AMD Duron

shello

%erador
Staff
Boas pessoal!
Bem, cá estou com maus uma dúvida... agora relativa a hardware.... Ora o que se passa é o seguinte:
O PC do meu pai é um AMD Duron 700MHz numa board Compaq (OMG xD). O que tem acontecido é que o raio do PC "frezza" (congela...) passado alguns minutos de utilização... Isto estando em Windows, Linux, Boot (já aconteceu... tava no Grub e congelou) e até num low level format com o DiscWizard da Seagate (caldera OS, penso eu de que)!!
Ora, do que será isto?
Há uns tempos(poucas semanas...) a pilha da CMOS foi-se e eu troquei-a, e a partir daí, ele começou a não congelar, mais isto so durou até ao fim de semana anterior ao do Natal (dias 17-18/12)...
É certo que o dissipador daquilo não é grande coisa, nem a ventoinha.... Mas já não há adereços para os skt462... Nem imagino aquilo a quecer muito...
Ja mudei a massa termica duas vezes, nada...

Anyone?

Abraços!
 
Tava a corre o memtest e ele parou aos 39% (teste 5 (Block move, 64 moves) aos 94%)
Não mostrou nenhum erro, entretanto o cursos psca mas o Walltime parou...

Abaixo das infos do PC, na "tabela" aparece-me
WallTime: 0:17:22
Cached: 384M
RsvdNen: 80K
MemMap: e820-Std
Cache: on
ECC: off
Test: Std
Pass: 0
Errors: 0
ECC Errors: (vazio)

Certamente poderão descodificar-me o que vai para aqui :D Algusn entendo, outros não :X

Não responde a nenhuma tecla...
Será mesmo probs da memoria... vou tentar tirar um módulo e testar de novo...
 
Se isso tiver várias mems testa uma de cada vez. Se for mesmo probs na ram ele vai dar buraco numa delas. E quanto a socket462, se procurares encontras ainda A7N8X-X e TT's SilentBoost por ai.
 
Umm isso parece-me mesmo aquecimento... porque freeza em todo o lado passado X tempo
e aguentou-se na semana antes do Natal, of course acho que foi a semana mais fria que houve até agora, e não acredito que seja da ram porque nesse caso o memtest nao frezzava
Se desse para ver as temps na bios era do best

Mas podes sempre tentar abrir o pc e pores uma ventoinha de pé a apontar para ele ;)


Cumprimentos
 
Realmente era muito fixe se ele desse para ver temps, infelizmente, esta board n tem sensores de temperatura :(
Quanto a tar aberto com um ventoinha la para dentro... não me cheira mesmo, para isso mais vale esquecer esta velharia xD

Abraços! (I'm still running Memtest)

P.S: no memtest quando ele "bloqueou" (n resondia a nada) apareceu o char de uma seta mais ou menos a meuio do ecrã... Aqulo não estava la... Mas ok... :\
Ele agora ta em cima da mesa aberto... vendo assim, se ainda não "freezou" também se admite esse problema do aquecimento :)

Abraços!
 
Bem, as memorias ja passaram pelo teste umas duas vezes cada uma (o teste assim que cehga ao fim recomeça) e nenhum erro nas 3... O que se conclui que não deve ser das memóras...

Vou meter uma fan no PC (atrás, não sei porque raio não têm :S) e mudar a massa termica daquilo...

Abraços!

#edit: Ja teve a funcar um bom bocado com uma fan atrás (a puxar ar para dentro) e não bloqueou... Vamos ver nos próximos tempos como se comporta!

thanks to everyone!!
 
Última edição:
Epa, um bump a isto... :P

O que tem acontecido...
Já comprei uma fan de 80mm para por atras, e é sempre a mesma cena... "congela" mesmo estando a fan a puxar ar para dentro ou para fora...

O estranho deste caso é que ele congela, aparentemente, aleatóriamente, ou seja, às vezes freeza no boot, outras vezes quando o meu pai o está a usar, de vez em quando lá não lhe dá para isso (quando o meu pai liga, vai ver umas cenas e desliga...)

Acho que não é problema de aquecimento, até porque já cheguei a mudar a pasta térmica...

Ja fiz um chkdsik ao disco, nada...

Alguém resolve este enigma?

Abraços a todos!
 
Hmmm, olha...

Pelos probs que tenho tido com boards ECS (não fui eu que as aconselhei acreditem ,) ) nos ultimos tempo e pelos sintomas, olha bem para os condensadores. Se estiverm a babar acido ou ficar "inchados" caga no assunto e troca é de board antes que dê o real estoiro...

Quanto a acessórios s462, tens pelo menos um dissipador stock de um 2600+ no meu thread de vendas ,)
 
ShadeX disse:
Hmmm, olha...

Pelos probs que tenho tido com boards ECS (não fui eu que as aconselhei acreditem ,) ) nos ultimos tempo e pelos sintomas, olha bem para os condensadores. Se estiverm a babar acido ou ficar "inchados" caga no assunto e troca é de board antes que dê o real estoiro...

