Gráfica AMD Navi (2019)

Vamos ter nova gama de 5x00 a saphire já registou. Começar será 5700 e 5700xt.
The Radeon RX 5950XT, RX 5950, RX 5900XT, RX 5900, RX 5850XT, RX 5850, RX 5800XT, RX 5800, RX 5750XT, RX 5750, RX 5700XT, RX 5700, RX 5650XT, RX 5650, RX 5600XT, RX 5600, RX 5550XT, RX 5550, RX 5500XT, RX 5500, RX590XT and RX 590.
 
Última edição:
Por alguma razão disse para esperar um mês ou dois. Depois do preço de lançamento os preços vão baixar. Mas eles têm que aproveitar a vaga de "early-adopters" e fanboys da AMD que não se importam de pagar um pouco mais para apoiar a marca.
É preciso ver que este é o lançamento inicial das Navi. Que estas têm uma arquitectura nova (RDNA) com diferenças brutais para a GCN e mesmo assim muito vão ter que investir para voltar a apanhar a Nvidia. Têm que minimizar perdas onde puderem.

Quando lançaram a primeira gráfica GCN, a HD7970 custava 550$. E a HD7950 350$. E muito francamente na altura também muito gente se queixou de que era um preço exagerado. Um lançamento com muitos paralelos: processo de fabrico mais á frente que a Nvidia, nova arquitectura (de Northern Islands para GCN) e preço alto.
Aqui está a ocorrer o mesmo. As Navi aparentam ser competitivas e o preço não vai causar uma quebra dos preços da Nvidia inicialmente porque não convém á AMD. Agora a Nvidia lança as Super e depois a AMD baixa o preço em resposta.

Mas não deixa de ser engraçado que quando saíram as RTX, por toda essa net fora, foi o fim do mundo em cuecas devido aos preços que as mesmas saíram. Mesmo cá no Zwame, os mods foram obrigados a bloquear varias vezes o tópico das Turing para fazer limpeza dos posts tóxicos.

É anunciada a 5700 XT, que mesmo não tendo RT e Tensor cores, com um die size de 251mm contra os 445mm da RTX 2070 e mesmo assim a diferença de preço base é de apenas 50$.

Com isso tudo e ao contrario do que aconteceu com as RTX, é ver o pessoal a conseguir justificar o preço da gráfica, ou porque é uma decisão de marketing, ou porque têm de fazer dinheiro, ou porque não vale a pena vender barato que as vendas iriam ser as mesmas, etc etc.

Os fans da AMD são de factos únicos. Por mim só desejava que houvesse menos hipocrisia. Se eu achei os preços das RTX normais, também acho os da AMD normais, o mercado é que manda, e se lançam a esses preços, é porque existe quem compre, tanto para a Nvidia como para a AMD.

Vamos ter nova gama de 5x00 a saphire já registou. Começar será 5700 e 5700xt.
The Radeon RX 5950XT, RX 5950, RX 5900XT, RX 5900, RX 5850XT, RX 5850, RX 5800XT, RX 5800, RX 5750XT, RX 5750, RX 5700XT, RX 5700, RX 5650XT, RX 5650, RX 5600XT, RX 5600, RX 5550XT, RX 5550, RX 5500XT, RX 5500, RX590XT and RX 590.

Como é óbvio, isso é a Saphire a registar todas as combinações possíveis para se precaver, ou achas que vão existir 22 Navis?
 
tenho que concordar com o @Ansatsu.
a justificação de algumas pessoas aqui no forum que é "marketing para terem mais lucro e que mesmo que tivessem a preços normais nunca iam vender em nº suficiente" faz-me pensar o que raio andamos todos a fazer aqui num fórum deste tipo? não existe cada vez mais pessoas a informar-se sobre a compra do seu hardware? e se antes já poucas gráficas vendiam agora é que não vendem nenhuma.
mas todos sabemos que a nvidia e a amd andam feitas uma com a outra, eu já tinha referido no passado que os preços da nvidia iriam ser os optados pela AMD e aí estão...
 
mas todos sabemos que a nvidia e a amd andam feitas uma com a outra, eu já tinha referido no passado que os preços da nvidia iriam ser os optados pela AMD e aí estão...

E não é à toa que o CEO da Nvidia e a CEO da AMD são Tio e Sobrinha.
Imagino aqueles jantares da Natal :D
 
E não é à toa que o CEO da Nvidia e a CEO da AMD são Tio e Sobrinha.
Imagino aqueles jantares da Natal :D

Não é preciso dizer mais nada para se perceber a atual situação. As pessoas no geral têm que perceber que infelizmente jogar acima de 1080p ainda é 1 luxo pois para o conseguir é preciso comprar produtos de baixo valor.
 
Não é preciso dizer mais nada para se perceber a atual situação. As pessoas no geral têm que perceber que infelizmente jogar acima de 1080p ainda é 1 luxo pois para o conseguir é preciso comprar produtos de baixo valor.

