (~60 processos) e acabei de ligar o pc. Claro que apenas umas 2 estão acima dos 5% de utilização do CPU, e as aplicações desktop vulgares não escalam muito no multithreading. Provavelmente até não tarda muito para aparecerem cores dedicados a threads específicas (em vez de serem todos iguais), por exemplo para processamento vídeo, cálculos matemáticos específicos, funções de cifra, etc.

TL

60 processos ? Deves ter muita coisa a arrancar com o PC de certeza...

Tenho o Windows Media Player ligado, programa de torrents, messenger, entre outros e tenho 40, sinceramente não vejo para que servem os 12... 2 já chegam quanto mais 4,8,12... :o
 
...
Olhe, ó sefachabor Srs. dos processadores, em vem de porem 12 cores num processador, era aumentar a velocidade destes para pelo menos 6000MHz. Um dual core a 6Ghz para mim servia até 2018.
...

MAS, acho muito bem que evoluam, nem que seja para disputar o lugar com a Intel. Mas agora era aumentar o CoreSpeed. 12 cores chegam pra tudo e ainda sobra.

A multiplicação de cores serve mesmo para evitar a escalada dos Mhz, é mais fácil aumentar o nº de cores do que os Mhz pois esse aumento traz problemas entre os quais o calor, e com os materiais actuais existem também limites físicos dos mesmos.

Quando aos 4 ou 12 cores chegarem e sobrarem, ainda me lembro de ir à FIL à muitos anos e ver um PC a 1Ghz (era arrefecido por um tipo de sistema frigorífico) apresentado com grande pompa, e pensar o mesmo...:rolleyes:
 
Última edição:
é a solução mais "barata" e talvez menos trabalhosa, de ganhar dinheiro e de esquecer as famosas palavrinhas " organização " e "optimização", pqe nao acredito que algo que requeira um quad core, nao se faça num dual core com clock speeds mais elevados e bem optimizado.

uma coisa de valor, seria se num quad core, um dos quad fosse inteiramente dedicado ao OS, e o resto fosse user-defined, ou definido pelo programa, havendo assim versões para quad, dual etc...

talvez um dia se pare de evoluir, e chegam À conclusao que aquilo que se fabricou, nao está usado a 30% sequer, se tudo fosse optimizado..
 
Depois da MHz war ter acabado... É agora vez da Cores war.

Dantes era vê-los a guerrear e a dizer: A "minha" tem mais mhz do que a tua,

Agora vêmo-los a guerrear e a dizer: Eu tenho mais "cores" do que tu .

É muito dificil por um core a distribuir todos os processos pelos vários nucleos?!?
Até pode ser mas é algo perfeitamente ao alcance deles.

Cumps.
 
talvez um dia se pare de evoluir, e chegam À conclusao que aquilo que se fabricou, nao está usado a 30% sequer, se tudo fosse optimizado..

Já hoje em dia para 95% das pessoas um pc fraquinho chega e sobra. Nem dual core se usa, quando mais um dodeca-core. No entanto isto em servidores é excelente. Depende do preço, mas deve sair mt mais barato que um sistema com dual cpu quad-core (2x4 cores) e ainda tem 4 cores a mais :P

Mas também me parece que ainda não há um grande esforço em usar o processamento paralelo...

Em relação à virtualização e sistemas full 64 bit, qual a diferença entre um dual core e um dodeca-core nesses aspectos?
 
Back
Topo