Quanto a acessórios s462, tens pelo menos um dissipador stock de um 2600+ no meu thread de vendas ,)
O que queres dizer com "real estoiro"? :P
lol
suponho que "boards ECS" signignifique as "Electrinc Compaq Systems" ou something like that... :P

Vou ver disso... Vou olhar para os condensadores do animal e ja digo qq coisa :)
thanks!

#edit: tive a olhar para todos os consensadores que vi, e nenhum tava innchado (nem a babar acido, isso notava-se logo...)
Vou ver a que preços andam as cenas para 462... :\
 
Última edição:
O problema é que as boards iniciais para Socket A não tinham os mounting-holes em volta, pelo que só se poderia trocar por dissipadores com encaixe directo no socket.

Isso cheira-me a problemas com a memória, ou mesmo com a fonte, que podem estar a dar o berro...
 
blastarr disse:
O problema é que as boards iniciais para Socket A não tinham os mounting-holes em volta, pelo que só se poderia trocar por dissipadores com encaixe directo no socket.

Isso cheira-me a problemas com a memória, ou mesmo com a fonte, que podem estar a dar o berro...
A memoria, como podes ver la em cima, passou no memtest86 por umas quantas vezes, sozinhas, testadas uma de cada vez...
a fonte é relativamente recente... nem 1 ano tem se a memoria nao me falha...

Tive a ver boards... outro porblema..
aquelas memorias são SDRAM e agora boards a venda, só ddr...
Logo o investimento não valeria a pena, mais valia comprar um cpu, memoria e board nova... :\
Lembrei-me também que caixa também teria que ser nova de qualquer maneira, que a caixa que tenho actualmente é uma mini ATX, small small one... :\

thanks
 
Última edição:
Por norma, eu considero um sistema estável quando consegue correr o SuperPI 32M sem problemas.
Já tentaste ? (sim, sei que no teu sistema aínda vai demorar um bocado ;))

A instalação do Windows é recente ? Tens a cache da net limpa ? O disco desfragmentado, etc ? Correste anti-vírus e Spyware ?
Podem ser muitas coisas que nem estão relacionadas com o hardware, mas sim com software.

edit
Aínda há memórias SDRAM à venda, mas não sei se o preço compensa...:
http://www.*****.pt/catalogo/index.php?cat=204
 
Epa isso com o "windows ser recente" não tem a ver com o So de qualquer maneira, porque ele já congelou antes mesmo de entrar no GRUB... logo exclui o software, a não ser que estejamos a falar de um problema com a BIOS (o que é pouco provavel, visto se houvesse algum problema, ele nem arrancava).

Epa eu posso testar o SuperPI, mas não garanto que chegue ao fim :lol:

Epa, nem garanto que chegue ao fim vivo :lol:

Penso que o superPI seja este que está nesta therad, o superPI original.... e depois calculation 32M, certo?
Isto pelo que li no meu serach plo google (e depois lembrei-me, poque nao ir aos benchs do forum :P)

Thanks!

blastarr disse:
edit
Aínda há memórias SDRAM à venda, mas não sei se o preço compensa...:
http://www.*****.pt/catalogo/index.php?cat=204
Eu tenho memorias, o porblema e mesmo boards que as suportem xD
 
Última edição:
Bem, já la está o superPI a calcular 32M...

0h 01m 47s - The inital value finished
0h 07m 59s - Loop 1 finished
0h 15m 17s - Loop 2 finished
0h 22m 23s - Loop 3 finished
0h 29m 40s - Loop 4 finished
0h 37m 00s - Loop 5 finished
0h 44m 06s - Loop 6 finished
0h 51m 09s - Loop 7 finished
0h 58m 13s - Loop 8 finished
1h 05m 16s - Loop 9 finished
1h 12m 18s - Loop 10 finished
1h 19m 23s - Loop 11 finished
1h 26m 27s - Loop 12 finished
1h 33m 30s - Loop 13 finished
1h 40m 34s - Loop 14 finished
1h 47m 35s - Loop 14 finished
FROZEN! xD

MÉDIA: 0:07:03
FINAL: 2:49:17

Calcs powered by:
Microsoft Excel
excel.jpg

:D

Em constante actualização... :P
 
Última edição:
boas
isso ainda vai demorar...uma bekita....
quando puderes entra na bios e ve as voltagens e as temps no HW monitor ou coisa k o valha
ve se a linha dos 3,3 não está anormamelmente baixa e vê o Vbat....para teres a certeza k a bateria não foi outra vez a vida......o k poderia indiciar um problema na mobo

boa sorte
 
Ok... n tens uma noção de qunto tempo? ou pelo menos, quantos "loops" isto faz? 24?
Depois quando puder, passo pela bios e vejo ;)
Entretanto, vou alterando os timins no post onde tou a fazer ;)
 
Back
Topo