Não acho que seja tão luxo como isso, as pessoas tendem a exagerar um bocadinho! É verdade que as gamas mais altas de gráficas estão cada vez mais caras, mas ninguém precisa de ir para esses patamares para jogar bem! Isso fica reservado para os puristas!

Uma 1660Ti compra-se por menos de 300€ e serve perfeitamente para 1440p, Vega 56 idem. Até a RX 590 e 1660 de 250€ dão uma perninha a 1440p. RTX 2060 de 350€ ainda mais folgado fica.

Logicamente estas placas não vão rodar todos os jogos do mercado com os settings no máximo, mas isso também não é necessário para uma boa experiência de jogo!

Já nem falo do 4K, porque penso que não faz muito sentido o pessoal se queixar do investimento que é necessário para tal. O topo de gama será sempre topo de gama e focado para uma elite!
 
Não acho que seja tão luxo como isso, as pessoas tendem a exagerar um bocadinho! É verdade que as gamas mais altas de gráficas estão cada vez mais caras, mas ninguém precisa de ir para esses patamares para jogar bem! Isso fica reservado para os puristas!

Uma 1660Ti compra-se por menos de 300€ e serve perfeitamente para 1440p, Vega 56 idem. Até a RX 590 e 1660 de 250€ dão uma perninha a 1440p. RTX 2060 de 350€ ainda mais folgado fica.

Logicamente estas placas não vão rodar todos os jogos do mercado com os settings no máximo, mas isso também não é necessário para uma boa experiência de jogo!

Já nem falo do 4K, porque penso que não faz muito sentido o pessoal se queixar do investimento que é necessário para tal. O topo de gama será sempre topo de gama e focado para uma elite!

Concordo contigo. Quando falei de luxo é porque parece que muitas pessoas neste forum só aceitam jogar com tudo ao máximo e sempre com 90 FPS para cima
 
Tudo depende dos monitores que estão a usar e dos resultados que procuram. Só é luxo se estiver acima das vossas possibilidades, é como qualquer outro produto de qualquer outra industria. Infelizmente os ordenados nem sempre acompanham a inflação nada de novo.

Pessoalmente pelo mesmo preço amd vs nvidia vou para nvidia por causa do gsync.
 
Mas não deixa de ser engraçado que quando saíram as RTX, por toda essa net fora, foi o fim do mundo em cuecas devido aos preços que as mesmas saíram. Mesmo cá no Zwame, os mods foram obrigados a bloquear varias vezes o tópico das Turing para fazer limpeza dos posts tóxicos.

É anunciada a 5700 XT, que mesmo não tendo RT e Tensor cores, com um die size de 251mm contra os 445mm da RTX 2070 e mesmo assim a diferença de preço base é de apenas 50$.

Com isso tudo e ao contrario do que aconteceu com as RTX, é ver o pessoal a conseguir justificar o preço da gráfica, ou porque é uma decisão de marketing, ou porque têm de fazer dinheiro, ou porque não vale a pena vender barato que as vendas iriam ser as mesmas, etc etc.

Os fans da AMD são de factos únicos. Por mim só desejava que houvesse menos hipocrisia. Se eu achei os preços das RTX normais, também acho os da AMD normais, o mercado é que manda, e se lançam a esses preços, é porque existe quem compre, tanto para a Nvidia como para a AMD.



Como é óbvio, isso é a Saphire a registar todas as combinações possíveis para se precaver, ou achas que vão existir 22 Navis?



Não é preciso meteres todos os fãs da AMD no mesmo saco que eu falo por mim. E na altura nem cheguei a comentar as RTX. Acho que a Nvidia teve a rédea livre para fazer o que quis e assim o fez. Não os vou criticar por isso.

Acho que a nível de gráficos têm um extenso historial que demonstra que é irrelevante competir pelo preço. Não é que não gostasse que competissem por aí...
Além de que demonstrei que já tiveram lançamentos com preços bem mais abusados que os da 5700XT.
 
sinceramente não vejo esta ajuste de preços por parte da AMD uma boa jogada.
dizem que quando tinham mais performance e menos preço, a malta continuava a comprar Nvidia.
a questão é que quem ia comprar nvidia, vai continuar a comprar, independentemente dos preços da nvidia e dos da AMD.

mas se a amd sobe os preços, aqueles que ainda poderiam escolher a marca vermelha, vao começar a analisar ainda mais a concorrência.
 
Eu acho que eles vão "experimentar" pela estratégia dos Ryzen que tiveram agora, onde lançaram com um determinado preço, mas depois vão baixá-lo rapidamente, ou vão fazer promoções mais cedo.

a justificação de algumas pessoas aqui no forum que é "marketing para terem mais lucro e que mesmo que tivessem a preços normais nunca iam vender em nº suficiente" faz-me pensar o que raio andamos todos a fazer aqui num fórum deste tipo? não existe cada vez mais pessoas a informar-se sobre a compra do seu hardware?

