Gráfica AMD Navi (2019)

@Ansatsu 7nm é mais caro mm2 vs mm2 ou mesmo com um simples shrink continua mais caro que 12nm?
Lembro-me da Nvidia ter dito also sobre isso, mas tinha de pesquisar novamente. Uma bolacha a 7nm é mais cara que uma bolacha a 12nm. Obvio que depois a bolacha de 7nm dá mais chips se o die size de cada um deles for menor.
Os yields a 7nm também eram inferiores aos de 12nm.

Tudo junto e a Nvidia disse que ainda não lhes compensava passar para os 7nm. A AMD acaba por ser obrigada a passar porque é a única hipótese de competir minimamente com a Nvidia.
 
A AMD acaba por ser obrigada a passar porque é a única hipótese de competir minimamente com a Nvidia.

Mais ou menos.

Históricamente a AMD tende a adoptar novos processos mais cedo, quer esteja em cima ou em baixo. A NVidia desde o espalhanço com a FX5800 que se tornou muito avessa ao risco de novos processos.

A AMD tem também a vantagem de já estar a fabricar CPUs nos 7nm, o que lhe dá mais experiência com o processo.

Não é assim um desespero kamikaze tão grande como possa parecer. ;)
 
Não percebo porque há uma necessidade de "rebentar" com a nvidia, como se a amd sobreviva apenas da venda dos gpus, a amd anda a reformular há tempos o seu modo operandi, aos poucos vai ganhando parcerias e isso leva o seu tempo.

Demorou largos anos até a amd lançar os ryzen e se vermos bem nem houve assim tanta necessidade real que se lançassem cpus em tão curtos espaços de tempo, falo claro do que a intel fez e a amd está a fazer actualmente.

O mesmo de passa com as gráficas, estamos num periodo de transição não interessa à amd estar a gastar recursos para a realidade do mercado ainda mais quando a nvidia têm clara vantagem, quando 4k se tornar standart com certeza a amd irá ter produtos em todas as gamas.

Para nós só interessa que haja concorrência a amd com as navi vai ter produtos na gama mainstream que mesmo não sendo nada do outro mundo irão de alguma forma mexer nos preços..., se o desempenho for superado pelas super da nvidia a amd terá de baixar as calças e não vejo mal nenhum nisso no que toca aos nossos interesses.
 
Última edição:
agd5f a.k.a Alex Deucher:

drm/amd/display: Add DCN2 and NV ASIC ID
DCN2.0 (Display Core Next) is the display block in Navi10.
#define FAMILY_RV 142 /* DCN 1*/

+#if defined(CONFIG_DRM_AMD_DC_DCN2_0)
+
+#define FAMILY_NV 143 /* DCN 2*/
+
+enum {
+ NV_NAVI10_P_A0 = 1,
+ NV_NAVI12_P_A0 = 10,
+ NV_NAVI14_M_A0 = 20,
+ NV_NAVI21_P_A0 = 40,
+ NV_NAVI10_LITE_P_A0 = 0x80,
+ NV_NAVI10_LITE_P_B0 = 0x81,
+ NV_NAVI12_LITE_P_A0 = 0x82,
+ NV_NAVI21_LITE_P_A0 = 0x90,
+ NV_UNKNOWN = 0xFF
https://cgit.freedesktop.org/~agd5f...0&id=019d9cdfd8a698762897a856f4c37f6a0b149d00

:freak3:

resumindo, foram adicionadas ao linux open source driver (AMDGPU) o suporte aos seguintes asics:
- Navi 10 P
- Navi 12 P
- Navi 14 M
- Navi 21 P
- Navi 10 Lite P (A0 e B0 deduzo que sejam as revisões do chip)
- Navi 12 Lite P
- Navi 21 Lite P
- Navi unknown


AMD Posts 459 Linux Kernel Patches Providing Navi Support - 412k+ Lines Of Code
Bringing up the Navi support in kernel-space are 459 patches amounting to more than four-hundred thousand lines of code, not counting the work done to LLVM as part of their shader compiler back-end or the yet-to-be-published OpenGL/Vulkan driver patches.

