AMD dodeca-core

O que se esquecem é que a guerra dos Mz era algo transparente para o Software. A adição de plataformas com mais cores não é. Se hoje em dia muitas aplicações ainda não fazem uso de dual core imaginem estes a reprogramar as suas aplicações cada vez que a Intel ou AMD se lembram de adicionar mais um Core à sua linha principal de processadores.

Atenção, não estou contra. O que hoje em dia parece ridículo no futuro é uma certeza e o passado parece retrógado. Como disse um user em cima.. processadores a 1GH? Para quê? E o Bill Gates já engoliu não sei quantas vezes aquela previsão da memória RAM. :p
 
Tenho exactamente essa dúvida...

Para quem perceber disso, o software é implementado para tirar partido de múltiplos cores ou de um número de cores específico?

É que no último caso, mais valia tentarem ir pelo caminho contrário (múltiplos cores a emular um só)... senão... vai ser uma confusão... :005:
 
Vamos a ver o que sai daqui. Eu também acho que 12 cores é demais num futuro quase imadiato para a maioria dos users mas lá está isto não será para a maioria...

em vem de porem 12 cores num processador, era aumentar a velocidade destes para pelo menos 6000MHz.

O Skulltrail já chegou aos 6000MHZ, já se deve correr o Crysis bem, finalmente...:D
 
Vamos a ver o que sai daqui. Eu também acho que 12 cores é demais num futuro quase imadiato para a maioria dos users mas lá está isto não será para a maioria...



O Skulltrail já chegou aos 6000MHZ, já se deve correr o Crysis bem, finalmente...:D
É exactamente essa a questão! Isto não é um produto que está a ser desenvolvido para o mercado low-end..está claramente direccionado para servidores / entusiastas.

E, como diz o greven, há um senhor do mundo do software que já teve que engolir um sapo à conta de uma previsão limitadora como estão a tentar fazer. Está certo que, para o uso de grande parte do mercado, a evolução podia muito bem ter parado nos PIII...mas esse é o paradigma de agora. Aposto que o paradigma será, à semelhança do que tem acontecido, completamente diferente no espaço de uma década. E aí este tipo de CPU terá, provavelmente, todo o sentido.

Há algo que me está a deixar curioso em relação a estes CPU, também...como está o TDP?
 
Já hoje em dia para 95% das pessoas um pc fraquinho chega e sobra. Nem dual core se usa, quando mais um dodeca-core. No entanto isto em servidores é excelente. Depende do preço, mas deve sair mt mais barato que um sistema com dual cpu quad-core (2x4 cores) e ainda tem 4 cores a mais :P

Mas também me parece que ainda não há um grande esforço em usar o processamento paralelo...

Em relação à virtualização e sistemas full 64 bit, qual a diferença entre um dual core e um dodeca-core nesses aspectos?

Por exemplo o Assassin's Creed já usa mais de 50% de um quad core a 3,2ghz ou seja, o dual core era todo expremido...
Sabes o que é e para que serve a virtualização né?
Com 12 cores e Ram a condizer, podes correr mais SOs e mais testes a correr ao mesmo tempo, ou entao para servidores que fará uso completo de todos os cores.
 
Vá la que a concorrencia (da Intel..lol) la lançou um bom processador...pode ser bom para jogos,mas tb para servidores e para pessoas que utilizem varios sistemas operativos....cumps
 
Sinceramente... até compreendo a dificuldade em separar as diferentes rotinas em threads/processos. Já dei cadeiras disso e diga-se que dá imensa dor de cabeça sincronizar tudo. E não há forma de pegar em código single threaded passar-lhe um optimizador e automaticamente ficar multi-threaded.
 
lembrem se que a ideia pode não ser apenas separar os processos em vários cores! podem também executar várias tarfeas, cada uma num core diferente para uma maior largura de banda
 
Penso que para se fazer uma utilização de 12 núcleos (processador) e memoria para essa gente toda teríamos que ter obrigatoriamente um sistema operativo a 64-bit's, quase de certeza que com um a 32-bits não funciona toda a gente :P

Logo acho que a implementação vai ser principalmente nos servidores, porque em termos de aplicações a 64-bit para computadores convencionais, estamos muito fraquinhos :)

Estou contente por ver que a AMD esta a evoluir, já estava a ficar preocupado com as histórias todas que tinha lido até a data :)
 
A comunidade de x64 esta a aumentar a olhos vistos. Ao preço da ram é normal isso, secalhar até as boards irão aumentar a capacidade dos 8gb para mais, quando já ha boards "normais" que suportem 32gb como é o caso de algumas que tem o 680i e 650i.
Não sei como para muitos 2gb é o ideal, quando eu com 4 gb e extraio um rar maior que 4gb fico logo sem ram :D fora outros acontecimentos.
Imagino os preços deste cpu :D dv ser inferior ao intel "octo" que ainda nao sei o nome, de certeza.
E ja agora é de referir que o windows 7 dv ser x64 nativo.
 
