AMD is working on inverse-HT

ajax disse:
Se não percebes a gente explica.

Não são 2 threads, é 1 apenas.

1 thread num core é a referência. 100%

1 thread em dois cores, se o segundo core tiver um eficiência de 25% dá no total 100+25 = 125%. Se fosse 100% eficiente daria 200% que é o mesmo que dizer, a thread seria 2X mais rápida. Mas a coisa é totalmente diferente.

Uma eficiência de 200% com 4 cores acho que é a estimativa mais optimista que podemos fazer. Mas o melhor é benchar mesmo. :D

Então como me explicas se eu agarrar num programa optimizado, como o Cinebench e este tem eficacia de 185-190% a correr em modo multi thread? E isso é uma solução via software

Anda a Intel e a AMD a fazer dual, quad-cores para ganhar mais 25% apenas?
 
destr0yer disse:
Então como me explicas se eu agarrar num programa optimizado, como o Cinebench e este tem eficacia de 185-190% a correr em modo multi thread? E isso é uma solução via software

Anda a Intel e a AMD a fazer dual, quad-cores para ganhar mais 25% apenas?

Estas a fazer um confusão entre executar várias threads e apenas uma thread. Vê o que vem a seguir.

Zar0n disse:
Vcs tão se a esquecer k isto n é so mandar threads para os cores, ha dependencias entre elas como tal não as podes executar Out of order, o driver tem k ser "inteligente" a alocar os recursos, mas nunca pode haver ganhos de 100% basta haver 1 ciclo pelo meio e xapeu.

Mas desde k n necessite recompilações é um optimo avanço a AMD deve lançar isso com a 4x4 para dar uso a todos akeles cores.
Ai pode ganhar ao conroe com força bruta e só as bords é k fica mais cara, mas isso só vale a pena de der para a gama toda e n só para os FX, estes são em termos de arquitetura iguais e deve sair um hack ***** para permitir isso na gama toda, espero eu. :)

Um programa (ou processo) pode ter uma ou mais threads. Duas threads podem ser executadas ao mesmo tempo por dois cores pois são independentes para o hardware. É claro que pode haver uma dependência entre elas na partilha e acesso aos dados, mas isso é um problema de software. Atingir eficiências de 200% com duas threads a correr em dois cores é da responsabilidade do programador e da sua experiência em computação paralela.

A tecnologia de que se fala é outra. É executar UMA thread em vários cores ao mesmo tempo. Qual é a vantagem disto? É acelerar a maioria dos programas que por aí andam que são na sua maioria mono-thread, pelo menos no que se refere à sua componente principal.

Isto vai parar à execução out-of-order, podendo esta ocorrer em vários cores simultâneamente. Isto é complicado para quem não percebe de CPU's mas não é difícil ter uma ideia. Sempre que é detectada a existência de conjuntos independentes de instruções, estas podem ser executadas em vários cores ao mesmo tempo. Se houver caches partilhadas ou ligadas por bons crossbars melhor. Também se ganha alguma coisa com os loops/branchs. Imaginem que no meio do programa há uma condição. Se acontecer X corre A, se for Y corre B. Se o cálculo da condição for demorada e estiver pendente, e se for possível correr A e B, então antes mesmo de ser testada a condição um core pode correr A e um outro correr B. Quando for resolvida a condição, o sistema pode então escolher os resultados A ou B e descartar o que não precisa. Assim ganha-se tempo. Isto é apenas um exemplo demasiado simplista mas que dá para perceber a ideia. Na verdade as coisas são mais complicadas e sugiro que leiam alguma coisa de arquitectura de cpu's.
 
Isto é porreiro se der para se adaptar à carga, ou seja, unir os 4 cores para um ambiente mono-processo ou mono-thread, unir apenas 3 cores para um ambiente um pouco mais multi-thread, unir só 2 cores para uma bastante multi-threaded e usar os 4 separados em casos especiais.

Se desse para escolher ainda melhor...
 
Bodygard disse:
Parece que há novidades Source

Efectivamente....ITS OUT!!!
Quem puder que teste que eu agora não posso...

AMD silently launches Dual-Core Optimiser

The predecessor of Reverse-HT available for download

By Theo Valich: Monday 03 July 2006, 18:17
A SLOVAKIAN FRIEND sent us a link to an AMD web site where a new utility can be found and downloaded.

It is the first improvement to Chimpzilla's dual-core offerings of a bundle, so expect a lot of software and BIOS updates coming in July.

