Gráfica AMD Navi (2019)

Esperemos que tenha hbm2E é um avanço . Na minha Vega uso bastante hbcc e existe muitos jogos e aplicações a utilizar bem mais que 8g . Para mim da jeito . O preço a Vega em msrp não era cara . Infelizmente o mining veio estragar a jogada.
 
Mais um rumor da Big Navi. Coloquem sal.

NM2FqdU.jpg


https://twitter.com/CyberCatPunk/status/1231762449994371073

A ser verdade, quer dizer que a Big Navi vai estar fora do alcance da grande maioria dos consumidores. 24 Gb com HBM2, deve ser barato deve...

O que isso provavelmente significaria, é que a AMD vai pela mesma tática que fez com a Vega Vii, a única maneira de conseguir apanhar a 2080 Ti, é a de esticar a largura de banda de memoria aos 2000 Gb/s.
 
24Gb? Como?
Assumindo 4 dies de HBM, ou são 32 ou 16GB, os módulos ou são de 4 ou 8Gb, não há de 6.
Isto assumindo que Big Navi vai usar HBM, e que isso não é a Arcturus.

"... It’s worth noting that the revised HBM2 standard actually allows for 12-Hi stacks, for a total of 24GB/stack...."
https://www.extremetech.com/computi...-standard-to-24gb-307gb-s-bandwidth-per-stack
e no caso da hbm2e tb:
https://www.anandtech.com/show/14733/sk-hynix-announces-36-gbps-hbm2e-memory-for-2020
 
A ser verdade, quer dizer que a Big Navi vai estar fora do alcance da grande maioria dos consumidores. 24 Gb com HBM2, deve ser barato deve...

O que isso provavelmente significaria, é que a AMD vai pela mesma tática que fez com a Vega Vii, a única maneira de conseguir apanhar a 2080 Ti, é a de esticar a largura de banda de memoria aos 2000 Gb/s.

Se reparares são 2 modelos. D32310 e D32315. A ser verdade essa imagem, eu apostaria que a versão de 24 GB será para o mercado profissional. A versão consumidor teria possivelmente metade, 12 GB.
 
E não é apenas nas gráficas, onde a ASUS está cada vez pior.
Ainda recentemente terminaram com o suporte para a maioria das motherboards X370 e B350.
Outras marcas continuam a suportar estas motherboards e lançaram BIOS com a AGESA 10004B.

Infelizmente, eu tenho uma Asus ROG Strix X370 e por isso já não terei mais suporte com esta motherboard.
Se tivesse de outra marca, estava muito melhor servido.

Comprei uma mb Asus Prime A320 e é o pior cancro de sempre
Agora é deixar andar com o R5 1600
 
SK Hynix já veio dizer que aquele documento é falso.

Regarding recent fake news about SK hynix’s memory specifications and info sheet on AMD’s next generation GPU, on which some media have reported since February 24 (PST), SK hynix hereby announces that the company has not created and distributed such specifications as well as the document asserted to be leaked by an internal source.

We ask you not to distribute or make a false report on this from now on.

https://news.skhynix.com/official-statement-on-the-correction-of-false-news/
 
Ou as Navi têm ambos os controladores de memória!?
Não seria a 1ª vez que se colocava essa questão.

Mas também não estou a ver que as quantidades produzidas para a Apple sejam tais, que pagar para redesenhar um controlador de memória que muito provavelmente obrigaria a "redesenhar e requalificar" as "masks" para a foundry poder ser produzido, se justificassem.
 
Isso deve ser um chip especifico para mobile. A HBM2 permite poupar muita energia em relação a GDDR (e espaço na board).
Se se manterá exclusivo da apple é que já não sei. É possível que sim, que isso deve ser bem caro e não vejo grande incentivo para outros fabricantes optarem por tal coisa.
 
O upgrade da 5500M de 4 GB para a 5600M é de 700$, por isso o custo do HBM2 está ai dentro e mesmo assim deve ter uma margem boa de lucro...

E reparem é UPGRADE, não é passar de IGP only para 5600M... O custo disso deve ser uns 900-1000$ :D
 
Para o cliente profissional que daria uso a isso são "peanuts". Percebo a ideia da Apple, especialmente porque é comparavel aos pulos de custo que uma opção quadro têm nos pcs profissionais. Não se pode ver isso apenas pela perspectiva de gráficas gaming-
 
A questão que me está a fazer confusão é mesmo essa, ser um upgrade. Eu diria que redesenhar o controlador de memória e produzir seria no mínimo uns 25M€, não é que a Apple não os possa pagar, mas sem saber quantas unidades produzir como iriam saber como e quando recuperar o custo disso?
E a Apple não é exactamente conhecida por gostar de perder dinheiro.
 
Back
Topo