AMD: new core - new socket

Strakata disse:
E instalar um Preshot numa Socket 478 de 3 anos? Bem, talvez quem tenha alguma tara por Legos...
Uma coisa é montar Legos, outra é montar sistemas que funcionem por isso há outras coisas a ter em conta além dos furos do socket.

E montar um Barton 3200+ numa A7V?
Eu também adoro Legos, mas sei distinguir o "Basic" do "Technic".
 
Estás a citar quem? Eu disse que qualquer board SocketA dava para qualquer processador SocketA? Acho que não.
Tu é que deste a entender que qualquer processador Socket478 dava para qualquer board Socket478 e como sabes isso é mentira.
 
Confirmaste a ideia de que apesar do socket ser o mesmo, é impossivel utilizar um P4 de ultima geração numa motherboard de primeira geração com o mesmo socket, tal como eu exemplifiquei que um AMD de ultima geração n funciona numa motherboard de primeira geração com o mesmo socket.
 
Mas um Duron 800 sim funciona numa NF7-S por exemplo e um Northwood A em teoria não funciona numa Canterwood
 
Greetings Terrakians....

Acho isto muito estranho, visto que há 1 mes atras o Big Boss (Hector Ruiz) anunciou, que o dual-core iria pro socket 940, até bate certo pq esse cpus vao sair caros, e nao vai ser qualquer end user (como nos) comprar dualcore é mais pra Enterprise.

Acho muito pouco provavel que o S900 seja pra Dual-Core num tao curto espaço de tempo.
 
O SocketA ainda bule e tem cada vez mais opções, prova disso são os novos Geode. Pode não funcionar tudo numa A7V, mas numa coisa menos pré-histórica sim, como uma A7M266.

O Socket478 morreu à pelo menos 4 meses, a não ser que gostem de PresHotts, "O rei do OC".
 
Eu acho que tudo isto acaba por ser normal.

Para a AMD poder ser competitiva teve que fazer concessões. Ao optar pelo controlador de memória "on die", certamente, obrigaria a um maior número de mudança de socket. A realidade é que são as memórias a ditar as regras do socket que q os futuros A64 irão usar.

Até aqui as boards tinham uma importante palavra a dizer na performance de um sistema e como base fundamental dessa performance tinham que evoluir, implicando por vezes, novos sockets. Isso viu-se mais nos P4. Os A64 tiraram parte do "estrelato" às boards e chipsets, deixando-lhes somente o suporte de "features" e menos peso na performance (excepto IDE's e outros). Futuramente a Intel fará o mesmo.

E venham lá esses Dual-Core e software q tire partido disso a sério. :D
 
Raptor disse:
E montar um Barton 3200+ numa A7V?
Eu também adoro Legos, mas sei distinguir o "Basic" do "Technic".

N funciona numa KT266 pq do bus, mas numa KT333 funciona e n precisas q te diga quando é q essas boards sairam pois n? :D :D :D :D :p

E mudar de socket de ano em ano não é normal...
Pra ja, ha mta gente que muda so de cpu, de 2.4C pra 3.0C, de 2400+ pra 2500M e etcs, e n sao assim tao poucos. Por outro lado, muda de socket significa mudar tb de cooler, q no WC sao + 50€ pro bloco e em Phase é mais 1 balurdio pro kit...
Fazendo bem as contas pra se mudar de cpu é 1 balurdio so pq da socket..

[]z
 
SilveRRIng disse:
Até aqui as boards tinham uma importante palavra a dizer na performance de um sistema e como base fundamental dessa performance tinham que evoluir, implicando por vezes, novos sockets. Isso viu-se mais nos P4. Os A64 tiraram parte do "estrelato" às boards e chipsets, deixando-lhes somente o suporte de "features" e menos peso na performance (excepto IDE's e outros).

Eu não concordo.
Acho que as boards continuam a ser dos componentes mais importantes. E que a implementação do chipset, ou melhor, a qualidade do chipset é que faz o CPU brilhar ou não. Acho que os AMD64 são um bom exemplo disso. Acho que eles vão ficar melhores não por mudarem de socket mas sim porque o novo Nforce 3 250GB me parece no papel um chipset fantástico.

