AMD low-power x86 core "Jaguar"

"Ele" existe. Review(?) do A9-9820. Não consigo passar o artigo pelo google translate, por isso, só "percebo" as imagens.

42aOUcV.jpg


135 W de TDP?

6F86I7I.jpg


at6N9aD.jpg


Benchmarks:
cfS2W8K.jpg


T0OtqlY.jpg


XnqE9jJ.jpg


5xeLOkH.jpg


https://www.weibo.com/ttarticle/p/show?id=2309404385267275422530

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Asrock também acabou de lançar esta preciosidade, com um E2-6110. Isto é um "Beema" que saiu em 2014:
fzaQ1xI.jpg


GjaHRM7.jpg


Até tem 2 portas USB 3.2.

https://www.tomshardware.com/news/asrocks-qc6000m-motherboard-leverages-six-year-old-amd-e2-6110-apu
 
Quanto mais olho para as specs (nº de cores, clocks), mais tenho impressão que é o APU da Xbox One. Talvez sem a eSRAM e talvez com o GPU cortado.
 
Isto está mesmo a vir acima. E quanto mais vejo novidades disto...
Quanto mais olho para as specs (nº de cores, clocks), mais tenho impressão que é o APU da Xbox One. Talvez sem a eSRAM e talvez com o GPU cortado.

Mais começo a achar que esta ideia faz sentido. Se a One vai deixar de ser produzida, em prol da Series X, então é natural que a produção dos cores vá ser reaproveitada para algo, visto que agora deve ser muito barata.
 
Isso fazia sentido ter aparecido quando saiu a consola, garantidamente que tens chips com alguma parte defeituosa (ESram, 3 ou mais CUs , 1 ou mais CPU cores estragados, etc).

Agora lançarem isso anos depois para aproveitarem chips defeituosos? weird.
 
Em relação aquele A9-9820, a explicação mais provável é que o chip deve pertencer à Microsoft, mas se calhar a AMD tem muito stock daqueles chips e pediu à Microsoft para os vender no mercado PC.
Também não se sabe se os chips estão defeituosos. Há uns meses, quando começaram a aparecer os primeiros leaks, existiam mais modelos, alguns que até pareciam ser para outros mercados (embedded). É possível que vendam chips defeituosos e completos ao mesmo tempo.
 
Era um produto interessante se viesse a mais tempo. é estranho que passado tantos anos que isso aparece depois que a xbox one vai acabar. Se é CPU rejeitado por binning era algo que devia ter a mais tempo e não agora.
Alem disso, parece ser o chip da Xbox One e não da S ou X, cujos "IHS" são diferentes, portanto, um chip feito a 4-5 anos??

@Nemesis11, o chipset deve ser exclusivo, a xbox original nao precisa de 4 SATAs, embora olhando as motherboards exista o que parece ser um chipset.

@Dark Kaeser Parece ser para coolers Intel. 135w e menos que muitos CPUs intel da atualidade, qualquer tower 120mm decente dá conta disso. E isso so deve aquecer mesmo em 3D, em idle e em CPU tasks deve gastar pouco.

Era bom ver uma review disso. Claro o CPU e lento, a grafica nada de especial e claro sendo um "PC" nao terá a performance em gaming da xbox por causa das optimizacoes, mas isso custa 125$! Um sistema com 3200G e uma A320 basica nao sai por menos de 150-160$ e tenho duvidas que o 3200G seja melhor. Ja o GPU do 3400G ja deve superar facilmente.
 
Última edição:
esse a9 é lento para caneco.. o ryzen 3 1200 que tenho em single core é mais rapido que esse em multi core......
ate um 2200g lhe dá tareia a brincar parece-me (do lado do cpu )
 
Quando vi este tópico com novos posts, pensei por momentos que era sobre AMD ir fazer um big.LITTLE com Zen4 + Jaguar como a Intel vai fazer com os atom para cpu's de desktop..

j/k
A AMD não precisa de invenções parvas para o desktop, tem arquitectura e acesso a processo de fabrico decentes..
:)
 
Qual Xbox? A 360? :D

Pois, nas Playstations basta saber contar a partir de 1, para se conhecer as diversas gerações. Na Xbox sei que houve a inicial, mas depois também houve a "one" e pelo meio a "360". :D
Mais a sério, parece ser o SOC da original Xbox One. :)

Era um produto interessante se viesse a mais tempo. é estranho que passado tantos anos que isso aparece depois que a xbox one vai acabar. Se é CPU rejeitado por binning era algo que devia ter a mais tempo e não agora.
Alem disso, parece ser o chip da Xbox One e não da S ou X, cujos "IHS" são diferentes

Seria interessante ver uma review em sites ocidentais, pela curiosidade. Não é todos os dias que se apanha uma board para PC com o processador de uma consola. :)
Não sei se seria um produto interessante para os consumidores. Um processador com "Little Cores" que tiveram origem em 2011, um GPU que com DDR3 deve levar um enorme hit de performance (A Xbox usa GDDR, certo?) e um TDP bastante mau para a performance que deve ter.

@Nemesis11, o chipset deve ser exclusivo, a xbox original nao precisa de 4 SATAs, embora olhando as motherboards exista o que parece ser um chipset.

Eu tinha ideia que os Bobcats/Jaguars da AMD não tinham chipset, mas tinham aquelas FCH que faziam de southbridge. Devem estar a usar uma delas.

esse a9 é lento para caneco.. o ryzen 3 1200 que tenho em single core é mais rapido que esse em multi core......
ate um 2200g lhe dá tareia a brincar parece-me (do lado do cpu )

Se os Ryzens não batessem "Little Cores" de 2011, a AMD estaria em sérios problemas. :)
 
Board da xBox One original, como se pode ver é o mesmo chip:

s-l1600.jpg


A Xbox One usa DDR3 normal, mas 256 bits, por isso os 4 slots de memória. A One X que usa GDDR5.
 
Back
Topo