Gráfica AMD Navi (2019)

Mesmo, jamais as consolas iam ter uma coisa destas. Levam um processador novo que é muito melhor que o que tinham e é aí que vai estar a grande melhoria, no gpu é só um pouco de performance a mais que a xbox one x, e já não é nada mau para consola.

É questão de meterem bons preços nisto. A RTX 2070 anda pelos 450-500 modelos mais baratos, a AMD lança isto a 350-400 e tem compradores de certeza. Se se esticarem muito não têm hipótese e vão viver de promoções esporádicas com jogos ou mega sales, ou... mining quem sabe :D
 
Essa notícia do TDP foi uma grande facada nas minhas expectativas (que já não eram grande coisa).
225W de TDP, triple fan cooler, e performance equivalente à RTX 2070 (tirando o bias do Strange Brigade, deve ser aqui que deve rondar a performance). Ou seja, mais consumos, num processo inferior, para a mesma performance.
Mas hey, deve servir para mexer no mercado...*sigh*
 
Bem, tendo em conta que isto parece ser um processo novo, com uma arquitectura com alterações de jeito, talvez seja realista esperar que isto vá melhorar com o tempo. A realidade é que isto é só o chip Navi 10, supostamente o Navi 20 só vem para o fim do ano, talvez aí já traga uma performance mais esticada e avance a performance a sério.

Os 225w também me surpreenderam um bocado, mas tendo em conta que aumentaram a performance, se calhar é de esperar. Vão haver versões de 1x8 pin e 180w, é aproveitar essas. Mesmo que a performance seja um pouco inferior, vai provavelmente ser mais fresca e comedida. Dá a ideia que a AMD está a ter arquitecturas que são mesmo desenhadas para certos valores de consumo e performance, e que mexer nisso para cima tem sempre um custo bastante elevado.
 
Bem, tendo em conta que isto parece ser um processo novo, com uma arquitectura com alterações de jeito, talvez seja realista esperar que isto vá melhorar com o tempo. A realidade é que isto é só o chip Navi 10, supostamente o Navi 20 só vem para o fim do ano, talvez aí já traga uma performance mais esticada e avance a performance a sério.

Os 225w também me surpreenderam um bocado, mas tendo em conta que aumentaram a performance, se calhar é de esperar. Vão haver versões de 1x8 pin e 180w, é aproveitar essas. Mesmo que a performance seja um pouco inferior, vai provavelmente ser mais fresca e comedida. Dá a ideia que a AMD está a ter arquitecturas que são mesmo desenhadas para certos valores de consumo e performance, e que mexer nisso para cima tem sempre um custo bastante elevado.
Mas têm mesmo de melhorar com a Navi 20, porque a RTX 2070 a 12nm com um Die Size muito maior consegue um TDP inferior, o que lhe dá uma boa margem de manobra.

Entretanto a Nvidia avança também para os 7nm, e a AMD fica outra vez aos papéis a correr atrás da performance.

Por isso convém que a AMD se mexa a sério ou vamos continuar com uma dominância clara de uma só marca.
 
https://twitter.com/inpacthardware/status/1133566791475552256
D7s8-6hW0AE3470.jpg


D7s9dlEW0AcLyA4.jpg


e agora o momento da revelação :n1qshok:

D7s9dlHW0AE1Hqw.jpg

:facepalm: :nocom8le:
 
Eu também não vejo sentido prático neles, mas para a malta que gosta de olhar para a caixa, e que gosta de um certo nível de customização, o RGB faz o seu sentido. Mas gostei da revelação...
tenor.gif
 
Parece arvore de natal com led estas placas rgb e cm tudo resto rgb , mas esta moda desligase problema resolvido.
Estou espera bom gpu esses navi.
 
Esperar para ver a arquitectura, rDNA, e ver se as diferenças são assim tão substanciais para a GCN ou se isto é apenas um desenrasque, uma espécie de híbrido, para a mudança que virá depois destas.
 
Vou continuar a bater na mesma tecla como faço com a nvida. Nao me interessa o processo de fabrico, arquitectura, consumos, bling bling, bla bla. A única métrica que me interessa, como utilizador, é o preço/desempenho. A navi10 é anunciada como linha mainstream logo, espero um desempenho 40-50% superior em relação à polaris por cerca de 300€. Se os valores forem muito acima disto, podem ficar empilhadas no armazém.
 