Nós andamos neste fórum a discutir as coisas e informar quem quer dos melhores negócios, e porquê. Aquilo que eu não me esqueço, é que ainda sou uma minoria dentro deste mundo. E penso que é isso que te estás a esquecer, nós somos mesmo poucos em comparação ao número de compradores que vão a grandes superfícies e pedem para comprar um PC, sem mais informação.

e se antes já poucas gráficas vendiam agora é que não vendem nenhuma.

Este é o meu dilema e interesse nesta jogada da AMD. Em teoria, se fosse um mercado informado, eu concordaria contigo. Mas acima de tudo, temos um mercado que em nada tem concordado com isso. E pelo muito pouco que sei, as teorias económicas/marketing na realidade têm em conta que não é só o preço/performance que conta, mas acima de tudo, é a percepção de valor que consegues dar à tua marca, e é nisso que a Nvidia é fortíssima.
Daí o meu interesse, estou genuinamente curioso de ver como é que esta jogada vai sair à AMD no final. Visto que eles parecem ter feito as jogadas certas com os Ryzen, vamos ver como sai esta agora.
 
os ryzen tiveram/têm preços baixos quando comparado com a concorrência logo desde o lançamento... não sei como é que podem estar a adoptar a mesma medida no mundo dos gpu´s com os preços que vão ser praticados
 
Os Ryzen têm preços baixos agora. No lançamento, não eram assim tão baixos, mas ainda assim, eram-no por serem claramente menos capazes que a competição. E a malta não se pode esquecer disto... Estes não são menos capazes que a competição (expectavelmente), e os preços expectáveis são mais elevados até que os MSRP da geração Zen+. E a meu ver, eles vão adoptar a mesma estratégia com as gráficas. Se a competição dá um preço x, eles vão fazer (x - algo).

Para quem tem dúvidas, o comparador dá um jeitinho do caraças. Exemplo do 2700:
https://comparador.zwame.pt/produto...octa-core-32ghz-c-turbo-41g#historical-prices
OQCjwz8.png


Eles começaram acima dos 320€ quando saíram, mas actualmente, têm regularmente cortes elevados no seu preço. Mas é agora, ao fim de largos meses. E é nesta onda que acredito que a AMD vá fazer este lançamento das 5700 e 5700XT, especialmente considerando que as Navi 20 vêm no fim do ano, e devem ocupar outro tier, o que potencialmente pode mandar o preço destas Navi que vão sair.

Agora, vou ser claro: gosto deste preço? É que nem um pouquinho. Mas que reconheço que a estratégia deles funcionou já? Claro... Vamos é a ver como o resto do mercado reage.
 
Última edição:
eram-no por serem claramente menos capazes que a competição.
Desculpa lá, mas onde é que a competição te vendia um octacore a menos de 500 euros? Os Ryzen quando saíram na 1a geração já eram excelentes, tinhas excelente multi-threading e não pagavas mais pelo privilégio de fazer overclock, mesmo dentro da primeira geração tiveste melhorias grandes só com qualidade da RAM e updates à UEFI.

Eles começaram acima dos 320€ quando saíram, mas actualmente, têm regularmente cortes elevados no seu preço. Mas é agora, ao fim de largos meses. E é nesta onda que acredito que a AMD vá fazer este lançamento das 5700 e 5700XT, especialmente considerando que as Navi 20 vêm no fim do ano, e devem ocupar outro tier, o que potencialmente pode mandar o preço destas Navi que vão sair.
Não duvido que possa ser isso, mas há duas coisas más se for verdade:
  • Se podem vender a um preço melhor, vendam a um preço melhor. Ninguém que queira usar a GPU sobretudo para jogar vai sequer olhar para Navi a este preço, estão a competir com uma empresa cujo R&D em GPUs é uma ordem de grandeza acima e com muito mais presença de mercado.
  • Estou seriamente farto da abordagem de "esperem que a seguir vem algo melhor" da AMD. Passaram-se 3 anos desde Polaris e 2 desde a Vega e a substituição que encontraram é, segundo a AMD, 10%~15% melhor que a Vega e custa mais. Excelente, ao fim de 2 anos posso manter a mesma relação qualidade/preço.
O pior é que eu provavelmente vou comprar AMD na mesma. Além de jogar, eu uso o meu desktop para trabalhar em Linux e não quero continuar a lidar com a dualidade de driver proprietário que funciona mal vs driver open-source com performance má. Mesmo em windows a implementação deles de freesync é má. Eu gosto da AMD, quero que ganhem margem de mercado e estava mais que preparado para algo que fizesse 1440p@60Hz em quase tudo a 300 euros. Imensa gente queixou-se da Vega II, mas para mim Navi foi um desilusão maior.

Dito isto, espero muito estar enganado.
 
os ryzen sempre tiveram preços baixos quando se compara com a concorrência... se são "claramente menos capazes que a concorrência" acho que o claramente não é assim tão verdade e depende bastante do ponto de vista ou melhor dizendo do uso de cada um. streamar com um i5 era algo de complicado para um ryzen de 200 euros não... de qualquer maneira se não fossem os ryzen estavamos todos ainda com os 4 core por 200 euros
 
Última edição:
Back
Topo