1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AMD Moves Forward With Unified Linux Driver Strategy, New Kernel Driver

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Dark Kaeser, 8 de Outubro de 2014. (Respostas: 53; Visualizações: 10774)

  1. DigitalBoy

    DigitalBoy Power Member

    Sim, já vi que a Sony contribuiu com alguns patches para o FreeBSD, nada do outro mundo para uma empresa daquela dimensão.
    E financeiramente também não é famosa: https://www.freebsdfoundation.org/donors/
    Para a empresa que detém a consola com maior sucesso do mundo fica muito a dever, eu chamo isso de parasitar, lucrar milhares de milhões com o trabalho alheio e nem um milhão contribuir de volta.
    A Apple sim, já se nota mais algum empenho: https://www.apple.com/opensource/

    Eu vejo a liberdade das MIT/BSD como a liberdade do domínio publico, apenas obrigam a que o copyright se preserve.
    GPL como a obrigação de passar a liberdade. Sim, em Português falando as MIT/BSD conferem mais liberdade ao utilizador, mas não o fazem retribuir a liberdade que recebeu.

    Sim, a Sony teve a liberdade de atirar com blobs no FreeBSD e ficou a funcionar a 100%, mas ao mesmo tempo teve 0 incentivo para usar drivers open como esta AMDGPU e não teve de retribuir os melhoramentos que fez.

    Como este tópico debate, a própria AMD está dedicada ao FOSS, qual seria o problema da Sony em fazer o mesmo se utilizam hardware AMD?
    O quê é que isso tem de bom? Ajuda a comunidade? Ajuda-os a eles? Acho que nem isso...
    Mas pensando bem, esta Sony é a mesma Sony que caça judicialmente utilizadores que tratam as consolas com compram como deles, nem sei porquê é que isso me admira. Já que somos tão livres porquê é que insistem em não nos deixar arrancar outro SO na playstation?

    O KMS está dependente de código ser linkado ao kernel, não atuar como um módulo, ser parte do kernel.
    Qual seria a solução ideal? Permitir que as NVidias, ARMs, Imaginations, Qualcoms e quem mais queira atire os blobs que bem entendam para dentro do kernel?
    Quem garante o que está dentro dos blobs? E se lá estiver um backdoor?
    Dizes que licenças permissivas são liberdade, mas então e a liberdade do utilizador saber o que foi anexado ao núcleo do seu SO, aquela parte que consegue fazer o que bem quiser com o computador?

    Ai já optas por conferir liberdade ás empresas ou aos utilizadores, e enquanto que nenhum dos dois grupos é particularmente sábio como um todo, o primeiro tende a fazer muita asneirada por interesse comerciais.

    Ainda assim usabilidade e ética não tem nada a ver uma coisa com a outra.
    A diferença de usabilidade neste caso é principalmente que um diz:
    - "Se queres utilizar o que fiz, força, mas retribui com o que fizeres"
    e o outro:
    - "Não quero saber, faz o que quiseres, guarda, dá de comer ao cão, não me ralo minimamente, apenas deixa o meu nome ai"
    Mas se quiseres ver o que faz o TEU telemóvel és livre de o fazer, o código anda por ai.
    Não pintei a google como santa, pelo contrário interpretaste mal. O android é praticamente um walled garden, e o GPL não proibiu que isso acontecesse. Continua-se a poder ver o código e fazer forks, mas a partir do momento em que se quebre a compatibilidade com os APKs, ou nem tanto, se perca o acesso à PlayStore perde a maior parte da relevância. Eles conseguiram isolar o ecossistema deles mesmo estando a utilizar a licença que mais força a partilha

    Desculpa lá se o que escrevo aparenta estar em tom de rant, apenas estou a tentar não me extender demasiado e ir direito ao tema sem fugir demasiado ao tópico :p
     
  2. Ketheriel

    Ketheriel Power Member

    Eu tento ser sempre abrangente e nao quero de forma alguma por aqui uma lista interminavel de outras contribuições da sony, portanto vou-me conter apenas a alguns pontos tocados previamente. Contribuições da Sony no mundo Android:
    1. AOSP mod para funcionar correctamente nos Xperia (existem montes de contribuições da Sony);
    2. DASH, Dynamic Android Sensor HAL (Android);
    3. LiveTouch, biblioteca;
    4. Binds para o GWT maps;
    Isto só no campo dos Androids. As contribuições em dinheiro continuam a serem superiores às da ANSOL ou outras empresas Portuguesas que se tentam afirmar como open source. Por outro lado a Sony é um dos players mais fortes dentro do mundo do open hardware?!