ja referi isso do windows 7 :p bem como os processos de virtualização deste, já incluidos no server 2008, que beneficiam em grande parte com multi cores
 
Não sei como para muitos 2gb é o ideal, quando eu com 4 gb e extraio um rar maior que 4gb fico logo sem ram :D fora outros acontecimentos.
:confused:
Eu com 224 Mb de ram descromprimi um rar de 4,5gb... e o PC não foi abaixo (se bem que já me crashou com paint...)...


E qual é o problema de um processador de 12 cores? Claro que inicialmente só servidores o vão usar, mas é inevitável a sua chegada ao mercado "civil".
 
Querem uma ideia para usar esta perola?

1 PC para 12 utilizadores, o grande problema estaria na grafica, onde arranjar uma com 12 saidas. Seria bastante interessante para zonas com PCs ao publico, como aulas, bibliotecas, cybercafes, etc.

Penso q podem começar a mudar alguma coisa no SO, como por exemplo dedicar 1 cor 100% para aplicação, estilo aluguer de core por tempo indeterminado, isto evitaria desperdicio de ciclos de atribuição de tarefas. Neste caso, ate pode nems er preciso haver alguma alteração dos programas, ja q quem gere isto é o SO, a unica coisa q o programa poderia notar (caso tivesse inteligencia) era q estava a ter acesso imediato ao CPU. Imaginem ir ao medico e em vez de irem pa sala de espera estavam logo na consulta :)

Algo q tb pode ser estudado é um core estar 100% dedicado a processamento de fisica, no caso dos jogos.


O grande problema esta na perguiça da programação, nao interessa optimizar ou inovar o q querem é copy paste e mudarem a pintura.
 
As coisas têm que evoluir naturalmente, mas parece-me que um processador de 12 Cores não vai trazer nada de verdadeiramente importante para o mercado de consumo neste momento.

Se hoje em dia, nem um Quad é aproveitado em toda a sua glória, na grande maioria dos casos, por limitações do software, quanto mais 12 Cores, tenho a impressão que vamos ter à venda esses processadores a custar uma pipa de massa, instalamos no PC e só 30% ou 40% do seu poderio, penso que é desperdício.

Contudo, realço mais uma vez que a lógica é de evoluir, como sempre o será, mas acho que é muito cedo para processadores de 12 Cores.
 
Querem uma ideia para usar esta perola?

1 PC para 12 utilizadores, o grande problema estaria na grafica, onde arranjar uma com 12 saidas. Seria bastante interessante para zonas com PCs ao publico, como aulas, bibliotecas, cybercafes, etc.
não precisas de 12 Gráficas.. esta utilização já é possivel e usada nos dias de hoje. Lembro me que até havia um projecto criado por uma empresa nacional.

O projecto consistia em ter um PC base ligado depois através de portas de rede ou fibra optica (já não me lembro) a cada utilizador que tinha no seu espaço de trabalho uma caixa que tinha as interfaces mais comuns.. e neste caso não sei se a interface gráfica era feita atravez de algum chip onboard nessas caixas..

Todos os utilizadores partilhavam então uma máquina! Este projecto pelo o que tinha lido teve mais facilidades depois do surgimento de dual/quad cores a preços mais amigos pois ajudava a implementar este sistema em PMEs.

No futuro será talvez dos serviços mais utilizados, além de ficar mais barato a informação mais facilmente é catalogada pois encontra se numa única máquina. Depois é só criar outras maquinas para backups
 
Basicamente é voltar ao que se fazia nas grandes empresas nos primórdios da informática quando um computador completo era muito caro, uma série de terminais "burros" que se ligavam ao servidor central que fazia todo o processamento.

Continuo a achar que o aparecimento deste hardware vai acabar por levar ao desenvolvimento de novas soluções e novos paradigmas que farão com que o software actual pareça tão obsoleto como o DOS, pelo que é de saudar que vão aparecendo estas soluções.
 
O que me preocupa é que são 12 processadores a aceder concorrentemente, através de um único bus às memórias, o que pode ter um impacto gigantesco na performance.
 
O que me preocupa é que são 12 processadores a aceder concorrentemente, através de um único bus às memórias, o que pode ter um impacto gigantesco na performance.
sendo que a AMD já há muito tem o controlador da memoria integrado no CPU não sei até que ponto já eles não terão previsto isso
 
Back
Topo