AMD/Intel quad core by end of year

DJ_PAPA

Power Member
Segundo as informaçoes que vao sendo dadas numa conferencia da AMD temos:

hot off the press


- AMD quad core by end of year. according to amd ceo
- 45nm to arrive 18 months after 65nm
- First Quad-core AMD will be two dual-core 512KB L2 dies on single package
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=107863

Resposta da Intel:

Intel to launch quad-core processors in Q4
Intel today said that it has notified its partners that it has accelerated the roadmap for its quad-core processors. The launch has been pulled from the first half of 2007 into the fourth quarter of this year - in time to compete with AMD's 4x4 platform. Intel also indicated that the Pentium brand will move into the value segment of PCs.
http://www.tgdaily.com/2006/07/19/intel_to_launch_quad_core_in_q4_2006/
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=107779

Don't Upgrade Now; Quad-Core is comin
Just last week, Intel released its Core 2 Duo processors with a bang. This week, Chief Executive Paul Otellini says that quad-core will be with us by the end of this year. With all of the moving and shaking, Tim Smalley looks down the road ahead.

"It now appears to make little sense to spend money on a Core 2 Duo too, unless you're planning on using the chip as a stop gap."
http://www.bit-tech.net/columns/2006/07/20/dont_upgrade_now_quad_core_is_coming_soon/1.html

EDIT: Titulo e conteudo alterado/updated
 
Última edição:
Para mim ter dois dual-cores, cada um montado no seu socket e com dois dissipadores separados não se qualifica como uma CPU quad-core...

Até porque nada impede a Intel de fazer o mesmo e ter um Octo-Core.
 
blastarr disse:
Para mim ter dois dual-cores, cada um montado no seu socket e com dois dissipadores separados não se qualifica como uma CPU quad-core...

Até porque nada impede a Intel de fazer o mesmo e ter um Octo-Core.

Mas alguem falou no 4x4?

The quad core will be four rev g cores on one die. Rev G production was previously set to start Dec 06 anyway, so now along with dual cores they'll slap on two more cores for this.

Don't get too excited. Multi Billion dollar corporations do not have the flexibility to start pulling stuff out of a hat.

Intel quad core will be kentsfield, two conroe cores one die.

Both of these QDs will have four digit prices. This announcement or any announcement by either company will not mean quad core mainstream chips until at least late 2007/q1 2008.
http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=1592336&postcount=27
 
Última edição:
Bem pelo andar da carroça axo k vou mas é comprar um desses setups 939 k o people anda prai a vender ao desbarato para queimar as minhas VX e gasto prai uns 150€... e logo deixo ver como cai o pano....

Agora a serio.. isto já começa a parecer uma autentica palhaçada. Isto é brincar c o cnsumidor ao mais alto nivel e não falo por mim pk ainda não comprei nada,mas como é para quem comprou pela segunda vez uma board de 250€ no caso Intel (primeiro para o presler e agora para o conroe) e para quem comprou um X2 que custam os olhos da cara?

Ao menos que as actuais boards conroe ready sejam compativeis com o quadcore, senão isto parece-me um tiro no pé e ninguem chega sequer a comprar conroes... pelo menos os entusiastas, pk o zé povinho leva o k cromos da vobis e afins lhes meterem no carrinho de compras.
 
45nm 18 meses depois dos 65nm? lol, estes ainda vão levar uns meses também a sair e a intel já os tem há meses... estes gajos da AMD são um bocadinho lentos DEMAIS ou é impressão minha? Depois com os K8L desktop só lá para 2008 também, em tanto tempo a intel não vai ficar a dormir. Estes conroe são brutais, não sei onde vai parar a AMD com esta brincadeira...
 
vadio disse:
45nm 18 meses depois dos 65nm? lol, estes ainda vão levar uns meses também a sair e a intel já os tem há meses... estes gajos da AMD são um bocadinho lentos DEMAIS ou é impressão minha? Depois com os K8L desktop só lá para 2008 também, em tanto tempo a intel não vai ficar a dormir. Estes conroe são brutais, não sei onde vai parar a AMD com esta brincadeira...

ya, ate porque a intel é perita em se mexer, sem precisar (NOT)

ainda gostava de saber em que é que a AMD é lenta? terá sido na implementação do dual core? terá sido por ter demorado a implementar os 64bits nos seus processadores? lol
ah, não, espera, é so porque a AMD esta a demorar a adoptar o processo de fabrico de 65nm, claro. mas depois, quando se ouve que vai ter os 45nm 18 meses depois dos 65, ja é motivo de risota.

os conroe são brutais, são sim senhor,(ja agora, não sei se reparaste que antes do conroe, andaram, e andam aí uns processadores com nome de codigo Yonah, que eram e são pouco mais lentos que este conroe) e então?
o pentium 4 também foi tido durante muito tempo como sendo o melhor processador à venda no mercado, e a AMD está aí para as curvas não está? aliás, com a introdução do athlon64 ganhou de novo a liderança da performance e introduziu ao mesmo tempo os processadores a 64bits (e a intel teve que compatibilizar as suas instruções EM64T com as instruções de 64bits presentes no athlon64), mas, como se isso não bastasse, ate resolveu introduzir umas quantas coisas novas (tipo, o dual core), enquanto estava na liderança...

ja pensaste que isto podem ser ciclos? e ja pensaste que so tens a ganhar com a concorrencia?

K8L para 2008, mas ao que parece quad core para o fim do ano. realmente, a AMD é lenta como o caraças.

estas insinuações do fim dos tempos para a AMD...
 
