1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AMD is Cash strapped

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por blastarr, 16 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 26; Visualizações: 2581)

  1. blastarr

    blastarr Power Member


    http://biz.yahoo.com/ap/070215/apfn_amd_analyst_note.html?.v=1

    Tal como eu dizia, a AMD fez mal ao absorver a ATI, em vez de estabelecer primeiro uma parceria estratégica privilegiada e comprar uma posição minoritária mas relevante.
    Além de se endividar durante alguns anos, teve de competir numa fortíssima guerra de preços com uma empresa que se pode dar ao luxo de as travar com mais desenvoltura e reservas financeiras, e por mais tempo.
    Isto aconteceu no campo das CPU's, mas agora a guerra é a triplicar (CPU's, chipsets own brand e GPU's).

    Por outro lado, o "K8L" certamente vai ter concorrência cerrada do "Penryn", pelo que a free-ride às costas do mau desempenho relativo dos Pentium 4/Pentium D acabou.
     
  2. Cold_Burn

    Cold_Burn Power Member

    wawaweewa

    perder 63% do valor das acções é um mau presságio.

    mas penso q a amd dê a volta por cima, sem a amd não há competição no mercado e se calhar ainda andávamos no pentium 4 (desculpem o exagero).
     
  3. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Isto é um fórum de Hardware e não de economia :wavey:
    E muito menos de acções e mercado bolsista
     
  4. blastarr

    blastarr Power Member

    Quando se está a perder dinheiro, é costume ter de reagir, ou com cortes de preços, ou com o acelerar da introdução de novos produtos.
    Sendo assim, e porque a aquisição da ATI é mencionada como factor determinante nestes problemas, diria que, mais do que relevante, é crucial.

    Sobretudo esta frase do artigo diz tudo:

    Se isto não é suficiente para alarmar e acelerar departamentos de marketing, não sei o que mais pode ser...
     
  5. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Mas a AMD não ta a perder dinheiro. Que eu saiba ta a ganhar dinheiro e muito. Agora se calhar tavam á espera de ainda ter altos lucros depois de uma OPA :zzz:
    Daqui a bocado tao a pedir ao Belmiro de Azevedo que mesmo após a OPA á PT com valores astronómicos a companhia tenha lucros nessa ordem para cobrir o valor da OPA logo no mesmo ano...

    É que isto de interesse para este fórum anda a rondar o zero, ainda para mais em mercado bolsista.... Os produtos novos e os cortes nos preços tão em varias treads mais abaixo e é o que importa para esta secção do fórum.
     
  6. blastarr

    blastarr Power Member

    Uma "pequena" diferença:

    A compra da ATI não foi uma OPA, pois os donos da mesma venderam voluntariamente a sua posição à AMD, e a maioria do capital social não estava disperso em bolsa.
    Quando não é hostil, o preço a pagar é substancialmente mais baixo, aínda mais quando metade do valor foi composto por acções próprias da AMD, o chamado "stock swap".

    Agora diz-me:
    Quando os acionistas da ATI decidiram vender à AMD, trocando parte do valor por acções daquela, achas mesmo que contavam que o valor das mesmas baixasse 63 % num único ano ?
    De certeza que não devem estar contentes...


    Outra coisa:
    Sem dinheiro/cash flow, e com as perspectivas a médio prazo duvidosas no que diz respeito a novos empréstimos para cobrir dívidas, não há tantos price-cuts como antigamente.
    Está a voltar aos tempos pré-Athlon, que levaram a empresa a apresentar prejuízos durante grande parte dos anos 90.
    E agora já não há o "chapéu de chuva" da Spansion.
     
    Última edição: 16 de Fevereiro de 2007
  7. Blasar

    Blasar Colaborador
    Staff Member

    Por tudo isto e muito mais, parece-me uma boa altura para começar a pensar em investir em acções da AMD!?

    Ainda vão descer mais um bocado, com certeza, mas com a saída da nova arquitectura de CPU e da R600, a tendência é recuperar um pouco.

    O bom de se estar na mer**é que a partir daí é sempre a subir, ou não....:004:
     
  8. Satdrei

    Satdrei [email protected] Member

    Embora o valor teórico da acção me pareça um bocado baixo, não me parece que seja mesmo assim um bom momento para entrar.Se bem que possa haver uma ligeira recuperação, as expectativas sobre as novas arquiteturas já foram descontadas no mercado. A questão relevante será saber até que ponto a AMD consegue consolidar uma posição no mercado, o único aspecto que me parece importante ao nível das acções da empresa.
    De qualquer maneira, a posição neste momento passou de Market perform to underperform, o que espelha bem as expectativas dos analistas.
     
