1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AMD Fusion (CPU+GPU)

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Zar0n, 27 de Outubro de 2006. (Respostas: 90; Visualizações: 10366)

1. Zar0n

Zar0n Power Member

Vai demorar alguns anos, (2 ou 3) mas vai revolucionar o X86, acabando de inicio com as graficas low end.

No futuro é só um chip, one to rule them all :)

2. enok

enok [email protected] Member

daí a compra da ATi...
    é sem dúvida o próximo passo da evolução. os quadcore, por agora, acho que já chegam.
    só espero é que não hibernem até 2008...

Última edição: 27 de Outubro de 2006
  3. Zarolho

Zarolho Power Member

Somente estamos á distancia de 1 ano e poucos meses... O tempo voa nesta industria. :)

4. artsite

artsite Power Member

Isto é bom low-end, não estou a ver sempre que kiser mudar de grafica ter de mudar cpu.

Vai ser bom, isso é verdade, mas para sistemas OEM.

Os quad-core, ainda tem pouca importancia, o mercado a nivel de software não acompanha o hardware actualmente. Os unicos a ter vantagem é mesmo edição de video, audio e imagem, mas mesmo assim não poucos programas que conseguem distribuir por todos os cores de maneira a demorar 4x menos de tempo em relação a 1 cpu.

5. ptzs

ptzs Power Member

Parece-me que dão grande enfase ao consumo de energia, os portáteis, PDAs, thinclients etc parecem ser o grande alvo. O plano inicial pelos vistos é mesmo espetar um GPU (fraquinho) no die, longe das profecias que um core x86 fazia de GPU.

6. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Isto sim vai decidir o destino da AMD e da Intel a partir de 2008. Quem fizer isto bem e em 1º ganha mercado ao concorrente de forma extremamente acelerada.

Se conseguirem por esse CPU com GPU ao nivel das graficas de 100/150 euros a nivel de performance matam completamente esse mercado que é da Nvidia e da ATI.

7. Portwolf

Portwolf Banido

aho bem... ja discuti mto este assunto noutro forum mas acho bem.. só a poupança de espaço numa board... vai poder ocupar esse espaço mais memoria ou algo do genero.. e deve ser mais rapido e eficiente ter controlador grafico no CPU do que tar dependente de um bus separado..

8. blastarr

blastarr Power Member

Se em 2008/2009 isto conseguir ter a performance de uma placa dedicada de 100~150 euros dessa altura eu vou ali e já venho...
    Aliás, duvido que tenha sequer a performance de uma placa de 100 euros actual, quanto mais isso.

Isto só serve mesmo para o ultra-low-end, mais nada.
    É uma maneira de acabar com a Northbridge nas motherboards de vez, deixando os chipsets livres para integrar mais funções nas Southbridges (e/ou criar novos form-factors por causa da poupança de espaço), algo que também a Intel está a planear.

9. Portwolf

Portwolf Banido

claro.. quando sair será uma tecnologia nos primeiros tempos de vida.. há que deixar amadurecer e ganhar folego.
    já te imaginaste com um PDA com grafico que tens numa 6600GT? (para dar um exemplo frakito)
    imagina as possibilidades.. :D

seria como vez nos filmes de ficção cientifica.. akeles computadores nos braço e shit like that :D

10. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Junta-lhe a isso clocks mais altos, extensao do X86 para graficos e acesso a caches gigantescas.
    Promete muito :D

Em 2008 introduz-se numa versao fraquinha para testar como se porta. Dai a diante e nos anos seguintes é sempre abusar disto ate mais nao.

11. _zZz_

_zZz_ Professional Folder

eu nos portateis estou-me a "lixar" para os graficos.. arranjem portateis que durem um dia de trabalho sem tar ligado à corrente e têm aqui um cliente de certeza...

autonomia é o que se precisa, nestes anos todos têm-se evoluido mt pouco neste aspecto...

12. PedroTopa

PedroTopa Power Member

Se conseguirem com que o desempenho grafico fique muito melhor no low end, tanto melhor.
    Se não for o caso, basta que consigam uma descida do preço geral nos laptops que já me dava por satisfeito :)

13. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Sem duvida vai ser uma revolução!

O mercado de gráficas low-end vai ser mesmo extinto com isso, alem que isso vai permitir reduzir os consumos de uma maneira absurda, logo para PDA's, portáteis e HTPC vai tudo virar-se para isso :D

Alem do consumo poupado é o espaço físico, em vez de ter 3 ou 4 chips (gpu, cpu, um ou 2 chipset's , passamos a ter 2-3 no maximo! E em portáteis e afins, cada cm2 poupado é mais espaço para outras coisas ou portáteis mais pequenos e leves :D

sobre memória, espero que com isso introduza algum padrão novo (sem ser DDR3), já que ter gpu(s) e cpu(s) a lutar pela mesma memoria...

é obvio que de inicio será um GPU fraquito, mas isso não será propriamente voltados para jogos..

zZz, o problema dos portáteis não é apenas o consumo, mas as baterias... Enquanto não fazerem uma tecnologia revolucionária de baterias com mega-ultra-xpto capacidade estamos "presos" - Talvez as Fuel-Cell's ou Hidrogénio traga qualquer coisa nova ;)

14. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

epá.. um cpu single-core a 500mhz a 45nm deve consumir quê.. 3W ??

uma gráfica integrada no cpu a consumir o mínimo..

Ficas com um pc pra trabalhar... mais do que suficiente e deve aguentar 1 dia ligado..

15. Trivium

Trivium Power Member

Isto vai ser low-end, para o high-end provavelmente deve aparecer mais um socketzito na board onde ser pode meter o gpu, até pq o Direct Connect 2 da AMD está previsto para 2008 se não me engano.

16. ptzs

ptzs Power Member

Se vai partilhar a memória com o CPU deve ser uma solução com a mesma performance (ou pior) que as 6200/7300 Turbochacha.

17. JCFR

JCFR I'm cool cuz I Fold

não será isto o inicio de algo maior, como uma nova forma de computação.
    à semelhançe do que já nos projectos, tipo folding, só que a um nivel mais evoluido devido a
    estar tudo no mesmo processador.

18. Zar0n

Zar0n Power Member

Integrado no CPU acedes directamente a RAM n estás limitado pelo PCI-E, logo bem mais rapido.

E n têm k ser dual ou quad core, o espaço libertado por estes dá para introduzir um GPU low end, e n se pode compara com o nº de transístores de uma X1300 por ex. já k ha muitos componentes redundantes a ser removidos.

Sem duvida k o consumo, preço e tamanho vão muito reduzidos, tb ha o facto da bord ser menos complexa o k ajuda ainda mais a reduzir o preço.

Com o tempo vão subindo pela gama a cima, e até a ***** da bord pode ser introduzido no CPU, (a AMD já falou em introduzir o controlador PCI-E) ficando a bord só com um "grande" chip, o CPU.

19. rpsgc

rpsgc Power Member

Talvez até dê (no futuro) para aumentar a performance desse GPU através de uma placa dedicada utilizando o Torrenza ;)

20. ptzs

ptzs Power Member

Estás sempre limitado à velocidade da memória de sistema (que é uma lesma comparada com gddr3), o verdadeiro bottleneck na teoria CPU-GPU.

Partilhar esta Página