Última edição:
Don't Upgrade Now; Quad-Core is coming
alguem sabe se ao comprarmos agora um conroe qq, depois a board sera compativel com o "kentsfield"?e q po pessoal q quer comprar um conroe , gastamos 240 euros em board.. era giro dar lol
e q senao e andar a dar €€€ pa daqui a uns 6 meses o PC ja tar desactualizado

ou nao?
e q os conroe so la pa setembo outubro e q s vao arranjar bem ao q parece.. e dps e mais 2 meses e sai logo um quad?

e mesmo q nao fiquemos desactualizados ,afinal os conroe sao o q sabemos, provavelmente sai um quadcore, os dual passam pa metade do preco... :|

ah

First Quad-core AMD will be two dual-core 512KB L2 dies on single package

isto e considerado quad? e bem podiam meter 1mb :P mas e pa nao aumentar inda mais os precos..

e sendo assim, os 65 nm da AMD chegam ainda este ano? nao vao lancar quad a 90nm.. ou vao?
 
Última edição:
Última edição:
Ao contrario do que se que impor com os Conroe, agora os quad e afins, os X2 continuam a ser xelentes processadores. Quem os tem sabe disto e agora quando baixarem de preço vou comprar dois.
A compra do ultra-high-end nunca compensou em termos de preço/tempo decorrido. Estou mesmo mais a pensar nos X2 agora no inicio de Agosto e nos seus preços.
 
Não tou a vaticinar o fim da AMD, estou a ser realista. Os processadores actuais pouco passam dos 3Ghz a ar, estão nos limites. Ainda não lançaram nada a 65nm e já querem lançar um quad-core. Num processo de transição as coisas não saem 100% bem à 1ª e suponho que um quad-core venham a 65nm. Se com o aumento de transistores a complexidade aumenta, as probabilidades que saiam defeituosos são maiores. Por isso é que digo que são lentos, os 65nm já deviam estar cá fora para estarem amadurecidos aquando da transição para os quad-core. Depois tentam fazer tudo ao mesmo tempo e o mais provável é dar barraca. Claro que é só especulação, mas tem fundamento. E não acredito que os quad-core venham reduzir significativamente a desvantagem que agora têm em relação ao desempenho dos intel. Eu sei que a concorrência faz bem mas neste momento simplesmente não estou a ver como é que a AMD pode ser competitiva contra a intel a nível de preço e desempenho. Poderão aproveitar enquanto a intel tenta escoar o stock de P4 mas depois... nhec.
 
sim, estes quad-core deve ser um pouco ao estilo do kentsfield... provavelmente vai ser apenas a junção num processador de dois cores brisbane, ou algo do tipo.
não deve ser este processador que vai fazer a AMD fazer menos de 10s no super-pi... mas la que vêm aumentar grandemente a capacidade de processamento, isso acredito que sim, o aumento de rendimento pode ser significativo, em aplicações optimizadas para multi-core.
e tudo de forma mais ou mens analoga para o kentsfield.

mas acredta que agora a AMD vai baixar bastante os preços, e, assim como conseguiu uma boa aceitação para os athlon XP na era dos pentium4, acredito que também consiga fazer o mesmo com o athlon64 na era do Core2 Duo. e olha que o Athlon64 X2 ainda é um processador com bastantes argimentos, e que não leva uma "cabazada" assim tão grande do conroe.
um X2 3800+ a 130€ ainda devia dar que pensar a muita gente. mas o hype está aí, e é o conroe (e de facto ha razões para isso):P
 
vadio disse:
45nm 18 meses depois dos 65nm? lol, estes ainda vão levar uns meses também a sair e a intel já os tem há meses... estes gajos da AMD são um bocadinho lentos DEMAIS ou é impressão minha? Depois com os K8L desktop só lá para 2008 também, em tanto tempo a intel não vai ficar a dormir. Estes conroe são brutais, não sei onde vai parar a AMD com esta brincadeira...
Os 18 Meses depois dos 65nm significam que a AMD vai ter 45nm seis meses depois da Intel.
Ou seja a AMD vai diminuir imenso o espaço de tempo que a Intel leva vantagem nesse aspecto comparado com os 90nm e 65nm.
 
se esses quad core tivessem o reverse HT s calhar ate compensava. (sabem s vao ter ou poder ter? )

mas realmente, pa eles anteciparecem assim tanto o CPU nem devem ter tempo d o aperfeicoar decentemente, entao para a AMD se for a 65 nm, vai ser os 1os pelo q devem vir muito muito verdes...
a intel como ja anda ca com 65nm a mais tempo pode ser q venham mais maduros mas mesmo assim.. acho q esta noticia antecipa muito os quad core..
 
Interessante

Dirk Meyer, AMD's president, said he wasn't too worried about recent benchmarks of Intel's chip. He said the performance crown has been passed back and forth for several times in the past 10 years and he expected that to continue. The crown is only of interest to enthusiasts, and 4X4 will appeal to that market. AMD's quad core will be showed off to people by the end of this year, and launch in the middle of next year.
 
pois podem ter um bom high end pa ter a "crown" mas isso deve vir a precos .. upa upa...e so pa entusiastas mesmo..
e para o sector mid / low mesmo com a baixa d precos nao sei nao... s a intel meter o conroe 4300 a bom preco, fica com bons CPUs para todos os precos...

btw a concorrencia faz mesmo bem :D
 
Back
Topo