Gráfica AMD Navi (2019)

Se calhar o problema é AMD lançar bom hardware, mas o seu software não tirar partido.

Por experiência própria, sempre tive mais estabilidade com Nvidia no que toca a software.
 
A questão não é a mitigação, que realmente, não existe ou existe a um nível reduzido.

Ou seja, o que a 1080 Ti era no dia do lançamento da RTX 2080, é o que é hoje.

O que acontece de diferente no lado da AMD, é que por norma, a geração que hoje é substituída com X performance, continua a ver a sua performance optimizada ao longo do tempo, resultando em Y.

Esta é a diferença. Dai que se diga, que a Nvidia assim que lança uma nova geração, deixa de optimizar a anterior, partindo do pressuposto que são arquitecturas diferentes e não beneficiam de optimização da mesma forma.

Foi exactamente isso que eu disse, por outras palavras.

Acrescento que parece-me, atenção que é apenas a minha sensibilidade sem base em nenhuma prova concreta, que a AMD tem menos capacidade de lançar as suas gráficas com a melhor optimização e que a médio longo prazo consegue ganhos significativos nas suas plataformas com optimização de drivers. O facto de manterem arquitecturas durante mais tempo no mercado também poderá ajudar a que invistam mais em optimização via software.
 
houve a black friday em espanha mas esgotaram num instante. a gigabyte passou de 450€ e picos para cerca de 396€ e a sapphire pulse também de 450€ e picos para 381€. No domingo ainda tentei mas o site dava erro quando tentava entrar na página dessas. na 2a já não dava para encomendar. esgotaram num instante. e havia stock com fartura no domingo... ainda não vi preços semelhantes em mais lado nenhum. é ter paciência e continuar à espera...
 
houve a black friday em espanha mas esgotaram num instante. a gigabyte passou de 450€ e picos para cerca de 396€ e a sapphire pulse também de 450€ e picos para 381€. No domingo ainda tentei mas o site dava erro quando tentava entrar na página dessas. na 2a já não dava para encomendar. esgotaram num instante. e havia stock com fartura no domingo... ainda não vi preços semelhantes em mais lado nenhum. é ter paciência e continuar à espera...

Só para informar que em Espanha estão outra vez promoção.
 
Última edição:
A Thicc II é um modelo "meh", ruído e temperaturas medíocres, praticamente ao nível do modelo blower reference. Deve ser mesmo uma das piores versões custom nesse aspecto.

Também tinha alguns problemas de Bios, não sei se já foram resolvidos ou não. A Thicc III sim, tem um cooler em condições e é um bom modelo e custando nesta altura apenas 23€ a mais, nem olharia para a Thicc II.
 
Última edição:
A Thicc II é um modelo "meh", ruído e temperaturas medíocres, praticamente ao nível do modelo blower reference. Deve ser mesmo uma das piores versões custom nesse aspecto.

Também tinha alguns problemas de Bios, não sei se já foram resolvidos ou não. A Thicc III sim, tem um cooler em condições e é um bom modelo e custando nesta altura apenas 23€ a mais, nem olharia para a Thicc II.

Opiniões muito controversas na Internet. Gamers Nexus diz que é um terror, Hardware Unboxed diz que é mais ou menos, Guru3D diz que é uma boa gráfica.

https://www.guru3d.com/articles_pages/xfx_radeon_rx_5700_xt_thicc_ii_ultra_review,28.html
 
Se a coisa nao correr bem vai de volta. Por €300 que ficou (sem iva) tenho mais que tempo para avaliar. Ainda são uns belos euros para a Thicc III. Para isso tinha ido para a Powercolor.
Se vier com a bios antiga leva com a nova que resolve imensos problemas iniciais (dizem por ai).
 
Opiniões muito controversas na Internet. Gamers Nexus diz que é um terror, Hardware Unboxed diz que é mais ou menos, Guru3D diz que é uma boa gráfica.

https://www.guru3d.com/articles_pages/xfx_radeon_rx_5700_xt_thicc_ii_ultra_review,28.html

Sim, mas vê os níveis de ruído e temperatura. A Thicc III não só tem temperaturas mais baixas, como o consegue com muito menos ruído. A Thicc III pode não ser o melhor modelo do mercado, mas está no lote das melhores.

A questão é mesmo a diferença de preço, se fosse algo como 40€, 50€ ou 60€, decididamente não valia a pena, mas por 20€~22€, penso que faz sentido ir para um modelo indiscutivelmente melhor.

Por €300 que ficou (sem iva) tenho mais que tempo para avaliar. Ainda são uns belos euros para a Thicc III

São 22€ de diferença nesta altura entre uma e outra, por esse valor eu preferia evitar qualquer problema/chatice/trabalho e apostava num excelente modelo.

Mas, é apenas a minha opinião, claro.
 
Última edição:
A Thicc II é um modelo "meh", ruído e temperaturas medíocres, praticamente ao nível do modelo blower reference. Deve ser mesmo uma das piores versões custom nesse aspecto.

Também tinha alguns problemas de Bios, não sei se já foram resolvidos ou não. A Thicc III sim, tem um cooler em condições e é um bom modelo e custando nesta altura apenas 23€ a mais, nem olharia para a Thicc II.

Tenho cá a Thicc II. A gráfica não tem problema nenhum. O cooler apenas não é o melhor do mundo, mas cumpre o seu serviço "within spec".

É bastante melhor que o modelo de referência, estando no pote das mais frescas no que diz respeito à temperatura core, fruto de conter um perfil de ventoinhas mais agressivo, o que também a torna das mais ruidosas a par da MSI EVOKE. Por experiência própria, é possível reduzi-lo bastante com um ligeiro undervolt.

No entanto, pela diferença de preço, a comprar hoje, penso que apostava na III :wink:
 
Última edição:
Se a coisa nao correr bem vai de volta. Por €300 que ficou (sem iva) tenho mais que tempo para avaliar. Ainda são uns belos euros para a Thicc III. Para isso tinha ido para a Powercolor.
Se vier com a bios antiga leva com a nova que resolve imensos problemas iniciais (dizem por ai).

Se não fores um tipo muito sensível dos ouvidos, não vais ter problema algum com a placa.

Como disse, a placa não tem problema nenhum. O design do cooler não é o mais eficiente, mas mantém a placa dentro das especificações de temperatura para a memória e garante inclusive uma óptima temperatura core. A minha não passa dos 71/72º...

Está aqui uma boa comparação entre as duas:


8º a menos no core; 6º a menos na memória.
 
Última edição:
Eu guardo a minha RX 480 satisfeito com ela e como RX 5x00 não tem Ray tracing aguardo rdna 2

Também estou satisfeito com a minha RX480. Para já serve para os meus gastos. E a mudar para uma do nível da 5700, teria de ser um sistema completo, se não ia sofrer de bottleneck com o i5-6400 que tenho.
 
Back
Topo