  9. Blasar

    Blasar Colaborador
    Staff Member

    De realçar, que nem leigo me considero no que diz respeito a tudo o que está associado ao mundo financeiro/banca/económico/bolsista,

    sou mais um curioso. Simplesmente fiz uma observação relativamente ao "menos bom" estado da AMD/ATI pois parece-me a tendência

    será melhorar no 2º trimestre. Agradeço todo o tipo de correcções se o que disse estiver errado, afinal de contas estamos sempre a aprender :)
     
  10. Satdrei

    Satdrei [email protected] Member


    O que eu disse também não foi uma crítica :)
    Foi só a minha opinião relativamente ao futuro mais próximo das acções da AMD.
    Cumps
     
  11. ajax

    ajax Banido

    Esses especialistas são também conhecidos em alguns meios por ANALysts. Às vezes só dizem ...... (preencher) ou por ignorância ou com objectivos determinados. É possível especular imenso sobre as acções da AMD. O que é certo é que 80% das acções são detidas por "institucionais" e eles não brincam em serviço. Há também um rumor muito "criativo" de um takeover da AMD por parte da IBM ou pela Samsung. O único problema prende-se com a "curiosa" licença do x86 detida pela AMD. É que a Intel protegeu-se bem quando negociou com o único concorrente que lhe poderia fazer frente. É que se a AMD tivesse uma fonte de dinheiro podia chegar aos 50% de quota de mercado facilmente. O dinheiro que irão receber de indemização no caso que opõe a AMD à Intel não chega e só virá lá para 2010.
     
  12. ajax

    ajax Banido

    o futuro próximo das acções da AMD é claro. ;)
     
  13. Zarolho

    Zarolho Power Member

    Belo comentário, é sempre bom ver alguém com capacidade de discutir e argumentar sobre as empresas que estão aqui sempre em debate, mas numa óptica diferente de análise e não somente na mesma e quase exclusiva forma de analisar e debater este mercado.

    É verdade que as expectativas do mercado (não falo de analistas, embora eles estejam englobados no mercado) são baixas em relação á AMD, e quando o mercado determina uma tendência positiva ou negativa clara, essa tendência reflecte não o presente mais sim o futuro (meses), de forma que, tal como bem referes as expectativas em relação ás novas arquitecturas da AMD (K8L e outras) já estão descontadas hoje na acção, com a tendência negativa a predominar.

    Mas atenção que estamos em pleno Bullmarket e a cotação da AMD está em contra-ciclo com o mercado, normal dado que é uma empresa que joga num mercado claramente dominado por outro player de podemos apelidar com o "volante" do sector.

    Estar em contra-ciclo com o mercado somente é negativo caso a empresa esteja em extrema dificuldade de sobrevivência, o que creio não ser o caso da AMD, logo como estamos em Bullmarket, significa que o mercado está a crescer e apesar das baixas expectativas do mercado em relação á empresa, pelo menos o crescimento do mercado é suficientemente motivador para algures no futuro a empresa inverter a sua performance no mercado financeiro.

    Se estamos numa boa altura para investir na AMD, não sei, não tenho acompanhado o comportamento da acção com atenção devida, muito raramente olho para o gráfico de análise técnica da AMD, mas acredito que hoje é mais seguro investir na AMD do que quando AMD estava nas nuvens com o seu A64.

    Mas os motivos para investir na empresa não devem ser fundamentados pelo lançamento de uma nova arquitectura a curto-prazo...
     
  14. Blasar

    Blasar Colaborador
    Staff Member

    Até aqui, tudo entendido. Agora resta saber quais são então, os motivos que devem alicercar uma campanha de investimento.

    Toca lá a partilhar esse "know-how" ou estão com medo que um teso como eu vos açambarque parte das distribuições de lucro?! :rrotflm:
     
  15. Satdrei

    Satdrei [email protected] Member

    Se tiveres oportunidade de ver o grafico da acção, vês claramente um duplo topo nos últimos sete anos, e possivelmente um H&S neste tempos mais últimos, o que me leva a crer provavelmente nos próximos tempos vamos começar a ver uma grande oscilação e provavelmente uma continuação da queda.Vê nos novos graficos do yahoo para teres uma ideia geral.

    [​IMG]







    Cumps
     
    Última edição: 16 de Fevereiro de 2007
  16. SilveRRIng

    SilveRRIng Power Member

    Advanced Micro Devices May Be Acquired

    Veio um peixe e comeu um outro. Veio um outro maior e comeu este peixe...