This big code addition is necessary given all the changes to Navi10/RDNA but, yes, a lot of the changes are automated register headers. This initial open-source Navi GPU support includes the core driver enablement, display support using their new DCN2 "Display Core Next 2", GFX10 graphics and compute, SDMA5 system DMA, VCN2 "Video Core Next 2" multimedia encode/decode, and power management.
https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=AMD-Navi-10-Linux-Kernel-Patch

https://cgit.freedesktop.org/~agd5f/linux/log/?h=amd-staging-drm-next-navi10
 
Estás a tentar dizer que tinham aqui uma oportunidade de rebentar com a Nvidia na Media Gama, mas não o fazem, porque não lhes apetece?

Não acredito ou não quero acreditar que sejam assim tão burros.

As gráficas não são assim tão baratas de fabricar e o processo de fabrico de 7nm é atualmente mais caro que o de 12nm. Por alguma razão a Nvidia disse isso mesmo para justificar que ainda não compensa a passagem.

Não rebentam com a NVIDIA porque isso não lhes trás benefício nenhum.


Já está mais que visto que a maioria dos consumidores não compra gráficas AMD mesmo que sejam mais baratas e que somente esperam por estas para "obrigar" a NVIDIA a baixar o preço e depois compram as da NVIDIA.

Isso não é sustentável para a AMD. Diminui a percepção de qualidade da marca, diminui a margem de lucro e não lhes conquista mercado. Para isso mais vale colocarem preços que permitem um maior retorno e que não satisfaçam os fanboys Nvidia.
 
Não rebentam com a NVIDIA porque isso não lhes trás benefício nenhum.


Já está mais que visto que a maioria dos consumidores não compra gráficas AMD mesmo que sejam mais baratas e que somente esperam por estas para "obrigar" a NVIDIA a baixar o preço e depois compram as da NVIDIA.

Isso não é sustentável para a AMD. Diminui a percepção de qualidade da marca, diminui a margem de lucro e não lhes conquista mercado. Para isso mais vale colocarem preços que permitem um maior retorno e que não satisfaçam os fanboys Nvidia.

Com essa conversa mais vale a AMD fechar portas...

Não rebentam com a NVIDIA porque neste momento não podem/conseguem, caso contrário fariam exactamente o que estão a fazer no mercado CPU.
Conseguir destornar marcas que estão imensamente implementadas (por mérito próprio) demora muito tempo e investimento. A NVIDIA tem nome e mercado, sim, mas o consumidor não é burro. Se a concorrência oferece mais o mercado deriva para aí.

Os preços de lançamento parecem-me abusados (ainda faltam as devidas reviews para sabermos o que de facto será lançado e portanto a minha percepção pode mudar), tal como os preços das RTX são exagerados. A AMD faz mal em acompanhar a NVIDIA neste aspecto, mas isto é a minha opinião. Se calhar os custos de produção são altos, mesmo a 7nm, pelo que é facil mandar as minhas postas mas a realidade é a que é.

Dito isto, a estes valores não compro nem NVIDIA nem AMD. Espero que a NVIDIA continue a vender miserávelmente (ainda pior do que tem vendido) e que a AMD aproveite para baixar preços e aumentar cota de mercado, se puder. Se lançarem algo na classe das 2080/2080 ti a preços parecidos à geração anterior, cá estarei para mudar-me para a AMD, caso contrário nem uma nem outra.
 
Bom video a explicar como os jogadores mainstream estão a ser afectados e como isto pode ficar passatempo de pessoal com mais dinheiro em breve. Acho que ele foi um pouco extremo, mas se continuarmos assim quem sabe não tenha razão. Há sempre o mercado em segunda mão. Comprei a minha 1080ti msi gaming x trio por 490€ com 1 ano garantia ainda, não foi barata, mas rácio perf vs fps bem melhor que comprar novo. Há sempre forma de safar.

 
A NVIDIA tem nome e mercado, sim, mas o consumidor não é burro.