Vou continuar a bater na mesma tecla como faço com a nvida. Nao me interessa o processo de fabrico, arquitectura, consumos, bling bling, bla bla. A única métrica que me interessa, como utilizador, é o preço/desempenho. A navi10 é anunciada como linha mainstream logo, espero um desempenho 40-50% superior em relação à polaris por cerca de 300€. Se os valores forem muito acima disto, podem ficar empilhadas no armazém.

Concordo a 1000%.
 
Esta moda dos leds e dissipadores fancy, enfim.

Espero que continuem ao menos com material bom e sem aspecto xunga.

Pessoalmente sou mais fan de um "sleeper PC": Montar uma monstro de HW numa caixa daquelas beje de 20 anos :002:

O problema de caixas antigas acaba por ser mais o cooling.

E naquela época as caixas eram autênticos tanques.
 
Vou ser honesto, nem entendo como sonham sequer com 4K fps nas consolas, quando nesta geração nem 1080p 60fps estáveis se faz... Se conseguirem 1440p com 60fps, depois passados a 4k, aí acredito. Mas tenham cuidado com as expectativas nisso, já foi provado que não vale a pena carregar demasiado nos leaks, que o tiro pode sair ao lado. Sejam comedidos ;)

De resto, o único problema é virem muito tarde. Esta performance já devia estar cá fora há quase 2 anos. Mas é bom ver que conseguiram pelo menos voltar a produzir algo interessante. Só que vão aproveitar o mercado já estar com preços meio inflacionados e fazer o dinheiro deles. Bem, só nos cabe a nós decidir se queremos apoiar isso ou não...

Há jogos a 4K e 60 fps nas consolas de agora(One X). A questão é que é aquilo que já era 60 fps no hardware basr e a única mudança foi aproveitar o GPU para ir de 1080p para 2160p. Isso e ou são shooters lineares ou jogos de carros em pista fechada.
Muito honestamente era mais inteligente apontarem para performance modes com diferentes focos(framerate era 1080p 60fps,resolução era 4K 30fps) em hardware mais avançado. O grosso desse trabalho já está feito para quem faz multiplataformas com versões PC,não era exactamente um esforço por aí além.
 
@RuiBK o problema é que como vês nestes leaks/rumores, as navi têm um tdp considerável para a performance que entregam e as consolas não podem ter tdp desta natureza, daí que a performance de gpu não acho que vá ser muito melhor que a de xbox one x, o processador é que é outro mundo em relação ao pobre jaguar que tinham. Vai ser esse o grande salto, não graficamente. 60fps a 4k continuarão a ser miragem, mais vale pensar nos 1440p a 60fps ou 1080p a 120hz ou coisa assim.
 
@RuiBK o problema é que como vês nestes leaks/rumores, as navi têm um tdp considerável para a performance que entregam e as consolas não podem ter tdp desta natureza, daí que a performance de gpu não acho que vá ser muito melhor que a de xbox one x, o processador é que é outro mundo em relação ao pobre jaguar que tinham. Vai ser esse o grande salto, não graficamente. 60fps a 4k continuarão a ser miragem, mais vale pensar nos 1440p a 60fps ou 1080p a 120hz ou coisa assim.

Nós estamos a concordar. Nunca vai ser tudo corrido a 4K 60 fps em consolas. Já no PC é preciso investir em gráficas que custam o mesmo que alguns PCs para gaming mais básicos,quanto mais num segmento em que 500/600 euros dólares é uma barreira psicológica e há preocupações de tamanho maiores. Há casos pontuais no presente,mas é mesmo ridiculamente específicos e contam-se pelos dedos das mãos.

Ah,e desde já digo que 120hz era mandar recursos para o lixo. Não acredito que haja muita gente que tenha esse tipo de TVs/monitores e que joguem de forma regular em consolas. Que se foquem em dar a escolha entre 1080p a 60 fps ou 4K a 30fps em open worlds que é o que muita gente quer.
 
Back
Topo