Gráfica AMD HD6850/ HD6870 series (Barts)

V3ctor

Moderador
Staff
ATI’s New-Generation Graphics Processors on Track for the Second Half of 2010 – AMD’s CEO.

Chief executive officer of Advanced Micro Devices said during a conference call with financial analysts that the company’s graphics division ATI was on-track to refresh its lineup of graphics cards in the second half of calendar 2010. The mystery, though, is with what the family of graphics processors will be renewed.
“We are ramping the ATI Radeon HD 5000 series now and look forward to refreshing the entire lineup in the second half of next year*,” said Dirk Meyer, chief executive officer of AMD, during quarterly conference call with financial analysts.
A little earlier this month AMD’s worldwide developer relations manager said that ATI hopes to maintain leadership position in terms of product performance “for the majority of 2010”. Still, it is not completely clear with what does AMD plan to refresh ATI’s lineup going forward.
The company has two ways of getting even faster products to market: it can redesign existing ATI Radeon HD 5000-series graphics chips so that to boost clock-speeds tangibly or it can introduce a brand new family of ninth-generation Radeon chips code-named Northern Islands, which is widely believed to feature a new architecture.
Not a lot is known about Northern Islands. Some sources claim that the new chips will be made using 32nm fabrication process, but the others believe that the new chips will be made on 28nm node. There are also reports that Northern Islands will have richer feature-set compared to Evergreen. According to some other reports, ATI’s next-generation family is code-named Hecatonchires and will feature code-named Cozumel, Ibiza and Kauai chips, which are not northern, but southern islands. As a result, it is possible that ATI may be working on two new architectures.
Earlier this week TSMC said that it would start mass production of chips using 28nm process technology in Q4 2010.
* Considering the fact that the call was dedicated to AMD’s financial results in the Q4 of fiscal 2009, the AMD executive referred to the second half of fiscal 2010 as to the “next year”, which is basically the second half of calendar 2010.

Eu sei que ainda é muito cedo, mas... Notícias são notícias...
 
Ja na segunda metade deste ano? Acho muito cedo para trazerem novas gráfica para o mercado
Uma pessoa até pensa duas vezes antes de comprar uma HD5xxx ou talvez não :P
Mas que venham elas :D
 
The company has two ways of getting even faster products to market: it can redesign existing ATI Radeon HD 5000-series graphics chips so that to boost clock-speeds tangibly or it can introduce a brand new family of ninth-generation Radeon chips code-named Northern Islands, which is widely believed to feature a new architecture.

Acredito que seja uma nova arquitectura... apesar da HD5870 ser muito boa, não deixa de ser 2x4870, com DX11, tesselation e eyefinity... Estas HD6000 é para se bater com a Fermi.

Tambem acho que deviam abrandar um bocado, qualquer gráfica agora joga com tudo (ou quase)no máximo a 1680 ou 1920*1080.

É que o hardware já anda a passar e muito o software, era bom que surgisse uma nova geração de consolas, senão estamos presos ao DX9 e bocadinhos de DX11 eternamente
 
Eu não sou da mesma opinião, acho que o hardware devia estar sempre um bom passo há frente do software, e com mais uns 8/9 meses pela frente os jogos ou motores, o que quiserem não vão estagnar, é verdade que as 5000 são bombas mas não acho que o passo tenha sido maior que a perna, mas também não o acho exagerado, pelo contrário ... Não estou a ser exagerado é a minha opinião
 
Última edição:
Novas arquitecturas e processos de fabrico demoram a amadurecer, logo não acredito que estejam cá muito antes do natal.

Acho que ainda há muito espaço para optimizar as HD5000, clocks, consumos, etc, por isso aposto que a ati não está a dormir e tem gente a trabalhar arduamente nas duas frentes!
 
Muito boas noticias.
E ja deu para perceber que o ritmo da ATI vai ser de 12 em 12 meses. O Fusion se não tou em erro vai seguir o mesmo modelo.
Tem dado sucesso, a ATI tem ganho cota de mercado, tem feito cada vez mais dinheiro portanto ja deu para perceber que a estratégia funciona.
Tomara a secção de CPU's da AMD ter este ritmo de desenvolvimento... parece um caracol comparado com a ATI.

A estratégia é simples. Ciclos de desenvolvimento curtos tipicamente 12 meses com chips pequenos, eficientes e escalaveis dos 50$ aos 500$ em menos de 3 meses para desktop e mobile. Manter-se sempre no leading-edge do processo de fabrico disponivel e de tecnologias.
 
Novas arquitecturas e processos de fabrico demoram a amadurecer, logo não acredito que estejam cá muito antes do natal.

Acho que ainda há muito espaço para optimizar as HD5000, clocks, consumos, etc, por isso aposto que a ati não está a dormir e tem gente a trabalhar arduamente nas duas frentes!


Nem mais...

Arquitectura nova é coisa que vai demorar um ano pelo menos...