Discordo disto. Lamento dizer, mas nós, como população a comprar em geral, somos bastante burros. Basta pensar que ninguém praticamente faz uma investigação com jeito, quando pretende "investir" dinheiro em algo. A prova? Vê a quantidade de gente que compra Desktops pre-feitos e laptops falando apenas com empregados de uma loja, cujo objectivo é vender com margem, não servir o melhor possível para o consumidor. E não é só nisto. Carros, sistemas de som... Tecnologia em geral, no fundo. Só os mais dedicados aos hobbies é que o fazem, e esses são uma minoria. Aliás, a quantidade de pessoas que servimos actualmente nas aquisições de hardware, com builds customizadas, é uma minoria da população. A maioria vê anúncios e acredita nisso.

A AMD teve melhores produtos, e teve cota de mercado significativa quando isto era uma indústria mais pequena e fechada. Assim que abriu ao mainstream, o marketing tornou-se fulcral, e este é o ponto onde a AMD sempre foi mais fraca que a competição. E daí que tenham sido entalados.

É bom vê-los recuperar com Zen, mas foram precisos anos de investimento (e mais anos antes da intel incrementalmente lixar o consumidor) para a AMD ir ao sítio. Acredito que com os GPU's tenham de fazer o mesmo, ou seja, eles vão primeiro tentar ganhar mindshare com esta geração, e lentamente tentar subir na quota apresentando algo que se mantenha na mente das pessoas. Mas aqui, eles têm menos interesse... É que os GPU's deles já vão estar em tudo o que são consolas da próxima geração, e não vão ser só as da Microsoft e Sony. Basta pensar que mesmo as consolas mais customizadas que andam a ter algum interesse no Kickstarter são baseados nestas tecnologias deles. É aí que eles vão ter o seu share no mundo dos jogos.
 
Acho que as consolas além de serem rentáveis para eles são uma forma de marketing. Quem não perceba muito, mas compre uma consola, nem que seja para oferecer, e saiba que tem gráfica AMD, se calhar ao precisar de uma gráfica, pensa logo que se é boa para uma consola, é melhor que NVidia, que se calhar nunca ouviu falar.
Claro que são poucos os casos que alguém que não perceba vai saber que uma consola leva gráfica AMD. E lá está, vão comprar um pc que não seja pré-feito. Ainda assim, marketing que não tem de se pagar, aliás, ainda recebem por isso, nem que seja só 200 ou 300 casos no mundo, é melhor que zero.
 
Lamento dizer, mas nós, como população a comprar em geral, somos bastante burros.

Esta afirmação é ridícula @miguelbazil , ainda por cima vinda de um mod... Sabes perfeitamente que nem toda a gente tem aptidão, paciência ou tempo para: construir o seu pc, fazer manutenção ao seu carro, fazer a sua mobília, fazer de electricista/picheleiro em casa.

Se fosse assim acabavam metade dos empregos, já para não falar que certas pessoas têm coisas mais importantes com o qual ocupar o tempo.
 
@godevskii
Primeiro, mesmo sendo um mod, também sou um utilizador, e uma pessoa, e tenho direito a ter uma opinião, especialmente quando a fundamento e a dou respeitosamente. Muita gente acha que os mods não podem dar opiniões controversas ou "arriscadas", mas é errado, toda a gente pode ter as opiniões que quiser, tem é que ter cuidado na forma como as entrega. Acho que é mais ridículo achares que eu não posso dar uma opinião devidamente fundamentada (ainda que com o seu risco, reconheço) sendo um mod, do que eu afirmar-me como parte de uma população genericamente preguiçosa e burra, especialmente nestes temas. Não saber assumir as nossas limitações é mais grave, para mim.

Segundo, se fores ver bem, eu não estou a dizer que todos devemos saber tudo sobre tudo. Estou a dizer que, no que toca a investir uma boa parte do nosso dinheiro, temos tendência a ligar mais ao marketing e aos interessados em fazer dinheiro com isso, que aos que não ganham nada com isso e dedicam o seu tempo a investigar por gosto. Até assumo que, muitas vezes, é por nem sabermos quem são, e onde estão.

Estou sim, a dizer, que quando é preciso investir o nosso poder de compra, muitas vezes, o fazemos sem fazermos um esforço sério em relação a isso. E é devido a essas coisas, que o marketing que temos hoje em dia funciona tão bem. Porque achas que as grandes empresas investem uma larga percentagem do seu dinheiro em marketing? É que se fossemos capazes de investir tempo nas coisas como deve ser, eles estariam a desperdiçar recursos para nada, e estariam focados em arranjar forma de mostrar que os seus produtos, aos preços que são vendidos, justificam por n razões.

