Gráfica AMD Navi (2019)

https://videocardz.com/press-release/asrock-announces-radeon-rx-5700-challenger-series

ASROCK-RadeonRX-5700-Challenger-3-1000x516.jpg
ASROCK-RX-5700-Challenger-1-1000x586.jpg
 
Pequeno estudo relativo à eficiência das Navi por um user do reddit: https://www.reddit.com/r/Amd/comments/cf27xf/navi_powerperformance_study_5700xtstockuvoc/

De notar o penúltimo resultado da tabela, em que por menos 7% de performance em relação a stock, o consumo desceu para 60%...!

Isto acontece +/- nas Polaris.

Já tive várias 470/80/570/80, que para fazer 1266/1340Mhz necessitavam de mais 50/75w do que para fazer 1100/1200Mhz. É o preço a pagar pelo GPU vir expremido. Podia era vir com dois power modes, ou inteligentemente descer o clock quando não é necessário (já o fazem, mas podiam fazer melhor).
 
O mesmo com as Vegas que com pouco hit na performance o consumo desaba...
Penso que isso acontece em todas as gráficas.
Na 1070 Ti baixo dos 180w para os 120w sem hit na performance(overclock na vram). E consigo baixar depois para os 90w, com um hit na casa dos 10%.

De 180w para 90w com hit de 10%, para mim compensa. Consome o mesmo que uma 1050 Ti mas é muito mais potente.
 
a 1050 ti é 75w :D 90w é mais perto de uma 1060 6gb

Mas também tinha exagerado um bocado. O GPU-Z dá 83w nos 0.700v.
Mas também só uso este perfil em jogos leves. Por exemplo no caso do Division 2, mesmo com o Gpu a apenas 1450 Mhz, estou quase sempre acima dos 100fps, o que é mais que suficiente.
Nos outros jogos tenho usado o perfil dos 0.800v a 1750 Mhz. No futuro quando os jogos começarem a puxar mais, lá vou ter de ir para o perfil dos 0.900v a 1911 Mhz.

pT61IIL.png
 
Ora pessoal, como desde recentemente (2ªfeira) sou "infeliz"possuidor de uma 5700xt venho aqui deixar o meu testemunho.
Nestes 3 dias já tive mais blue screens e mais crash ao entrar em jogos do que nos 2 anos e meio que fui um feliz possuidor de uma GTX980.
É incrível a quantidade de tempo que eu passo a reiniciar o PC devido a que ao fazer loading do jogo fica em black screen e nao sai dali.
Outra coisa que acontece para ajudar á festa, sempre que o PC liga, por algum motivo activa o eyefidelity e mete a resolução de 5760x1080 e eu nem programei nem meti nada, sim tenho triple screen. Tenho de ir la sempre desactivar aquela porcaria, e depois causa Bugs no Windows, como por exemplo mete a barra de tarefas única a ocupar os 3 ecrãs, tenho de ir as definições de windows e forçar a opção, que por sinal está activa mas o PC não assume.
Ou seja nestes 3 dias, passei mais de metade do tempo, e foram umas boas horas a tentar entrar em jogos e verificar integridade dos mesmos, reinstalar alguns, que resolve para hoje mas se reiniciar o PC começa a dar problemas.
Lógico que quando tirei a gráfica Nvidia desinstalei, penso eu, tudo o que era drivers e controladores antes de instalar o material AMD.
Solução que vejo é formatar o PC, algo ridículo por causa de uma troca de gráfica, já troquei varias vezes e zero problemas, não encontro outra coisa senão conflitos, mas são em todo o lado sendo o ponto diferente e comum a gráfica.
Opiniões ou soluções de vossa parte?
 
@Lasac_p A AMD já é comum ter problemas com drivers especialmente nos early adopters, mas em especial quando tens uma arquitetura inteiramente nova.
Claro que nada disto desculpa os eventuais problemas que tenhas.
A minha recomendação é usares um software chamado DDU para limpares as tuas atuais drivers da nvidia e AMD que ainda tenhas vestigios, e instalares as ultimas betas da AMD.
Enquanto as Navi forem novidades a recomendação é sempre mantereste nas beta de forma a teres as ultimas correções, só este mês lançaram já lançaram 5 drivers a corrigir coisas para a série 5700, por isso diria que eles estão a par dos problemas e a corrigir, mas como sempre, nada disto devia acontecer
 
Ora pessoal, como desde recentemente (2ªfeira) sou "infeliz"possuidor de uma 5700xt venho aqui deixar o meu testemunho.
Nestes 3 dias já tive mais blue screens e mais crash ao entrar em jogos do que nos 2 anos e meio que fui um feliz possuidor de uma GTX980.

Quando desinstalaste a NVIDIA e meteste a AMD foi clean install com o DDU?
É preciso entrar em modo de segurança.
Se não foi, deves fazer isto.

Eu quando meti a Vega 64 á uns tempos tive zero problemas.
Mas fiz clean install com o DDU. E vinha de outra AMD.

Pelo que descreves ou o teu GPU tem defeito ou então é mesmo questão de drivers com o SO que está mal. Isso não é normal.
 
Última edição:
@Lasac_p A AMD já é comum ter problemas com drivers especialmente nos early adopters, mas em especial quando tens uma arquitetura inteiramente nova.

Epá, não... Não vamos novamente puxar esta ideia errada que os drivers da AMD são maus, e para early adopters, etc. Farto ando eu de ver erro humano como a causa maior de problemas, e tanto em AMD, Nvidia, Intel... Como foi dito, ele está a ter problemas com algo (que pode acontecer). Concordo com a limpeza os drivers de sistema pelo DDU, e se continuar com problemas, é fazer RMA. Não devemos é passar ideias erradas.
 
Eu passei de uma 290 para uma 1070 e nunca tive grandes problemas alias tenho mais bugs agora com a GTX do que anteriormente sõ para falar num que sô agora ficou resolvido nos ultimos drivers lançados pela Nvidia e passado 10 ou mais versoes de drivers lançados,finalmente já me aparece a resoluçao 2560X1440 disponivel para escolher ou seja comecei nas 384.76(tudo ok na escolha de resoluçao)a partir dai "chapeu" so voltei a conseguir 2K com as 431.60,nunca me aconteceu disto com AMD....
 
Epá, não... Não vamos novamente puxar esta ideia errada que os drivers da AMD são maus, e para early adopters, etc. Farto ando eu de ver erro humano como a causa maior de problemas, e tanto em AMD, Nvidia, Intel... Como foi dito, ele está a ter problemas com algo (que pode acontecer). Concordo com a limpeza os drivers de sistema pelo DDU, e se continuar com problemas, é fazer RMA. Não devemos é passar ideias erradas.

Isto. Montei a máquina de um colega com uma RX 5700XT quando saíram e até hoje 0 problemas nessa máquina. E ele até andou a brincar com as Power Tables que aí circulam na net
 
Back
Topo