    Curiosamente, a utilização da GPL está a cair em deterimento de outras licenças mais livres. Entre 2009 e 2016 a GPL perdeu perdeu perto de 20 pontos percentuais face a outras licenças mais permissivas. Inclusivé, a ineficiencia da GPL é clara devido à necessidade de muitos projectos terem que por licenciamento duplo, GPL + LGPL. Como te disse é uma preferencia pessoal da minha parte.



    É ao contrário. Quem desenvolve os drivers é a AMD, pelo que na realidade ao utilizar um micro kernel BSD, o licenciamento do mesmo nao interfere e permite que a AMD continue a manter o seu driver para o hardware em questão. Nao é a sony que desenvolve os drivers.

    A AMD é um fornecedor, nao tem que ter incentivos, tem que responder ao que lhe é solicitado. Ou entrega valor ou nao entra no negocio, e para entregar valor tem que ter as coisas a funcionar de acordo com o que é esperado porque no final o sucesso de uma plataforma PS4 ou equivalente é ditado pela performance e pela satisfaçao dos consumidores.



    A AMD assim como a Intel e outras empresas estão dedicadas porque é a nova trend da industria, e como dependem da venda de hardware para sobreviverem, ou respondem ou nao morrem. Isto é uma questao de exigencia de mercados e nao ideologica.

    Sabes, há uma coisa no mundo real muito diferente das universidades e micro-empresas, nem todos vivem à pendura da pseudo-investigação suportada pelo QREN. Pensa nisto.



    Certo. E tú ligas-te à internet através de um operador de telecomunicações que fornece ao SIS e amigos informações que nao deveriam ser fornecidas sem mandato judicial. Todas as tuas chamadas telefónicas são gravadas e mantidas durante um periodo de 7 anos. O teu ISP passa informação estatistica a organizações como a MAPINET para perseguirem os mesmos utilizadores... etc.. etc etc...

    De qualquer forma, existe uma falha no teu pensamento, a Sony nao persegue utilizadores, persegue sim alguns que criam e desenvolvem chips para contornar os sistemas de segurança das consolas, como se passou com o caso dos criadores do Matrix para a PS2.

    Um utilizador pode comprar uma consola, no entanto nao pode simplesmente fazer o que quer porque existe tecnologia protegida dentro da mesma.

    Tens uma XBox ? :)



    Isso deverias investigar por ti. O objectivo da Sony é vender consolas a consumidores finais, nao é venderem consolas para empresas e organizaçoes construirem super clusters de 40.000 PS3 para calculo vectorial ou para utilizarem componentes para sistemas de misseis caseiros. Acho que foi mais por aí e nao propriamente devido ao pessoal do Linux ou hobby's. Se nao estou em erro foi precisamente o DoD que fez o cluster de 40.000 PS3 (posso estar enganado).



    Nao linkas codigo contra o kernel, possivelmente linkas simbolos ou seja la qual for a traduçao para brazuca.



    O ARM nao deveria estar nessa lista. Imagina que queres fazer um telefone baseado em ARM. Falas com os tipos, pagas e eles enviam-te as especificaçoes pelo correio. Depois contratas uma empresa para a produção. O que algumas empresas fazem, como a Samsung no passado é javardarem nas especificaçoes e alterarem coisas que fazem com que alguns ARM nao sejam exactamente iguais às especificaçoes originais e sim 'filhos bastardos'. ARMs puros sao muito bem suportados, os filhos bastardos, nem sempre.