Mas nós somos ainda muito ligados a certas coisas "primárias", faz parte da nossa biologia. Fugir disso, ou ignorá-lo, só nos prejudica. A outra parte que nos prejudica, é constantemente não sermos capazes de controlar os nossos impulsos quando há melhores decisões a médio prazo, mas isso são outros quinhentos. E para que fique claro, eu estou a incluir-me a mim nesta secção. Eu também faço parte da população, com todas as coisas boas e más que daí advém.

Apenas estou a reconhecer que são estas características, em conjunto com algumas outras questões técnicas claro, que levaram a AMD a não ser capaz de agarrar uma quota de mercado mais agradável em certas coisas. Especialmente desde a época dos Bulldozers... Achas que não posso ter esta visão do mundo? ;)

EDIT: mas deixa-me reconhecer que seria impossível sermos capazes de saber e controlar tudo, o tempo é finito, e temos de saber usá-lo no que gostamos. Mas também é sabendo isto, que devemos dizer que é um grande contra e problema, quando certos players nas indústrias tentam penetrar e não conseguem com sucesso, ou com sucesso muito reduzido.
 
Com essa conversa mais vale a AMD fechar portas...

Não rebentam com a NVIDIA porque neste momento não podem/conseguem, caso contrário fariam exactamente o que estão a fazer no mercado CPU.
Conseguir destornar marcas que estão imensamente implementadas (por mérito próprio) demora muito tempo e investimento. A NVIDIA tem nome e mercado, sim, mas o consumidor não é burro. Se a concorrência oferece mais o mercado deriva para aí.

A nível histórico já tiveste casos em que a AMD apresentou produtos superiores á Nvidia, a preços inferiores e mesmo assim não teve quota de mercado maioritária. Tens imensa gente que nem sequer coloca a hipótese de adquirir AMD tal como tens imensa gente que nem sequer equaciona comprar smartphones Android.

O mercado dos GPUs é diferente dos CPUs. Tens menos pessoas com lealdade pela Intel em CPUs do que o que acontece em GPUs.
E quanto aos CPUs, o facto é que a AMD pode lançar pelos preços que lançou porque tinham yields altíssimas no fabrico dos Ryzen e os módulos CCX c/ Infinity Fabric a conectá-los de facto deram uma flexibilidade no processo de fabrico. Mesmo com aqueles preços conseguem óptimos lucros por causa disso e a Intel foi apanhada com as calças nas mãos.
Nos GPUs, não têm essa vantagem para baixar preços.

Os preços de lançamento parecem-me abusados (ainda faltam as devidas reviews para sabermos o que de facto será lançado e portanto a minha percepção pode mudar), tal como os preços das RTX são exagerados. A AMD faz mal em acompanhar a NVIDIA neste aspecto, mas isto é a minha opinião. Se calhar os custos de produção são altos, mesmo a 7nm, pelo que é facil mandar as minhas postas mas a realidade é a que é.

Dito isto, a estes valores não compro nem NVIDIA nem AMD. Espero que a NVIDIA continue a vender miserávelmente (ainda pior do que tem vendido) e que a AMD aproveite para baixar preços e aumentar cota de mercado, se puder. Se lançarem algo na classe das 2080/2080 ti a preços parecidos à geração anterior, cá estarei para mudar-me para a AMD, caso contrário nem uma nem outra.


Por alguma razão disse para esperar um mês ou dois. Depois do preço de lançamento os preços vão baixar. Mas eles têm que aproveitar a vaga de "early-adopters" e fanboys da AMD que não se importam de pagar um pouco mais para apoiar a marca.
É preciso ver que este é o lançamento inicial das Navi. Que estas têm uma arquitectura nova (RDNA) com diferenças brutais para a GCN e mesmo assim muito vão ter que investir para voltar a apanhar a Nvidia. Têm que minimizar perdas onde puderem.

