Gráfica AMD Navi (2019)

Eu bem tenho visto nas reviews, já é quase um bom salto das Vega 56 para ela, ~25% se bem me lembro. Mas continuo a achar que o preço é elevado. Quando (se) descerem para um preço mais bonito, acho que muita gente mesmo terá interesse nela e na 5700.
 
Mas é mesmo esse o ponto. A Nvidia elevou o preço geral, e a AMD foi atrás. Mas eu tenho memória longa nisto, e sei bem aos preços que andavam as grandes gráficas de gama média, e isto é tudo gama média, para mim. E é por isso que digo que o preço dela está elevado. Só que o da concorrência está ainda pior...
 
Contactei a Amazon espanhola no sentido de saber se haveria stock para breve das pulse ou red devil e informaram que nao possuem prazos de stock para breve... Nas lojas nacionais também parece tem ter tudo esgotado...
 
Sinceramente, acho que será uma mistura das 2. O processo é novo e deve haver muita gente a requisitar. Basta dizer que a TSMC fornece AMD, Nvidia e Apple. E é possível que a AMD não tenha feito stock antes de lançar.
 
Mas a nvidia usa TSMC na mesma, mas não de 7nm... Relembrar que nem todo mundo está no bleeding edge:

Q4%20Split.png


Se alguém encontrar gráfico mais recente que isso apite.
 
Dado que são eles que andem a pagar boa parte do investimento da TSMC, que tem usado uma estratégia "meio node", em que alguns deles são exclusivos para SoC (20nm e 10nm), sim têm acesso prioritário e dado o volume até é benéfico, a curva de aprendizagem é melhor.

Mas salvo erro as vendas do último iPhone não foram por aí além, a capacidade do processo a 7nm creio que ficou perto dos 80% de utilização, o que creio que tenha feito a AMD avançar para o mesmo.
Dado que muito provavelmente a Apple irá saltar já para 7EUV (não sigo o mercado mobile, por isso não faço ideia quando será lançado) isso acabará por libertar capacidade.

Não esquecer que no entanto esta não é a 1ª GPU a 7nm no mercado, isso foi a Vega 20 (a.k.a Vega VII ou melhor a MI50/MI60), e honestamente não faço ideia do que está a ser vendido no mercado profissional e B2B (no caso dos novos Mac Pro) que são encomendas que naturalmente terão prioridade para cumprir contratos.

De resto o processo a 7nm já está bem maduro, ou não estivessem já a produzir isto
- Xilinx Starts Sampling 7nm Versal FPGA
- Achronix 7nm Speedster7t FPGAs
 
Sim óbvio, mas se o problema é de disponibilidade de um produto a 7nm, então a haver problema de alocamento de wafers para alguém, seja a AMD ou outra, tem de ser para clientes dos 7nm, os outros processos de fabrico para o caso não são chamados, porque cada FAB tem o seu processo.

Só para se ter uma ideia da estimativa de volumes alocados

TSMC_Apple.png

https://www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1333615
Preocupante essa distribuição, se a Apple resolve mudar de fornecedor, vão tremer...
 
Se um dia a Apple mudar totalmente para ARMs próprios (como já se especulou e especula), não me admiraria se forem à gaveta buscar uns trocos para adquirir a TSMC.
 
Se um dia a Apple mudar totalmente para ARMs próprios (como já se especulou e especula), não me admiraria se forem à gaveta buscar uns trocos para adquirir a TSMC.
Não me parece.
A Apple não tem ambições de ser uma Samgung com produção vertical, muito longe disso. Se o quisesse ser já tinha produção própria de oleds, de chips wifi/rede, sensores de fotografia, afinal dinheiro para ser tudo isso não falta.

A Apple pode comprar empresas pelos IP exclusivos em novas tecnologias, como já o fez em start-ups/pequenas empresas com novas tecnologias de baterias, ou seja, pode comprar para ter tecnologias exclusivas, e/ou não ficar dependente da tecnologia de terceiros (caso roam a corda/tornem exclusivo a tecnologia para um concorrete), mas a Apple tornar-se fabricante dos principais componentes? Não, nem faz sentido.
 
Back
Topo