Intended for all owners of dual-core processors, AMD Dual-Core Optimizer is a piece of software that allegedly improves gaming performance by bypassing Windows' API in some specific situations.

This utility helps that software access the RDTSC instruction directly, in order to correct the Time Stamp Counter on separate cores. It effectively keeps both cores working in parallel and reduces the differing video performance effects, or any other flaws that relate to timing situations in dual-core or upcoming multicore processors.

You can find and download the utility using our complementary L'Inq.

L'Inq
Chimp maker


PS: Basta carregarem no "Chimp maker"
 
Não, agora não posso.
Mais uma coisa é certa, se isto funcionar, e ainda é uma coisa inicial...viram bios updates e novas versões, vais-te arrepender bem de despachares o teu 165 :P
 
_JP_ disse:
Não, agora não posso.
Mais uma coisa é certa, se isto funcionar, e ainda é uma coisa inicial...viram bios updates e novas versões, vais-te arrepender bem de despachares o teu 165 :P

Tás-me a confundir com o Sway ;) Eu só tenho este 148.. E n tou nada arrependido de o ter comprado em vez do 165... De futuro logo virá um Conroe e esse já é dual-core :P
 
God_Lx disse:
Tás-me a confundir com o Sway ;) Eu só tenho este 148.. E n tou nada arrependido de o ter comprado em vez do 165... De futuro logo virá um Conroe e esse já é dual-core :P

Sorry, pensei que tivesses tido um como disses-te que testas-te e nao gostas-te...my bad ;)
 
_JP_ disse:
Sorry, pensei que tivesses tido um como disses-te que testas-te e nao gostas-te...my bad ;)

heh testei o do Sway numa noite, uma coisa rápida... Mas ele tb despachou o 165 por um 146... Acho que isso quer dizer alguma coisa...
 
Ele despachou o 165 e pegou o 146 por causa do cold bug! Pelo menos é o que ele me disse... ;)

Bem instalei isso, e não notei nada, o 2001 fiz 34k com grafica defaut, sistema do dia-a-dia e 2600 mhz, praticamente o mesmo que tinha feito antes...

Super pi também é igual... Ou este driver não funciona direito ou falta qualquer coisa...

Talvez vai ser preciso bios updates...
 
destr0yer axo k n foi só o cold bug ;) Ainda por cima ele ainda nem tem nada -0 pelo menos da ultima vez k falei com ele...
 
Ao que parece os Am2 Não trazem mt de novo, a teem mais um pino no processador. A vantagem é a comopatibilidade com DDR II, mas a nivel de performance não traz muito acrescimo. Actualmente coexistem Semptron e opteron 939 e 940, sendo os preços practicamente identicos.

Vinha na bit, um artigo sobre isso.... o aumento de performance não justifica uma nova board e um novo processador.

Isso do Hiper transport em sentido inverso parece uma boa aposta. Demorará até que aplicações tirem partido do Dual Core. Mas tal como o hyper threding e o hipertransport não se traduzem um aumento de desempenho para o dobro, o mesmo se passará agora. Aplicações não preparadas para dualcore não terão desempenhos duplicados.

Além do mais parece-me coisa que a ser suportada terá que ser por hardware. Um contracenso tendo em conta que o hypertreading e hypertransporte são suportadas fisicamente pelo hardware mas precisão da cmpatibilidade da componete software.
 
Última edição:
O AM2 tem imenso potencial, acredita... Está muito verde ainda...

Quando saiu os 1ºs P-4 com LGA 775, DDR2 e ***** 915 e 925 eram uma trampa e levavam tareia de uma boa board 875, DDR 400 e tal e prescHOT socket 478...

Agora estão mais maduros e com DDR2 de jeito...

E AM2 se lhe porem DDR2 800-1000 CAS 3, já fazem melhor que 939 ;) Agora se querem AM2 com DDR2 533 CAS4, tirem o cavalo da chuva!

AM2 devera mostrar o ar da sua graça já com as Rev G a 65 mn, provavelmente uma rev. 2.0 do controlador de memória, mais clocks e tal... Alem que é de esperar DDR2 mais potentes, com muitos mhz e timmings agressivos :D
 
It is the first improvement to Chimpzilla's dual-core offerings of a bundle, so expect a lot of software and BIOS updates coming in July.

Parece-me que só com upddates à Bios é que vão conseguir ver alguns melhoramentos. Já não deve faltar muito também...
 
Back
Topo