Primeiro porque o espaço para as hd5xxx evoluírem ainda é bastante..
Basta ver o que fizeram da 4870->4890...

Com uma optimização [e não falando em redução..] do processo de fabrico e do layout da placa, aumentando clock's do GPU e metendo memórias mais rápidas não será muito difícil fazerem uma 5860 e 5890 que se batem bem com as [supostas] GTX360 e GTX380]...
Podem perder 3/4 fps para as Nvidias, mas como em termos de custos seriam mais baratas de produzir e não levam com o 'imposto' Nvidia...


Depois, lançamento de nova arquitectura é sempre muito complexa, acaba sempre por levar a atrasos inesperados já perto do suposto lançamento [exemplo da Fermi....]...
E ainda há a questão dos nm, 32 ou 28nm, e das fábricas, que a ATI ia deixar a TSMC e mudar a produção para as Global Foundries, o que a acontecer é provavel que seja já com a nova arquitectura e com o que a mudança acaba por implicar.


Para além de que a ser novo processo de fabrico, seja os 32nm ou 28nm, é muito provável que ainda seja feita alguma versão das HD5xxx no novo processo, tal como a 4770 estreou os 40nm.. Porque lançamento de nova arquitectura implica [devido ao marketing] vir logo a gama de mid e high end e lançar os gpu's vitais e poder a haver complicações com o processo de fabrico [como houve com os 40nm, com dificuldades no fabrico de gpu's em quantidade suficiente] é um erro que a ATI sabe que não se deve cometer...
 
Nem mais...

Arquitectura nova é coisa que vai demorar um ano pelo menos...

antes de sairem as hd5000 o desenvolvimento já estava em curso e depois do lançamento destas entrou em velocidade de cruzeiro ficando uma pequena percentagem de R&D dedicado ao melhoramento da familia evergreen para eventuais respostas à nvidia. Do rv770 ao cypress passaram 14 meses, se o próximo chip for lançado de novo num prazo de 14 meses será em Novembro que encaixa perfeitamente no time-frame do Q4 2010.
 
Se for aperfeiçoamento desta geração em termos de optimização de custos e consumo e alguma performance, perfeito - É importante a tecnologia nunca estagnar. Mas se for investimento numa tecnologia radicalmente nova e com outro aumento de performance na ordem dos 40-50% como tem sido até agora entre gerações distintas então é altamente desperdicio de dinheiro de investimento.

O mercado não necessita de muito mais performance de momento. Algumas optimizações, menos consumo, menos calor é sempre benvindo, mas ter 250 FPS em vez de 200 FPS para quê?

Claro que podemos dizer o mesmo do Fermi ou do evergreen series, mas apostam na implementação do DX11, que sempre tras algumas coisas novas. Agora lançar uma nova geração de graficas quando ainda grande parte dos jogos são DX9 e os titulos novos correm a +100 FPS, quando dempos se activa o v-sync para 60hz para ficar com melhor qualidade de imagem (no tearing), então não percebo a validade economica nisso.


Mas pronto, como dizem, ainda vamos pelo menos 1 ano disso.
 
antes de sairem as hd5000 o desenvolvimento já estava em curso e depois do lançamento destas entrou em velocidade de cruzeiro ficando uma pequena percentagem de R&D dedicado ao melhoramento da familia evergreen para eventuais respostas à nvidia. Do rv770 ao cypress passaram 14 meses, se o próximo chip for lançado de novo num prazo de 14 meses será em Novembro que encaixa perfeitamente no time-frame do Q4 2010.


Eu sei que já estava em desenvolvimento as 'hd6xxx' antes de saírem as hd5xxx...
E os prazos do rv770 > Cypress até se pode considerar referência, mas supostamente do Cypress para as hd6xxx será arquitectura radicalmente nova, enquanto que isso não sucedeu do rv770 para o Cypress...


E depois há questões como a eventual mudança para as Global Foundries, primeiras versões finais das hd6xxx correrem bem ou não, como corre o novo processo de fabrico.....
 
:zzz::zzz: Outra?! não obrigado! Tenho aqui esta nova HD 5870 e já andam a planear outra gráfica..... A mim isso mais me parece ser uma resposta à nvidia, lá temos a guerra ATI versus Nvidia, e eu não estou para dar mais €€€!

STOP THIS!!!!!
 
:zzz::zzz: Outra?! não obrigado! Tenho aqui esta nova HD 5870 e já andam a planear outra gráfica..... A mim isso mais me parece ser uma resposta à nvidia, lá temos a guerra ATI versus Nvidia, e eu não estou para dar mais €€€!



E eu tenho as minhas 4890, que venha o jogo que vier [até Crysis a 1920x1080 4AA Very High, com mais facilidade que a 5870..] papa tudo....

Mas o mundo [das gráficas] não pode parar por causa disso..