Acho tb que a AMD anda a pagar a factura de não ser a Intel e portanto o Windows 64-bits tarda a chegar qd não acredito que se fosse a Intel a ter suporte para 64-bits ele não estivesse cá fora.
Entretanto as coisas vão demorar e pelo que vejo o salto de performance ainda não está lá como se vê aqui ainda vai demorar uns tempos. Pelo menos nos jogos. Os drivers.....
http://www.gamepc.com/labs/print_content.asp?id=64bitgfx

Quanto ao tópico já o escrevi, acho que a AMD teve um enorme respeito pelos seus clientes por ter mantido o socket A por tanto tempo. É obvio que se se quer a melhor performance temos que ia acompanhando os chipsets e pareceu-me muito bem esta alteração recente do Nforce no socket A o que indica que o socket ainda está vivo.
Nãoa acho que sejam o papão dos P4. Acho que há muito tempo que não o são. São mais baratos. Mas estou espectante para ver o que as pessoas começam a dizer do preço dos AMD64. Aliás não têm falado. Deixou de ser uma arma de arremeço. Estes já não são nenhuma pechincha e não me falem de performance porque eu não vivo de benchs.
Acho que a mudança de socket, se muda a arquitetura do processador acaba por ser um mal necessário.
Desde que não façam um socket como a Intel que à segunda mudança de CPU os pinos ficam todos lixados tudo bem:D
Eu quero ver é os dual core de facto.
Acho que vou passar estes cpus completamente. Com tantas alterações que vão existir tudo o que se compre é sol de pouca dura.
Vai-se ficar com boards que vão ter que se trocar em upgrades futuros mesmo que eles mantenham o socket.
A mudança da memoria e o PCI-E são dois exemplos para a necessidade da mudança.

OFF-TOPIC:
Strakata:
Vê a PM que te enviei sff.
Obrigado.
 
Elrond :N funciona numa KT266 pq do bus, mas numa KT333 funciona e n precisas q te diga quando é q essas boards sairam pois n?

Dahhh
A ECS apesar de ser antiga com essa bios tem suporte para 166 FSB e 200 FSB e nao é o chipset KT266 nem KT333 é SIS635 :004:

Tive uma sei bem do que estou a dizer.
 
iJFerreira disse:
Ah bom! Estou esclarecido. Agora passa a ser normal. Ok!
:007:

Pronto! Se tiveres mais alguma dúvida chuta, que eu esclareço. :P

Metro,

A motherboard, no A64, não deixou de ter a função que tem. É óbvio q é importante, mas na prática o northbridge faz "quase só" a função de AGP controller e passagem dos dados da SouthBridge (se houver) para o CPU. A questão, e nem sou eu que o digo, é que ao se passar o controlador de memória para o CPU se retirou grande parte na influência dos chipsets na performance.

Se agora comparares o SIS755FX, o VIA K8T800Pro e NF3 250, vês apenas ligeiras diferenças de performance. Antigamente, por exemplo, os VIA tinham problemas na parte do controlador de memória que lhes retirava performance. Por alguma razão, para além do SondStorm, o nForce2 teve tanto sucesso. Desde que as implementações estejam de acordo com as especificações para uma plataforma A64 a coisa é igual para todos (quase).

Neste momento a minha decisão, na próxima board com PCI/AGP locks, tem apenas a ver com a sua capacidade de OC (FSB, Voltagens) e features. O resto quase que é irrelevante.
 
SilveRRIng disse:
Neste momento a minha decisão, na próxima board com PCI/AGP locks, tem apenas a ver com a sua capacidade de OC (FSB, Voltagens) e features. O resto quase que é irrelevante.

Este era o principal aspecto que estva a pensar.
Era um limitação que não fazia sentido.
 
Hoje em dia, para A64, o que conta são features, mais nada. Com diferenças de 1fps entre boards (com o msm chipset) um gajo pode escolher a que lhe der na telha.

Eu neste momento escolhia uma com Vdimm poderoso, já que o Punkas não larga a bebida e eu sou um treme-treme com o ferro, isto a 2.8/2.85v sucka.
 
iJFerreira disse:
Silver,

locks PCI/AGP numa board PCI-E x16 only não existe.

Andas a preocupar-te com coisas irrelevantes. :D

Hahahahahaha :-D, seria muito benvisto, mas...

o problema é que não sei se esperarei tanto tempo. O VIA K8T890 só saí la para Setembro (o chip), chegada às lojas lá para Outubro. É muito tempo. O mais grave é que nada me garante que surjam boards com ambos AGP e PCIe. É que se já vai doer dar o guito só por uma board, optar pelo PCIe implicava nova gráfica, que tendo que ser necessariamente melhor que uma 9800Pro, já se está a mesmo a ver a dolorosa... :(
 
Back
Topo