Quando lançaram a primeira gráfica GCN, a HD7970 custava 550$. E a HD7950 350$. E muito francamente na altura também muito gente se queixou de que era um preço exagerado. Um lançamento com muitos paralelos: processo de fabrico mais á frente que a Nvidia, nova arquitectura (de Northern Islands para GCN) e preço alto.
Aqui está a ocorrer o mesmo. As Navi aparentam ser competitivas e o preço não vai causar uma quebra dos preços da Nvidia inicialmente porque não convém á AMD. Agora a Nvidia lança as Super e depois a AMD baixa o preço em resposta.

E se esperares meio ano vais ver a surgirem as competidoras com a 1650 e 1660.
 
Para mim simplesmente não ha bons nem maus da fita, as empresas têm de ganhar dinheiro para puderem inovar e isto andar para a frente. Nao esquecer que a AMD foi vitima de concorrencia desleal nos CPUs a coisa andou em tribunal e salvo erro a INTEL foi condenada.. Normal este desfasamento, nao explica tudo claro, mas nao ajudou decerto. No fim do dia para mim existe o consumidor e a relação preço-performance que beneficia muito mesmo muito da concorrencia..
 
Por pontos.

O facto de AMD fornecer as consolas mais mainstream, e até outras, pouca ou nenhuma diferença faz para a percepção do consumidor. Consolas estão vocacionadas precisamente para quem não quer saber nada disso. Compra uma caixa onde acontece magia. Introduz-se o disco/faz-se download do jogo e tudo funciona a 100%. Alguém imaginou o hardware e as definições, ao consumidor resta desfrutar.

Certo, a AMD, tanto em processadores como até em gráficas (estou a somar a história da ATI) já tiveram pontualmente a superioridade tecnológica, mas para além de ter sido relativamente breve, referiram e bem, não souberam/conseguiram passar isso para o consumidor. Não se construiu a marca.
A questão aqui é mesmo o período que durou o domínio.

O panorama pode mudar a médio prazo. Volto a dizer, o consumidor não é parvo.
Quando no mercado de servidores a AMD continuar a ganhar tração, quando em portáteis estiverem presentes, quando em desktop dominarem não só no preço/performance, mas em performance, quando as pessoas começarem a usar produtos que têm o autocolante a dizer AMD e reconhecerem a marca, a coisa mudará.

Demora tempo, é preciso manter-se na crista da onda durante muito tempo, continuar a investir mesmo quando o retorno não é imediato, etc...

Não é por acaso que no lançamento de Ryzen série 1xxx haviam 3 ou 4 modelos de motherboardds disponíveis, nesta geração vão ser mais de 50 de todas as formas e feitios. Os OEM estão a começar a reconhecer as mais valias e a investir na plataforma, não é porque acham que vão perder dinheiro...
 
Última edição:
Esta afirmação é ridícula @miguelbazil , ainda por cima vinda de um mod... Sabes perfeitamente que nem toda a gente tem aptidão, paciência ou tempo para: construir o seu pc, fazer manutenção ao seu carro, fazer a sua mobília, fazer de electricista/picheleiro em casa.

Se fosse assim acabavam metade dos empregos, já para não falar que certas pessoas têm coisas mais importantes com o qual ocupar o tempo.
Se “sobrar “ dinheiro em vez de tempo na vida dessas pessoas tens toda a razão.

Mas diria que a maior parte da população até tem algum tempo livre, pode não ter muito mas tem algum, e se vai gastar “uma pipa de massa” num investimento avultado e quer alguma “garantia” de que o está a gastar bem, porque na realidade o que acontece à grande maioria é “sobrar” tempo quando acaba o dinheiro, o inverso do que tinha dito no início portanto, deviam “investir” algum tempo a pesquisar em vez de confiar cegamente senão comem o que lhes servem. Eu vou montar um pc, não conheço tudo ao pormenor sobre tudo o que compõe um pc mas antes de ir largar “uma pipa de massa” nele pelo menos pesquiso e vejo se não estou a ser muito “comido”, nem vejo outra forma de fazer as coisas mais isso sou eu.
Desculpem o offtopic.
 
Portanto vai sair navi 10, 12, 14 e 21 vai subituir rx polaris e rx vegas nova era amd recomeca surgir novamente arquitetura Radeon RDNA 1.0. com pci-ex 4.0
 
Última edição:
Back
Topo