AMD launches Athlon 64 X2 5200+

DJ_PAPA

Power Member
More cache for more speed: AMD launches Athlon 64 X2 5200+

Sunnyvale (CA) - AMD has begun offering a new processor in its mainstream dual-core lineup. The 5200+ joins the Athlon 64 X2 series as new flagship. There no clock speed increase, but AMD has integrated twice the cache of the 5000+ and re-enters the $400+ segment of CPUs.

The update of the desktop X2 series came without much fanfare this morning. A quick look at the technical data of the 5200+ may provide a justification for the rather quiet introduction as the chips simply brings up the clock speed of 4800+ processor to the 5000+ level.

Both the 5000+ and 5200+ are based on the recently launched AM2 socket and run with 2.6 GHz. However, the 5000+ uses 2 x 512 KB L2 cache, while the 5200+ comes with 2 x 1 MB, which is also used in the models 4000+ (2 GHz), 4400+ (2.2 GHz) and 4800+ (2.4 GHz). The larger cache bumps the transistor count of the 5200+ to 153.8 million and the power envelope form 65 to 89 watts.

AMD did not provide information on the performance advantage over the 5000+ model, which, however, could be very subtle. One could argue that the 5200+ is much more a strategic processor with the purpose to improve AMD's average selling price (ASP) in the market. Following Intel's radical price cuts and introduction of Core 2 Duo processors, AMD virtually dropped out of the high-end and upper-mainstream price segment between $400 and $700.

The 5200+ chip is tray-priced at $403, which stabilizes AMD's pricing position. However, the chip is substantially cheaper than AMD's previous flagship chips: The 5000+ was launched in May for $696; the 4800+ carried a record $1001 price tag at the time of its introduction.

According to data provided by PriceGrabber, 5000+ processor currently retail for an average of about $330 and 4800+ CPUs for about $357.
http://www.tgdaily.com/2006/09/06/amd_launches_x2_5200/

Mais um lançamento da AMD para de certa forma tentar aguentar o barco. É um lançamento positivo. Nao é nada de especial mas de certa forma baixa o preço do 5000+ e do 4800+ aumentando um pouco mais a competividade.
 
enquanto n vier uma nova tecnologia...a amd n vai ter muito por onde inovar..
hum a difrenca e so mesmo a cache d 1x2?
sera q s nota difrenca?
 
Ou a AMD tira um coelhinho da cartola nos próximos tempos ou acho que lançamentos deste tipo

não vão fazer com que a sua situação melhore.... Seja como for e como já foi dito, serve para

baixar os preços dos CPU já no mercado....
 
Eu possuo um Amd Opteron 144 e pretendia adquirir a medio prazo um dual-core amd para socket 939. o que é que recomendam???? será que o preço dos FX vem por aí baixo ? :x2:

Tava a pensar manter-me como estou ou mudar para um 148, embora a diferença n seja mta, e depois tentar arranjar um FX para 939.
 
uns 380€ por um athlon64 a 2,6ghz com 2x1mb de cache, parece-me um preço razoavel. especialmente para quem quer fazer um upgradezito, ao am2 que comprou, quando andava mal de finanças.

Blasar disse:
Ou a AMD tira um coelhinho da cartola nos próximos tempos ou acho que lançamentos deste tipo

não vão fazer com que a sua situação melhore.... Seja como for e como já foi dito, serve para

baixar os preços dos CPU já no mercado....

entre fazer lançamentos destes, e não fazer nada, venham de la mais lançamentos destes, que o povo agradece.

"não vão fazer com que a sua situação melhore"
para quem le isto, ate parece que a AMD está no pior momento da sua historia... se calhar pior está a intel, com problemas orçamentais, e com uma fatia significativa de mercado perdida para a AMD, que não se ganha de um dia para o outro.
 
uns 380€ por um athlon64 a 2,6ghz com 2x1mb de cache, parece-me um preço razoavel. especialmente para quem quer fazer um upgradezito, ao am2 que comprou, quando andava mal de finanças.

Koncaman, diz-me sinceramente:

380 euros por um Athlon X2 5200+ (2.6GHz, 2MB de L2), ou 330 euros por um Conroe E6600 (2.4GHz, 4MB de L2) ?

Eu também gosto dos AMD (tenho vários sistemas com Athlon 64, Opteron e X2), mas creio que com os Conroe/Allendale, muda tudo.
Só em default já é bom, mas quando se considera o potencial de OC e a dissipação de calor de um e de outro...
E os preços da AMD simplesmente não são suficientemente competitivos, quando um E6400 em OC ligeiro bate a performance de um FX-62, quanto mais um 5200+. Imagina então um E6600.
 
Última edição:
Koncaman, diz-me sinceramente:

380 euros por um Athlon X2 5200+ (2.6GHz, 2MB de L2), ou 330 euros por um Conroe E6600 (2.4GHz, 4MB de L2) ?

Eu também gosto dos AMD (tenho vários sistemas com Athlon 64, Opteron e X2), mas creio que com os Conroe/Allendale, muda tudo.
Só em default já é bom, mas quando se considera o potencial de OC e a dissipação de calor de um e de outro...
E os preços da AMD simplesmente não são suficientemente competitivos, quando um E6400 em OC ligeiro bate a performance de um FX-62, quanto mais um 5200+. Imagina então um E6600.

Sinceramente nao faço ideia qual seja melhor, so vendo bem, mas axo que todos os lançamentos sao positivos.
Ate pq consegue de certa forma melhorar a competividade em faixas de preço mais altas.

Imagina que há um sitio onde os C2D ainda andam esgotados. Opa se apanhar um destes tb nao fica mal servido. Ficaria pior se apanha-se com o linup anterior da AMD.

E a falta de processadores C2D no mercado tb esta a inflacionar os seus preços.
 
Koncaman, diz-me sinceramente:

380 euros por um Athlon X2 5200+ (2.6GHz, 2MB de L2), ou 330 euros por um Conroe E6600 (2.4GHz, 4MB de L2) ?

Eu também gosto dos AMD (tenho vários sistemas com Athlon 64, Opteron e X2), mas creio que com os Conroe/Allendale, muda tudo.
Só em default já é bom, mas quando se considera o potencial de OC e a dissipação de calor de um e de outro...
E os preços da AMD simplesmente não são suficientemente competitivos, quando um E6400 em OC ligeiro bate a performance de um FX-62, quanto mais um 5200+. Imagina então um E6600.


naturalmente que o conroe é melhor, mas se fores a ver, para quem quer fazer um upgrade (e eu tinha falado nisso), é um preço razoavel. o conroe muito provavelmente obriga a comprar tudo novo, e a gastar bem mais que 330€, o athlon, é so chegar e trocar (para quem tiver comprado um am2 ha pouco tempo, naturalmente)
 
Back
Topo