    Nao usas Cisco para core switching? Quem te garante que nao tem uma backdoor? Nao usas firewalls fortinet, checkpoint, etc?
    Deixa-me ver, tens um netfilter a fazer coreswitching? :) (nao gozo porque existe uma empresa em Portugal pelo menos que o faz e muito bem).



    Essa liberdade já a perdeste para os fabricantes de hardware. E digo-te apenas uma vez: consulta as especificaçoes da ACPI, e depois ve a implementaçao da tua board. Vai lá chatear a Asus por estarem a atentar contra a tua liberdade, apesar de ser uma opçao de compra tua!!


    Numa situaçao diferente, eu chamaria-lhe hipocrisia e chantagem ?! Mas nas licenças é diferente!


    E o ficheiro de licenciamento ;)


    O meu sim, porque comprei um telefone com equipamento standard, no entanto se for um Samsung eu nao posso por exemplo ver o driver da camara entre outras coisas. Os blobs estao la. Alias, o bootstrap de um android preve mesmo a existencia de blobs.... E sim isto é liberdade...




    Sem stress.... Só uma coisa em relaçao ao android: ANDROID = DATA MINING.
     
  3. DigitalBoy

    DigitalBoy Power Member

    Comparar uma empresa globalizada que emprega +100k, muitos desses na area técnológica com uma non-profit local cuja causa principal é a promoção não parece lá muito justo.
    Ad Populum. E as licensas que defendes eu também as considero boas, não penses que não.
    A meu ver a vantagem logo a primeira vista é serem diretas ao tema. 4 termos e está tudo feito.
    Eu não considero a GPL perfeita, apenas prefiro, isto é tudo subjetivo.
    Até a WTFPL é okay-ish, mas quanto menos uma licensa assegure os direitos, mais simples é de abusar.
    Ponto concedido.
    As tendências ditam-se pela quota de mercado, e neste momento a NVidia têm mais quota de mercado do que a Intel e a AMD perante quem dá uso ao GPU para mais do que um browser.
    Acredito que a AMD e a Nvidia estejam a demonstrar abertura por acreditárem que os clientes valorizam isso, mas não é essa a tendéncia. Então no caso da NVidia cada vez menos abertura há, ainda até recentemente Maxwell ficaram 1 ano a aguardar firmware.
    Isso foi legislado, o povo é que vota, logo foi liberdade nossa de escolher que assim fosse mesmo que não agrade a muitos. Pode ser que nos venhamos a educar mais, até lá não é senão culpa nossa.
    Oopsie, empresa errada. Pensei que tivesse sido a Sony quem tinha andado a abater o pessoal do homebrew. Então já não sei quem foi, tinha de procurar. Já vi que eles até tiveram o 'Other OS'.
    Tal como dentro dos nossos computadores. Também tem codecs em HW e DRM em SW, e não é por isso que não podemos cuscar o que se passa por lá. Depende do que se faça. Claro que se quebrar o mecanismo do primetime e andar por ai a gabar-me e expor, sou capaz de arranjar um ou outro problema, mas posso tentar. :biglaugh:
    Ultíma consola PS2, PCMR since then
    O objetivo da Raspberry PI é vender computadores low-cost a quem não tem outra forma de se introduzir á computação e eletrónica, e não fazer media-centers.
    Sim, eu lembro-me disso, mas se der para mais coisas, porque não? É dinheiro a entrar de qualquer forma.
    Ah, pois, porque vendem Playstations/XBox'es/etc... abaixo do preço de fabrico e esperam rentabilizar com jogos.
    Posso estar em erro, mas isso é ilegal em boa parte do mundo caso se consiga provar.
    As Mali são desenhadas por eles, cabe-lhes a eles fazer a driver.
    Um fazer mal não é desculpa para os restantes poderem fazer. Ciscos e essas empresas deveriam no minimo dos minimos de permitir audits a fundo por parte dos clientes. E mesmo assim... http://arstechnica.com/tech-policy/...de-factory-show-cisco-router-getting-implant/
    Continuo na minha, um hardware com um blob é mais uma vulnerabilidade no computador.
    Eu já tenho trabalho a chatea-los para que me re-embolsem o Windows, quanto mais ir melgar os gajos com implementações de ACPI. Haviam de me mandar a um sitio agradavel...
    Esta é uma das coisas que está dependente da vontade das massas. Se as massas não permitirem eles não fazem. Educação é tudo.
    Um pedido de retribuição ao trabalho do criador? Não apanhei a ideia.
    De que forma é que isso é mau? Eu fiz x, se quiseres fazer y, um produto derivado de x, tem que ter as mesmas condições.
    Parece-me um pedido razoavel, só come quem quer.
    São modulos, não uma parte integrante do SO. Claro que considero isso mau, mas não viola a licensa.
    A única forma de prevenir isso seria com uma licensa ainda mais restritiva.
    Assim tens meia duzia de blobs, com liberdade total terias perto de 100% de blobs. Pick your poison.
    Nunca disse duvidar disso. Falta-ta a camisola e o cartaz para dar enfase. :002:
     
