AMD issues STOP SHIP order on Barcelona

Não acredito que a Intel quisesse "chular" os clientes nesta altura, pela simples razão de que a maior parte do mercado está mais atenta aos preços do que à performance.
Que outra razão poderia explicar os Celeron Dual-core que estão quase a chegar ?

A família Core 2 será assim extendida para 8 grandes grupos no desktop:

Celeron Dual-core (512KB L2)
Pentium Dual-core (1MB L2)
Core 2 Dual-core (2MB L2)
Core 2 Dual-core (4MB L2)
Core 2 Dual-core (6MB L2)
Core 2 Quad-core (6MB L2)
Core 2 Quad-core (8MB L2)
Core 2 Quad-core (12MB L2)

Assim, a "viragem" da AMD para os antigos A64 continua a fazer concorrência à primeira metade da lista da Intel, mas por outro lado vai tirar capacidade de concorrência eficaz contra a segunda metade, onde os volumes são mais pequenos mas os preços e lucros são maiores, e onde o efeito de "halo" da performance se faz sentir também na restante gama.
 
Última edição:
Poderá a AMD, tapar o buraco, usando a sua divisão de GPU's... e sobreviver até que entre num novo ciclo favorável.

Eu acho que o Mal da AMD é querer fazer as coisas "in the Hard Way"
senão vejamos,

nos cpu's, muito mais fácil e rápido e barato, terem posto no mercado Quad's "colados"... assim, tinham surgido quase ao mesmo tempo dos clovertown..

no campo das GPU's, quiseram dar um salto muito grande. era mais fácil ir faseando, e implementando novas características mais lentamente
 
Não acredito que a Intel quisesse "chular" os clientes nesta altura, pela simples razão de que a maior parte do mercado está mais atenta aos preços do que à performance.
Que outra razão poderia explicar os Celeron Dual-core que estão quase a chegar ?

A família Core 2 será assim extendida para 8 grandes grupos no desktop:

Celeron Dual-core (512KB L2)
Pentium Dual-core (1MB L2)
Core 2 Dual-core (2MB L2)
Core 2 Dual-core (4MB L2)
Core 2 Dual-core (6MB L2)
Core 2 Quad-core (6MB L2)
Core 2 Quad-core (8MB L2)
Core 2 Quad-core (12MB L2)

Assim, a "viragem" da AMD para os antigos A64 continua a fazer concorrência à primeira metade da lista da Intel, mas por outro lado vai tirar capacidade de concorrência eficaz contra a segunda metade, onde os volumes são mais pequenos mas os preços e lucros são maiores, e onde o efeito de "halo" da performance se faz sentir também na restante gama.

Por um lado esta gama é "gigantesca" e é claro que os core 2 duo com 4, 2 e 6 mb não devem durar muito tempo lado-a-lado.

Estes celeron com 512k não devem ser grande coisa, com tão pouca cache entre os 2 cores :\

Mais valia o seguinte (geração yorkfield)

Core 2 Duo 2 MB (a ocupar o lugar dos celerons e pentium dual core
Core 2 Duo 3 MB (no lugar dos modelos E4xxx)
Core 2 Duo 6 MB (high-end dos dual core)

Core 2 Quad 6 MB
Core 2 Quad 12 MB

Do nome "pentium" e "celeron" já andamos fartíssimos.
A AMD tem o controlador de memória incluído...
Exacto, não dá ou não é viável colagem de cores no mesmo package com controlador integrado.
 
A AMD tem o controlador de memória incluído...

Desincluíam !!!!

ora, o que conta são os lucros, não guerras absurdas.

se o controlador embutido lhes veda muitos caminhos para evoluirem, cortarem custos e desenvolverem projectos mais rapidamente..

acho que a escolha é óbvia !!!

se tirar o controldor significasse produtos 6 meses mais cedo no mercado, á que ser espertos..

o controlador, Funcionou, num determinado produto, num determinado periodo de tempo..

não quer dizer que ciontinue a funcionar pra sempre. quando se prevê que passe a ser um empeçilho, à que fazer a escolha acertada...ponto final !
 
