DigitalBoy
Power Member
Sim, já vi que a Sony contribuiu com alguns patches para o FreeBSD, nada do outro mundo para uma empresa daquela dimensão.Não propriamente, a história nao é bem assim. Quer a Sony quer a Apple tem contribuições muito importantes para comunidade que usas diaramente sem sequer saberes. A questao nao é se sao ou nao parasitas (e tens casos mais interessantes como o hack que a sony sofreu expor que eles pirateavam o software de DRM com que protegiam algumas cenas deles).
Não propriamente, a história nao é bem assim. Quer a Sony quer a Apple tem contribuições muito importantes para comunidade que usas diaramente sem sequer saberes. A questao nao é se sao ou nao parasitas (e tens casos mais interessantes como o hack que a sony sofreu expor que eles pirateavam o software de DRM com que protegiam algumas cenas deles).
E financeiramente também não é famosa: https://www.freebsdfoundation.org/donors/
Para a empresa que detém a consola com maior sucesso do mundo fica muito a dever, eu chamo isso de parasitar, lucrar milhares de milhões com o trabalho alheio e nem um milhão contribuir de volta.
A Apple sim, já se nota mais algum empenho: https://www.apple.com/opensource/
Eu vejo a liberdade das MIT/BSD como a liberdade do domínio publico, apenas obrigam a que o copyright se preserve.A questão aqui é que com uma licença verdadeiramente livre, alguem conseguiu pegar numa porcaria de um micro kernel e por aquilo a funcionar a 100% no hardware, e isto nao existe em Linux no mundo dos Desktops. Uma PS4 liga com resoluçao nativa e nao existe flickering. Nenhum driver proprietário suporta KMS, nunca te perguntas-te porque? Por causa do licenciamento.... Se a licença fosse mais permissiva tinhas KMS com qualquer driver...
GPL como a obrigação de passar a liberdade. Sim, em Português falando as MIT/BSD conferem mais liberdade ao utilizador, mas não o fazem retribuir a liberdade que recebeu.
Sim, a Sony teve a liberdade de atirar com blobs no FreeBSD e ficou a funcionar a 100%, mas ao mesmo tempo teve 0 incentivo para usar drivers open como esta AMDGPU e não teve de retribuir os melhoramentos que fez.
Como este tópico debate, a própria AMD está dedicada ao FOSS, qual seria o problema da Sony em fazer o mesmo se utilizam hardware AMD?
O quê é que isso tem de bom? Ajuda a comunidade? Ajuda-os a eles? Acho que nem isso...
Mas pensando bem, esta Sony é a mesma Sony que caça judicialmente utilizadores que tratam as consolas com compram como deles, nem sei porquê é que isso me admira. Já que somos tão livres porquê é que insistem em não nos deixar arrancar outro SO na playstation?
O KMS está dependente de código ser linkado ao kernel, não atuar como um módulo, ser parte do kernel.
Qual seria a solução ideal? Permitir que as NVidias, ARMs, Imaginations, Qualcoms e quem mais queira atire os blobs que bem entendam para dentro do kernel?
Quem garante o que está dentro dos blobs? E se lá estiver um backdoor?
Dizes que licenças permissivas são liberdade, mas então e a liberdade do utilizador saber o que foi anexado ao núcleo do seu SO, aquela parte que consegue fazer o que bem quiser com o computador?
Ai já optas por conferir liberdade ás empresas ou aos utilizadores, e enquanto que nenhum dos dois grupos é particularmente sábio como um todo, o primeiro tende a fazer muita asneirada por interesse comerciais.
Ainda assim usabilidade e ética não tem nada a ver uma coisa com a outra.
A diferença de usabilidade neste caso é principalmente que um diz:
- "Se queres utilizar o que fiz, força, mas retribui com o que fizeres"
e o outro:
- "Não quero saber, faz o que quiseres, guarda, dá de comer ao cão, não me ralo minimamente, apenas deixa o meu nome ai"
Mas se quiseres ver o que faz o TEU telemóvel és livre de o fazer, o código anda por ai.Nunca vi, nem quero ver porque nao tenho muito interesse nisso. De qualquer forma o Google também nao é o santo que pintas
Não pintei a google como santa, pelo contrário interpretaste mal. O android é praticamente um walled garden, e o GPL não proibiu que isso acontecesse. Continua-se a poder ver o código e fazer forks, mas a partir do momento em que se quebre a compatibilidade com os APKs, ou nem tanto, se perca o acesso à PlayStore perde a maior parte da relevância. Eles conseguiram isolar o ecossistema deles mesmo estando a utilizar a licença que mais força a partilha
Desculpa lá se o que escrevo aparenta estar em tom de rant, apenas estou a tentar não me extender demasiado e ir direito ao tema sem fugir demasiado ao tópico