  4. Dark Kaeser

    Dark Kaeser Power Member

    Agradecia que levassem esta discussão para outro tópico, para que possa continuar o meu monólogo.
     
  5. DigitalBoy

    DigitalBoy Power Member

    Desculpa, pensei que dês de que cada post incluisse a palavra AMD já fosse qb. para continuar em tópico :D
    Vá, fica lá com o tópico, todos nós gostamos do teu monólogo :berlusca:

    PS:
    Mesa Branched, Mesa 12.0 RC1
    Ficamo-nos pelo 4.3 mas já foi bom. :)
    http://phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Mesa-12.0-RC1-Released
     
  6. Dark Kaeser

    Dark Kaeser Power Member

    - AMDGPU DRM Driver Updates To Work With Production Polaris GPUs
    http://phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=AMDGPU-Polaris-Updates


    - AMDGPU Fixes For Polaris Queuing Up For Linux 4.7
    http://phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=AMDGPU-Polaris10-Fixes-4.7

    e ainda

    Radeon RX 480 Linux Testing Is Happening Right Now

    [​IMG]

    O Michael recebeu uma RX 480 para testar :banana:
     
  7. Dark Kaeser

    Dark Kaeser Power Member

    Some Of The AMDGPU Changes Being Worked On For Linux 4.8

    http://phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=AMDGPU-Linux-4.8-Early-Look
     
  8. Dark Kaeser

    Dark Kaeser Power Member

    Adicionados patches que permitem adicionar suporte inicial aos gpu GCN 1.0 ao AMDGPU

    GCN 1.0 / Southern Islands On AMDGPU Takes Another Step Forward

    http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=AMDGPU-SI-DPM
     
  9. Dark Kaeser

    Dark Kaeser Power Member

    Bom continuando o meu monólogo, com o lançamento da VEGA

    Radeon RX Vega On Linux: High-Performance GPUs & Open-Source No Longer An Oxymoron

    http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=rx-vega-linux1&num=1

    o que em parte é explicado pelo Bridgman na secção de comentários:
    https://www.phoronix.com/forums/for...rce-no-longer-an-oxymoron?p=969732#post969732
     
  10. Dark Kaeser

    Dark Kaeser Power Member

    Parece já faltar pouco, finalmente foi submetido o pull request para o DC, a ver quando entra no drm-next

    AMDGPU DC Pull Request Submitted For Linux 4.15: Finally The New Display Stack

    https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=AMDGPU-DC-PULL-REQUEST
     
  11. skandal

    skandal Power Member

    Um gajo pode sonhar que o 18.04 LTS já vem com o kernel com isto merged?
     
  12. Dark Kaeser

    Dark Kaeser Power Member

    Vamos aguardar primeiro para ver se vai ser aceite para o DRM-next, assim que for é o habitual processo de revisão. Mas para o 18.04 é previsível que sim.
    Para quem usa rolling distros não fará grande diferença, uma vez upstream e merged é esperar até estar nos repositórios, espero que venha antes de Abril ;)
     
  13. skandal

    skandal Power Member

    Já levou com 2 acks :)
     
  14. Dark Kaeser

    Dark Kaeser Power Member

    Mais umas quantas alterações:

    https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=AMDGPU-DC-103
     

Partilhar esta Página