Desincluíam !!!!

ora, o que conta são os lucros, não guerras absurdas.

se o controlador embutido lhes veda muitos caminhos para evoluirem, cortarem custos e desenvolverem projectos mais rapidamente..

acho que a escolha é óbvia !!!

se tirar o controldor significasse produtos 6 meses mais cedo no mercado, á que ser espertos..

o controlador, Funcionou, num determinado produto, num determinado periodo de tempo..

não quer dizer que ciontinue a funcionar pra sempre. quando se prevê que passe a ser um empeçilho, à que fazer a escolha acertada...ponto final !

O controlador incorporado é um trunfo da AMD, possivelmente o único. Até a Intel vai passar a usar controlador incorporado nos Nehalem
 
era um trunfo desenhado para a aquitectura anterior !!!

agora é um impeçilho, e essa vantagem desapareceu por complecto.. neste momento está a atrasar o desenvolvimento dos cpu's... e cada atraso, são mais 500 milhões a doer...
 
Estes celeron com 512k não devem ser grande coisa, com tão pouca cache entre os 2 cores :\

Tenho ali um Celeron 420 [email protected] 1.04V ~44W :berlusca:

A 'pior' parte é que faz 24,1s em SPI 1MB a 3.0GHz (1.2xV), quando eu vi um Opteron 148 a 3.0GHz a fazer 26/28s com TCCD ~250MHz.

É só, na prática, o dobro da eficiência/MHz dos Netburst.



E custa 35€.
 
Última edição:
Tenho ali um Celeron 420 [email protected] 1.04V ~44W :berlusca:

A 'pior' parte é que faz 24,1s em SPI 1MB a 3.0GHz (1.2xV), quando eu vi um Opteron 148 a 3.0GHz a fazer 26/28s com TCCD ~250MHz.

É só, na prática, o dobro da eficiência/MHz dos Netburst.



E custa 35€.

Pois, mas estes Celeron são dual-core, ou seja, a memória cache L2 é partilhada, não tem os 512KB todos só para um core como o teu Celeron 420 (que também é da família Core 2, embora seja single-core).
E os preços devem ser iguais.

A julgar pelos Pentium Dual-Core, que facilmente atingem 100% de overclock em alguns modelos, estes Celeron devem ser umas pequenas bombinhas pelo preço pedido... :D
 
Mas este é single core...

Um dual core com a mesma cache tás a ver que não será grande coisa, certo?

Sim, mas isso era o que diziam do Pentium Dual-Core E2140 com os seus 1024KB de L2 e depois...
Neste caso, os Celeron Dual-Core mais baratos são para custar já metade do que pedem pelo PD-C mais barato.

Entre estes e um AMD Sempron, nem se discute qual é o que oferece mais bang-for-the-buck.
 
Um dual core com a mesma cache tás a ver que não será grande coisa, certo?

Confesso que não tenho visão para tal, mas acredito que o tamanho da cache já vá aumentar o tempo de processamento, não tanto por ser partilhada mas sim pelo tamanho (pelo que sei, supostamente terá - devido à menor quantidade de cache - que aceder mais vezes à memória para ler instruções - maior percentagem de 'Misses'. Não gozem a minha ignorância se não fôr bem isto sff :P)

Com certeza não será um CPU para os "grandes" jogos.


Não me vou alongar mais no offtopic :P
 
Última edição:
Sou só eu a achar que a AMD já passou por piores alturas?

É verdade que os K8 foram excelentes naquela altura, fizeram as escolhas acertadas, mas daí a fazerem uma má escolha e morrer vai lá vai.

Já agora comparações económicas entre a Intel e a AMD são absurdas, quantas AMD's cabem dentro da Intel? Muitas... a Intel é só a maior empresa no ramo. Até porque se não fosse o tamanho da Intel ela não tinha conseguido dar a volta por cima do Netburst e passar à frente dos K8.

A AMD está a reagir mal à pressão da Intel, produtos que não são devidamente testados e etc. Temos que ter consciência que a AMD tem uma fasquia demasiado alta para o tamanho que tem... É normal que não reaja da melhor forma ;)
 
"Oh oh, we're in trouble"

Downsizing nesta altura soa-me a "isco" para potenciais take-overs por algum investidor externo (e não, comprar 8% da empresa não constitui uma "fusão")...

Já se tinha falado nisso anteriormente, e as ameaças já pairam á vários meses.

A entrada de um grande accionista (8%) pode levar á entrada de outros.
O bom desempenho das HD38xx, ei o restante departamento gráfico pode estancar as coisas.

