Processador AMD kills off big cores, Kaveri, Steamroller, and Excavator

Começo a pensar que a Intel já não precisa da AMD com uma licença X86, para não ter acusações de monopólio de mercado. Com a quantidade imensa de CPUs ARM no mercado, não seria muito difícil à Intel argumentar que tem concorrência séria e que não possui um monopólio. Com CPUs ARM a entrar em servidores, com as tablets quase a ultrapassar os PCs portáteis e com o mercado de smartphones com cerca de 98% de CPUs ARM, a Intel não está na mesma posição de há uns anos atrás. Se virmos bem a questão, nem a AMD nos seus melhores dias chegou a ameaçar a Intel da mesma forma que a ARM a está a ameaçar neste momento.
 
O 'segredo' dos ARM é funcionar como licenciamento e 'qualquer' fabricante tem facilidade em fazer cpu's ARM.

Uma demonstração disto é o 'sucesso' dos fabricantes chineses que conseguem produzir ARM aos desbarato mas com performance bastante satisfatória - ao nível ou acima do Exynos do SII. Claro que em performance bruta não são nada de outro mundo, mas com a optimização e estabilidade que o SO móveis já têm [nomeadamente o Android] já conseguem desempenhar todas as funções que a maioria das pessoas requerem de um dispositivo móvel.

E sim, pode haver [e é muito provável que suceda] maior concentração a nível de quem produz ARM mas, como já tinha referido noutro tópico, o número de empresas licenciadas para produzir ARM [e nisto falo de licenças 'perpétuas'] é bem maior do que nunca houve com as licenças para x86.



Quanto à AMD ser comprada por Samsung, IBM ou outra.. com objectivo de continuar a haver concorrência séria nos x86, é uma hipótese que não considero ser possível.
A Intel vai muito, muito à frente em R&D e em processo de fabrico. Só com dezenas de milhares de milhões, ou Biliões no sistema americano, além do custo da compra da própria AMD é que poderiam pensar em conseguir fazer concorrência séria e sustentada à Intel.
A questão é quantos [longos] anos iria demorar para começar a haver retorno? É que estamos a falar de um sector [cpu's x86] cujo mercado está estagnado face à evolução dos dispositivos móveis e cuja tendência é continuar a perder mercado para os ARM, menos 'potentes' mas que consomem menos e a performance já é aceitável para tudo o que não seja software empresarial/ 'profissional' pesado.


Quanto à IBM, é mesmo para esquecer. Está apostada e orientada em serviços, os tempos em que ambicionava alguma coisa a nível de hardware comercial estão longe.
 
Começo a pensar que a Intel já não precisa da AMD com uma licença X86, para não ter acusações de monopólio de mercado. Com a quantidade imensa de CPUs ARM no mercado, não seria muito difícil à Intel argumentar que tem concorrência séria e que não possui um monopólio. Com CPUs ARM a entrar em servidores, com as tablets quase a ultrapassar os PCs portáteis e com o mercado de smartphones com cerca de 98% de CPUs ARM, a Intel não está na mesma posição de há uns anos atrás. Se virmos bem a questão, nem a AMD nos seus melhores dias chegou a ameaçar a Intel da mesma forma que a ARM a está a ameaçar neste momento.

Pois, mas existe muito programa e coisas específicas que só podem ser feitas com x86. PCs continuam a ser x86. Eu acredito que os reguladores não são tapados ao ponto de não compreenderem a diferença entre ARM e x86.
Quanto muito vejo os reguladores a forçarem que a Intel seja partida ou que a licença x86 passe a estar na esfera de uma empresa tipo ARM que licencia a outros concorrente por preços mais baixos.
 
Última edição:
A Intel injectar milhões na AMD? Lol... só se forem obrigados...

Sim... O que é que a microsoft ganhava com aqueles milhões todos na Apple? Eles precisavam de uma empresa a que conseguissem chamar concorrência... Ninguém quer ser o único no mercado, os políticos tendem a cair em cima dessas empresas muito rapidamente.
 
Artigo da Techspot: The Rise and Fall of AMD


Rumores:
AMD still needs that market share, even if the company’s long-term future is in other areas. That means it needs Steamroller and Kaveri.

That said, Hughes comment only referred to Steamroller. It’s possible that AMD has killed Excavator in favor of an entirely different design. It could be planning to scale Jaguar’s (second-generation Brazos) CPU core upwards to fill a gap in the lower end of the desktop market that Trinity currently addresses. We’ve heard rumors that the company might try to build a new CPU architecture to address Bulldozer’s faults rather than trying to refine the current core into something that competes with Intel’s current high-end chips.
http://www.extremetech.com/computin...ation-rumor-claims-big-cores-still-a-priority


No fórum da semiaccurate aquilo está interessante, em especial com a teoria do user Seronx, o Charlie diz que :berlusca:

- Richland is not Trinity 2.0 but it is taking the spot of Kaveri.- Richland is "Old Kaveri."
- Radeon Cores 2.0 is actually Graphic Core Next 2.0. (It was a typo.)
- Richland is 28-nm, Piledriver "2013" + Graphic Core Next 2.0.
- Kaveri has been pushed from January 2013 through July 2013 to January 2014 through July 2014
- Kaveri will be 20-nm, Steamroller + Enhanced Graphic Core Next.
- Kaveri will use DDR4 to better compete with Broadwell.
- 2014 will be the Age of 20-nm.
a. FCH and SCH will be 20-nm from TSMC.
b. MPUs will be 20-nm from GlobalFoundries.
c. GPUs will be 20-nm from TSMC.
---
- Vishera "2013" will get Piledriver "2013" as well as Richland.
- Unsure if it will follow Richland and be 28-nm.
- 2014 or 2015 there will only be one socket for Servers and one socket for Desktops.
---
A lot of places are mistaking Richland as Trinity 2.0 as it isn't.
http://semiaccurate.com/forums/showpost.php?p=171684&postcount=671


Começa na página 68 -> http://semiaccurate.com/forums/showthread.php?t=6145&page=68

E tudo isto terá começado com o suposto "leak" do novo roadmap da AMD publicado pelo donanimhaber
 
Penso que seja melhor ficar neste tópico.

ARM - Possible Beginning of the End for AMD? - Part 1
http://vr-zone.com/articles/arm--possible-beginning-of-the-end-for-amd--part-1/18054.html
ARM - Possible Beginning of the End for AMD? - Part 2

Mas há malta com uma imaginação prodigiosa:

Why not an AMD Alpha?

Actually, there is a very unlikely - but actually very plausible - scenario as well. Remember AMD has/had quite a few of the top Alpha CPU designers, and what was the world's best CPU architecture, untimely murdered by the corporate merger shenanigans, is now revived very well in China, with 16-corers and beyond?


Well, the solution is simple. Give up X86 altogether, and make AMD an all-RISC company with two platforms: renewed Alpha (in partnership with Samsung, once the Alpha 2nd source, and maybe the Chinese) at the high end, using the Hypertransport and Seamicro for various interconnect options, and ARM at the low end, both server and mobile. I am very confident AMD Alpha team could create cores, and uncores, that would not just beat anything Intel has, but also put IBM Power 7+ and its successors, currently the worlds fastest CPUs, to shame. It would ensure long profitable hgh-end future for AMD too.


After all, it's Linux open source time, and the dependence on an instruction set to get commercial software vendors' ports, is lesser than ever. How about this?
http://vr-zone.com/articles/arm--possible-beginning-of-the-end-for-amd--part-2/18055.html

Tipo, mas as licenças/patentes relacionadas com a arquitectura "Alpha" não foram adquiridas precisamente pela Intel?
 
Back
Topo