    Vamos lá ver se é rumor só ou não. Não faço ideia das implicações que isto teria, presumo que haveria injecção de capital na AMD, que aparenta precisar.

    Fonte XbitLabs
     
  17. mundano

    mundano Power Member

    Isso são péssimas noticias...

    Se os "equity groups" já andam a rondar a AMD é porque as coisas estão mesmo más, porque para quem não sabe estes grupos são uma espécie de abutres nestas situações..

    Esses grupos têm o dinheiro e procuram grandes corporações que estão com graves problemas financeiros, compram-nas, fazem cortes cegos para acabar com os prejuízos, se for preciso desmantelam o grupo em pequenas empresas mais especializadas e vendem a quem fizer a melhor oferta, contando com isso fazer algum lucro...


    E sinceramente não estou a ver a AMD a continuar ao ritmo dos últimos anos, a Intel era um gigante adormecido e isso permitiu à AMD liderar durante uns anos, mas sejamos realistas, a Intel é uma empresa MUITO maior, com uma capacidade tecnológica e potencial para investigação e inovação muito superiores à AMD/ATI.. E a Intel actualmente está a querer lutar ombro a ombro com a AMD em todos os aspectos, incluindo o preço...


    No primeiro round, o Core 2 Duo deixou a AMD KO.. E na próxima geração é provável que se volte a repetir o cenário. A Intel já começa a migrar algumas fabricas para a tecnologia de 45 nm, que permite chips com menos consumo, mais pequenos e muito mais baratos de produzir, quando a AMD ainda sõ começou a migração dos 90 para os 65 nm... A Intel tem praticamente um ano de avanço em relação á IBM/AMD na investigação da tecnologia que substituirá o silicon no fabrico de processadores.. E mesmo no mundo das gráfica, como se a concorrência da nvidia não bastasse a Intel já anunciou produtos revolucionarios que prometem abanar o cenário..


    Enfim... Não estou a ver como é que a AMD, com percas como está a ter vai conseguir ao mesmo tempo aguentar os embates no mercado e disponibilizar dinheiro para investigação de forma a voltar ao topo... É que à AMD não basta ser igual ou quase tão boa como a Intel, tem que ser melhor, porque a Intel comercialmente está muito melhor implementada e a Intel como produz a 65nm, contra os 90 nm da AMD produz muitos mais chips por wafer do que a AMD, ou seja, produz com custos unitários muito menores...


    O mau disto é que se a AMD se enterrar, isso no longo prazo acaba por ser sempre mau para nós enquanto consumidores... Porque sem concorrência, não teríamos os processadores que temos hoje...
     
  18. mascarilha

    mascarilha I folded Myself




    mto pelo contrário , a ATi neste momento ate deve ser o que lhe vai dar lucros principalmente nos proximos meses , visto que em CPU´s para já a AMD nao tem hipotses


    cumps
     
    Última edição: 19 de Fevereiro de 2007
  19. strafejump

    strafejump Power Member

    Se a superioridade intelectual da intel fosse equivalente à financeira aí sim poderíamos dizer que a AMD tinha passado à história. Felizmente não é assim, e já há uns valentes anos que a AMD tem mostrado estar, pelo menos, ao mesmo nível intelectual que a intel. Só não têm maior implementação no mercado por causa das jogadas à PdC por parte da intel mas se a AMD não faliu até hoje tenho dúvidas que alguma vez vá à falência :)
     
  20. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    A compra da ATI foi um "mal" necessário, já se discutiu isso aqui vezes sem conta.
    A compra foi feita a pensar num futuro mercado feito de híbridos cpu+gpu. A AMD já disse (implicitamente) vezes sem conta que se não tivessem comprado a ATI até podiam durar mais uns tempos mas daqui a 4-5 anos estariam acabados.
    Na minha opinião o futuro a longo prazo está mais escuro é para a nVidia, que se arrisca a ficar com um nicho de mercado de placas gráficas high end e pode acabar como a matrox, mas isso é outra conversa.

    A performance dos core 2 duo já era sabida antes da aquisição da ATI e estas quebras nas vendas estavam mais do que previstas por qualquer um que siga o mercado. Qual é o interesse de tentar fazer disto uma novidade e um mau presságio para a AMD?

    Mau era se a opinião amadora de um badameco qualquer que escreve num fórum (como eu e outros) fosse minimamente relevante perante as incontáveis informações e estudos que os analistas e executivos da AMD tinham à disposição durante a decisão da aquisição da ATI.

    Mas o que eu gostava mesmo era de discutir novidades de hardware no fórum "hardware novidades"..
     

Partilhar esta Página