Gráfica AMD Navi (2019)

Estava a pensar exactamente nisto, procurando no sub-reddit AMD ou Linux toda a gente diz que funciona lindamente.
Já tive OpenSuse com ambos, e tive imensos problemas a instalar os drivers da NVIDIA, aliás, acho que na altura (era uma gtx850m) não conseguia quase utilizar Linux. Acho que as palavras do Linus Torvalds em relação à NVIDIA, e a relação que normalmente têm com opensource software, leva a que seja óbvio que o suporte não seja o melhor.

Temos AMD Navi em MacOS, acho que não há problema nenhum lá.
 
:x2: drivers Open source (amdgpu).

Os problemas em Linux podem é ocorrer com os drivers "closed source" (Amdgpu Pro), isto apesar de a base ser a mesma, porque estes por norma são lançados e testados para kernels específicos e normalmente LTS.

Open Source e NVIDIA não existe, excluindo por razões óbvias a linha Tegra, até porque desde as Kepler que é necessário um "signed" firmware, que a NVIDIA nunca disponibilizou à comunidade, que é quem desenvolve o drivers Open source.
 
A Asus vive à custa do seu nome. Muitos modelos strix chegam a colar em preço ao gpu do tier seguinte de outras marcas. Depois quase não existe controlo de qualidade, mesmo nos strix.

Como diz o Steve nesse vídeo, gostava de ver a Asus fazer a mesma coisa em relação à Nvidia. É fácil bater nos pequenos, mas nos grandes... Não tiveram problemas nenhuns em meter as culpas em cima da AMD, em vez de assumir as suas falhas.
 
E não é apenas nas gráficas, onde a ASUS está cada vez pior.
Ainda recentemente terminaram com o suporte para a maioria das motherboards X370 e B350.
Outras marcas continuam a suportar estas motherboards e lançaram BIOS com a AGESA 10004B.

Infelizmente, eu tenho uma Asus ROG Strix X370 e por isso já não terei mais suporte com esta motherboard.
Se tivesse de outra marca, estava muito melhor servido.
 
A asus não está a meter as culpas na AMD. Está sim a atirar areia para a cara da malta. A AMD de certeza que não especifica quantos parafusos e onde é que cada cooler de cada marca tem que ter.

No máximo especifica a força que o cooler tem que fazer contra o gpu mas é obvio que foi a Asus quem não fez o tpc...
 
@Torak mesmo nas alta gamas nas x370 e x470 que ainda dão suporte demoram imenso a lançar os updates de bios vs as outras marcas, também já me arrependi de comprar esta Asus por causa disso se bem que agora tenho o ultimo AGESA.
 
Na altura estive a considerar comprar Asrock e acabei por ir para a Asus. Bem que me arrependi.
Asus nunca mais. É uma empresa que apenas tem nome, mas já não tem controlo de qualidade nem suporte ao cliente, dignos da reputação.

Já estou a ver a AMD a lançar o Ryzen 3, as outras empresas a lançar a BIOS com suporte e o pessoal com Asus a ser obrigado a comprar uma motherboard nova.
Claro, estou a especular que o Ryzen 3 ainad use AM4....
 
O Ryzen 4000 series aka zen3 e renoir desktop vai usar socket AM4.

ASUS está a cair muito como que é possível... E ainda por cima são as mais caras.

Espero que a Prime B450 que tenho não seja "descontinuada" prematuramente...
 
Por este ritmo, as B450 e X470 são as próximas a perder o suporte.
Não te admires que no final deste verão, a tua motherboard perca o suporte da Asus e já não tenha updates de BIOS.
 
Se não puder meter o Renoir que será chato, ou seja morre ou nos zen2 ou no 3400G (dado que não irei meter nada possante nele)...

Se calhar o upgrade path será um 3600 usado barato com uma GT 1030 ou algo assim...
 
Mais um rumor da Big Navi. Coloquem sal.

NM2FqdU.jpg


https://twitter.com/CyberCatPunk/status/1231762449994371073
 
24Gb? Como?
Assumindo 4 dies de HBM, ou são 32 ou 16GB, os módulos ou são de 4 ou 8Gb, não há de 6.
Isto assumindo que Big Navi vai usar HBM, e que isso não é a Arcturus.
 
Na altura estive a considerar comprar Asrock e acabei por ir para a Asus. Bem que me arrependi.
Asus nunca mais. É uma empresa que apenas tem nome, mas já não tem controlo de qualidade nem suporte ao cliente, dignos da reputação.

Já estou a ver a AMD a lançar o Ryzen 3, as outras empresas a lançar a BIOS com suporte e o pessoal com Asus a ser obrigado a comprar uma motherboard nova.
Claro, estou a especular que o Ryzen 3 ainad use AM4....

Eu não tive hipótese, no formato que queria as outras (poucas) que saíram foi com 2 meses de diferença, é muito tempo mas da próxima vez, como não tenciono logo despachar este PC, já vou esperar.
 
Back
Topo