Análise Amd Phenom II X3 705e vs X4 905e

Grande review, nos dois sentidos, qualidade e quantidade. Só tive tempo para ler hoje porque queria dar uma olhada a bastantes testes que eram do meu interesse.

Fiquei impressionado com a diferença de performance entre o Pentium com OC em relação ao Quad, e em alguns testes a diferença do quad para o triple não ser grande. Estava à espera de um distanciamento maior, mas fiquei satisfeito com o resultado final.

Parabéns, bons testes!

Qualquer dia tens de tentar juntar uns 20 testes, e atribuir percentagens a cada um para os componentes em teste receberem uma nota final, bem ao género do 3D Mark com os seus testes independentes. O que achas?

Obrigado.

Eu só gosto deste 705e pelo consumo, "oferecer" um core e a plataforma. Quem diria que um dia compraria um Amd pela plataforma....
Em relação à performance estou bastante desiludido. No papel devia dar uma tareia ao 5200 e não dá.
Por outro lado, vou ter que me desfazer do 5200, porque quero lá correr KVM, que precisa de VT, coisa que alguém na intel decidiu desactivar para diferenciar o produto. Felizmente a Amd não costuma tomar este tipo de decisões.
Ao livrar-me do 5200, devo comprar um Pentium 6300 (que é muito recente e já tem VT) e fazer a comparação com o 5200, aqui para o forum.

Em relação a um score único, sou contra isso, porque o componente pode ter performance muito diferente em diversas áreas. Até acho que é o que acontece com os Phenom.
Óptimo para jogos, mas nada de especial em muitas outras áreas.

Boa review.

Por um lado é bom ter muitos testes, mas acho que na prática e para quem não está habituado a estas coisas vai ficar mais baralhado com tanta informação.

Grande parte de quem lê, só procura saber resultados de alguns benchmarks conhecidos. Por acaso a ideia do Ra7or até é boa, mas tem que se chegar à um consenso qual o peso de cada benchmark na nota final. Não é fácil.

EDIT: O POV Ray até escala bem com o número de threads disponíveis, mas parece que depende do que escolheres:

Eu entendo isso, mas há tantas reviews do phenom ou de outros produtos que faço review, que prefiro que quem fique confuso procure outra review na net ou em revistas.
Não estou a dizer que a minha review é melhor, é apenas diferente.

Quanto ao POV Ray, penso que o anandtech usa a versão beta (3.7), que já tem suporte para SMP. Não sei como está o suporte, porque lembro-me à uns meses havia problemas a usar SMP.

Em linux usei a 3.6.1 e por isso não há melhorias com o aumento do número de cores.
 
Obrigado.

Eu só gosto deste 705e pelo consumo, "oferecer" um core e a plataforma. Quem diria que um dia compraria um Amd pela plataforma....
Em relação à performance estou bastante desiludido. No papel devia dar uma tareia ao 5200 e não dá.
Por outro lado, vou ter que me desfazer do 5200, porque quero lá correr KVM, que precisa de VT, coisa que alguém na intel decidiu desactivar para diferenciar o produto. Felizmente a Amd não costuma tomar este tipo de decisões.
Ao livrar-me do 5200, devo comprar um Pentium 6300 (que é muito recente e já tem VT) e fazer a comparação com o 5200, aqui para o forum.

Em relação a um score único, sou contra isso, porque o componente pode ter performance muito diferente em diversas áreas. Até acho que é o que acontece com os Phenom.
Óptimo para jogos, mas nada de especial em muitas outras áreas.

(...)

Sim, basta por exemplo pegar num dual core e num Quad para ver que em programas que usam várias threads que o quad supostamente está em vantagem, mas o que eu queria não era apenas a apresentação de um score final apenas, mas sim um conjunto de testes como tu fizeste, mas que no fim seja atribuído o tal score.

Tu podes ter a mesma pontuação (vou deixar o score de lado:007:) para dois CPUs diferentes, no entanto as pessoas terão que ir ver qual o teste em que determinado CPU se portou melhor, tendo em conta as suas necessidades.

É apenas uma ideia, mas acredito que não tenha grande interesse para ti.

Este tipo de testes é interessante, para poder ver realmente a diferença entre plataformas e CPUs dentro dessas plataformas, com uma variedade de testes que pode interessar a muita gente de diferentes áreas.

O uso da plataforma Linux para mim é a cereja no topo do bolo:D
 
http://www.phoronix-test-suite.com/

Antigamente ainda executava alguns benchs à mão, mas nesta altura o PTS tem quase tudo.
Quase, porque falta um benchmark ao mysql e livrarem-se do php-gtk como dependência, que já não é mantido e é uma porcaria para compilar.

Nem mais, graças a eles alguns sites também já usam o linux para testes, lembro-me agora de uma análise que li a um sistema com Ubuntu em que usaram esta suite. Isso e quando testam sistemas completos com várias distros para verem a compatibilidade e performance. Quer queiramos quer não Linux está ai para ficar e cada vez tem mais adeptos.
 
Eu entendo isso, mas há tantas reviews do phenom ou de outros produtos que faço review, que prefiro que quem fique confuso procure outra review na net ou em revistas.
Não estou a dizer que a minha review é melhor, é apenas diferente.

Quanto ao POV Ray, penso que o anandtech usa a versão beta (3.7), que já tem suporte para SMP. Não sei como está o suporte, porque lembro-me à uns meses havia problemas a usar SMP.

Em linux usei a 3.6.1 e por isso não há melhorias com o aumento do número de cores.

Eu entendo onde queres chegar e sei que tens uma boa intenção... o problema é, quando alguém que não está dentro da review começa a ver tantos gráficos, chega-se ao fim da review, e se calhar já nem se lembra quantos benchmarks foram ganhos por X ou por Y.

Com a informação mais condensada é mais fácil chegar a essa conclusão. Por exemplo o Xbitlabs também usa bastantes benchmarks e tem por hábito fazer algo como isto no fim das suas reviews:

http://www.xbitlabs.com/articles/video/display/inno3d-geforce-gtx295-platinum_16.html

Ou usar uma tabela final com as performance absolutas e relativas, médias, etc

E acho muito bem esses benchmarks no Linux sem dúvida. Também serve sempre para dar a conhecer outras alternativas. :)
 
Back
Topo