BTW..
Quando digo que é capaz de atrasar-se, acho que dos inicios de 2011 não passa para estar aí as Hd6xxx...
Afinal em Novembro vai fazer 1 ano desde que saiu as hd5xxx, sendo provável que no inicio de Q2 de 2010 apareçam as hd5890, sendo esta ultima lançada aproximadamente a meio do ciclo de vida das hd5xxx se confirmar-se que as hd6xxx estão no mercado em novembro..
 
Têm que se lembrar que já não falta muito para começarem a pensar criar uma nova geração de Consolas, e quem estiver à frente em performace se calhar pode ganhar contractos churudos com a microsoft, sony ou Nintendo.

Estamos estagandos como já se diise muitas vezes devido às consolas, mas qdo vierem as novas vai-se dar outra vez um grande salto e qto mais a frente estriverem as placas gráficas melhor, pois será esse o benchmark gráfico para os anos a seguir ao seu lançamento.
 
E mesmo antes das 6XXX, as 5XXX ainda vão espremer muito suminho. A ATI neste momento está a trabalhar em algo para as Catalyst, e pouco depois do aparecimento das tais "Fermi" deve ter alguma para lançar, estilo 5950 \ 90 para Maio \ Junho.

Se não houver atrasos com processos de fabrico, não me admiro de ver as 6XXX em Novembro.
 
Têm que se lembrar que já não falta muito para começarem a pensar criar uma nova geração de Consolas, e quem estiver à frente em performace se calhar pode ganhar contractos churudos com a microsoft, sony ou Nintendo.

Estamos estagandos como já se diise muitas vezes devido às consolas, mas qdo vierem as novas vai-se dar outra vez um grande salto e qto mais a frente estriverem as placas gráficas melhor, pois será esse o benchmark gráfico para os anos a seguir ao seu lançamento.
É complicado saber se as consolas terão nvidia ou ATI nelas no futuro. Não me parece que a ATI pense nessa nova geração por causa das consolas mas sim mais em resposta À nvidia.
 
Têm que se lembrar que já não falta muito para começarem a pensar criar uma nova geração de Consolas, e quem estiver à frente em performace se calhar pode ganhar contractos churudos com a microsoft, sony ou Nintendo.

Estamos estagandos como já se diise muitas vezes devido às consolas, mas qdo vierem as novas vai-se dar outra vez um grande salto e qto mais a frente estriverem as placas gráficas melhor, pois será esse o benchmark gráfico para os anos a seguir ao seu lançamento.

Mas onde é que foste tirar a ideia de que não falta muito para pensar em criar uma nova geração de consolas?

Ainda à uns meses atrás a SONY afirmou que a PS3 ainda tem que durar uns belos anos!

Um artigo de 2009 que tenho aqui guardado:
http://www.edge-online.com/news/analyst-ps3’s-10-year-plan-makes-sense


Alias, o plano é 10 anos de life. A Xbox vai pelo mesmo caminho. A PS3 foi lançada em 2006... a PS2 teve um ciclo de vida de 7 anos se não me engano. Estamos em 2010, faz as contas :(
 
Mas onde é que foste tirar a ideia de que não falta muito para pensar em criar uma nova geração de consolas?

Ainda à uns meses atrás a SONY afirmou que a PS3 ainda tem que durar uns belos anos!

Um artigo de 2009 que tenho aqui guardado:
http://www.edge-online.com/news/analyst-ps3’s-10-year-plan-makes-sense


Alias, o plano é 10 anos de life. A Xbox vai pelo mesmo caminho. A PS3 foi lançada em 2006... a PS2 teve um ciclo de vida de 7 anos se não me engano. Estamos em 2010, faz as contas :(


O 'ciclo de vida de 10 anos' que a Sony anunciou são os mesmo 9 ou 10 anos que a ps2 teve... a Ps2 continuou para além do lançamento da Ps3, aliás já foi depois da Ps3 estar no mercado que lançaram a ultima versão/revisão da ps2 [slim, com PSU dentro da consola]...


E atendendo a que a X360 foi lançada em finais de 2005, isso dá 5 anos à x360, o que quer dizer que sim, a próxima geração definitivamente vai ser baseada ou na Fermi, ou nesta futura arquitectura da ATI [hd6xxx?]...



Aliás, acho que nem é preciso mais que basear-se nas Hd5xxx para as futuras consolas...
Se tiverem noção dos gráficos de alguns jogos das consolas actuais [GT5, Uncharted 2,...] e do hardware que elas tem [a minha velhaaa, mais que ultrapassada, X1950XT papava bem em termos de capacidade as gráficas da Ps3 ou da X360]... Também chegam a esta conclusão...
 
Afinal em Novembro vai fazer 1 ano desde que saiu as hd5xxx, sendo provável que no inicio de Q2 de 2010 apareçam as hd5890, sendo esta ultima lançada aproximadamente a meio do ciclo de vida das hd5xxx se confirmar-se que as hd6xxx estão no mercado em novembro..

As HD58x0 foram lançadas ainda em setembro (dia 22 de não me engano)
 
Back
Topo