A AMD poderá eventualmente estar a virar-se para outros mercados. mais mass-market e deixar o high-end.
 
Uma das primeiras coisas que acontece a seguir a uma fusão é o despedimento (as famosas sinergias) por isso esse downsizing não tem nada de anormal.

Agora, voltarem ao tempo dos K6-III em que prometem mundos e fundos com produção q.b. e entregam pouco ou nada... isso é que não. Até à chegada dos Athlon toda a gente desconfiava das promessas da AMD e a sua reputação era muito (mas mesmo muito) inferior à da Intel.
O Athlon mudou radicalmente a imagem que temos hoje da AMD. Contudo, são precisamente este tipo de notícias que podem deitar tudo a perder.

Não me parece que se esteja a caminho de uma nova idade das trevas no mercado de processadores (a altura pré-Athlon) mas que este é um bom 1º passo nesse sentido, lá isso é.
 
A AMD poderá eventualmente estar a virar-se para outros mercados. mais mass-market e deixar o high-end.

Mas aí é que está o problema.
Sem dinheiro para investir em fábricas, como é que eles arranjam quantidades suficientes de CPU's para vender ?
Lembras-te do que aconteceu apenas há um ano e tal atrás, quando o mercado de CPU's AMD retail quase "secou" porque a empresa foi desviando produto para os grandes OEM's (Dell, HP, Acer, etc) e não tinha hipótese de produzir mais ?
O acordo com a Intel também não permite à AMD sub-contratar mais de 20% da produção de CPU's x86 a fabricantes externos, e essa quota já está preenchida pelos A64 fabricados na Chartered, em Singapura.

Cada fábrica nova/renovada pode custar vários biliões de dólares, e neste momento a AMD já tem uma dívida superior a 5 biliões...
Até os trabalhos de renovação da "FAB 30" (tornando-a na "FAB 38") foram desacelerados, pelo que neste momento a AMD tem apenas a "FAB 36" para produzir as suas CPU's sem recorrer a terceiros.
Simplesmente não têm capacidade de produção. Sempre foi um problema crónico da empresa, mesmo antes da "era dourada" dos K7/K8.
 
Mas aí é que está o problema.
Sem dinheiro para investir em fábricas, como é que eles arranjam quantidades suficientes de CPU's para vender ?
Lembras-te do que aconteceu apenas há um ano e tal atrás, quando o mercado de CPU's AMD retail quase "secou" porque a empresa foi desviando produto para os grandes OEM's (Dell, HP, Acer, etc) e não tinha hipótese de produzir mais ?
O acordo com a Intel também não permite à AMD sub-contratar mais de 20% da produção de CPU's x86 a fabricantes externos, e essa quota já está preenchida pelos A64 fabricados na Chartered, em Singapura.

Cada fábrica nova/renovada pode custar vários biliões de dólares, e neste momento a AMD já tem uma dívida superior a 5 biliões...
Até os trabalhos de renovação da "FAB 30" (tornando-a na "FAB 38") foram desacelerados, pelo que neste momento a AMD tem apenas a "FAB 36" para produzir as suas CPU's sem recorrer a terceiros.
Simplesmente não têm capacidade de produção. Sempre foi um problema crónico da empresa, mesmo antes da "era dourada" dos K7/K8.

Com a finalização da renovação da FAB 38, as coisas tornar-se-ão melhores a nível de produção e lucros. Com essa melhoria, a AMD pode vir a investir na construção de outra fábrica, por ex, ou saldar a dívida. Claro que isso é num futuro a médio-longo prazo
 
1 fab full-operacional contra 12 da Intel !!!!!

realmente, cpu's em massa tá mau... Por acaso não sabia dessa regra dos 20% máximos de subcontratação !!!

senão os problemas estariam resolvidos..


acho que está na altura de a AMD pedir um empréstimo de mais 5 biliões para uma nova fábrica. até porque:

com os cpu's a venderem bem, e disponiveis no mercado a bom ritmo, a amd recuperava 5 biliões em 2,5 anos !
 
Passando a minha experiencia num estagio que estou a frequentar num distribuidor de material informatico:

Dezenas e dezenas de Core2 Duo e Quads (atrevo-me a dizer que foram centenas que me passaram pelas maos)
2 Athlon64 X2
1 Celeron

Desculpem a acentuaçao mas o teclado que estou a usar e manhoso.
 
Última edição:
Back
Topo